22/10/2010
Edson Luís Nunes, José Marcelo Gomes, José Ângelo de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrotécnica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrônica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Automação Industrial |
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Refrigeração e Climatização |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Mecatrônica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletromecânica |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletroeletrônica |
Figura 1. Medidor de energia dos que são instalados no padrão de energia de uma residência. http://www.scipione.com.br/educa/artigos/artigo09/relo.jpg
Use o laboratório de informática para acessar o site abaixo, que traz um infográfico com diversos eletrodomésticos e sua respectiva potência. "O que significa o quilowaat-hora" pode ser acessado em:
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/o-que-significa-exatamente-um-quilowatt-hora
Logo após a leitura, leve os alunos até o medidor de energia da escola, ou outro mais próximo e peça aos alunos para observarem o medidor da escola. Leve junto uma conta de energia e uma calculadora.
Distribua o texto "Consumo de energia elétrica", que pode ser obtido do site: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrodinamica/consumo.php
Exiba para os alunos a reportagem de TV , mostrando que os brasileiros poderiam economizar até 25% da energia gasta, tomando medidas simples. O filme exibido no telejornal pode ser acessado pelo endereço: http://www.youtube.com/watch?v=mMvw7hJOpO4&feature=search
Figura 2. Apagão, cartum obtido do site: http://www.cartunista.com.br/apagao.gif
O Brasil pode crescer sem risco de apagão, pode ser acessao em:
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/08/24/brasil-pode-crescer-7-ao-ano-ate-2014-sem-risco-de-apagao-diz-epe-917465269.asp
Como estudo e aplicações de medidas em quilowatt-hora (kWh) o rpofessor pode acessar o site a seguir, que traz um resumo e exercícios de aplicação destes conceitos:
http://www.portalimpacto.com.br/docs/2008FariasVestAula02.pdf
Após estudar o quilowatt-hora nesta aula, o aluno deverá ser capaz de:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/10/2010
Cinco estrelasINFORMACOES RIQUISSIMAS
24/10/2010
Cinco estrelasO conteudo riquissimo. INFORMACOES VALIOSAS. Parabens....