Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Haicai: expressão em três versos

 

27/10/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interpretar diferentes tipos de haicais;
  • reconhecer a estrutura desse tipo de poema;
  • discutir aspectos de temáticas haicais;
  • produzir um haicai.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrutura de poema;
  • verso e estrofe.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Para iniciar a aula, o professor deverá preparar o ambiente, ou seja:

  • organizar a sala em círculo;
  • fazer cartazes com as imagens e os haicais (mostrados abaixo) ou preparar projeção para apresentá-los.

Imagens:

Imagens e textos disponíveis em http://valedaspalavras.blogspot.com/2008/12/haicais.html 

Haicais de Mauro Lúcio de Paula

Feito isso, o professor deverá apresentar os haicais aos alunos. Ele poderá pedir aleatoriamente aos alunos que leiam os poemas. Depois disso, o professor perguntará aos alunos o que eles acharam dos poemas, se mesmo curtos expressaram um sentimento, uma ideia. Em seguida, o professor solicitará aos alunos que se organizem em trios. Ele entregará a eles fichas com os versos dos haicais (um verso por ficha). Em duplas, eles deverão criar outros haicais.

Professor, é importante lembrá-los de usar apenas três versos em cada poema.

Ao fim da atividade, os alunos poderão ler os poemas criados para a turma ou ainda montar um mural com os poemas criados.

Importante: Nesta primeira atividade de produção os alunos ainda não usarão a estrutura de sílabas poéticas característica dos haicais, porque o objetivo é que eles criem, se expressem livremente.

ATIVIDADE 2

Para a realização desta atividade, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática. Lá eles acessarão a página "Caixa de haikai" e poderão sortear milhares de haicais disponíveis de diversos autores para lerem. O professor deverá destinar um tempo para eles lerem muitos poemas. Além da leitura, os alunos deverão atentar-se para as características dos poemas: estrutura, temática.

Caixa de haicais, disponível em: http://www.seabra.com/haikai/ 

Feito isso, o professor solicitará aos alunos que leiam alguns haicais que tenham gostado. Em seguida, ele perguntará a eles se sabem explicar as características dos haicais. Provavelmente muitos alunos falarão que os haicais têm uma estrutura de três versos. Na sequência, o professor solicitará aos alunos que, em duplas, pesquisem nos sites sugeridos, informações a respeito desse tipo de poema. Os alunos deverão anotar o que julgarem importante. Em seguida, o professor fará um esquema no quadro com o que os alunos falarem sobre os haicais, fechando a discussão.

Sites para pesquisa:

http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=226&Itemid=2   Dicionário de Termos Literários - Nelly Novaes Coelho 

http://www.kakinet.com/caqui/nyumon.htm  

http://www.paralerepensar.com.br/catiapaiva_haicai.htm 

http://www.sumauma.net/haicai/haicai-oquee.html 

ATIVIDADE 3

Para iniciar a atividade, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo seguinte:

http://www.youtube.com/watch?v=vhF-9xHDSro - Reportagem exibida no Jornal da Globo sobre haicais 

Após assistir ao vídeo, o professor poderá concluir (oralmente) tudo o que já foi lido sobre os haicais nas atividades anteriores com a ajuda dos alunos. Feito isso, o professor entregará aos alunos alguns haicais para que eles observem as características desse tipo de poema e as identifique. Essa atividade poderá ser realizada em duplas ou trios.

Sugestões de haicais:

pétala caiu

 se quis colorir o chão

fez bem, conseguiu.

                 Carlos Antonholi

outro outono

no chão entre as folhas

sonhos do verão

                     Ricardo Silvestrin

pétalas de rosa

 a contar-lhe uma história

-- sonho de mulher

                          Chris Herrmann

Florada de ipês!

Meu pai também se alegrava

 Em tarde como esta...

                              Teruko Oda

Pintou estrelas no muro

 e teve o céu ao

 alcance das mãos

                               Helena Kolody

Em seguida, o professor poderá solicitar aos alunos que falem sobre os haicais lidos: estrutura, temática, versificação. Depois, os alunos deverão produzir seus próprios haicais. É importante que eles façam individualmente para que o professor possa observar se compreenderam corretamente. O professor poderá sugerir que os alunos ilustrem seus poemas com desenhos e colagens. Os trabalhos poderão ser expostos na escola em um varal de haicais.

Recursos Complementares

http://www.nippobrasil.com.br/zashi/2.haicai.mestres/semana.shtml 

Neste endereço, o professor encontrará dezenas de haicais em ideogramas (com tradução) para enriquecer ainda mais a aula.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades. É importante verificar a produção escrita e observar se compreenderam bem as características  dos haicais.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.