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UCA- M ou N no final de sílabas: uso, análise e reflexão

 

27/10/2011

Autor e Coautor(es)
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •          Reconhecer os sons nasais, acompanhados de –m, -n ou til.
  •          Aprender quando usar o –M ou –N no final de sílabas
  •          Escrever corretamente palavras deste grupo.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ter domínio da leitura e da escrita.
  • Ter compreensão da divisão silábica das palavras
Estratégias e recursos da aula

Objetivos

  • Reconhecer os sons nasais, acompanhados de –M, -N ou til.
  • Aprender quando usar o –M ou –N no final de sílabas.
  • Escrever corretamente palavras deste grupo.

Estratégias

  • Atividades individuais de gramática investigativa.
  • Discussões em grupo sobre o uso de M e N.

Recursos

  • Uso de vídeo com a música “Oração ao tempo” de Caetano Veloso, interpretada por Maria Gadú.
  • Uso de textos com o Kword.

Atividade 1

Disponível em: < http://professorabiancagrossi.blogspot.com/2010/06/m-antes-de-p-e-b.html >. Acesso em: 25/10/2011.

Peça aos alunos que acessem os exercícios disponíveis em < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%204/MxN_aluno.odt >.

Documento do professor disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%204/MxN_professor.doc >.

Peça-lhes que separem as palavras em três grupos de acordo com a pronúncia, o que possibilitará que o professor explique aos alunos as três formas de representação ortográficas de um som nasalizado em português, com –M, -N e til.

Disponível em: < http://usslave.blogspot.com/2011/06/samba-of-brazil.html >. Acesso em: 26/10/2011.

Disponível em: < http://tangossimo.forumactif.com/t170-recherche-auteur-d-un-tableau>. Acesso em: 26/10/2011.

 

Atividade 2

Nesta atividade, os alunos devem criar palavras, a partir das já existentes e observar o uso de M ou N antes da segunda sílaba. O exercício encontra-se no documento do Kword precedente.

Atividade 3

Disponível em: < http://tluk.wordpress.com/2008/08/28/oracao-ao-tempo/ >. Acesso em 25/10/2011.

1.    Peça para os alunos acessarem a música no link <http://www.youtube.com/watch?v=Z1bvsbC3hVc> e ouvirem acompanhando com a letra. Acesso em 23 out. 2011.

2.    Os alunos ouvem a música pela segunda vez e completam a letra, pausando, se necessário.

3.    Peça para os alunos ouvi-la enquanto conferem a correção na página < http://www.topmusicas.net/maria-gadu/oracao-ao-tempo.htm>. Acesso em 23 out. 2011.

As palavras que foram tiradas são aquelas que permitirão aos alunos praticarem o uso correto de M antes de P e B, e N.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação

Este é um conteúdo que deve ser internalizado pelo aluno à medida que este é exposto aos padrões da língua, o que demanda uma avaliação contínua. É importante que o professor o revise regularmente com os alunos, quando textos que trazem estas palavras estão sendo estudados. Uma competição como em SOLETRANDO, entre filas ou grupos, é uma forma criativa e lúdica de avaliação.

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