Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O QUE É, REALMENTE, UM POEMA?

 

25/01/2011

Autor e Coautor(es)
LUCILENE HOTZ BRONZATO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

MARIA CRISTINA WEITZEL

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos aprenderão que o poema é um texto concreto, escrito em versos. Perceberão que nem todo poema tem rima ou fala de amor, além de perceberem que a poesia transcede o poema. A sequência permite, ainda, que os alunos percebam que cada poema tem um tom que determina o modo de sua leitura. 

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio específico é necessário para a execução dessa sequência.

Estratégias e recursos da aula

ETAPA 1:

PROFESSOR:  Exiba para os alunos a imagem abaixo, disponível em http://ciganinho.blogger.com.br/homem.jpg

homem das cavernas

Direcione a leitura da imagem, ressaltando para os alunos algumas pistas, como: a ferramenta nas mãos do homem, a vestimenta e a fisonomia. Pergunte aos alunos se eles acham que caberia a expressão "Bicho homem" para descrever a imagem. Contextualize a imagem dentro da perspectiva da Teoria Evolucionista. Caso você precise de subsídios, acesse http://www.brasilescola.com/historiag/evolucionismo.htm

Após terminada a discussão sobre a primeira imagem, exiba uma segunda. Esta você encontra em http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:yrLaDNbDTFyLIM:http://img292.imageshack.us/img292/7417/1196982989496704uy5.jpg

 

Como na primeira imagem, direcione a leitura, ressaltando as pistas nas quais os alunos podem se basear. Após as interpretações cessarem, verifique se a expressão "Bicho homem" se aplica à imagem. A contextualização dessa imagem certamente pode se ancorar na discussão sobre seres extraterrestres.

Uma terceira imagem deverá ser exibida. Ela pode ser acessada em http://malucoporjesus.files.wordpress.com/2010/03/pobreza-e-miseria-na-africa-ajude.jpg?w=460&h=262

 

Professor: pergunte aos alunos se esta imagem pode ser comparada às duas anteriores. Vá descrevendo todos os detalhes que a compõem: o menino, a sua posição de quatro, o olhar, a indiferença do homem que passa e é seguido. Pergunte-lhes se caberia a expressão "Bicho-homem" ou se ficaria mais adequada a expressão "Homem-bicho". Discuta com eles sobre as condições e situações que levam um homem a voltar à condição de bicho.

ETAPA 2:

PROFESSOR, escreva no quadro negro, dite ou entregue impresso o poema O bicho (http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira03.html), de Manuel Bandeira. 

O bicho

          (Manuel Bandeira)

 

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava: engolia com voracidade.

 

O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.

 

O bicho, meu Deus, era um homem.

Peça a alguns alunos que leia o poema, sem interferir na leitura. Após isso, faça algumas  perguntas de modo a se certificar de que os alunos entenderam a temática do poema e suas estratégias de composição.

2aetapa:  peça a ajuda de três alunos e encene o poema: escolha um lugar amplo da sala, coloque alguns "lixos" espalhados, deixe a lixeira bem visível e peça aos três alunos que representem: i) a pessoa que observou o homem-bicho; ii) o homem-bicho e iii) um narrador. Explique aos alunos que o homem-bicho deverá "comer com voracidade",  "catar comida entre os detritos" enfim, comportar-se como animal esfomeado. Caso outros trios queiram dramatizar o poema, dê-lhes oportunidade.

ETAPA 3: Professor: selecione um ou mais vídeos e exiba-os para os alunos de modo que eles percebam as releituras do poema O bicho. Algumas sugestões http://www.youtube.com/watch?v=N_DEkVEBA64 ; http://www.youtube.com/watch?v=6Gr6lI4Fhis&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=xmzJ3iklmU4&feature=related

ETAPA 4: converse com os alunos se eles acham que os colegas que leram o poema em voz alta ( etapa 1), leram-no no tom adequado. Pergunte-lhes, também, qual seria o tom adequado do poema, já que ele fala de miséria, de fome, do homem socialmente marginalizado que se coloca na condição de bicho. Após a discussão, proponha aos alunos leituras dramatizadas a partir de diferentes pontos de vista ( quem viu o homem-bicho?). Sugira alguns personagens possíveis para ler expressivamente: um padre, um político em campanha eleitoral, uma patricinha cheia de nojo, um gago, um bêbado, etc. Após as diferentes leituras dramatizadas, faça os alunos perceberem que a leitura expressiva faz o poema ganhar vida e que, portanto, não se deve ler um poema como se lê uma notícia de jornal ou uma lista de compras.

ETAPA 5: Professor: a partir das dinâmicas trabalhadas com o poema O bicho, comece a desmistificar algumas questões relacionadas ao gênero Poetar:

1) Todo poema tem rima? Aproveite esse momento para mostrar aos alunos qual a função da rima no poema. Os poemas de  José Paulo Paes  (http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/poesias/josepaulopaes_raridade.htm) podem ser trabalhados com esse objetivo.

2) Todo poema fala de amor?

3) Poema é a mesma coisa que poesia?

4) Poema e poesia são coisas de menina?

6a etapa:

Professor: sistematize no quadro  tudo o que foi aprendido sobre o gênero Poetar.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor: Distribua aos alunos o poema de Chico Buarque de Holanda, A bordo do Rui Barbosa (http://www.chicobuarque.com.br/livros/rb_01.htm) . Divida as tarefas por equipes: 1) ler expressivamente; 2) dramatizar o poema; 3) analisar o poema considerando as questões discutidas na sequência ( presença/ ausência de rima; temática; poesia, etc).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.