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Ética e Saúde: Como vai a minha saúde? E a de meus colegas?

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Responsabilizar-se pelo cuidado com o próprio corpo, como atitude de respeito a si mesmo e ao outro.

Analisar os hábitos de vida próprios e os dos colegas em relação à saúde.

Entender que os cuidados com a saúde podem ou não favorecer o bem estar físico, mental e as relações interpessoais na escola e na vida.

Valorizar e adotar atitudes saudáveis como condição básica da qualidade de vida.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desta aula, é necessário que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita. Também é importante que conheçam o próprio corpo; que saibam identificar, nomear e relacionar as partes do corpo e que compreendam a importância de cada uma delas. Abaixo, sugerimos o link “Conhece o teu corpo” que traz informações importantes sobre o corpo, de uma forma clara, breve e interativa. É apresentado no idioma português de Portugal, porém de fácil entendimento.

http://www.sitiodosmiudos.pt/saude/default.asp?fich=c0 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  

 Para iniciar a aula, exiba para os alunos o vídeo “O sapo não lava o pé” editado no link http://www.youtube.com/watch?v=0JkSpPZJDkE Estimule-os a cantar, acompanhando a letra da música escrita no vídeo e a participar da brincadeira de substituir as vogais na música. Será muito divertido!   

Após os alunos assistirem ao vídeo, converse com eles sobre o que poderia acontecer se eles também não lavassem os pés. Quais seriam as consequências desta atitude para a saúde de seus pés e para a saúde do corpo.   

Na sequência, problematize a questão referente aos cuidados com o corpo: Por que devemos cuidar do nosso corpo? Quais as vantagens destes cuidados para uma vida saudável? Conhecem alguém ou alguma história de pessoas que ficaram doentes por falta de cuidado com o próprio corpo? Que relações vocês conseguem estabelecer entre os cuidados com o corpo e a saúde?

Dirigindo as questões para a vida dos alunos...   

Como anda a higiene corporal de vocês? A higiene com as mãos? Com as unhas? boca? dentes? cabelo?  pele? pés?... Vocês se responsabilizam pelo cuidado com o próprio corpo? Vocês concordam que cuidar da higiene do corpo é uma atitude de respeito para consigo mesmo, para com o outro e para com o ambiente? Um ato de amor? De preservação do bem maior que é a vida? Por quê?   

Após ouvir os alunos, apresente o link sugerido abaixo. Solicite que façam o registro, no caderno, das informações que julgarem importantes. Se necessário, repita a exibição para possibilitar a realização da tarefa.  

http://www.sitiodosmiudos.pt/saude/default.asp?fich=h0 “Cuidados básicos de higiene”. O texto traz informações sobre vacinação, dentes saudáveis, micróbios, banho, limpeza de roupas e calçados, defesas do corpo, hábitos como lavar bem as mãos e cuidados com os alimentos.    

  

(Professor, para o desenvolvimento desta atividade, seria interessante envolver os professores da área de Ciências. Eles poderiam incrementar os conteúdos apresentados no link, sugerindo aos alunos leituras de textos informativos, enriquecendo, assim, o trabalho).

Atividade 2:   

Visitando um salão de beleza...   

Professor, existe algum salão de beleza próximo à sua escola? E centros de formação técnica ou profissional de cabeleireiro, manicuro, pedicuro, esteticista? Faça uma visita prévia a estes locais e escolha aquele em que as pessoas zelam pelos padrões exigidos de higiene. Aproveite para agendar o melhor dia e horário de ida com os alunos. Garanta que, no dia escolhido, os alunos possam ver os profissionais em ação, isto é, “com a mão na massa!”.   

Faça a proposta aos alunos e peça que, durante a visita, observem atentamente o modo como os profissionais lavam a cabeça dos clientes, cuidam da limpeza de suas peles, mãos e pés. Incentive os alunos a fazer perguntas, tirar dúvidas, informar-se sobre as técnicas utilizadas, dentre outras.   

Não se esqueça de comunicar a saída de vocês para a escola e para os pais e de solicitar as autorizações devidamente assinadas pelos responsáveis dos alunos.   

De volta para a sala de aula, organize os alunos em círculo para compartilhar a experiência vivida, trocar ideias sobre o que viram e ouviram, falar sobre o que aprenderam e avaliar a atividade realizada, destacando os aspectos positivos e negativos.

Brincando de salão de beleza...   

Aproveite o momento da roda de conversa e sugira a brincadeira de “Salão de Beleza”. Para isso, procure fazer um trabalho integrado com os professores das áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Artística da escola. Juntos, alunos e professores poderão realizar as propostas sugeridas abaixo:   

. Criar um nome para o salão.

. Elaborar uma propaganda do salão para ser colocada em banners que serão distribuídos no espaço escolar.

. Construir as regras de funcionamento do salão.

. Criar e confeccionar os convites e os brindes promocionais para o Dia da Inauguração do salão.

. Listar o nome dos convidados e calcular o número de convites.

. Organizar uma agenda para marcar os dias, horários e modalidades dos atendimentos.

. Criar uma “moeda” para pagar os profissionais pelos serviços prestados.

. Elaborar e divulgar tabelas com os preços dos serviços. Propor tabelas com descontos especiais para o Dia da Inauguração.

. Providenciar todo o material necessário para o funcionamento do salão.

.  Definir entre os alunos, os papéis de cada profissional do salão, podendo ocorrer o rodízio das funções.

. Providenciar os “comes e bebes” para o Dia da Inauguração. Calcular bem as quantidades para não haver desperdícios!  

Usem e abusem da criatividade e dos conhecimentos adquiridos durante a visita ao salão de beleza. Divirtam-se a valer!   

(Professor, fique atento à forma como os alunos vivenciarão os papéis de “profissionais” no salão de beleza. Tente perceber se conseguiram assimilar os padrões de higiene e limpeza referentes aos cuidados com o corpo. Faça intervenções sempre que julgar necessário).

Atividade 3:   

Inicie a atividade distribuindo uma folha de papel para cada aluno. Diga que fará a leitura de frases curtas sobre alguns hábitos saudáveis de vida e que, após ouvi-las, deverão registrar no papel apenas aquelas frases que fazem parte de seus próprios hábitos de vida.   

Sugestão de frases (Professor, você poderá acrescentar outras frases a esta lista!):   

. Consumo diariamente alimentos ricos em fibras.

. Pratico regularmente exercícios físicos aeróbicos (Ex: caminhada, corrida, ciclismo, futebol, natação, dentre outros).

. Durmo aproximadamente 8 horas por dia.

. Encontro-me com os amigos frequentemente.

. Sorrio muito.

. Pratico atividades ao ar livre, em contato com a natureza.

. Utilizo diariamente o protetor solar.

. Bebo água durante todo o dia.

. Alimento em intervalos regulares.

. Como frutas, verduras e legumes, diariamente.

. Como devagar, mastigando bem os alimentos.

Dando continuidade, peça aos alunos que se organizem em pequenos grupos para socializar a atividade realizada. Solicite que leiam os seus registros e, em seguida, façam a análise do quanto os seus hábitos de vida e os dos colegas se aproximam ou não dos hábitos de vida considerados saudáveis e desejáveis nos dias de hoje. As discussões e análises realizadas nos grupos poderão ser compartilhadas com toda a turma.   

Em seguida, apresente aos alunos o link http://www.sitiodosmiudos.pt/saude/default.asp?fich=de0 sobre "Práticas Saudáveis de Vida" que aborda os seguintes aspectos: Cuidados com o sol; Práticas saudáveis; As drogas; Importância dos exercícios físicos; Não fumar; Dormir bem; Postura corporal; Não consumir bebidas alcoólicas.  

Na sequência, abra espaço para a troca de ideias sobre as informações apresentadas. A proposta é que os alunos ampliem seus conhecimentos sobre o assunto tratado, compreendam que os cuidados com a saúde podem favorecer o bem estar físico, mental e social e que passem a valorizar e adotar atitudes saudáveis como condição básica da qualidade de vida.   

(Professor, assista previamente o link sugerido e apresente para os alunos somente os aspectos que julgar adequados. Vale lembrar que o texto falado e escrito está no idioma português de Portugal).   

Construindo e jogando o Jogo de Memória: Vida Saudável!...   

Para esta proposta, peça aos alunos que se organizem em grupos. Disponibilize folhas de papel cartão, réguas, lápis, canetas, revistas variadas, tubos de cola, tesouras, canetinhas hidrocor, lápis de cor, dentre outros materiais. Peça que confeccionem os cartões utilizando, para isto, o papel cartão. Em alguns cartões, os alunos deverão colar gravuras recortadas de revistas ou mesmo fazer desenhos sobre hábitos saudáveis de vida. Em outros cartões, deverão escrever frases correspondentes às gravuras/desenhos formando, assim, os pares para a realização do jogo (Professor, segue o exemplo de um par do jogo: Em um dos cartões, os alunos poderão colar a figura de uma bicicleta e, no outro, escrever a frase: Praticar exercícios físicos).   

Após a confecção do jogo, proponha aos grupos que joguem o Jogo de Memória: Vida Saudável! Este jogo acontece da seguinte maneira: Inicialmente, as cartas são colocadas em um determinado espaço com a face virada para baixo. O primeiro jogador vira uma carta, depois outra. Todos os jogadores vêem as cartas que foram viradas. Se elas formarem o par complementar gravura/frase, serão retiradas do jogo e o jogador terá o direito de jogar novamente. Se as duas cartas viradas não formarem o par, terminará a sua jogada. As cartas serão colocadas em seus lugares, com a face virada para baixo e o jogador deverá passar a vez para o próximo. Os grupos poderão trocar os jogos construídos entre si. Bom divertimento!     

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: Acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Como avaliação final, sugerimos que os alunos criem folhetos informativos sobre Hábitos Saudáveis de Vida, para que o professor possa avaliar se eles conseguiram compreender e integrar as informações discutidas e trabalhadas durante a aula. Os folhetos poderão ser distribuídos para os alunos da escola.

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