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Recital de poesias

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

• Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

• Recitar ou ler em voz alta textos poéticos breves, previamente preparados.

• Ler e analisar oral e coletivamente esses textos, atentando para a linguagem figurada, observando que essa linguagem pode sugerir interpretações diversas.

• Escrever poemas.

• Ler em voz alta, para um pequeno público, textos poéticos previamente preparados.

• Acompanhar leituras em voz alta feitas pelo professor.

• Desenvolver o gosto pelo texto poético.

Duração das atividades
04 horas/ aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Dominar o processo da leitura.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

aula interativa;

debate;

recital;

texto impresso;

livros de poesias;

trabalho em grupos;

trabalho em duplas;

produção de texto.

DESENVOLVIMENTO

1ª Atividade: Leitura do poema  

1)     O professor prepara a leitura do poema abaixo.

 POEMA PARA AS MÃES

Sérgio Caparelli

De patins, de bicicleta,                                                                                

de carro, moto, avião                                             

nas asas da borboleta

e nos olhos do gavião

de barco, de velocípedes                                                            

a cavalo num trovão

nas cores do arco-íris                                                  

 no rugido de um leão na graça de um golfinho

e no germinar do grão

teu nome eu trago, mãe,

na palma da minha mão.

2)     Em seguida, o professor entrega uma cópia para cada um dos alunos solicitando que também preparem a leitura do poema.  

3)     O professor propõe que alguns alunos façam a apresentação do poema para a turma. Nesse momento, é importante que se discuta a importância de uma boa leitura envolvendo ritmo e entonação adequados para que a beleza da poesia seja  percebida por quem a escuta.

2ª atividade: Conhecendo o poeta Sérgio Caparelli

1)     O professor propõe que a turma conheça um pouco da vida do autor do poema que acabaram de ler. Para isso, apresenta a biografia que se encontra no endereço:

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Capparelli 

Sérgio Capparelli (Uberlândia, 11 de julho de 1947) é um escritor de literatura infanto-juvenil, jornalista e professor universitário brasileiro. Viveu, trabalhou ou estudou em Uberlândia, Pará de Minas, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Munique, Paris, Londres, Grenoble e Montreal.

Estabeleceu-se em Porto Alegre em 1966 e, desde 2005, vive em Beijing, na China, onde trabalha na agência de notícias Xinhua News Agency. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez doutorado em Comunicação pela Universidade de Paris e pós-doutorado pela Universidade de Grenoble, na França.

Trabalhou durante muitos anos como repórter dos jornais Zero Hora e Folha da Manhã, ambos de Porto Alegre. Foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul até se aposentar. Tem mais de trinta livros publicados, entre eles Os meninos da Rua da Praia (36ª edição), Boi da cara preta (29ª edição), Vovô fugiu de casa (17ª edição), 33 ciberpoemas e uma fábula virtual (7ª edição), As meninas da Praça da Alfândega (9ª edição) e O velho que trazia a noite (7ª edição).

Além de uma obra dedicada a crianças e adolescentes, Sérgio Capparelli tem vários estudos publicados sobre jornalismo e comunicação de massa. É autor do ensaio Televisão e Capitalismo no Brasil, com o qual ganhou o prêmio Jabuti em Ciências Humanas, em 1983. Traduziu do chinês para o português, em parceria com Márcia Schmaltz, o livro 50 fábulas da China fabulosa, publicada pela editora LP&M.   

Acessado em: 06.09.2009 : http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Capparelli 

2)     Após a apresentação da biografia do autor, o professor apresenta as três fotos abaixo, solicitando que os alunos identifiquem  qual é a de Sérgio Caparelli. Para a realização dessa atividade,  algumas pistas poderão ser dadas, como por exemplo:   

a)      Alguma foto é de pessoa conhecida? Qual? (Chico Buarque)

b)     Quantos anos tem o poeta Sérgio Caparelli (Em 2010: 63 anos, nasceu em 1947)

c)      Das  duas fotos que sobraram, um poeta parece ser mais idoso (foto preta e branca  é Manuel Bandeira) o outro, embora jovem, cabelos grisalhos deve ter  em torno de 60 anos: é o Sérgio Caparelli.

OBS: Nos parênteses estão as possíveis respostas.

FOTO 1:

http://4.bp.blogspot.com/_emDprBeixkE/S0oY_QECXbI/AAAAAAAAAFQ/Vd0xtioV2OQ/s1600-h/ChicoBuarque3.jpg 

FOTO 2:

 

http://educativanasletras.blogspot.com/2009/04/manuel-bandeira-estrela-da-vida-inteira.html 

FOTO 3:

http://poemasinfantis.blogspot.com/2008/08/principais-autores.html 

3ª atividade: Trabalhando um pouco mais os textos poéticos  

1)      O professor entrega uma cópia dos trechos abaixo solicitando a leitura dos mesmos:

Trecho 1:   

 “A poesia sensibiliza qualquer ser humano. É a fala da alma, do sentimento. E precisa ser cultivada.” Afonso Romano de Sant’Anna  

http://www.duplipensar.net/artigos/2008-texto/como-trabalhar-a-poesia-em-sala-de-aula.html 

Trecho 2:   

“... a leitura do texto poético tem peculiaridades e carece, portanto, de mais cuidados do que o texto me prosa.” PINHEIRO, Helder; BANBERGER, Richard. Poesia na sala de aula. 2ª ed., João Pessoa: Idéia, 2002.

Trecho 3:

“Os professores devem trabalhar poesias e textos poéticos com seus alunos pois estes vêm sendo indicados como um dos meios mais eficazes para o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança e do adolescente, do senso estético e de suas competências leitoras e, conseqüentemente, simbólicas. A interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade lingüística da criança e do adolescente, através do acesso e da familiaridade com a linguagem conotativa, e refinamento da sensibilidade para a compreensão de si própria e do mundo, o que faz deste tipo de linguagem uma ponte imprescindível entre o indivíduo e a vida.”   

Luciana Cláudia de Castro Olímpio em Como trabalhar a poesia em sala de aula (artigo) 

http://www.duplipensar.net/artigos/2008-texto/como-trabalhar-a-poesia-em-sala-de-aula.html 

2)      Em seguida, o professor solicita que os alunos se posicionem em relação aos depoimentos lidos, argumentando contra ou a favor dos mesmos. Nesse momento, o professor faz os comentários necessários.  

3)      O professor levará livros de poesias para a sala  ou conduzirá  a turma  para a biblioteca. Os alunos deverão manusear os livros e explorá-los: abrir, passar páginas, ver ilustrações, ler versos, etc...   

4)      Em seguida, a turma será dividida em grupos para que escolham um poema dos livros explorados. Esse poema deverá ser preparado e apresentado para o restante da turma.

b) Conhecendo muitos autores e livros de poesias:

O educador deverá levar muitos livros de poesias para a sala.

Os alunos vão explorá-los: abrir, passar páginas, ver ilustrações, ler versos, explorar muitos livros e muitos autores. Vão copiar de tudo que viram o que acharam mais bonito e preparar para apresentar declamando ou lendo. Poderá  apresentar uma poesia completa ou parte dela.   

4ª atividade: Criando poesias

1)     O professor organiza  a turma em duplas para que juntos possam:

a)      Escolher um tema/assunto;

b)      Escrever uma poesia sobre o tema/assunto escolhido;

c)      Fazer a leitura, corrigindo os erros e organizando melhor o texto;

d)      Passar o texto a limpo e ilustrando-o.  

2)     O professor propõe a socialização das poesias da turma e a escolha de algumas, por meio de votação, que farão parte do Recital de Poesias.

5ª atividade: Preparando e realizando o Recital de poesias

1)     Com a turma ainda em duplas, o professor propõe que as poesias para o recital sejam escolhidas. Para essa tarefa, sugerimos:   

a)      as poesias criadas pela turma;

b) Para ser grande - Fernando Pessoa

Para ser grande, sê inteiro:

nada Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa.

Põe quanto és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fernando-pessoa/para-ser-grande-se-inteiro-nada.php 

c) Para Sempre - Carlos Drummond de Andrade

Por que Deus permite

que as mães vão-se embora?

Mãe não tem limite,

é tempo sem hora,

luz que não apaga

quando sopra o vento

e chuva desaba,

veludo escondido na pele enrugada,

água pura, ar puro, puro pensamento.

Morrer acontece com o que é breve

e passa sem deixar vestígio.

Mãe, na sua graça, é eternidade.

Por que Deus se lembra

- mistério profundo -

de tirá-la um dia?

Fosse eu Rei do Mundo,

baixava uma lei:

Mãe não morre nunca,

mãe ficará sempre junto de seu filho

e ele, velho embora,

será pequenino feito grão de milho.

http://letras.terra.com.br/carlos-drummond-de-andrade/460829/ 

d)  Sugestão - Cecília Meireles   

Sede assim

— qualquer coisa serena, isenta, fiel.

Flor que se cumpre,

sem pergunta.

Onda que se esforça,

por exercício desinteressado.

Lua que envolve igualmente os noivos abraçados

e os soldados já frios.

Também como este ar da noite:

sussurrante de silêncios,

cheio de nascimentos e pétalas.

 Igual à pedra detida,

sustentando seu demorado destino.

E à nuvem, leve e bela,

vivendo de nunca chegar a ser.

À cigarra, queimando-se em música,

ao camelo que mastiga sua longa solidão,

ao pássaro que procura o fim do mundo,

ao boi que vai com inocência para a morte.

Sede assim qualquer coisa serena, isenta, fiel.

Não como o resto dos homens.

In 'Mar Absoluto' http://www.citador.pt/poemas.php?op=10&refid=200904270110 

e) Soneto de Maior Amor - Vinícius de Morais

Maior amor nem mais estranho existe

Que o meu, que não sossega a coisa amada

E quando a sente alegre, fica triste

E se a vê descontente, dá risada.

E que só fica em paz se lhe resiste

O amado coração, e que se agrada

Mais da eterna aventura em que persiste

Que de uma vida mal aventurada.

Louco amor meu, que quando toca, fere

E quando fere vibra, mas prefere

Ferir a fenecer - e vive a esmo

Fiel à sua lei de cada instante

Desassombrado, doido, delirante

Numa paixão de tudo e de si mesmo.

f) Soneto da Fidelidade - Vinícius de Morais

E tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meus pensamentos

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive)

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

http://www.aindamelhor.com/poesia/poesias02-vinicius-morais.php 

g) Eu te amo - Chico Buarque

Ah, se já perdemos a noção da hora

Se juntos já jogamos tudo fora

Me conta agora como hei de partir

Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios

Rompi com o mundo, queimei meus navios

Me diz pra onde é que inda posso ir

Se nós, nas travessuras das noites eternas

Já confundimos tanto as nossas pernas

Diz com que pernas eu devo seguir

Se entornaste a nossa sorte pelo chão

Se na bagunça do teu coração

Meu sangue errou de veia e se perdeu

Como, se na desordem do armário embutido

Meu paletó enlaça o teu vestido

E o meu sapato inda pisa no teu

Como, se nos amamos feito dois pagãos

Teus seios inda estão nas minhas mãos

Me explica com que cara eu vou sair

Não, acho que estás só fazendo de conta

Te dei meus olhos pra tomares conta

Agora conta como hei de partir.

http://www.pensador.info/poesias_de_chico_buarque/ 

h) O bicho  - Manoel Bandeira

VI ONTEM um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

i) Estrela da Manhã - Manuel Bandeira

Nas ondas da praia

Nas ondas do mar

Quero ser feliz

Quero me afogar.

Nas ondas da praia

Quem vem me beijar?

Quero a estrela-d'alva Rainha do mar.

Quero ser feliz

Nas ondas do mar

Quero esquecer tudo

Quero descansar.

http://www.pensador.info/poemas_de_manoel_bandeira/ 

j) Canção  do  amor  imprevisto -  Mario Quintana

Eu sou um homem fechado.

O mundo me tornou egoísta e mau.

E a minha poesia é um vício triste,

Desesperado e solitário

Que eu faço tudo por abafar.

Mas tu apareceste com a tua boca fresca de madrugada,

Com o teu passo leve,

Com esses teus cabelos...

E o homem taciturno ficou imóvel,

sem compreender nada, numa alegria atônita...

A súbita, a dolorosa alegria de um espantalho inútil

Aonde viessem pousar os passarinhos.

http://www.fabiorocha.com.br/mario.htm 

2)      Com a poesia escolhida, os alunos deverão preparar a apresentação da mesma, ensaiando quantas vezes forem necessárias e organizando trajes, objetos e o que mais for necessário para o recital.   

3)      A turma deverá ser organizada em grupo para que cada um confeccione cartazes ou murais dos poetas escolhidos representando-os  através de desenhos, fotos, caricaturas, artigos, reportagens, etc.   

4)      Com a turma em duplas, o professor propõe a criação de convites para o recital, colocando data, local e horário.   

5)      No dia combinado para a realização do recital, a turma deverá se organizar para a arrumação do  local e do cenário onde ocorrerá o recital, bem como tomar todas as providências para a apresentação.   

6)      Realizar o recital e após a atividade, fazer uma avaliação com a turma buscando tomar consciência do que foi bom e do que precisa ser revisto para um próximo evento.

Recursos Complementares

 - O papel da poesia na formação dos leitores:

www.alb.com.br/anais16/sem08pdf/sm08ss01_03.pdf 

- Sugestão de bibliografia poética considerada infantil, mas de interesse geral.

A arca de Noé. Vinícius de Moraes. José Olympio Editora

A Casa do Meu Avô. Ricardo Azevedo. Melhoramentos

A Poesia é uma Pulga. Sylvia Orthof. Atual editora

Artes e Ofícios. Roseana Murray.  FTD

Asa de Papel. Marcelo Xavier. Formato

Bicho que te quero livre. Elias José. Moderna

Caixa Mágica de Surpresa.  Elias José.  Ed. Paulinas

Casas. Roseana Murray . Formato

Cavalgando o Arco-íris. Pedro Bandeira.  Moderna

Chuva Choveu.  Maria das Graças Rios.  Miguilim

De três em três, de reis em reis.  Mônica Versiani Machado.  Miguilim

Dezenove Poemas desengonçados.  Ricardo Azevedo. Ática

Di-versos alemães – Tatiana Belinky (Trad.) Ed. Scipione Di-versos hebraicos. Tatiana Belinky (Trad.). Ed. Scipione

Di-versos russos. Tatiana Belinky (Trad.). Ed. Scipione

É Isso Ali. José Paulo Paes.  Salamandra

Felicidade. Roseana Murray. FTD

Jardim Zoilógico. Carlos Pimentel. Formato

Lé com crê. José Paulo Paes. Ática

Lili Inventa o Mundo.  Mário Quintana.  Mercado Aberto

Lua no Brejo. Elias José. Mercado Aberto

Namorinho no Portão. Elias José. Moderna

Nariz de Vidro. Mário Quintana.  Moderna

O Menino Poeta.  Henriqueta Lisboa.  Mercado Aberto

Ou Isto ou Aquilo & Poemas Inéditos . Cecília Meireles. Melhoramentos-Mec

Ouvindo estrelas. Antologia . José Mauro da Costa (Org.) Mazza Edições

Papagaio gaio (Poeminhas) Celina Ferreira.  Formato

Pare no P da Poesia – Elza Beatriz .Vigília

Poemas Sapecas, Rimas Traquinas. Almir Correia. Formato

Poesia na Escola. Coletânea. EDDAL

Poesia Puxa Prosa – Francisco Marques . Mazza Edições Poetando - Flávia Menegaz. Allis

Quem Lê com Pressa, Tropeça. Elias José. Ed. Lê

Recados do Corpo e da Alma. Roseana Murray. FTD

Sapo Amarelo.  Mário Quintana. Mercado Aberto

Segredinhos de Amor. Elias José.  Moderna

Sol com Chuva. Elza Beatriz. RHJ

Tantos medos e outras coragens. Roseana Murray. Moderna

Tem de Tudo nesta Rua.  Marcelo Xavier. Formato

Três Gotas de Poesia.  Ângela Leite de Souza. Moderna

Um Cisco no Olho de São Francisco. Olegário Alfredo Mazza Edições

Voa, Palavra.  Libério Neves. Formato

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, as discussões e leituras de poesias, a realização do recital, a produção das poesias, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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