18/10/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Identificar aspectos comuns aos mais diversos tipos de dança (espaço, tempo, peso e fluência).
Reconhecer aspectos mecânicos (eixos e planos) presentes nas danças.
Conceito de dança, aula “o que é dança?” de autoria de Adriano de Paiva Reis e Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho.
Iniciar a aula discutindo com os alunos se existe fundamentos comuns a todas as danças fazendo relações com os conhecimentos discutidos na aula “O que é dança?” de autoria de Adriano de Paiva Reis e Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho, no que diz respeito às várias manifestações de dança apresentadas: Será que existe similaridades em todas as danças? O que podemos dizer que há de comum nelas? Tentando chegar à conclusão de que existem algumas similaridades em todas as danças e que, da mesma forma, o movimento corporal como um todo apresenta características, a saber: espaço, tempo, peso e fluência.
Atividade 2:
Para estas atividades que seguem, o professor deverá estar munido de 3 aparelhos de som com cd’s de músicas diversas. Pode ser aberta a possibilidade de solicitar que os alunos tragam as músicas que sejam de seu gosto, mas, tentando evitar alguns constrangimentos quanto aos gostos musicais dos discentes, sugerimos alguns gêneros musicais e músicas abaixo:
Hip hop: 1, 2 step,ciara. http://letras.terra.com.br/ciara/125527/
Funk: Ela dança, eu danço,MC leozinho. http://letras.terra.com.br/mc-leozinho/486100/
Rock: We are will rock you, Queen http://letras.terra.com.br/queen/64490/
Rock around the clock, Raul Seixas http://letras.terra.com.br/raul-seixas/828303/
Forró: Xote da alegria, Fala Mansa http://letras.terra.com.br/falamansa/14353/
Axé: Lirirrixa, Babado Novo http://letras.terra.com.br/babado-novo/84140/
Valsa: valsa das flores.
Música de roda: ciranda cirandinha.
Links acessados dia 19 de agosto de 2010
Dica: caso o professor não disponha de 3 aparelhos de som, poderá adaptar com um aparelho do tipo MP3 com as músicas ligado a uma caixa de som de computador.
Atividade 2:
Explorando o espaço com a dança: o professor apresentará aos alunos os vídeos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=mdvWPP8HmsE
(dança do ventre)
http://www.youtube.com/watch?v=KRe6TuMOEtc
(valsa)
Ao fim das apresentações, explicar aos alunos que existe uma forma de classificação do espaço: pessoal (ou vital) e o espaço geral. Enquanto o primeiro é definido como o espaço que nos movimentamos sem nos deslocar, o segundo é exatamente o contrário: espaço onde podemos nos deslocar e explorar. Ambos apresentam 3 níveis: alto (acima da linha dos ombros), médio (entre os ombros e o quadril) e o baixo (abaixo dos quadris). Solicitar que eles identifiquem nos movimentos apresentados estas características, ou seja, qual deles encaixa nas duas descrições.
Após isto, solicitar que os alunos se dividam em 3 grupos e criem 2 movimentos ritmados com uma das músicas elencadas acima: um deles dentro do espaço pessoal e outro utilizando o espaço geral, explorando os 3 níveis.
Dica: é interessante que o professor deixe bem claro aos alunos que estes movimentos podem ser básicos, como andar e/ou bater palmas, de forma a não inibir aqueles que se consideram mais tímidos.
Explorando o tempo na dança: o professor irá apresentar o vídeo abaixo aos alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=BBmzVPkrMFM
Questionar aos alunos qual a importância do tempo e sua relação com o ritmo da música e da dança, apontando no sentido de que há uma relação direta entre ambos. Lançando mão da mesma metodologia da atividade anterior, solicitar que os alunos realizem os movimentos criados por eles com várias músicas (mais lentas e mais rápidas).
Explorando o peso na dança: nesta atividade, o professor apresentará aos alunos os vídeos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=z0hzrF9h8ok
http://www.youtube.com/watch?v=AXtx5zHd_fA. Acessos dia 17 de agosto de 2010.
Após a apreciação, os alunos serão questionados: o que é um movimento pesado? Um movimento pode ser pesado ou leve de acordo com a quantidade de resistência a ser feita à gravidade ou imaginando-a. Assim, solicitar mais uma vez aos grupos que façam com que um movimento criado na atividade inicial se torne leve e outro pesado.
Explorando a fluência na dança:
Ao término da ultima vivência, o professor indagará à turma sobre o que significa fluência, explicando que trata-se do desencadeamento ordenado e ininterrupto de movimentos. Na mesma dinâmica das outras atividades, dentro dos movimentos que foram criados, verificar se há esta fluência.
Os eixos e os planos nas danças:
Os alunos serão questionados acerca de planos e eixos: o que vocês acham que são eixos e planos? Onde vocês ouvem estes termos? Qual a função, por exemplo, de um eixo em um automóvel? Será que o corpo humano apresenta eixos? E planos? Será que os planos existem só na geometria?
Conduzi-los a um laboratório de informática e solicitar uma pesquisa na web com o tema: os eixos e os planos no corpo humano. Os resultados servirão de base para que os alunos realizem uma pequena análise dos movimentos que foram realizados na aula a fim de identificá-los, na avaliação.
Link para pesquisa:
http://2.bp.blogspot.com/_yHn0OgxeQn0/S6_AvbxzbVI/AAAAAAAAACM/TgthOZKCaHc/s320/Anatomia+3.jpg
Acesso dia 19 de maio de 2010.
a) Eixo Horizontal: Na direção do movimento principal e paralelo em relação à superfície da terra.
b) Eixo Vertical: Na direção do centro de gravidade, por conseguinte vertical em relação à superfície da terra.
c) Eixo Transversal: Transversal em relação à direção do movimento principal e paralelo em relação à superfície da terra.
(extraído de http://www.omundodacorrida.com/alturatecnica.htm)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rudolf_Laban
http://www.humaniversidade.com.br/danlaban.htm
http://www.arteesociedade.com/laban.htm
Acessos dia 19 de agosto de 2010.
O professor irá escrever, em pedaços de papel, os fundamentos trabalhados na aula (plano alto, médio, baixo, movimento pesado, leve, etc.) que serão colocados em um saco. divididos em 4 grupos, os alunos irão sortear três destes papéis e criar uma sequência de movimentos de acordo com um ritmo musical escolhido. Os outros grupos avaliarão, em conjunto com o professor se esta sequência de movimentos atendeu ao que foi sorteado e também determinará quais os planos e eixos utilizados.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/06/2013
Cinco estrelasbem completo para o nível a que se destina, abrangendo o máximo que é possível.