01/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
-> Construir o vocabulário referente a situações vividas em bancos.
-> Como proceder em situações de empréstimos, recebimentos, pagamento de contas e outros.
-> Vocabulário presente em exercícios de compreensão oral, escrita, leitura e produção oral.
-> Características e termos recorrentes de um “extrato bancário”.
Os alunos deverão conhecer nomes de instituições bancárias (South Trust Bank, por exemplo) americanas e a moeda dos Estados Unidos.
Para conhecer mais sobre as instituições bancárias americanas, acesse:
http://www.qualisteam.com/Banks/North_America/USA/
Acesso: 17 de Agosto de 2010.
Inicie esta sequência perguntando aos alunos:
Do you know the USA money?
Mostre aos alunos fotos da moeda americana.
Observação: Se conseguir, traga as notas verdadeiras para dentro de sala. Assim, tornará a aprendizagem mais significativa.
Figura 1: Frente e verso de uma nota de um dólar.
Fonte: http://www.blogdacomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2010/04/dolar2.jpg (acesso em 17 de Agosto de 2010)
Figura 2: frente e verso de uma nota de cinco doláres.
Acesso em 17 de Agosto de 2010.
Após mostrar fotos da moeda dos EUA, pergunte aos aprendizes:
How many of you have a bank account?
Após a resposta dos alunos à pergunta anterior, questione-os novamente:
What can you do in a bank?
Os alunos, neste momento, deverão usar a Língua Inglesa sempre que possível. Anote as respostas dos mesmos no quadro e peça-os que tomem nota no caderno. Dessa forma eles terão material para posteriores consultas.
Possíveis respostas:
check your account ballance
pay off a loan
transfer money.
Incentive os aprendizes a nomear a maior quantidade de ações que são possíveis de se fazer em um banco.
Deixe que os mesmos escutem o áudio presente em: http://www.esl-lab.com/vocab/v-bank.htm (acesso em 17 de Agosto de 2010)
Este exercício de listening apresenta várias ações feitas em instituições bancárias. É interessante que os estudantes ouçam a primeira vez e que na segunda os erros de pronúncia sejam corrigidos.
Veja as ações presentes no áudio:
apply for a credit card
buy traveler's checks
cash a check
check your account balance
deposit money
exchange money
fill out a withdraw slip
open a checking account
open a savings account
order checks
pay off a loan
pay your bills online
rent a safety deposit box
review your bank statement
take out a loan
talk with a bank teller
talk with the bank manager
transfer money
use a debit card
withdraw money
Explique qual é o sentido de cada uma dessas ações. Depois, verifique se há alguma ação que não foi listada no exercício. Incentive os alunos a produzirem sentenças significativas para eles usando os vocábulos apresentados. Peça a voluntários que mostrem suas produções, escrevendo-as no quadro, ao restante da turma.
Inicie esta aula fazendo uma conexão com o final da aula 1. Pergunte aos alunos:
What are the most important actions in a bank?
Which of them do you use? In which situation?
Peça aos alunos para discutirem em duplas as duas perguntas anteriores. Determine um tempo para que eles tomem nota dos pontos principais desta discussão.
Após a discussão, alguns voluntários (duplas) deverão repassar os pontos principais desta discussão para o restante da classe.
Incentive os aprendizes a argumentarem sobre a resposta dos colegas.Concordando ou não.
Distribua aos alunos uma cópia do seguinte texto:
Figura 3: Foto de um extrato bancário.
Fonte: http://www.intelligentecommerce.com/images/IEI-6-04statement.jpg Acesso em 17 de Agosto de 2010.
Deixe que os alunos explorem o texto sozinhos por algum tempo. Depois, pergunte:
What is this?
Eles deverão perceber que se trata de um extrato bancário/ bank statement.
Which bank institution is it from?
What is the statement period?
What kind of actions are described in the bank statement?
O intuito é que os alunos percebam as semelhanças e diferenças existentes entre o gênero textual "extrato bancário" em português e em inglês.
Peça a eles que relatem quais as características sempre presentes neste texto.
Respostas possíveis: data de depóstito, valores, nome da instituição, nome do correntista, período requerido para avaliação, etc.
ATIVIDADE:
Divida a sala em duplas. Peça-os que produzam extratos bancários com informações pessoais. Realce que os aprendizes deverão seguir o modelo apresentado.
Sugestão: Se achar conveniente, peça-os que façam essas produções em cartolinas. Dessa forma, o trabalho poderá ser exposto para toda a escola.
Observação: Atente-se para o uso do vocabulário aprendido até este momento.
Inicie esta aula apresentando ao grupo quatro exercícios de listening. Visite o site: http://fog.ccsf.cc.ca.us/~lfried/call/bank.html
(acesso em 17 de Agosto de 2010) para ter acesso ao referido áudio.
Neste site, são apresentadas quatro conversas entre o bank teller e a bank client. É interessante, antes de iniciar a atividade, que os alunos façam uma revisão do vocabulário aprendido.
Peça a eles para darem o significado de:
deposit
balance
withdraw
withdrawal slip
roll of quarters
twenties
customer
ID
slide
account number
receipt
Deixe que eles ouçam cada diálogo no máximo três vezes. Instrua-os a identificarem as palavras já conhecidas. Para cada conversa, peça-os que completem o exercício TRUE, FALSE ou I DON'T KNOW
Conversation 1
a- The woman wants to deposit a check
____ True ____ False ____ I don't know
b- She wants three 20-dollar bills.
____ True _____ False _____I don't know
c- She needs quarter for the parking meter.
____ True _____ False _____ I don't know
d- The clerk tells her to have a nice day.
Conversation 2
a- The woman wants to withdraw some money.
____ True ____ False ____ I don't know
b- She wants the money in ten-dollar bills.
____ True _____ False _______I don't know
c- She withdraw 100 dollars.
_______ True ____ False ______I don't know
d- The teller counts the money.
___ True ____False ______ I don't know
Conversation 3
The woman needs to deposit a check.
_____ True ___ False ____I don't know
She doesn't have any ID.
_______ True _____False ____ I don't know
The teller gives her a receipt.
___ True _____ False ____ I don't know
She likes to go to the bank.
______ True ______ False ______ I don't know
Conversation 4
The woman wants to check her balance.
_____ True ____ False _____ I don't know
She wants to deposit a check too.
_____ True ____ False _____ I don't know
She has a lot of money in the account.
______ True _____ False ___ I don't know
The clerk shows her the balance.
___True _____ False _____ I don't know
Corrija o exercício e solucione dúvidas a respeito de vocabulário.
Treine com os alunos a parte de speaking. Mostre a eles o seguinte role play: http://bogglesworldesl.com/bank_roleplay.htm
(Bank teller activity sheet)
Acesso em 17 de Agosto de 2010.
You are a teller in a bank. Bank clients are going to enter your bank and make transactions at your window. Write down their name, the transaction, the amount, and their ID in the table below.
Name Transaction Amount ID
Mike Withdrawal $450.00 Passport
A = Bank Teller B=Customer
A: Good Afternoon. How may I help you today?
B: Hi. I’d like to cash this check, deposit this money into my account, withdraw $500.00 from my account, change this into American money and pay this bill.
A: Can I have your bankcard please?
B: Ok. Here you are.
A: And, I’ll need some picture ID as well.
B: Is my driver’s license OK?
A: That’ll be fine. Thanks.
…Teller Counts money…
A: Here is your ID and here is your money.
A: Will there be anything else for you today?
B: No, that’s all thank you.
A: Have a nice day.
B: You too.
Para esta atividade, divida a sala em dois grandes grupos. Um deverá ser os bank tellers e outro será os bank clients. Peça aos bank tellers que tomem nota de todas as transações que fizeram durante o dia, bem como detalhes da mesma (nome de quem fez, quantias usadas, etc)
Depois, selecione quatro duplas, sendo quatro participantes do grupo dos bank tellers e quatro do grupo dos bank clients, eles deverão mostrar ao restante da turma o diálogo que tiveram.
Observação: Enquanto os dois grupos grandes trabalham, analise o uso correto do vocabulário aprendido.
Para mais vocabulário usados em bancos, acesse:
http://esl.about.com/od/businessenglishvocabulary/a/lx_bankstocks1.htm
Acesso em: 17 de Agosto de 2010.
Para conhecer o que é um role play, visite: http://pt.wikipedia.org/wiki/Role_playing
Acesso em: 17 de Agosto de 2010
Caso necessite de consultas a dicionários bilingues, acesse: www.dictionary.com
Acesso em: 17 de Agosto de 2010.
Faça um concurso dentro de sala. Quem é o bancário mais simpático?
Inverta os papéis dados aos dois grupos divididos na aula 4. Os que eram os bank tellers, agora serão os clientes e vice-versa.
Apresente agora o seguinte role play à todos da sala:
You are a bank client and you have a list of errands to do at the bank today. Go through the list in order. Your teacher will give you a bankcard, some ID, three bills and two checks. Make sure you go to a different bank teller for each transaction. Get the teller’s signature when you are finished your transaction.
Teller’s Signature Bank Transaction
Cash your first check.
Deposit your money into your account.
Cash your other check.
Pay your telephone bill.
Withdraw $600.00.
Pay your electricity bill.
Change $200 into American money.
Pay your gas bill.
Deposit your remaining money.
Use o mesmo role play apresentado na aula 4. Todos devem votar naquele que seria o melhor bancário.
O material necessário para esta avaliação está disponível em: http://bogglesworldesl.com/bank_roleplay.htm
(Bank Client Activity Sheet)
Acesso em 17 de Agosto de 2010.
Analise a disposição dos alunos ao usarem tudo o que foi aprendido dentro de sala. Depois, verifique quem foi o mais votado e premie o aluno com surpresas (balas, bombons, pirulitos, etc)
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!