01/10/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações políticas e administrações urbanas |
- Realizar leituras e reflexões sobre a civilização dos Incas para:
A cultura Inca, História desse grupo social, influências culturais.
1ª Atividade: Pesquisando sobre a civilização Inca.
1º Momento: Professor solicite dos alunos que busquem materiais sobre os Incas, pode ser em livros, revistas, Internet, e/ou em enciclopédias. O professor e os alunos irão recolhendo esses materiais que chegam e seleciona os mais relevantes, de acordo com os objetivos do estudo.
2º Momento: Professor, para trabalhar os costumes da civilização inca inicie fazendo uma analogia com o que as crianças já conhecem. O caminho pode ser o seguinte: - Pergunte que hábitos eles tem em casa e fora de casa. Os alunos farão a Lista desses hábitos, que se tornam costumes, que adquirimos em nossa sociedade. Daí, você poderá iniciar a discussão dizendo que, em muitos lugares do mundo, existem povos que possuem costumes / hábitos diferentes dos nossos, que os caracterizam e os tornam uma civilização diferente da nossa.
3º Momento - Professor, organize os seus alunos em duplas ou trios e distribua em cada grupo, os materiais selecionados sobre a civilização Inca. De posse dos recursos, os alunos farão leituras, discussões e comentários sobre as informações lidas.
Sugestão de leitura a seguir: Texto: Civilização Inca construiu império na cordilheira dos Andes - Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u23.jhtm.
Oriente seus alunos para ler o texto indicado da seguinte forma:
a) 1º - Ler em voz alta um para o outro;
b) 2º - Formular questões que possam responder as suas curiosidades;
c) 3º Organizar as respostas na seqüência das perguntas e analise se respondeu a curiosidade da dupla;
d) 4º Estabeler uma discussão no grande grupo.
2ª Atividade -Leitura de mapas
4º Momento: Professor, faça uma grande roda e possibilite que cada dupla expresse o que achou mais interessante nas informações que leu sobre esta civilização, expondo suas curiosidades e descobertas feitas na leitura. Em seguida apresente o mapa da região tratada pelo texto, discuta e ajude os alunos a localizar onde viveram os incas.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u23.jhtm
Solicite que os alunos observem a imagem e analisem as ruínas incas nos Andes.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u23.jhtm
2º Momento - Professor, discuta com seus alunos que nós vivemos em um determinado espaço geográfico e que esse espaço pode ser representado pelo mapa mundi. Mostre a localização do nosso país e o país onde viveu o povo inca (Peru).
Professor, coloque os alunos para assistir ao vídeo http://www.youtube.com/watch?v=fMwyjC6if0Y e solicite que registrem aspectos da cultura inca e confronte com o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=znppsOJm2yE&feature=related. No final, faça uma discussão conjunta sobre as questões culturais e naturais que moveram os incas para fazer as suas construções.
Texto: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u23.jhtm
vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=fMwyjC6if0Y
http://www.youtube.com/watch?v=znppsOJm2yE&feature=related.
Avalair se as crianças conseguiram:
- Compreender aspectos da cultura de um povo (nosso modo de vida e o dos Incas);
- Descobrir que esse povo teve uma história, uma cultura mas que traços dessas culturas passaram de geração a geração;
- Realizar análises e leituras de mapas e imagens.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!