Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A LÍNGUA INDÍGENA: SUA INFLUÊNCIA NO PORTUGUÊS DO BRASIL - UCA

 

23/03/2011

Autor e Coautor(es)
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer um pouco do contexto linguístico do Brasil quando de seu descobrimento.
  • Conhecer a influência do tupi na constituição do português do Brasil.
  • Identificar, no português atual, palavras de origem tupi guarani.
  • Relacionar o significado de palavras do português brasileiro à sua origem indígena.
  • Compreender a influência da língua e da cultura indígena na geografia e na cultura brasileira.
  • Discutir estratégias de preservação ambiental, a partir do nome de rios, animais e lugares em tupi.
Duração das atividades
seis aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ter o domínio da leitura e da escrita.
  • Conhecer nome de frutas, animais e lugares do Brasil.
  • Conhecer princípios básicos de preservação ambiental.
  • Ter noções básicas de história do Brasil e seu descobrimento pelos portugueses.
  • Ter noções básicas da realidade indígena no Brasil.
     
Estratégias e recursos da aula
  • Usar vídeos do Youtube para aprender sobre a influência do tupi no português do Brasil.
  • Trabalho em grupo.

Obs: Professor, a presente aula possibilita um estudo interdisciplinar com os conteúdos de História e Geografia, uma vez que aborda a temática da influência do povo indígena na cultura do Brasil. Para isso, é importante que os alunos usem seu  Netbook – Prouca para a aprendizagem ser tornar mais dinâmica e prazerosa.

Aula 1

Atividade 1 - Redescobrindo a Língua Tupi

O professor iniciará a aula pedindo aos alunos que formem grupos de quatro alunos. Os alunos acessam a página:  http://pibmirim.socioambiental.org/linguas-indigenas.  Nessa página há o quadro intitulado Línguas Indígenas, eles o acessam, leem os subtextos ou enlaces nela contidos, respondem às perguntas abaixo e registram as respostas em seus cadernos.

  1. Quais são as classificações das línguas indígenas no Brasil?
  2. Cite 5 exemplos de palavras em Tupinambá usadas para nomear lugares, serras e rios  e diga seus significados.
  3. O que são baiacu, traíra, piaba, parati, lambari e piranha? E copaíba, embaúba, jacarandá e jatobá?
  4. O que significa cutucar, caatinga e tocaia em tupinambá?

O objetivo dessa atividade é permitir ao aluno conhecer e aprender o vocabulário tupi e seu significado no português.

Atividade 2

Socialização: cada grupo socializa as discussões realizadas. O professor deve fazer intervenções para esclarecimentos de dúvidas.

Atividade 3 - O Encontro entre Portugueses e Índios

Ainda em grupos, oriente seus alunos a assistir ao vídeo Caramuru - a língua tupi, disponível em:

 http://www.youtube.com/watch?v=EFdSbOSGhBU&feature=related (acesso em 13/03/2011)

Em seguida, peça a eles que respondam, tendo como fonte as informações do vídeo, o questionário disponível em:

http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%201/Questionario%20A_Caramuru-a%20lingua%20tupi.doc

Professor, caso seja necessário, oriente seus alunos a acessarem o vídeo mais vezes para ficarem atentos às informações específicas do questionário.

Obs.: 1) Professor, peça aos alunos que abram uma pasta em Meus Documentos para salvar os endereços dos  sites em estudo.

           2) A resposta do questionário A para o professor está disponível em:

http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%201/Questionario%20A_Caramuru-a%20lingua%20tupi%20-%20PROFESSOR.doc

Atividade 4 - Correção do questionário

O professor conduzirá a correção que será centrada nos alunos. Cada grupo escolhe seu representante que irá responder à pergunta. Se a resposta estiver correta, o grupo que respondeu recebe um ponto. Anotam-se os pontos de cada grupo e vence aquele que obtiver mais pontos.

Atividade 5 – O Léxico Tupi na Região Amazônica

Atividade Oral - Turma em Círculo

Professor, a música "Amazônia" de Maria Cristina Furtado é utilizada para o ensino do léxico tupi da região amazônica. Oriente seus alunos a ouvi-la, com atenção, no endereço abaixo, para em seguida promover uma conversa sobre como a língua indígena influencia o idioma do Brasil nos dias atuais.

 https://docs.google.com/leaf?id=0B3yfMB-E1a8RMzNkNDk1ODYtZmVhYy00NjVmLTljM2QtYjMxZDIwNDE2ODEz&hl=pt_BR&authkey=CNyWnM8C

Após a audição da música, proceda da seguinte maneira:

1º)  Estimule-os a falar sobre o tema da letra, por meio de perguntas como:

A)    Qual é o título da música? Em que região do Brasil se localiza a Amazônia?

B)    Vamos localizar esta região no mapa do Brasil? Vamos também conhecer os outros estados onde ainda se fala a língua indígena?

Para isso acessem:

http://pibmirim.socioambiental.org/linguas-indigenas

Brasil politico

Imagem disponível em: http://omelhordomundoeinternet.blogspot.com/2008/11/mapa-poltico-brasil.html (Acesso em 22/03/2011)

               C) Vamos, então, conhecer algumas palavras típicas da região Amazônica. Vamos ouvir novamente com atenção a música e acompanhar a letra para vocês tentarem preencher as lacunas onde faltam palavras. Para isso, acessem:

http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%201/Amaz%C3%B4nia_completar.doc

              Terminado o exercício, permita que a turma cante a canção. A seguir, explore com eles as ilustrações. 

Atividade 6 – Vocábulos provenientes do Tupi

Atividade Individual

Os alunos devem acessar http://www.youtube.com/watch?v=Jl_y4zesoZ8&feature=related (acesso em 13/03/2011) para assistirem ao vídeo, no primeiro momento, atentos às perguntas feitas pelo repórter, às explicações sobre os vocábulos de origem tupi e demais informações presentes no vídeo.

Em seguida, com base no vídeo, eles respondem, no caderno, ao questionário, disponível em:

http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%201/Questionario%20B_O%20idioma%20brasileiro.doc,

Obs.: O questionário do professor encontra-se disponível em:

http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%201/Questionario%20B_O%20idioma%20brasileiro_PROFESSOR.doc

Ao término da aula, o professor faz a correção, esclarecendo as dúvidas.

Atividade 7 – Produção de cartazes com os vocábulos de origem indígena

Grupos de 5 alunos

Professor, para concluir as atividades, oriente os alunos a confeccionarem cartazes com as palavras de origem tupi-guarani e seus respectivos significados, presentes em nosso idioma.

 Para diversificar as informações, cada grupo faz um cartaz sobre diferentes aspectos: nomes de pessoas, frutas, animais, lugares, lendas, etc.

Incentive-os a ilustrar os cartazes para que possam chamar a atenção dos leitores. Prontos, cole-os nos corredores da escola ou no cantinho da leitura.

Os alunos também podem escrever uma reportagem para o jornal da escola sobre a contribuição da língua indígena para a língua portuguesa.

Recursos Complementares

Atividades de jogos para os alunos se divertirem e aprenderem sobre a cultura indígena. Disponível em:

http://pibmirim.socioambiental.org/linguas-indigenas

Descubra detalhes sobre a língua tupi: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_tupitr de pugu

O português do Brasil: CÂMARA JUNIOR, Joaquim Matoso. História e estrutura da língua portuguesa, 2 ed., Rio de Janeiro: Padrão, 1976. p.26-28.

História da língua portuguesa no Brasil, da descoberta aos dias de hoje: http://www.linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.3.a.php

O trabalho dos jesuítas com os índios e o tupi : http://acd.ufrj.br/~pead/tema05/linguageral.html

Português brasileiro - Influências do Tupi-Guarani (música): http://www.youtube.com/watch?v=Gkqw4YjyJ1A

Ouça o Hino Nacional brasileiro em tupi: http://www.youtube.com/watch?v=ubAfZSHdqTQ

Avaliação

A avaliação é pontual, tendo em vista o que foi desenvolvido durante as aulas. Por exemplo:

O professor deve observar a participação dos alunos durante as atividades. Verificar, principalmente se eles compreenderam o contexto linguístico do Brasil quando de seu descobrimento; a influência da língua tupi na constituição do português do Brasil, se identificaram e relacionaram o significado de palavras do português brasileiro à sua origem indígena e também se entenderam o processo de formação do nosso vocabulário a partir das línguas indígenas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.