Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CULTA NOS TEXTOS DE OPINIÃO

 

02/02/2011

Autor e Coautor(es)
LUCILENE HOTZ BRONZATO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos tornar-se-ão mais conscientes sobre o valor das convenções linguísticas.

Os alunos aprenderão a importância de se escrever em linguagem culta quando se redige um texto de opinião.

Os alunos poderão relembrar e exercitar alguns conteúdos gramaticais importantes na redação de textos opinativos.

Os alunos exercitarão a produção de textos de opinião.

Duração das atividades
8 AULAS DE 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

OS ALUNOS DEVERÃO SABER O QUE É UM TEXTO DE OPINIÃO, O  QUE É TESE E O QUE SÃO ARGUMENTOS.

Estratégias e recursos da aula

PROFESSOR:  inicie a aula refletindo junto com os alunos se a convenção linguística tem algum valor para eles. Pergunte-lhes se eles acham necessário, por exemplo, que todos tenham que escrever do mesmo jeito ou se não seria melhor que cada um escrevesse como quisesse. Escute-os com atenção. Depois que todos derem a sua opinião, mostre aos alunos algumas imagens, disponíveis em http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/

 

s

 

Realce para os alunos as dificuldades de se entender o que se quer dizer com as placas devido aos desvios de linguagem. Mostre aos alunos que a comunicação não acontece de forma eficiente porque quem escreveu as placas não seguiu a convenção gramatical.   PROFESSOR: leve seus alunos a entenderem o valor das convenções linguísticas como facilitadora do entendimento de um texto. Mostre aos alunos que a Norma culta é também uma convenção. 

Etapa 2:  PROFESSOR: Leia com o seus alunos   O texto escrito (http://www.brasilescola.com/redacao/texto-escrito.htm) . É importante que a leitura seja dirigida e que exemplos sejam dados para esclarecer cada ponto.   Enfatize para seus alunos o fato de o texto de opinião ter, necessariamente, de ser claro e objetivo a fim de que  a tese do autor seja compreendida com clareza e seus argumentos sejam reconhecidos como tais.   Como exemplo, distribua o texto “Estilo de músicas dos jovens”, disponível em  "estilo de músicas dos jovens" (http://www.alienado.net/estilo-de-musicas-dos-jovens/)

PROFESSOR:  trabalhe nesse texto os problemas de linguagem  que o tornam difícil de ser entendido. Reforce com os alunos que um artigo de opinião deve ter sua tese bem definida e os argumentos devem ser claros o bastante para sustentá-la. A linguagem culta é que possibilita tal clareza e objetividade. Após todos os problemas serem analisados e resolvidos, refaça com a turma (texto coletivo) todo o texto.   Peça a um aluno que  leia o artigo original e, em seguida, peça ao outro que leia o texto reescrito. Abra um tempo para os comentários sobre as mudanças ocorridas.

Etapa 3: PROFESSOR:  prepare uma atividade de escuta ativa com o vídeo  Os jovens e a música na era da informação (http://vimeo.com/5429734) . Ressalte com os alunos que o  eixo norteador das opiniões é a temática proposta, ou seja, “O jovem e a música na era da informação”. As opiniões dadas pelos jovens e as informações passadas pelos produtores do vídeo ganham coesão e coerência a partir da temática  central.  Proponha um esquema de compreensão do vídeo de modo a facilitar o trabalho na etapa 4.  Você pode usar o esquema abaixo como sugestão:  

 

1)      Tema do vídeo: _____________________

2)      INFORMAÇÕES CONSIDERADAS RELEVANTES PELOS PRODUTORES (fonte ABPO):

2.1) “As receitas com música digital no Brasil apresentaram  no ano de 2007 aumento de 185% em relação a 2006”.

2.2) “As vendas através da telefonia celular cresceram 157% e suas receitas representaram 76% do total do mercado digital”. 2.3)” Se os downloads fossem feitos de forma legalizada o setor teria arrecadado 3 vezes mais do que  o montante faturado pelo mercado oficial”.   

3)      Opiniões e informações  de jovens sobre:

3.1)  sua relação com a música:              

     a)_________________________                   b)____________________               c)________________________   

3.2) O uso e a finalidade de uso da internet:            

       a)_________________________                   b)______________________            c)_________________________

3.3) A música na internet:                   

a) os espaços destinados à música na internet:               

 b) quem baixa música na internet e por qual programa:                    

 c) quem pagaria para baixar música da internet:                     

d) a partir de qual critério os jovens procuram música na internet:    

 

Etapa 4: PROFESSOR: proponha aos alunos a tarefa de transformar o vídeo em um texto de opinião cujo tema será o mesmo, isto é, “Os jovens e a música na era da informação” e vá anotando a sequência de procedimentos necessários para que tal tarefa se cumpra. Deverá ficar claro para seus alunos que:

1)      a estruturação do artigo de opinião se compõe de 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

2)      Na introdução, é necessário situar o leitor sobre o tema abordado e a tese defendida.

3)      No desenvolvimento, há a articulação dos argumentos, a inserção das falas, a divisão das falas em exemplos e argumentos de autoridade, além de informações relevantes.

4)      Na conclusão, é importante fechar a cadeia de raciocínios iniciada com os argumentos.  

 

Peça aos alunos que, a partir do esquema preenchido na atividade de escuta ativa, defina como o artigo vai ser estruturado, ou seja, quais informações e opiniões comporão cada uma das 3 partes do texto e em quantos parágrafos o texto estruturar-se-á.   

PROFESSOR: mostre aos seus alunos, a partir da escrita de um texto coletivo, que muitos conhecimentos e estratégias linguísticas são necessárias na execução da tarefa como, por exemplo:   

1)      as palavras têm de ser grafadas de acordo com a convenção ortográfica.   PROFESSOR: aproveite para frisar o valor da convenção, novamente, mostrando aos alunos que a simples troca de c por s no contexto em que o  assunto é música faz toda a diferença para o significado. Exemplifique com "Os jovens no Brasil não têm concerto/conserto".   

2)      As três partes do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) têm de se articular por meio de conectores semanticamente adequados .   PROFESSOR: enfatize as contribuições semânticas dos conectores. Inicie o parágrafo de conclusão  com conectores conclusivos, por exemplo.  

 3)      É necessário criar uma cadeia referencial para as palavras chaves do texto, como “música”, “jovem” e “era da informação” para se evitar repetições exageradas e para que o texto fique cada vez mais articulado. PROFESSOR: relembre as estratégias linguísticas mais usadas na criação de uma cadeia referencial: i) o uso de sinônimos; ii) a elipse; iii) a retomada por  pronomes.   

4)      São necessárias diferentes estratégias para se inserir falas. PROFESSOR:  Lembre aos alunos algumas expressões usadas nas retomadas de fala, como por exemplo, “Segundo fulano”, “ De acordo com sicrano”,  “ Na opinião de beltrano”... Aqui você pode também diferenciar citações diretas e indiretas.   

5)      Em um mesmo parágrafo, as ideias são articuladas por diferentes conectores, como os coordenativos e os pronomes relativos. PROFESSOR: usando exemplos do próprio vídeo, você pode relembrar o uso de alguns conectores importantes em textos de opinião. Aproveite, por exemplo, a contraposição que existe entre “os jovens gostarem tanto de música” e “os jovens não adquirirem CDs”  para relembrar com seus alunos quais são os conectores adversativos e em que contexto eles devem ser usados.   

6)      As concordâncias e as regências têm de seguir as recomendações da linguagem culta. PROFESSOR:  mostre aos seus alunos que se um artigo de opinião for escrito sem se observar a concordância e a regência estipulada pela norma culta, o texto terá menos adesões (todo artigo de opinião tem como objetivo convencer, portanto, busca adesões), já que os leitores letrados irão desprezá-lo como fonte de informação. Escreva no quadro frases como “As música que os jovem gosta” e verifique a reação da turma.   

7)      As marcas de oralidade são suprimidas.PROFESSOR: mostre aos alunos que expressões que são muito significativas na fala, porque são acompanhadas de outras semioses que não a linguagem (gestos, expressões fisionômicas) tem de ser substituídas por outras estratégias na lingua escrita. No vídeo, quando duas jovens são perguntadas se usam a internet, uma responde “OH!” e a outra diz  “Pelo amor de Deus”. Como transcrever essas respostas em um texto escrito, formal?  Há muitos outros exemplos que podem ser trabalhados ( tipo, né, aí, daí, etc).   

PROFESSOR: após o texto coletivo ficar pronto, faça, ainda, uma revisão de modo a melhorá-lo  mais. Mostre aos alunos que todo texto deve sempre passar por uma revisão cuidadosa.

Recursos Complementares
Avaliação

  PROFESSOR: proponha um segundo vídeo cuja temática é O jovem e a política na era da informação (http://vimeo.com/5438053)   e peça aos alunos que, em dupla, primeiro elaborem um esquema do vídeo e depois escrevam um artigo de opinião baseado nesse esquema. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.