Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


QUEM ERAM OS INCAS?

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial História Organizações políticas e administrações urbanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Realizar leituras e reflexões sobre a civilização dos Incas para:

  • Compreender que a cultura é um dos aspectos que diferencia o homem de outros animais;
  • Entender que os grupos sociais são sujeitos de sua história, que estão localizados em um em um espaço geográfico e contexto histórico com especificidades, características, tipos de lideranças e transformações em diferentes momentos históricos;
  • Descobrir que a partir das lutas internas desse povo e com outros povos invasores a sua sociedade sofre influências de outra cultura, transformações, mas preservam determinados traços próprios da sua cultura original.
Duração das atividades
2 AULAS DE 40 MINUTOS CADA
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A cultura Inca, História desse grupo social, influências culturais.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Pesquisando sobre a civilização Inca.

1º Momento:  Professor solicite dos alunos que busquem materiais sobre os Incas, pode ser em livros, revistas, Internet, e/ou em enciclopédias. O professor e os alunos irão recolhendo esses materiais que chegam e seleciona os mais relevantes, de acordo com os objetivos do estudo.

2º Momento: Professor, para trabalhar os costumes da civilização inca inicie fazendo uma analogia com o que as crianças já conhecem. O caminho pode ser o seguinte:  - Pergunte que hábitos eles tem em casa e fora de casa. Os alunos farão a Lista desses hábitos, que se tornam costumes, que adquirimos em nossa sociedade. Daí, você poderá iniciar a discussão dizendo que, em muitos lugares do mundo, existem povos que possuem costumes / hábitos diferentes dos nossos, que os caracterizam e os tornam uma civilização diferente da nossa.

3º Momento -  Professor, organize os seus alunos em duplas ou trios e distribua em cada grupo, os materiais selecionados sobre a civilização Inca. De posse dos recursos, os alunos farão leituras, discussões e comentários sobre as informações lidas.

Sugestão de leitura a seguir: Texto: Civilização Inca construiu império na cordilheira dos Andes - Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u23.jhtm

 Oriente seus  alunos para ler o texto indicado da seguinte forma:

 a) 1º - Ler em voz alta um para o outro;

b) 2º - Formular questões que possam responder as suas curiosidades;

c) 3º Organizar as respostas na seqüência das perguntas e analise se respondeu a curiosidade da dupla;

d)  4º Estabeler uma discussão no grande grupo.

2ª Atividade  -Leitura de mapas

4º Momento: Professor, faça uma grande roda e possibilite que cada dupla expresse o que achou mais interessante nas informações que leu sobre esta civilização, expondo suas curiosidades e descobertas feitas na leitura.  Em seguida  apresente o mapa da região tratada pelo texto, discuta e ajude os alunos a localizar onde viveram os incas.    

Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u23.jhtm

Solicite que os alunos observem a imagem e analisem as ruínas incas nos Andes.   

Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u23.jhtm 

2º Momento -  Professor, discuta com seus alunos que nós vivemos em um determinado espaço geográfico e que esse espaço pode ser representado pelo mapa mundi. Mostre a localização do nosso país e o país onde viveu o povo inca (Peru).  

Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&biw=1021&bih=525&q=mapa+america+do+sul&gbv=2&aq=f&aqi=g4&aql=&oq=&gs_rfai= 

Professor, coloque os alunos para assistir ao vídeo  http://www.youtube.com/watch?v=fMwyjC6if0Y e solicite que registrem aspectos da cultura inca e confronte com o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=znppsOJm2yE&feature=related. No final, faça uma discussão conjunta sobre  as questões culturais e naturais que moveram os incas para fazer as suas construções.      

Recursos Complementares
Avaliação

Avalair se as crianças conseguiram:

- Compreender aspectos da cultura de um povo (nosso modo de vida e o dos Incas);

- Descobrir que esse povo teve uma história, uma cultura mas que traços dessas culturas passaram de geração a geração;

- Realizar análises e leituras de mapas e imagens. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.