02/02/2011
MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Os alunos tornar-se-ão mais conscientes sobre o valor das convenções linguísticas.
Os alunos aprenderão a importância de se escrever em linguagem culta quando se redige um texto de opinião.
Os alunos poderão relembrar e exercitar alguns conteúdos gramaticais importantes na redação de textos opinativos.
Os alunos exercitarão a produção de textos de opinião.
OS ALUNOS DEVERÃO SABER O QUE É UM TEXTO DE OPINIÃO, O QUE É TESE E O QUE SÃO ARGUMENTOS.
PROFESSOR: inicie a aula refletindo junto com os alunos se a convenção linguística tem algum valor para eles. Pergunte-lhes se eles acham necessário, por exemplo, que todos tenham que escrever do mesmo jeito ou se não seria melhor que cada um escrevesse como quisesse. Escute-os com atenção. Depois que todos derem a sua opinião, mostre aos alunos algumas imagens, disponíveis em http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/
Realce para os alunos as dificuldades de se entender o que se quer dizer com as placas devido aos desvios de linguagem. Mostre aos alunos que a comunicação não acontece de forma eficiente porque quem escreveu as placas não seguiu a convenção gramatical. PROFESSOR: leve seus alunos a entenderem o valor das convenções linguísticas como facilitadora do entendimento de um texto. Mostre aos alunos que a Norma culta é também uma convenção.
Etapa 2: PROFESSOR: Leia com o seus alunos O texto escrito (http://www.brasilescola.com/redacao/texto-escrito.htm) . É importante que a leitura seja dirigida e que exemplos sejam dados para esclarecer cada ponto. Enfatize para seus alunos o fato de o texto de opinião ter, necessariamente, de ser claro e objetivo a fim de que a tese do autor seja compreendida com clareza e seus argumentos sejam reconhecidos como tais. Como exemplo, distribua o texto “Estilo de músicas dos jovens”, disponível em "estilo de músicas dos jovens" (http://www.alienado.net/estilo-de-musicas-dos-jovens/)
PROFESSOR: trabalhe nesse texto os problemas de linguagem que o tornam difícil de ser entendido. Reforce com os alunos que um artigo de opinião deve ter sua tese bem definida e os argumentos devem ser claros o bastante para sustentá-la. A linguagem culta é que possibilita tal clareza e objetividade. Após todos os problemas serem analisados e resolvidos, refaça com a turma (texto coletivo) todo o texto. Peça a um aluno que leia o artigo original e, em seguida, peça ao outro que leia o texto reescrito. Abra um tempo para os comentários sobre as mudanças ocorridas.
Etapa 3: PROFESSOR: prepare uma atividade de escuta ativa com o vídeo Os jovens e a música na era da informação (http://vimeo.com/5429734) . Ressalte com os alunos que o eixo norteador das opiniões é a temática proposta, ou seja, “O jovem e a música na era da informação”. As opiniões dadas pelos jovens e as informações passadas pelos produtores do vídeo ganham coesão e coerência a partir da temática central. Proponha um esquema de compreensão do vídeo de modo a facilitar o trabalho na etapa 4. Você pode usar o esquema abaixo como sugestão:
1) Tema do vídeo: _____________________
2) INFORMAÇÕES CONSIDERADAS RELEVANTES PELOS PRODUTORES (fonte ABPO):
2.1) “As receitas com música digital no Brasil apresentaram no ano de 2007 aumento de 185% em relação a 2006”.
2.2) “As vendas através da telefonia celular cresceram 157% e suas receitas representaram 76% do total do mercado digital”. 2.3)” Se os downloads fossem feitos de forma legalizada o setor teria arrecadado 3 vezes mais do que o montante faturado pelo mercado oficial”.
3) Opiniões e informações de jovens sobre:
3.1) sua relação com a música:
a)_________________________ b)____________________ c)________________________
3.2) O uso e a finalidade de uso da internet:
a)_________________________ b)______________________ c)_________________________
3.3) A música na internet:
a) os espaços destinados à música na internet:
b) quem baixa música na internet e por qual programa:
c) quem pagaria para baixar música da internet:
d) a partir de qual critério os jovens procuram música na internet:
Etapa 4: PROFESSOR: proponha aos alunos a tarefa de transformar o vídeo em um texto de opinião cujo tema será o mesmo, isto é, “Os jovens e a música na era da informação” e vá anotando a sequência de procedimentos necessários para que tal tarefa se cumpra. Deverá ficar claro para seus alunos que:
1) a estruturação do artigo de opinião se compõe de 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
2) Na introdução, é necessário situar o leitor sobre o tema abordado e a tese defendida.
3) No desenvolvimento, há a articulação dos argumentos, a inserção das falas, a divisão das falas em exemplos e argumentos de autoridade, além de informações relevantes.
4) Na conclusão, é importante fechar a cadeia de raciocínios iniciada com os argumentos.
Peça aos alunos que, a partir do esquema preenchido na atividade de escuta ativa, defina como o artigo vai ser estruturado, ou seja, quais informações e opiniões comporão cada uma das 3 partes do texto e em quantos parágrafos o texto estruturar-se-á.
PROFESSOR: mostre aos seus alunos, a partir da escrita de um texto coletivo, que muitos conhecimentos e estratégias linguísticas são necessárias na execução da tarefa como, por exemplo:
1) as palavras têm de ser grafadas de acordo com a convenção ortográfica. PROFESSOR: aproveite para frisar o valor da convenção, novamente, mostrando aos alunos que a simples troca de c por s no contexto em que o assunto é música faz toda a diferença para o significado. Exemplifique com "Os jovens no Brasil não têm concerto/conserto".
2) As três partes do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) têm de se articular por meio de conectores semanticamente adequados . PROFESSOR: enfatize as contribuições semânticas dos conectores. Inicie o parágrafo de conclusão com conectores conclusivos, por exemplo.
3) É necessário criar uma cadeia referencial para as palavras chaves do texto, como “música”, “jovem” e “era da informação” para se evitar repetições exageradas e para que o texto fique cada vez mais articulado. PROFESSOR: relembre as estratégias linguísticas mais usadas na criação de uma cadeia referencial: i) o uso de sinônimos; ii) a elipse; iii) a retomada por pronomes.
4) São necessárias diferentes estratégias para se inserir falas. PROFESSOR: Lembre aos alunos algumas expressões usadas nas retomadas de fala, como por exemplo, “Segundo fulano”, “ De acordo com sicrano”, “ Na opinião de beltrano”... Aqui você pode também diferenciar citações diretas e indiretas.
5) Em um mesmo parágrafo, as ideias são articuladas por diferentes conectores, como os coordenativos e os pronomes relativos. PROFESSOR: usando exemplos do próprio vídeo, você pode relembrar o uso de alguns conectores importantes em textos de opinião. Aproveite, por exemplo, a contraposição que existe entre “os jovens gostarem tanto de música” e “os jovens não adquirirem CDs” para relembrar com seus alunos quais são os conectores adversativos e em que contexto eles devem ser usados.
6) As concordâncias e as regências têm de seguir as recomendações da linguagem culta. PROFESSOR: mostre aos seus alunos que se um artigo de opinião for escrito sem se observar a concordância e a regência estipulada pela norma culta, o texto terá menos adesões (todo artigo de opinião tem como objetivo convencer, portanto, busca adesões), já que os leitores letrados irão desprezá-lo como fonte de informação. Escreva no quadro frases como “As música que os jovem gosta” e verifique a reação da turma.
7) As marcas de oralidade são suprimidas.PROFESSOR: mostre aos alunos que expressões que são muito significativas na fala, porque são acompanhadas de outras semioses que não a linguagem (gestos, expressões fisionômicas) tem de ser substituídas por outras estratégias na lingua escrita. No vídeo, quando duas jovens são perguntadas se usam a internet, uma responde “OH!” e a outra diz “Pelo amor de Deus”. Como transcrever essas respostas em um texto escrito, formal? Há muitos outros exemplos que podem ser trabalhados ( tipo, né, aí, daí, etc).
PROFESSOR: após o texto coletivo ficar pronto, faça, ainda, uma revisão de modo a melhorá-lo mais. Mostre aos alunos que todo texto deve sempre passar por uma revisão cuidadosa.
PROFESSOR: proponha um segundo vídeo cuja temática é O jovem e a política na era da informação (http://vimeo.com/5438053) e peça aos alunos que, em dupla, primeiro elaborem um esquema do vídeo e depois escrevam um artigo de opinião baseado nesse esquema.
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