OBS: Professor, inicie sua aula colocando os alunos em duplas. Diga a eles que após assistirem a cada clip, desenvolverão atividades relacionadas às músicas juntos durante esta aula. Prepare xerox das atividades baseadas nas canções e entregue-as aos alunos somente após a apresentação de cada clip.
Atividade 1
Peça aos alunos que assistam ao vídeo Asa Branca disponível em http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47081/.
Depois que assistirem ao vídeo os alunos e professor deverão conversar sobre o conteúdo do mesmo e refletirem sobre os tempos verbais utilizados e sobre a importância do tema da música.
Asa Branca
Quando "oiei" a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de "prantação"
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Quando o verde dos teus "óio"
Se "espaiar" na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração
Letra da música disponível em:
http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47081/
Na sequência, o professor deverá entregar as folhas com a música xerocada a seus alunos e pedirá que observem as palavras sublinhadas para responderem se elas tratam-se de verbos, adjetivos ou substantivos.
OBSERVAÇÂO Caso sua escola trabalhe com a plataforma moodle, é possível disponibilizar o documento para todos os alunos via internet. Neste caso, todas as atividades podem ser desenvolvidas, usando-se o computador do UCA. Os documentos estão formatados para uso no OpenOffice. |
Atividade 2
Peça às duplas que ouçam a música novamente, e prestem atenção nos verbos que estão circulados para perceberem o tempo em que ocorrem os fatos.
- Presente? Passado? Futuro?
Atividade 3
Diga às duplas que completem a atividade 2, passando os verbos para a terceira pessoa do plural. Induza-os a constatar que na 3ª pessoa do plural a terminação para o passado é "am" e que a terminação no futuro é "ão" (a última estrofe da música está no futuro).
Em seus laptops, os alunos deverão acessar:
Imagem disponível em:
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/crian%C3%A7a-computador.html
Documento do aluno disponível em:http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%203/Asa%20Branca.odt
Documento do professor disponível em: http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%203/Asa%20Branca_Professor.odt
Atividade 4
Peça aos alunos que assistam ao vídeo "A Cura" disponível em: http://letras.terra.com.br/lulu-santos/47127/
Entregue as folhas com a música xerocada a seus alunos e peça a eles que identifiquem o tempo e a pessoa em que os verbos sublinhados estão conjugados.
Essa atividade pode ser oral.
Atividade 5
Peça às duplas que passem os verbos no futuro do indicativo para a terceira pessoa do plural, quando poderão reforçar o uso da terminação -ÃO no tempo futuro.
Documento do aluno disponível em:http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%203/A%20CURA_documento%20do%20aluno.odt
Documento do professor disponível em:http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%203/A%20CURA_documento%20do%20professor.odt
Depois de completas as atividades do pretérito e do futuro, peça aos alunos para compararem a sílaba tônica dos verbos no passado com a sílaba tônica dos verbos no futuro. Estimule-os a observarem que os verbos no pretérito são paroxítonos, enquanto que no futuro, os verbos são oxítonos.
Atividade 6
Peça aos alunos que completem a tabela de verbos formados a partir de substantivos. Para tanto, deverão, usando seus laptop, acessar o site abaixo:
Documento do aluno disponível em: http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%203/AO%20x%20AM.odt
Documento do professor disponível em:http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%203/AO%20x%20AM_documento%20do%20professor.odt
O professor explica aos alunos que os verbos da tabela são formados a partir dos substantivos, substituindo-se as vogais a ou o por -ar, verbos da 1ª conjugação. Que a formação da 3ª pessoa do presente é feita acrescentando-se -am à raiz dos verbos. Que para formar-se o passado acrescenta-se -aram aos radicais e, para o futuro, só acrescenta-se -ão. Caso o professor use a lousa, use giz colorido para diferenciar o radical das terminações, deverá usar uma cor de fonte para as raízes dos verbos e uma cor diferente para cada terminação dos verbos - presente, passado e futuro.
É aconselhável que os alunos cheguem às explicações por meio de questionamentos do professor, que os conduzirão passo a passo, para que estes paradigmas verbais sejam internalizados.
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Professor, lembre-se de que você tem de conduzir os alunos a refletirem sobre o uso da língua sem exigir que decorem regras.
O professor avaliará o aprendizado dos alunos paulatinamente, à medida que eles forem assimilando o padrão de conjugação verbal.
Contudo, esta avaliação pode ser pontual. Nela, o professor divide os alunos em grupos, preferencialmente por fila, e se coloca de costas para a turma. O professor pronuncia verbos na terceira pessoa do plural do pretérito ou do futuro e os alunos tentam adivinhar em que tempo o verbo está sendo pronunciado. A fila com maior número de acertos é a vencedora. Caso queira, o professor pode pedir a um(a) aluno(a) que leia frases preparadas pelo professor, ao invés dele mesmo falar para a classe como proposto no início desta instrução.
Outra forma de avaliar o conteúdo é pedir para os alunos compartilharem com os colegas o que sua família fez no fim de semana, férias ou feriado e o que fará no próximo fim de semana, férias ou feriado. Desta forma, estarão pondo em prática o uso correto das terminações -AM e -ÃO na terceira pessoa do plural.