Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O quilowatt-hora(kWh)

 

22/10/2010

Autor e Coautor(es)
DANIEL RODRIGUES VENTURA
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luís Nunes, José Marcelo Gomes, José Ângelo de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletrotécnica
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletrônica
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Automação Industrial
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Refrigeração e Climatização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Mecatrônica
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletromecânica
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletroeletrônica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Qual a relação entre energia expressa em joule e energia expressa em kWh.
  2. Saber como é registrado o consumo de uma residência, através de uma conta de energia.
  3. Como identificar os aparelhos que são vilões no consumo de uma residência.
Duração das atividades
50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Circuito simples
  2. Potência elétrica
  3. Efeito Joule

Estratégias e recursos da aula

A. Quilowatt-hora (kWh), o que significa exatamente um quilowatt-hora?   

Figura 1. Medidor de energia dos que são instalados no padrão de energia de uma residência. http://www.scipione.com.br/educa/artigos/artigo09/relo.jpg  

Atividade 1.  Os medidores de Energia

Use o laboratório de informática para acessar o site abaixo, que traz um infográfico com diversos eletrodomésticos e sua respectiva potência. "O que significa o quilowaat-hora" pode ser acessado em:
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/o-que-significa-exatamente-um-quilowatt-hora 

Logo após a leitura, leve os alunos até o medidor de energia da escola, ou outro mais próximo e peça aos alunos para observarem o medidor da escola. Leve junto uma conta de energia e uma calculadora.

Questões a serem discutidas em frente ao medidor:

  1. O que ele registra? 
  2. Qual a unidade usada para medir o consumo de energia elétrica?
  3. Olhe a conta de energia e observe quantos kWh foram gastos no últimos mês.
  4. Compare com o consumo de energia de outros meses, que vem descritos nesta mesma conta.
  5. Faça a divisão do valor pago na conta pelo número de kWh consumido e tenha o valor médio do custo do kWh.

Atividade 2 . Comparando o Joule e o kWh

Distribua o texto "Consumo de energia elétrica", que pode ser obtido do site:  http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrodinamica/consumo.php 

  1. Peça aos alunos que formem grupos para estudarem o texto.
  2. Cada grupo, após o estudo do texto, irá encontrar uma solução para as questões abaixo. Se necessário busque informações sobre potência nos sites:
    http://www.infopedia.pt/$quilowatt-hora
    http://brasiliavirtual.info/tudo-sobre/quilowatt-hora/  
  3. Após elucidar as seguintes questões, cada grupo deverá apresentar suas soluções. Um dos alunos deverá ser o mediador do debate. Ao final, os grupos deverão chegar a uma resposta comum, que sintetize de forma clara a solução.

Questões:

  1. Como determinar a energia gasta por um aparelho em unidades Joule, partindo de suas especificações, como potência  em watt e voltagem em volts? (reveja o conceito de POTENCIA  ELÉTRICA)
  2. O que se deve fazer para determinar a energia em kWh?
  3. Observe o exemplo do texto, qual das unidades, Joule ou kWh, se usa um menor número de algarismos?
  4. Por que as concessionárias de energia usam o kWh?

Atividade 3. Como economizar energia elétrica

3.1. Exibição do filme

Exiba para os alunos a reportagem de TV , mostrando que os brasileiros poderiam economizar até 25% da energia gasta, tomando medidas simples. O filme exibido no telejornal pode ser acessado pelo endereço:  http://www.youtube.com/watch?v=mMvw7hJOpO4&feature=search  

3.2. Debate sobre como evitar um apagão no futuro

  1. Após a exibição do filme, crie um debate, onde um dos alunos seja o mediador, levantando as possibilidades de se economizar energia.
  2. Questione o que cada um tem feito para evitar o alto consumo.
  3. Peça a cada grupo que apresente 5 medidas que a população pode tomar no seu dia-a-dia para economizar energia elétrica.
  4. Ao final deste debate um relator escolhido pela turma irá transcrever as principais medidas obtidas pelos grupos para economizar energia elétrica.
  5. Como atividade final desta aula, pode ser construído um cartaz para ser afixado em local visível na escola, de forma que estas medidas de economia sejam utilizadas por todos os alunos.
  6. Dê um título chamativo e conscientizador para o cartaz.

Figura 2. Apagão, cartum obtido do site: http://www.cartunista.com.br/apagao.gif 

Recursos Complementares

O Brasil pode crescer sem risco de apagão, pode ser acessao em:
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/08/24/brasil-pode-crescer-7-ao-ano-ate-2014-sem-risco-de-apagao-diz-epe-917465269.asp 

Como estudo e aplicações de medidas em quilowatt-hora (kWh) o rpofessor pode acessar o site a seguir, que traz um resumo e exercícios de aplicação destes conceitos:
http://www.portalimpacto.com.br/docs/2008FariasVestAula02.pdf  

Avaliação

Após estudar o quilowatt-hora nesta aula, o aluno deverá ser capaz de:

  1. Saber a diferença e o porque de usar a energia gasta em uma residência em joule e energia expressa  em kWh.
  2. Saber como é expresso o consumo de uma residência pela conta de energia.
  3. Identificar os aparelhos que são vilões no consumo de uma residência.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.