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OBTENÇÃO DO SAL DE COZINHA

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Explicar a origem do sal de cozinha a partir da compreensão do processo de obtenção desse produto.

Aplicar processos de separação de misturas.

Avaliar a importância do sal como condimento e alimento.

Reconhecer a importância do sal de cozinha no funcionamento do organismo humano.

Identificar os problemas de saúde causados pelo excessivo consumo de sal.

Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Misturas homogêneas e processos de separação de misturas.

Ligações químicas

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

1º momento: abordagem do tema

Sugerimos que o professor faça a abordagem do tema por meio da exposição de imagens como as sugeridas a seguir, utilizando o datashow, e encaminhe uma conversa sobre o assunto, fazendo algumas indagações que permitam a ele perceber os conhecimentos prévios dos alunos acerca do assunto.

Imagem 1- salina - http://www.mdig.com.br/imagens/ciencia/salina_uyuni.jpg  Acessado em 17/08/2010. 

Imagem 2- saleiro - http://allissaninox.com.br/img/produtos/saleiro_main.jpg  Acessado em 17/08/2010. 

Imagem 3- Bócio -  http://www.ricardogauchobio.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/06/e-18-24.jpg  Acessado em 17/08/2010. 

magem 4- saleiro cozinha - http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a8/Saleiro.jpg    Acessado em 29/09/2010.

Questões:

Qual substância está representada na imagem 3? Como é a sua fórmula química?

Qual é a origem dessa substância?

Como o homem utiliza essa substância? Como vocês a utilizam no dia a dia?

O que a imagem 1 tem a ver com as demais?

2º Momento: montagem da atividade experimental e instruções para as observações

Após essa conversa inicial, o professor deverá entregar a cada aluno uma cópia previamente preparada com o roteiro da atividade experimental a ser montada neste momento no laboratório (essa atividade pode ser montada em sala de aula, se houver as condições necessárias). Nesse roteiro deverá ser disponibilizado um espaço destinado ao registro das observações, que durarão em torno de cinco 5 dias.

Essa atividade deverá ser desenvolvida em grupos de 4 alunos e cabe ao professor propiciar espaços de discussão entre eles durante o período de observação. A aula 2 acontecerá durante esse período e a aula 3 será destinada ao fechamento, com o registro dos resultados, discussões e elaboração do relatório.

ATIVIDADE EXPERIMENTAL

INTRODUÇÃO - Em nosso país, o sal de cozinha é obtido em salinas, que são tanques construídos no litoral e para os quais se bombeia água do mar. Com o passar do tempo a água evapora e o sal cristaliza, depositando-se no fundo dos tanques. Existem importantes salinas no litoral do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte. Na atividade que faremos a seguir, você verificará como ocorre esse processo e quais são as condições mais adequadas para que aconteça.

MATERIAL: mistura de sal + água; dois pratos rasos; duas xícaras (café).

PROCEDIMENTO: 

(A) Despeje em cada prato uma xícara de mistura salina. Em seguida, encha as duas xícaras com a mistura. Os pratos e as xícaras estão representando os tanques da salina.   

Avalie e marque a opção correta com um “X”

1- As xícaras representam: (a) tanques pequenos e fundos    (b) tanques grandes e rasos.

 2- Os pratos representam: (a) tanques pequenos e fundos    (b) tanques grandes e rasos.  

(B) Coloque uma xícara (X1) e um prato em lugar bem ventilado (P1). Deixe a outra xícara (X2) e o outro prato (P2) em lugar não ventilado (dentro de um armário, por exemplo).  

(C) Observe de tempos em tempos o volume da mistura líquida em cada recipiente. Registre suas observações diárias na tabela a seguir.

Data

X1

X2

P1

P2

 Resultados

a) Em qual recipiente a água evaporou mais rápido? O que ficou no fundo do recipiente?

b) De um modo geral, a evaporação foi mais rápida nos pratos ou nas xícaras?

c) Em qual recipiente demorou mais para acontecer a evaporação

d) O recipiente onde houve evaporação mais rápida estava no local mais ventilado ou menos ventilado?

 Discussão

a) A mistura salina (sal + água) é homogênea ou heterogênea? Explique. Homogênea, apresenta apenas uma fase.

b) Nomeie e explique o processo de separação de misturas observado nessa experiência. Evaporação

c) Como deve ser o local para a construção de uma salina? E os tanques? Bem arejado, ventilado. Rasos.

http://blogs.warwick.ac.uk/images/psicilia/2007/10/28/blog_lesson_6_img1v2_salina.jpg . Acessado em 18/09/2010.

Aula 2

Sugerimos que essa aula aconteça no laboratório de informática, onde cada aluno ou grupo de alunos, possa acessar diretamente a internet. Propomos que assitam inicialmente ao vídeo  "de onde vem o sal?" disponível em http://www.youtube.com/watch?v=eC9KUswbQ5k&NR=1 Acessado em 16/08/2010. Trata-se de um vídeo de 3min e 40 seg que mostra o percurso do sal das salinas até a pipoca que a menina está comendo. 

Questões para discussão do vídeo em grupo

 De onde vem o sal de cozinha? Qual é a sua trajetória até a nossa mesa?

Que processo de separação de misturas, mencionada no vídeo, acontece na fábrica? Filtração da água do mar. A evaporação, que acontece nas salinas, não foi mostrada/mencionada no vídeo.

Qual é a importância do sal na alimentação?

A menina pede à mãe mais pipoca com bastante sal. Isso é saudável? Por quê?

Além de tempero, que outras utilizações podem ter o sal pelo homem? 

Cada grupo deverá socializar sua discussão e expor suas dúvidas. Caberá o professor esclarecer as possíveis dúvidas.

Ao final dessa discussão sobre o vídeo, terão ainda questões sem respostas, tanto dentre aquelas apontadas pelo professor, como outras direcionadas pleos alunos. Em busca de mais informações a respeito da origem do sal, seu processamento e os processos físicos de separação de misturas envolvidos, assim como a importância do sal para o homem, sugerimos alguns itens para pesquisa em sites como os sugeridos a seguir.

História do sal - Disponível em:   http://pt.wikipedia.org/wiki/Sal_de_cozinha 

Composição química; obtenção e aplicações - Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cloreto_de_s%C3%B3dio   Acessado em 16/08/2010.

Relação entre o bócio e o sal de cozinha. Bócio. Disponível em: http://www.brasilescola.com/doencas/bocio.htm Acessado em 16/08/2010.

Após a busca dessa informações, que deverão ser registradas pelos alunos, sugerimos a leitura e discussão de um texto disponível em  http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=brasileiros-consomem-sal-cozinha-alem-limite&id=4517. Acessado em 16/08/2010. Com o título "  Brasileiros consomem sal de cozinha além do limite" o texto aborda, de maneira didática, os seguintes aspectos: o excesso de sal (e de sódio) nos alimentos industrializados; o consumo excessivo de sal pelo brasileiro e os problemas decorrentes desse hábito alimentar inadequado; esclarece que o sal agrava as doenças cardiovasculares e renais;  aponta dicas para evitar o excesso de sal.

Sugerimos que os alunos registrem, desse texto as seguintes informações:

I- Nome do artigo; data de publicação e endereço .

II- Síntese dos seguintes itens para discussão no grupo e socialização

1-      Alimentos industrializados e excesso de sal;

2-      Relação entre o consumo diário real e o ideal de sal pelo brasileiro

3-      Problemas de saúde decorrentes do excesso de sala na alimentação

 4-      O sal provoca doenças? Explique.

5-      Como evitar, em sua rotina diária, o excesso de sal. 

Possibilidade de interdisciplinaridade:  Nesse momento da proposta, a idéia é abordar o tema em questão na perspectiva da interdisciplinaridade.  O professor de Matemática poderá orientar os alunos na verificação da proporcionalidade entre o uso ideal e o uso abusivo de sal na alimentação. O professor de história poderá aprofundar as discussões acerca do uso do sal ao longo da história. O professor de Geografia poderá investigar com os alunos as questões culturais da culinária relativas ao uso do sal, por regiões no mundo. Será pertinente também a abordagem dos aspectos socioeconômicos envolvidos na extração do sal no nordeste brasileiro. Por meio dessas atividades será possível a integração dos conteúdos dessas disciplinas, o que possibilitará aos alunos um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como um bom engajamento nas outras aulas.

Aula 3

Socialização e discussão das pesquisas pelos grupos de alunos e esclarecimentos de dúvidas pelo professor.

Cada grupo de alunos deverá fazer suas considerações sobre o que leram e registraram. O professor deverá direcionar a discussão apontando os aspectos mais relevantes relativos a cada item sugerido para a pesquisa. A respeito do texto, dar ênfase aos itens propostos anteriormente para discussão. Cabe ao professor a organização do espaço físico de modo que todos se vejam, ouçam e sejam ouvidos.

Fechamento da atividade experimental, com a discussão dos resultados e elaboração do relatório pelos grupos de alunos.

Os alunos deverão ser encaminhados ao laboratório de Ciências para realizarem os últimos registros da atividade experimental, terminando de preencher a tabela. Em seguida, cada grupo de alunos (o mesmo grupo da aula 1) deverá redigir o relatório da atividade, conforme modelo sugerido nos recursos complementares.

Aula 4

A fim de possibilitar uma síntese de todo o conhecimento acumulado durante as três aulas anteriores, sugerimos que o professor encaminhe, nessa aula, a cada grupo alunos duas atividades/tarefas de fechamento do tema:

1- De posse de seus registros, produza um texto abordando todas as questões apontadas e discutidas nesse estudo.  Esses textos seriam, então socializados para toda a escola, por meio do jornal institucional ou nos murais;

2- Considerando a relevância social do tema, recomendamos que cada grupo construa um painel alertando a toda a comunidade escolar a respeito do uso excessivo do sal na alimentação e como evitar que isso aconteça. Sugerimos que sejam usados recortes de revistas usadas e que o fundo do painel seja de material reciclado ou reutilizado.

Recursos Complementares

http://www.salcisne.com.br/saude_iodo.html  Acessado em: 16/08/2010.

http://www.salcisne.com.br/saude_desidratacao.html  Acessado em: 16/08/2010

http://www.ciadaescola.com.br/zoom/materia.asp?materia=277&pagina=3 Acessado em16/08/2010.

http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=2777   Acessado em16/08/2010.

http://www.scielo.br/pdf/rsp/v37n6/18017.pdf . Acessado em 16/08/2010.

Roteiro para elaboração do relatório da atividade experimental 

TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.     

RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados.

INTRODUÇÃO: Descrição da teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.     

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.  

RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos em laboratório ou dos calculados decorrentes dos dados. Podem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, etc., se isso melhorar a comunicação dos dados.    

 RESULTADOS E DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta. Geralmente as questões para a discussão estão apontadas no roteiro da aula.

CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.   

REFERÊNCIAS: Livros, textos e sites usados para escrever o relatório, devem ser citados

Avaliação

Deverão ser utililizados como instrumentos para a avaliação: o relatório final produzido pelos grupo de alunos após a realização da atividade experimental; o texto e o painel produzidos pelos grupos de alunos

No entanto, a avaliação do conteúdo deverá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Nesse sentido, deverão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros, as pesquisas e as discussões sobre as situações apresentadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • r, CMSM , Rio Grande do Sul - disse:
    ellen@orkut.com

    14/08/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom :D


Sem classificação.
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