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The bright and the dark side of things: você é otimista ou pessimista?

 

13/09/2010

Autor y Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
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SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Apresentar a forma e praticar o uso dos marcadores do discurso, tais como: if (se), and (e), so (portanto), or (ou), for example (por exemplo), as (como), then (logo, então), but (mas), on the other hand (por outro lado).

2. Organização textual – uso dos marcadores discursivos.  

3. Explicar e demonstrar as estratégias de leitura em Língua Inglesa.

Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Verbos nos tempos “Presente Simples e “Passado Simples” - facilitará a compreensão adequada do texto.

Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO  

Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, “pessimismo x otimismo”, o professor exibirá a imagem proposta no recurso (Fig. 1) na forma de slide ou impressa em tamanho grande:   

RECURSO

Imagem “Half-full/Half-empty”

Figura 1 – Imagem “Half-full/Half-empty”

Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Glass-of-water.jpg   Acesso em: 04 de agosto de 2010.   

A partir da imagem apresentada, o professor deverá propor algumas questões norteadoras para introduzir o referido tema. Tais questões poderão ser feitas em Inglês ou em Português.   

  1. What do you see?/ O que você vê? (Resposta: A glass with water / Um copo com água).
  2. Is the glass half full or half empty? / O copo está meio cheio ou meio vazio? (Resposta livre, a critério do aluno).
  3. What does your opinion reveal about you? / O que sua opinião revela sobre você? (Resposta livre, a critério do aluno). Are you optimistic or pessimistic? / Você é otimista ou pessimista? (Resposta livre, a critério do aluno).  

O professor deverá ouvir as respostas dos alunos e estimulá-los a refletir sobre as razões que os levaram a concluir que o copo está cheio ou vazio, requisitando explicações, justificativas e exemplos, mesmo que respondam que o copo está “cheio pela metade", ou “vazio pela metade”.   

Para concluir esta etapa, ao propor a última questão – Are you optimistic or pessimistic? / Você é otimista ou pessimista? – sugerimos que o professor coloque dois cartazes, em lados opostos da sala. Em um dos cartazes deverá estar escrito “I am optimistic” e, no outro, “I am pessimistic” (Fig. 2).   

RECURSO

Modelo de Cartaz 

http://www.slideshare.net/jugense/cartaz-otimismo-pessimismo

Figura 2 – Modelo de cartaz para ser usado na aula   

Feito isto, o professor deverá orientar os alunos para que se levantem e se dirijam até o cartaz que consideram que reflete melhor sua personalidade, ficando próximo a este. Neste momento, o professor requisitará que alguns alunos expliquem, em Inglês ou em Português, os motivos que o levaram a tal escolha, e alguns exemplos de situações em que reagiram de forma otimista ou pessimista.   

ATIVIDADE 1   

Como continuidade às atividades da Motivação, o professor, apresentará o vídeo “Optimist/Pessimist” (Fig. 3), com duração de 1:24 minutos, postado abaixo. Neste vídeo é apresentada a história de dois irmãos. Um é pessimista e o outro é otimista. Para verificar isto, o pai decidiu dar presentes para eles: brinquedos para o pessimista e cocô de cavalo para o otimista. O pessimista ficou triste com os brinquedos porque ele teria que aprender como usá-los. O otimista ficou feliz, porque ele pensou que se havia cocô do cavalo, o cavalo estaria em algum lugar.   

RECURSO

Vídeo “Optimist/Pessimist”

http://www.youtube.com/watch?v=piie7qDUPxg

Figura 3 – Imagem do Vídeo “Optimist/Pessimist”   

Para favorecer a compreensão do vídeo, sugerimos que após sua exibição seja feito um debate, em aula aberta, a partir das seguintes questões norteadoras – as quais poderão ser propostas em Inglês ou em Português:   

  1. What is the video about? / Sobre o que é o vídeo? R: Optimism and pessimism. / Otimismo e pessimismo.   
  2. Summarize the story. / Resuma a estória. – R: This is the story of two brothers. One is pessimistic the other is optimistic. To check this, the father decided to give them presents: toys to the pessimistic and horse dung to the optimistic. The pessimistic got sad with the toys because he needed to learn how to use them. The optimistic got happy because he thought that if there was horse dung, the horse was somewhere. – Esta é a história de dois irmãos. Um é pessimista e o outro é otimista. Para verificar isto, o pai decidiu dar presentes para eles: brinquedos para o pessimista e cocô de cavalo para o otimista. O pessimista ficou triste com os brinquedos porque ele teria que aprender como usá-los. O otimista ficou feliz, porque ele pensou que se havia cocô do cavalo, o cavalo estaria em algum lugar.   

ATIVIDADE 2   

Dando prosseguimento a atividade anterior, nesta etapa, os alunos serão divididos em duplas para que leiam o texto “The optimism”. Tal atividade objetiva o desenvolvimento do reconhecimento e uso dos marcadores discursivos (palavras usadas para ligar orações e idéias, indicando como elas se relacionam, dando ao texto clareza e organização). Sendo assim, tendo em vista que os alunos compreenderam o tema abordado, tanto no texto quanto no vídeo - otimismo X pessimismo -  o professor proporá que  os alunos o leiam e completem  com as palavras chave apresentadas no quadro, conforme recurso abaixo (Fig. 4):

RECURSO

Atividade para completar o texto “The Optimism”

http://www.slideshare.net/jugense/the-optimism

Figura 4 – Imagem da Atividade “The Optimism”  

Durante o processo de realização da atividade (completar o texto), o professor supervisionará e orientará os alunos quanto ao uso adequado das palavras e a organização do texto.   

Ao final desta etapa, o professor deverá corrigir a atividade, solicitando que os alunos que se sentirem à vontade digam as respostas que deram a atividade proposta, os orientando quanto às respostas corretas.   

Neste momento, o professor deverá exibir o vídeo proposto na motivação novamente, para que o aluno possa relacionar o vídeo com o texto lido e, assim, melhor compreender a organização do texto.   

ATIVIDADE 3   

Com o intuito de levar os alunos a perceberem o uso de marcadores discursivos (como proposto anteriormente) o professor deverá requisitar que as duplas, o leiam novamente. Durante a leitura os alunos deverão grifar o que consideram ser os marcadores. É importante que os alunos continuem trabalhando com o mesmo texto, para que, após terem compreendido sua temática, torne-se mais fácil passar ao estudo dos aspectos envolvidos em sua organização, ou seja, do uso do vocabulário e gramática adequados para a expressão das idéias com clareza, no caso específico destas aulas, dos marcadores discursivos. Os marcadores discursivos presentes no texto “The Optimsim” são: on the other hand, then, so, but (por outro lado, então, sendo assim, mas).

Para que possam reconhecer os marcadores discursivos, os alunos - orientados e supervisionados pelo professor, deverão realizar pesquisas na Internet sobre o tema proposto (marcadores discursivos). Assim, sugerimos as seguintes atividades (Fig. 5):

RECURSO

Sites Sugeridos Para Pesquisa  

http://www.englishexperts.com.br/2007/09/18/conectivos-um-importante-recurso-de-coesao-textual/ 

http://www.infoescola.com/ingles/conjuncoes-linking-words/ 

http://www.sk.com.br/sk-conn.html 

http://mrkind.pro.br/blog/curso-de-ingles-gratis/unit-14-conjunctions-p-1/ (Fig. 5) 

Figura 5 – Imagem do Site Mr.Kind   

Ao final desta etapa, o professor deverá solicitar que as duplas, que se sentirem à vontade, apresentem os marcadores discursivos encontrados no texto em questão, explicando sobre seu uso, como por exemplo:   

“A palavra BUT geralmente significa MAS em Português. Ela é usada, na maioria dos casos, para indicar  contraste, como, por exemplo na frase: Maria practiced a lot but she did not win the competition. (Maria praticou muito, mas ela não ganhou a competição).”   

ATIVIDADE 4   

Nesta etapa, para que consolidem a aprendizagem sobre o uso dos marcadores discursivos, os alunos, ainda em duplas, realizarão atividades interativas que envolvem o uso de tais palavras em Inglês, sob a supervisão e orientação do professor. Sugerimos as seguintes atividades (Fig. 6).   

RECURSO

Atividades Interativas sobre Marcadores Discursivos   

- Linking words - Multiple-choice exercise

http://home.wanadoo.nl/ijmvermeer/Vocabulary/VocLinkingWords.htm

Na atividade Linking words - Multiple-choice exercise o aluno deve escolher entre as opções oferecidas qual é o marcador discursivo que melhor completa a sentença.   

- Basic Coordinating Conjunctions - Complete the sentences by choosing the best coordinating conjunction for each space

http://web2.uvcs.uvic.ca/elc/studyzone/330/grammar/coconj1.htm    

Na atividade Basic Coordinating Conjunctions - Complete the sentences by choosing the best coordinating conjunction for each space o aluno deverá escrever a conjunção adequada para completar as frases propostas, escolhendo entre as opções: and, but, or,  so   (e, mas, ou, então)   

- Basic Subordinating Conjunctions 2 - Combine the sentences using the subordinating conjunction at the end of the sentence

http://web2.uvcs.uvic.ca/elc/studyzone/330/grammar/subcon2.htm (Fig. 6)    

Na atividade Basic Subordinating Conjunctions 2 - Combine the sentences using the subordinating conjunction at the end of the sentenceo aluno deverá combinar as frases propostas usando o marcador discursivo proposto ao final das mesmas.   

Figura 6 – Imagem da Atividade “Basic Subordinating Conjunctions”   

Durante a realização das atividades, os alunos poderão consultar dicionários Inglês-Português para esclarecimento de dúvidas quanto ao significado das palavras apresentadas nas frases das atividades e sugerimos que o professor circule, supervisionando e orientando os trabalhos.   

Ao final desta etapa, o professor deverá ressaltar aos alunos, em aula aberta, a importância do reconhecimento e uso dos marcadores discursivos para a compreensão e produção escrita (leitura e produção de textos) em Inglês, pois, em geral, estes são termos utilizados para ligar orações e idéias, indicando como elas se relacionam. É usando os marcadores discursivos que os autores mostram com maior clareza a organização de suas idéias.   

ATIVIDADE 5   

Neste momento os alunos, ainda em duplas, deverão produzir textos em Inglês com o tema “Optimism – otimismo” que contenham, pelo menos, três marcadores discursivos, mesmo que sejam textos curtos (de, em média, 100 palavras). Sendo assim, o professor deverá orientar os alunos a pensarem em situações como as apresentadas no vídeo assistido na fase da motivação, que poderá ser exibido novamente. Exemplo de texto:

I am optimistic. For example, I did not have money to buy a present to my father. It was his birthday, but I did not get sad. I worked a lot, so I got extra money because of  my effort.   

É importante que o professor circule entre os grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Sugerimos que esta atividade tenha a duração média de 30 minutos e que os alunos utilizem editores de texto tais como o “BrOffice”, uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO

BrOffice

http://www.broffice.org/ 

ATIVIDADE 6

Para finalizar as atividades destas aulas, os textos produzidos pelos alunos serão postados em um blog da turma/da escola ou publicados no jornal da escola. O objetivo da criação do blog ou do jornal é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema a partir do contraste de opiniões. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias.  Informações sobre como criar um blog (Fig. 7) podem ser acessadas em:

RECURSO

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198

Figura 7 – Imagem do Recurso   

Ao final deste momento, todos os alunos terão a oportunidade de ler e comentar, em aula aberta, os textos criados pelos colegas, podendo tirar suas conclusões finais a respeito do tema “Otimismo” bem como sanar suas dúvidas quanto ao uso dos marcadores discursivos. 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em duplas e, bem como a compreensão e uso adequados dos marcadores discursivos tanto na leitura quanto na produção de textos.

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