27/10/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Objetivos
Estratégias
Recursos
Atividade 1
Disponível em: < http://professorabiancagrossi.blogspot.com/2010/06/m-antes-de-p-e-b.html >. Acesso em: 25/10/2011.
Peça aos alunos que acessem os exercícios disponíveis em < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%204/MxN_aluno.odt >.
Documento do professor disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%204/MxN_professor.doc >.
Peça-lhes que separem as palavras em três grupos de acordo com a pronúncia, o que possibilitará que o professor explique aos alunos as três formas de representação ortográficas de um som nasalizado em português, com –M, -N e til.
Disponível em: < http://usslave.blogspot.com/2011/06/samba-of-brazil.html >. Acesso em: 26/10/2011.
Disponível em: < http://tangossimo.forumactif.com/t170-recherche-auteur-d-un-tableau>. Acesso em: 26/10/2011.
Atividade 2
Nesta atividade, os alunos devem criar palavras, a partir das já existentes e observar o uso de M ou N antes da segunda sílaba. O exercício encontra-se no documento do Kword precedente.
Atividade 3
Disponível em: < http://tluk.wordpress.com/2008/08/28/oracao-ao-tempo/ >. Acesso em 25/10/2011.
1. Peça para os alunos acessarem a música no link <http://www.youtube.com/watch?v=Z1bvsbC3hVc> e ouvirem acompanhando com a letra. Acesso em 23 out. 2011.
2. Os alunos ouvem a música pela segunda vez e completam a letra, pausando, se necessário.
3. Peça para os alunos ouvi-la enquanto conferem a correção na página < http://www.topmusicas.net/maria-gadu/oracao-ao-tempo.htm>. Acesso em 23 out. 2011.
As palavras que foram tiradas são aquelas que permitirão aos alunos praticarem o uso correto de M antes de P e B, e N.
Para leitura do professor
· <http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/complementos/construindo_escrita/pdf/gram_e_ortog_vol2.pdf > págs. 60-68
· <http://escolakids.uol.com.br/m-antes-de-p-e-b.htm>
· <http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/2009/05/18/m-antes-de-p-e-de-b/>
Avaliação
Este é um conteúdo que deve ser internalizado pelo aluno à medida que este é exposto aos padrões da língua, o que demanda uma avaliação contínua. É importante que o professor o revise regularmente com os alunos, quando textos que trazem estas palavras estão sendo estudados. Uma competição como em SOLETRANDO, entre filas ou grupos, é uma forma criativa e lúdica de avaliação.
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