27/10/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
ATIVIDADE 1
Para iniciar a aula, o professor deverá preparar o ambiente, ou seja:
Imagens:
Imagens e textos disponíveis em http://valedaspalavras.blogspot.com/2008/12/haicais.html
Haicais de Mauro Lúcio de Paula
Feito isso, o professor deverá apresentar os haicais aos alunos. Ele poderá pedir aleatoriamente aos alunos que leiam os poemas. Depois disso, o professor perguntará aos alunos o que eles acharam dos poemas, se mesmo curtos expressaram um sentimento, uma ideia. Em seguida, o professor solicitará aos alunos que se organizem em trios. Ele entregará a eles fichas com os versos dos haicais (um verso por ficha). Em duplas, eles deverão criar outros haicais.
Professor, é importante lembrá-los de usar apenas três versos em cada poema.
Ao fim da atividade, os alunos poderão ler os poemas criados para a turma ou ainda montar um mural com os poemas criados.
Importante: Nesta primeira atividade de produção os alunos ainda não usarão a estrutura de sílabas poéticas característica dos haicais, porque o objetivo é que eles criem, se expressem livremente.
ATIVIDADE 2
Para a realização desta atividade, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática. Lá eles acessarão a página "Caixa de haikai" e poderão sortear milhares de haicais disponíveis de diversos autores para lerem. O professor deverá destinar um tempo para eles lerem muitos poemas. Além da leitura, os alunos deverão atentar-se para as características dos poemas: estrutura, temática.
Caixa de haicais, disponível em: http://www.seabra.com/haikai/
Feito isso, o professor solicitará aos alunos que leiam alguns haicais que tenham gostado. Em seguida, ele perguntará a eles se sabem explicar as características dos haicais. Provavelmente muitos alunos falarão que os haicais têm uma estrutura de três versos. Na sequência, o professor solicitará aos alunos que, em duplas, pesquisem nos sites sugeridos, informações a respeito desse tipo de poema. Os alunos deverão anotar o que julgarem importante. Em seguida, o professor fará um esquema no quadro com o que os alunos falarem sobre os haicais, fechando a discussão.
Sites para pesquisa:
http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=226&Itemid=2 Dicionário de Termos Literários - Nelly Novaes Coelho
http://www.kakinet.com/caqui/nyumon.htm
http://www.paralerepensar.com.br/catiapaiva_haicai.htm
http://www.sumauma.net/haicai/haicai-oquee.html
ATIVIDADE 3
Para iniciar a atividade, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo seguinte:
http://www.youtube.com/watch?v=vhF-9xHDSro - Reportagem exibida no Jornal da Globo sobre haicais
Após assistir ao vídeo, o professor poderá concluir (oralmente) tudo o que já foi lido sobre os haicais nas atividades anteriores com a ajuda dos alunos. Feito isso, o professor entregará aos alunos alguns haicais para que eles observem as características desse tipo de poema e as identifique. Essa atividade poderá ser realizada em duplas ou trios.
Sugestões de haicais:
pétala caiu
se quis colorir o chão
fez bem, conseguiu.
Carlos Antonholi
outro outono
no chão entre as folhas
sonhos do verão
Ricardo Silvestrin
pétalas de rosa
a contar-lhe uma história
-- sonho de mulher
Chris Herrmann
Florada de ipês!
Meu pai também se alegrava
Em tarde como esta...
Teruko Oda
Pintou estrelas no muro
e teve o céu ao
alcance das mãos
Helena Kolody
Em seguida, o professor poderá solicitar aos alunos que falem sobre os haicais lidos: estrutura, temática, versificação. Depois, os alunos deverão produzir seus próprios haicais. É importante que eles façam individualmente para que o professor possa observar se compreenderam corretamente. O professor poderá sugerir que os alunos ilustrem seus poemas com desenhos e colagens. Os trabalhos poderão ser expostos na escola em um varal de haicais.
http://www.nippobrasil.com.br/zashi/2.haicai.mestres/semana.shtml
Neste endereço, o professor encontrará dezenas de haicais em ideogramas (com tradução) para enriquecer ainda mais a aula.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades. É importante verificar a produção escrita e observar se compreenderam bem as características dos haicais.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/08/2013
Cinco estrelasA aula é excelente !!! Parabéns!!!