25/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lízia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Reconhecer que o ser humano, como todo ser vivo, tem um ciclo vital;
Identificar as mudanças que ocorrem no ser humano durante seu ciclo vital (biológicas, sociais, psicológicas);
Relacionar as mudanças que ocorrem com o ser humano à cultura em que se insere.
Valorizar a interação e cooperação no convívio com pessoas de diferentes idades.
Saber que os seres humanos assim como os outros seres vivos passam por um ciclo vital do nascimento à morte.
Introdução: uma abordagem para o professor
Sabe-se que, hoje, a orientação sexual entrou pela porta da frente da escola, após uma trajetória de avanços e retrocessos. É possível discutir com os pares o tema e elaborar projetos que atendam à demanda das diferentes faixas etárias que compõem a comunidade escolar. Se, inicialmente, buscava-se uma formação para evitar a gravidez precoce e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, hoje, almeja-se muito mais ao colocar em discussão temáticas relacionadas – por exemplo, com o direito ao prazer e ao exercício da sexualidade com responsabilidade e o entendimento de que a sexualidade é algo inerente à vida e à saúde.
Destacamos como fator importante no desenvolvimento de aulas com temas dessa natureza, que seja feita uma roda de conversa para levantar o interesse da turma sobre o tema. Nesse momento também, os alunos poderão registrar suas dúvidas e curiosidades em folha de papel à parte, para leitura e preparação das aulas pelo professor. O professor deve deixar claro que essas questões serão tratadas em parceria com o interessado, sem envolvimento da família, a não ser que de comum acordo aluno e professor sintam necessidade de buscar suporte familiar. As respostas às dúvidas e curiosidades dos alunos serão discutidas e esclarecidas ao longo do desenvolvimento das aulas, sem que o autor da pergunta seja identificado. Esta decisão, entretanto, não exclui informar a familia e a comunidade escolar, de modo geral, sobre o assunto que está sendo estudado pela turma.
Nesta aula estudaremos as Fases da Vida, fazendo uma abordagem de diferentes aspectos do desenvolvimento biológico e cultural do ser humano de forma que o aluno possa refletir sobre comportamentos estereotipados e influenciados, muitas vezes, pela cultura e reforçados ou impostos pela mídia. Pretendemos com isso uma ampliação do olhar sobre aspectos que podem contribuir para uma melhor compreensão da vida e do modo de vivê-la.
Fases da vida humana
O ser humano como os outros seres vivos tem um ciclo vital: nascem, crescem e desenvolvem, tornam-se adultos, envelhecem e morrem. A vida do ser humano é um processo contínuo, no qual todas as experiências positivas ou negativas vividas compõem a sua história.
O início da vida
Na espécie humana a vida inicia quando um espermatozóide se une a um óvulo no interior do corpo da mulher. Com alguns dias, dessa união forma-se o embrião que se fixa ao útero materno. Durante nove meses o embrião se transforma e passa por muitas mudanças. Ele cresce e as estruturas do corpo humano vão sendo formadas.
A vida humana inicia-se então com a formação do embrião. Após três meses o embrião passa a ser chamado de feto e já é possível reconhecer características humanas nele. Quando o bebê nasce, uma nova etapa da vida humana se inicia.
Para saber mais sobre o início da vida acesse os sites a seguir:
http://www.infoescola.com/embriologia/desenvolvimento-embrionario-humano/ Acessado em 30/07/2010
Acessado em 24/08/2010
A infância
A infância é o período compreendido desde o nascimento até cerca de 12 anos. Muitas transformações físicas, psicológicas e sociais mediadas pela cultura acontecem com a criança. Durante o seu desenvolvimento a criança aprende a engatinhar, andar, falar, ler, escrever e interagir com pessoas além do seu núcleo familiar, dentre outros.
Até o final da infância a criança apresenta um extraordinário desenvolvimento físico e emocional. A criança se torna cada vez mais capaz de compreender o que acontece no seu entorno estimulada pelas brincadeiras, a escolarização, a convivência com outras pessoas e outras formas de interação com o mundo.
Para saber mais sobre a infância acesse os sites a seguir:
http://www.fafich.ufmg.br/ladi/node/82 Acessado em 30/07/2010
http://educacao.aaldeia.net/crianca-811-anos/ Acessado em 30/07/2010
A adolescência
A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a idade adulta. É caracterizada por mudanças biológicas e psíquicas nos meninos e mais acentuadas nas meninas. O início da adolescência é o período definido como puberdade.
Em decorrência das diferenças sócio-culturais podemos afirmar que não existe um adolescente padrão. Os modos como o adolescente é visto pelos adultos são variados. Entretanto, os processos biológicos que ocorrem na adolescência são universais, ou seja, o adolescer é universal, independente do entorno de cada indivíduo.
Apresentamos a seguir algumas mudanças que ocorrem no corpo do menino e da menina. Estas mudanças ocorrem, de modo geral, na ordem cronológica em que foram listadas. É preciso, entretanto, considerar o ritmo de cada um:
Meninos:
. aumento do tamanho dos testículos;
. primeiros pêlos genitais;
. aparecimento dos pêlos nas axilas;
. início do período de crescimento acelerado;
. aparecimento dos pêlos faciais.
Meninas:
. início do desenvolvimento das mamas;
. primeiros pêlos genitais;
. aparecimento dos pêlos nas axilas;
. início do período de crescimento acelerado;
. primeira menstruação.
Para saber mais sobre a adolescência acesse os sites a seguir:
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/adolescentes-entender-cabeca-431429.shtml Acessado em 30/07/2010
http://educacao.aaldeia.net/category/adolescencia/ Acessado em 30/07/2010
A vida adulta
Uma pessoa adulta possui mais autonomia e é capaz de tomar decisões e assumir suas consequências. É a fase de assumir responsabilidades relacionadas ao trabalho e a formação de uma nova família.
O adulto conhece melhor o seu corpo, suas qualidades e limites. Alcança nessa fase o ápice do vigor físico. O desenvolvimento mental atinge seu grau maior, mas é suscetível de aperfeiçoamento.
A partir dessa fase o corpo tende a entrar em decadência com perda progressiva de algumas funções.
A velhice
É difícil precisar o início da velhice. O envelhecimento difere muito entre os indivíduos. Em alguns países são consideradas pessoas idosas aquelas com 70 anos completos. No Brasil são consideradas idosas as pessoas com 60 anos completos.
A qualidade de vida das pessoas idosas vai depender em parte do que se tenha feito, pensando que a velhice ia chegar um dia e, aceitar essa fase da vida como um fechamento de um ciclo. Nessa etapa as pessoas podem usufruir de tudo que realizaram anteriormente.
Para saber mais sobre a velhice acesse os sites a seguir:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=153 Acessado em 30/07/2010
Reflexão sobre diferenças entre ser velho e ser idoso http://www.youtube.com/watch?v=oMyoaXJxS8w&feature=related 3:53 Acessado em 30/08/2010
Estratégia:
Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:
Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas ideias a respeito do que sabem sobre o desenvolvimento pré-natal, a infância, a adolescência, a idade adulta e a velhice. Instigados pelas atividades exploradas no desenvolvimento da aula esperamos que os alunos participem das atividades e construam conhecimento sobre o assunto.
Como o professor irá ativar esse processo:
Levantando situações – problema para que os alunos emitam suas ideias sobre o assunto explorado, lendo poema, colecionando gravuras e confeccionando um cartaz sobre as fases da vida. Para finalizar vão ler um texto sobre o assunto e assistir a um vídeo.
Atividade 1
Para levantar os conhecimentos prévios dos alunos apresente para a turma o poema de Henriqueta Lisboa a seguir:
Passos
Henriqueta Lisboa
Passos de brinquedo, leves,
que não conhecem o chão.
É o bebê que faz a estréia
com sapatinhos de lã.
Passos que dizem bom-dia
de tão claros, tão alegres!
São as meninas crescidas
que voltaram do colégio.
Passos enérgicos,largos,
tremem as próprias paredes.
São os homens do trabalho,
que não têm tempo a perder.
Vagarosos passos últimos
arrastados em chinelos.
São as vovozinhas surdas
acalentando seus netos.
Sugestão de diálogo:
. A que fase da vida se refere cada estrofe do poema? Que trechos do poema justificam sua resposta?
. Você concorda com a descrição de cada fase da vida feita por Henriqueta Lisboa? Explique.
. Você se identifica com a descrição feita em alguma das estrofes? Qual e por quê?
Escute os alunos e observe a forma como eles se referem a cada fase da vida. Procure saber:
. Em que se apóiam para identificar as características de cada fase da vida: observação de familiares, pessoas do convívio, mídia?
. Se reconhecem que as fases da vida compõem o ciclo vital do ser humano e que o tratamento dado a cada uma delas deve ocorrer de forma respeitosa.
Atividade 2
Explique aos alunos que o ser humano passa por diferentes fases durante seu desenvolvimento. Antes do nascimento, ele se desenvolve no útero materno, período chamado de pré-natal. Após o nascimento, ele continua passando por transformações físicas, mentais, psicológicas e sociais que caracterizam cada fase: infância, adolescência, idade adulta e velhice.
No Brasil, por lei, a infância é o período desde o nascimento até a adolescência, ou seja, até cerca de 12 anos. A adolescência estende-se até os 18 anos, quando se inicia a idade adulta. É considerada idosa a pessoa com 60 anos ou mais.
Peça aos alunos que colecionem gravuras de pessoas que representem as diferentes fases da vida: pré-natal e nascimento; infância, adolescência, idade adulta, velhice e leve-as para a sala de aula. Essas gravuras serão usadas para montar, em grupo, um cartaz sobre as diferentes fases da vida. No dia combinado com o professor os cartazes serão apresentados para toda a turma. O propósito dessa atividade é refletir sobre as imagens veiculadas, buscando maior compreensão das diferentes fases da vida. Pretende-se também levar o aluno a perceber que comportamentos considerados padrões ou valorizados pela mídia podem ser diferentes se desejado.
Sugerimos algumas imagens que podem ser incluídas ao acervo da turma.
http://1.bp.blogspot.com/_V8H9voRV2Eg/RcfA9rZdrHI/AAAAAAAAAFw/RUItdFj3ujs/s400/gj6-+Feto+humano.jpg acessado em 23/08/2010
http://4.bp.blogspot.com/_iDPCaHcHjWM/SltF0bihWtI/AAAAAAAACFE/6jTmjs1qZaU/s400/bebe.jpg
acessado em 23/08/2010
http://www.cabecadecuia.com/imagem/materias/04485fe5604c3c1035ea87f0fd48b8c9.jpg
acessado em 23/08/2010
http://3.bp.blogspot.com/_nADNsqYQ3HY/SPJQ9SdRGbI/AAAAAAAAAqU/qq3d1CJUDP8/s400/IMG_1201+(Medium).JPG
acessado em 23/08/2010
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/foto/0,,14367829,00.jpg
acessado em 23/08/2010
http://4.bp.blogspot.com/_8ilHuGfivpI/TBw_y8uDvaI/AAAAAAAAAEM/RgE1VDcdNsk/s1600/ADOLESCENTE.jpg
acessado em 23/08/2010
http://comps.fotosearch.com/bigcomps/IGS/IGS852/IS356-005.jpg
acessado em 23/08/2010
http://www.textolivre.com.br/images/stories/idoso.jpg
acessado em 23/08/2010
Após a seleção das gravuras, organize os alunos em grupos, providencie o material necessário para realização da atividade como tesoura sem ponta, cola escolar, papel Kraft ou cartolina, caneta hidrocor, dentre outros.
Oriente os grupos a montar um cartaz com as imagens, agrupando-as de acordo com a fase da vida que representam. Depois escrever as características de cada fase da vida representada.
Exponha os cartazes com a turma e oriente a discussão com questões como:
. Que fases da vida foram representadas?
. Você convive com pessoas nessas diferentes fases da vida? Como é essa convivência?
. Como as pessoas são vistas nas diferentes fases da vida: o bebê, a criança, o adolescente, o jovem, o adulto e o idoso?
. Todo adolescente age ou precisa agir da mesma forma?
. Como uma fase da vida pode contribuir para a formação da pessoa?
. Há aprendizagem de uma fase para outra? Explique.
Durante a discussão chame a atenção dos alunos para o fato de que, muitas vezes, os meios de comunicação criam estereótipos relativos às diferentes fases da vida que precisam ser repensados. É preciso conhecer cada etapa da vida para vivê-la de maneira mais saudável, aproveitando positivamente cada momento.
Atividade 3
Escreva um texto coletivo com a turma sobre as fases da vida. Segue roteiro para orientar a produção de texto:
. Nome das fases da vida e idade aproximada de início e término de cada etapa;
. Características comuns a cada fase;
. Comportamentos esperados;
. Atitudes que contribuem para viver cada etapa de forma positiva.
Atividade 4
Propor a leitura da história em quadrinhos: A turma da Monica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente - Mauricio de Sousa no link abaixo. Discutir com os alunos sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm - consultado em agosto de 2010.
Sugestão de diálogo:
.Quando foi publicado o Estatuto da Criança e do Adolescente?
.Na página 6 o Franjinha afirma que o Estatuto já está funcionando. O que ele quis dizer com isso?
.Por que o uso da Internet deve ser supervisionado pelos pais ou responsáveis?
.O que o Estatuto fala sobre as crianças com necessidades especiais?
.De acordo com o Estatuto, menores de 16 anos só podem trabalhar na condição de aprendizes. Este artigo está sendo respeitado? Por quê?
.Franjinha afirma que criança e adolescente não tem só direitos. Eles também têm deveres. Quais são os deveres citados por Franjinha?
.Em sua opinião, que deveres Franjinha não citou?
.Observe os direitos ilustrados na página 18 - O Estatuto da Criança e do Adolescente - Mauricio de Sousa (citado acima) . Cite exemplos de situações em que esses direitos estão sendo respeitados.
Atividade 5
Nesta atividade destacamos uma reflexão sobre a velhice. É importante que se discuta a situação do idoso e sua integração social. A expectativa de vida do ser humano tem aumentado e o número de pessoas idosas é cada vez maior. Para promover a discussão sobre esta fase da vida projete o vídeo a seguir para os alunos:
Vídeo acadêmico: Combate ao preconceito http://www.youtube.com/watch?v=v6_WSv9EKcA&NR=1 2:39 Acessado em 01/08/2010
Sugestões de diálogo:
.Quais as ideias apresentadas pelo vídeo sobre os idosos?
. O que significa inclusão social do idoso?
. O que é preconceito? Por que é importante combater o preconceito contra o idoso?
.Leia: "Ver o mundo dando voltas e voltando ao mesmo lugar".
"Idosos não são velhos. São pessoas bem sabidas e bem vividas."
Como você interpreta essas frases?
.Qual a importância do idoso se familiar com as novas tecnologias? Como você pode ajudá-lo nesse processo?.
Nos sites a seguir você encontra textos que auxiliam o professor no planejamento da aula:
Imagens com pessoas em diferentes fases da vida http://www.youtube.com/watch?v=VfW8mhNW_pE&feature=related 3:36 Acessado em 01/08/2010
Fases do envelhecimento http://www.youtube.com/watch?v=nREpJo2K9l8&feature=related 3:54 Acessado em 01/08/2010
Estatuto da Criança e do Adolescente http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm Acessado em 24/08/2010
Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Nesta aula, além dos conhecimentos conceituais trabalhado, em diferentes momentos foi possível perceber a visão dos alunos em relação às diferentes fases da vida, possibilitando-lhes manifestar comportamentos e atitudes relativos ao convívio com pessoas em diferentes fases. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados em relação aos objetivos propostos inicialmente.
Peça aos alunos que em dupla criem um diálogo entre uma criança, um adolescente, um adulto e uma pessoa idosa. Apresente como tema do diálogo: namoro. Neste diálogo eles devem usar o que foi discutido em sala em relação às diferentes fases da vida, a influência da mídia na vida das pessoas, o respeito à diferença de ideias, entre outras questões que tenham surgido no decorrer da aula. Use o diálogo como mais um instrumento de avaliação. Ele também poderá servir como diagnóstico para aulas subseqüentes.
Quatro estrelas 34 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/09/2015
Cinco estrelasadorei esse foi um dos melhores textos que eu já li
22/06/2015
Cinco estrelasAula espetacular, adorei e usei ela com minha turma. Obrigadinho!! Bjuuuuu
04/05/2015
Cinco estrelasMuito boa a sua sugestão de aula, bem completa. Mas tenho uma dúvida, pois você fala que serão 4h/a, mas por quanto tempo? pois um dia somente será pouco, de acordo com tudo o que explicou. Outra dúvida, quando você explica cada fase nesse plano de aula, você fará essa explicação para os alunos também?
29/04/2015
Cinco estrelasSurpreendente a dimensão de conteúdos para ser explorado por 4 horas. Competências, habilidades e metodologias motivadoras têm de sobra nesse plano pedagogicamente muito bem elaborado. Com certeza, utilizarei como base este um dia, sendo ele exemplo para muitos outros. Os diálogos com o tema por exemplo Namoro, me chamou muito à atenção por ser trabalhado no fundamental inicial o que para muitos docentes é um grande desafio e ainda aproveitá-lo para ser um instrumento de avaliação e diagnóstico
29/04/2015
Cinco estrelasSurpreendente a dimensão de conteúdos para ser explorado por 4 horas. Competências, habilidades e metodologias motivadoras têm de sobra nesse plano pedagogicamente muito bem elaborado. Com certeza, utilizarei como base este um dia, sendo ele exemplo para muitos outros. Os diálogos com o tema por exemplo Namoro, me chamou muito à atenção por ser trabalhado no fundamental inicial o que para muitos docentes é um grande desafio e ainda aproveitá-lo para ser um instrumento de avaliação e diagnóstico
06/06/2013
Cinco estrelasMuito completa e dinâmica! Irei adotar para revisão do conteúdo em casa com minhas crianças.
10/03/2013
Cinco estrelasadorei minhacpesquisa de ciencias agora ta um show
19/11/2012
Cinco estrelasesse texto me ajudou bastante muito obrigada
15/11/2012
Cinco estrelasé muito bom! fala tudo sobre a vida humana da infância a velhice
27/09/2012
Cinco estrelasOtima. Adorei, muito bem explicada e elaborada. Estao de parabens!!
13/08/2012
Cinco estrelaseste site foi o melhor para a minha pesquisa de ciencias
04/06/2012
Quatro estrelasachei muito legal
19/05/2012
Cinco estrelasexcelente
29/04/2012
Cinco estrelasestou fazendo uma pesquisa e essa aula foi de grande ajuda,parabéns,muito bom valeu!!!
10/02/2012
Cinco estrelasFoi de grande valor todo o conteúdo,esclarecedor,norteador e de fácil aplicação bem como entendimento
29/11/2011
Cinco estrelasestou fazendo uma pesquisa sobre as fases da vida, e este trabalho foi de grande valia, parabens!
28/11/2011
Cinco estrelasGostei muito. Me ajudou no meu aprendizado.
22/11/2011
Quatro estrelasMuito bom! estou realizando uma pesquisa sobre as fases da vida e me ajudou muito. Parabéns!!!
17/11/2011
Cinco estrelasEu adorei essa aula, acho que a minha professora de ciências deveria dar uma aula assim, pois quando a aula é desse tipo se torna mais dinâmica! Só que a minha professora ela passou para a turma fazer tipo um album de fotografia com as fases da vidas com imagens de cada fase depois entregar para ela e pronto ela corrige e devolve para que nos podemos guardar em nossas pastas.obrigada! Amei o assunto só por essa aula virtual achei o senhor um ótimo professor. tchal
25/10/2011
Cinco estrelasadorei me ajudou muito no meu trabalho de ciencias esse(a)professor(a)e muito inteligente
11/10/2011
Cinco estrelasParabéns pela aula clara, objetiva e atraente. Apliquei em sala de aula e o resultado foi ótimo. Obrigada e que Deus te abençoe!
02/10/2011
Cinco estrelasExcelente, conteúdo distribuído de maneira a atender a discussão, a reflexão e a aprendizagem. Adorei
27/09/2011
Cinco estrelasexcelente
11/09/2011
Quatro estrelasa AULA FOI MUITO BOA PARA AS CRIAANÇAS QUE ESTÃO COMEÇANDO A ESTUDAR ESSA DISCIPLINA (09/11 ANOS). PENA NÃO TGER CONSEGUIDO FAZER O DOWNLOAD DA AULA!!. A INICIATIVA DO MEC É MUITO BOA PORQUE POSSIBILITA ÀS CRIANÇAS REALIZAREM PESQUISAS COM ORIENTAÇÃO DOS PAIS/ADULTOS QUANDO O USO DA BIBLIOTECA TORNA-SE INVIÁVEL. ATT. BARTIRA
31/08/2011
Cinco estrelasAmei a aula!!! nota 10 espero que poste mais aulas sobre outros temas. Amei Beijos Duda Martins
30/08/2011
Cinco estrelasAdorei este trabalho, era exatamente o que estava precisando para um trabalho junto com minha equipe escolar. Parabéns pelas belíssimas informações.
09/08/2011
Quatro estrelasAchei ótimo o seu trabalho!!!!
28/05/2011
Cinco estrelasGostei muito. Penso que vc partiu da idéia que nós construimos o conhecimento com a ajuda do mais experiente. Parabéns.
13/05/2011
Cinco estrelasé muito boa mais podia acrescentar algumas coisas para ficar mais interessante.
03/05/2011
Cinco estrelasmeu eu gostei desse site
22/03/2011
Quatro estrelasesplica muito bem!
05/03/2011
Cinco estrelasExcelente. Deu para dar uma aula 10! Parabens!!
05/02/2011
Cinco estrelasAmei! Entendi tudo e consegui fazer o meu trabalho, mesmo não sendo professor. Procurei em todos os sites da internet e o único site que me agradou foi este, O PORTAL DO PROFESSOR, Obrigado pela ajuda!
28/10/2010
Cinco estrelasparabens adorei!!!!!!!