06/10/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Localização em mapas; características das montanhas; Construções Incas
1º Atividade: Localizando os Incas.
1º Momento: Professor, faça uma introdução retomando a aula 1, IMPÉRIO DOS INCAS.
Você pode dividir a sala em pequenos grupos e distribuir mapas da América do Sul, com a finalidade dos alunos fazerem as seguintes ações:
a) localizar a região onde viveram os Incas;
b) marcar no mapa essa localização;
c) demonstrar para a turma, a localização no mapa.
Fonte: http://www.historiazine.com/2009/08/os-incas.html
http://www.historiadomundo.com.br/inca/mapa-do-imperio-inca.htm
2º momento - Professor, leve os alunos para a sala de multimídia e os ensinem a utilizar o google, utilizando palavras chave. Assim, eles podem procuram mapas, textos, vídeos e fotos diversificadas e selecionar a opção desejada e fazer pesquisa.
2ª Atividade: Fazer inferências sobre “Machu Picchu” – Velha montanha.
1º Momento: Professor, explore as características físicas deste espaço, onde viveram os Incas, a Cidade de Machu Picchu, que significa velha montanha, por ser um espaço rodeado de montanhas. A civilização procurou viver no topo de uma montanha. Você poderá recorrer a fotos, como também, a imagens e videos da Internet para mostrar aos alunos para eles fazerem suas inferencias.
Fonte: http://www.historiazine.com/2009/08/os-incas.html
Expor fotos e perguntar o que os alunos estão vendo. Quais as características desse espaço. Os alunos em duplas:
a) Discutem e registram as suas observações.
b) Procuram no dicionário o significado de montanha, fazem a leitura e destacam as características de uma montanha;
c) Fazem um exercício de mobilizar a lembrança das experiências ou de ouvir a experiência dos outros. Ficam atento as seguintes questões: na nossa cidade existe montanha? Quem já viu ou subiu uma montanha? Como é lá em cima?
d) Analisam fotos de montanhas que existem em nosso país e nos paises andinos; e) Respondem as questões formuladas pelo professor: como será o clima no alto de uma montanha? Como deve ser a construção no alto de uma montanha?
Obs: Professor verifique se em sua cidade existe alguma montanha, monte ou serra, ou lugar alto que os alunos possam visitar, sentir e discutir como é este ambiente elevado.
3ª Atividade: Modelando uma montanha.
1º Momento: Outra atividade que poderá ser realizada, é a confecção de uma montanha com papel machê (uma forma de reciclar papel que não será mais utilizado) misturado com cola. Elas discutem as características de uma montanha e fazem a sua obra de arte, modelar uma montanha, tomando como referência as imagens que já foram vistas.
2º Momento: ajude aos alunos expor suas modelagens das montanhas, como também, a explicar para a turma o que caracteriza esse espaço físico.
- Identificar as construções dos Incas pelas suas características próprias;
- Descobrir quais as necessidades que os mesmos tinham para construir cidades;
4º Atividade: Identificar as construções dos Incas.
1º momento – Professor selecione vários tipos imagens de construção dos incas e ensine os alunos a realizar as seguintes ações:
a) Ler atentamente sobre a arquitetura dos incas.
Arquitetura do povo inca
“As casas eram circulares, cobertas de palha ou com uma espécie de abóboda de pedra. A porta de entrada era única, sendo apenas coberta por uma pele ou palha. Construções que até hoje elas permanecem em ruínas. Tanto os vários quilômetros de estrada entre as montanhas, quanto o sistema de irrigação, as pontes, dentre muitas outras construções.” (http://www.arquitetando.xpg.com.br/arquitetura%20inca.htm)
b) Listar as características das construções incas: - Como eram suas moradias? Quais as características? Por que as construções incas eram feitas com blocos de pedras (pedras talhadas)? Qual a forma dessas construções?
c) Analisar as construções buscando as características da construção.
Fonte: http://www.pegue.com/artes/arquitetura_inca.htm
d) Explicar por que essas ruínas podem ser consideradas dos incas.
http://agoravai.files.wordpress.com/2008/05/img_2251_192_1.jpg
e) Excluir a arquitetura que não é inca.
Fonte: http://pt.wikilingue.com/es/Sacsayhuam%C3%A1n
Verificar o modo, o processo de aprendizagem e a participação dos alunos para localizar no mapa da América do Sul a região onde viveram os Incas; destacar as características do espaço físico de montanhas; identificar as construções dos Incas pelas suas características próprias e quais as descobertas que fizeram sobre as necessidades dos incas de construir cidades.
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09/06/2012
Cinco estrelasBeleza de trabalho