Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Entrevista: vamos perguntar?

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer a utilização da entrevista; construir roteiros de entrevistas; entrevistar colegas da escola, organizar as informações da entrevista; trabalhar a linguagem oral e escrita e desenvolver o pensamento crítico e investigativo.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a realização desta aula é necessário que já tenha trabalhado com o aluno a importância do diálogo e da troca de ideias para que o aprendizado se efetive.

Estratégias e recursos da aula

  Introdução

A entrevista é em uma conversação que pode envolver duas ou mais pessoas. A partir dela, podemos conhecer e desvendar nossas curiosidades sobre as pessoas, envolvendo o que elas fazem, pensam ou mesmo sonham. Consiste em um importante recurso a ser utilizado na escola, despertando a curiosidade e a criticidade dos alunos. 

Estratégia e recursos da aula

Atividade 1:  aproximadamente 60 minutos

É importante resgatar com a turma o que já sabe sobre a temática “entrevista”.

Para isso, instigue os alunos a pensarem sobre as seguintes questões:

Vocês já assistiram alguma entrevista?

Já participaram de alguma entrevista?

O que acham que é entrevista?

Qual a importância da entrevista?

Dialogue com todos sobre o que pensaram acerca das perguntas anteriores, lembre-se de cuidar e instigar a participação de cada um.

Depois, leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e assista ao vídeo abaixo, que consiste em uma entrevista com o autor Mauricio de Sousa. Solicite que os alunos estejam atentos para as características de uma entrevista.

Mauricio de Sousa fala como anda a Turma da Mônica Jovem

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=6SX9INuADVA 

Após assistirem a entrevista, é importante perceber o que os alunos compreenderam. Assim, converse com o grupo sobre os elementos que encontraram e que fizeram parte da entrevista, tais como:

  • Repórter – Entrevistador;
  • Escritor – Entrevistado;
  • Filmadora – Cinegrafista.

Também poderão ampliar o diálogo conversando sobre os instrumentos utilizados tais como: microfone e filmadora. Converse sobre o conteúdo da entrevista “A Turma da Mônica Jovem” e o que aprenderam a partir da entrevista. Toda esta etapa poderá ser realizada oralmente com a turma.

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos

Para ampliar os conhecimentos da turma, leve os alunos para o Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio abaixo:

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2006/175/quando-crescer-vou-ser-jornalista

  A partir do texto, os alunos poderão perceber as funções que envolvem a profissão de jornalista. É importante que compreendam a relevância social da profissão em questão a qual oportuniza a divulgação e a comunicação de informações que fazem parte do mundo como um todo.

Entendida a função do jornalista, proponha a produção de um texto de caráter jornalístico para relatar o aprendizado até o momento sobre “entrevista”. O texto poderá ser redigido coletivamente e registrado no caderno de Português. Para isso, explique para a turma algumas características que um texto jornalístico apresenta, tais como: um assunto a ser abordado; objetivo e linguagem clara e objetiva. Se achar interessante, leve para a sala de aula jornais da sua cidade, para que os alunos possam observar a estrutura de um texto jornalístico.

Como a função do jornal é comunicar algo, proponha à turma que divulgue os conhecimentos com as outras turmas da escola, mostrando o texto escrito coletivamente. Você poderá, por exemplo, organizar a turma em pequenos grupos ou até mesmo em duplas para que possam explicar como o trabalho foi realizado. Dessa forma cada grupo de alunos poderia apresentar em uma sala diferente.

Atividade 3:  aproximadamente 60 minutos

Para instigar ainda mais o interesse da turma pela temática entrevista, que tal propor um dia de Repórter na escola!

Para isso, organize a sala em duplas. Os alunos deverão escolher as perguntas, vivenciando o papel de repórteres, bem como quem irá registrar a entrevista por meio de escrita. Depois, é importante definir o tema e o público que será entrevistado. Aqui definimos duas pergunta, a serem feitas em cada turma da escola. Para isso, as duplas deverão ser distribuídas, sendo uma para cada turma. Os alunos terão como desafio, perguntar sobre as novas histórias de Maurício de Sousa, da Turma da Mônica Jovem. Construa com a turma um roteiro de entrevista para facilitar e viabilizar o seu processo. Veja as perguntas abaixo:

1-      Você conhece as novas histórias da Turma da Mônica Jovem?

2-      Você gostou dos personagens, agora jovens?

Cada dupla deverá organizar os dados da entrevista em uma folha de papel em branco. Depois de todas as duplas terem realizado a entrevista é importante fazer  tratamento das informações obtidas. Para isso, proponha a construção de uma reportagem que conte um pouco da entrevista realizada na escola e construa um gráfico com a turma, representando os dados coletados. Num momento posterior, é importante expor o texto, juntamente com o gráfico no painel da escola para que toda a comunidade possa ter acesso às descobertas da turma.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a importância de incentivar o hábito da pergunta na escola sugerimo o livro:

FREIRE, Paulo. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 3ª ed, 1986.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre o que é a “entrevista”, bemo como sobre sua função e importância social.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.