13/09/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
1. Apresentar a forma e praticar o uso dos marcadores do discurso, tais como: if (se), and (e), so (portanto), or (ou), for example (por exemplo), as (como), then (logo, então), but (mas), on the other hand (por outro lado).
2. Organização textual – uso dos marcadores discursivos.
3. Explicar e demonstrar as estratégias de leitura em Língua Inglesa.
Verbos nos tempos “Presente Simples e “Passado Simples” - facilitará a compreensão adequada do texto.
MOTIVAÇÃO
Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, “pessimismo x otimismo”, o professor exibirá a imagem proposta no recurso (Fig. 1) na forma de slide ou impressa em tamanho grande:
RECURSO
Imagem “Half-full/Half-empty”
Figura 1 – Imagem “Half-full/Half-empty”
Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Glass-of-water.jpg Acesso em: 04 de agosto de 2010.
A partir da imagem apresentada, o professor deverá propor algumas questões norteadoras para introduzir o referido tema. Tais questões poderão ser feitas em Inglês ou em Português.
O professor deverá ouvir as respostas dos alunos e estimulá-los a refletir sobre as razões que os levaram a concluir que o copo está cheio ou vazio, requisitando explicações, justificativas e exemplos, mesmo que respondam que o copo está “cheio pela metade", ou “vazio pela metade”.
Para concluir esta etapa, ao propor a última questão – Are you optimistic or pessimistic? / Você é otimista ou pessimista? – sugerimos que o professor coloque dois cartazes, em lados opostos da sala. Em um dos cartazes deverá estar escrito “I am optimistic” e, no outro, “I am pessimistic” (Fig. 2).
RECURSO
Modelo de Cartaz
http://www.slideshare.net/jugense/cartaz-otimismo-pessimismo
Figura 2 – Modelo de cartaz para ser usado na aula
Feito isto, o professor deverá orientar os alunos para que se levantem e se dirijam até o cartaz que consideram que reflete melhor sua personalidade, ficando próximo a este. Neste momento, o professor requisitará que alguns alunos expliquem, em Inglês ou em Português, os motivos que o levaram a tal escolha, e alguns exemplos de situações em que reagiram de forma otimista ou pessimista.
ATIVIDADE 1
Como continuidade às atividades da Motivação, o professor, apresentará o vídeo “Optimist/Pessimist” (Fig. 3), com duração de 1:24 minutos, postado abaixo. Neste vídeo é apresentada a história de dois irmãos. Um é pessimista e o outro é otimista. Para verificar isto, o pai decidiu dar presentes para eles: brinquedos para o pessimista e cocô de cavalo para o otimista. O pessimista ficou triste com os brinquedos porque ele teria que aprender como usá-los. O otimista ficou feliz, porque ele pensou que se havia cocô do cavalo, o cavalo estaria em algum lugar.
RECURSO
Vídeo “Optimist/Pessimist”
http://www.youtube.com/watch?v=piie7qDUPxg
Figura 3 – Imagem do Vídeo “Optimist/Pessimist”
Para favorecer a compreensão do vídeo, sugerimos que após sua exibição seja feito um debate, em aula aberta, a partir das seguintes questões norteadoras – as quais poderão ser propostas em Inglês ou em Português:
ATIVIDADE 2
Dando prosseguimento a atividade anterior, nesta etapa, os alunos serão divididos em duplas para que leiam o texto “The optimism”. Tal atividade objetiva o desenvolvimento do reconhecimento e uso dos marcadores discursivos (palavras usadas para ligar orações e idéias, indicando como elas se relacionam, dando ao texto clareza e organização). Sendo assim, tendo em vista que os alunos compreenderam o tema abordado, tanto no texto quanto no vídeo - otimismo X pessimismo - o professor proporá que os alunos o leiam e completem com as palavras chave apresentadas no quadro, conforme recurso abaixo (Fig. 4):
RECURSO
Atividade para completar o texto “The Optimism”
http://www.slideshare.net/jugense/the-optimism
Figura 4 – Imagem da Atividade “The Optimism”
Durante o processo de realização da atividade (completar o texto), o professor supervisionará e orientará os alunos quanto ao uso adequado das palavras e a organização do texto.
Ao final desta etapa, o professor deverá corrigir a atividade, solicitando que os alunos que se sentirem à vontade digam as respostas que deram a atividade proposta, os orientando quanto às respostas corretas.
Neste momento, o professor deverá exibir o vídeo proposto na motivação novamente, para que o aluno possa relacionar o vídeo com o texto lido e, assim, melhor compreender a organização do texto.
ATIVIDADE 3
Com o intuito de levar os alunos a perceberem o uso de marcadores discursivos (como proposto anteriormente) o professor deverá requisitar que as duplas, o leiam novamente. Durante a leitura os alunos deverão grifar o que consideram ser os marcadores. É importante que os alunos continuem trabalhando com o mesmo texto, para que, após terem compreendido sua temática, torne-se mais fácil passar ao estudo dos aspectos envolvidos em sua organização, ou seja, do uso do vocabulário e gramática adequados para a expressão das idéias com clareza, no caso específico destas aulas, dos marcadores discursivos. Os marcadores discursivos presentes no texto “The Optimsim” são: on the other hand, then, so, but (por outro lado, então, sendo assim, mas).
Para que possam reconhecer os marcadores discursivos, os alunos - orientados e supervisionados pelo professor, deverão realizar pesquisas na Internet sobre o tema proposto (marcadores discursivos). Assim, sugerimos as seguintes atividades (Fig. 5):
RECURSO
Sites Sugeridos Para Pesquisa
http://www.englishexperts.com.br/2007/09/18/conectivos-um-importante-recurso-de-coesao-textual/
http://www.infoescola.com/ingles/conjuncoes-linking-words/
http://www.sk.com.br/sk-conn.html
http://mrkind.pro.br/blog/curso-de-ingles-gratis/unit-14-conjunctions-p-1/ (Fig. 5)
Figura 5 – Imagem do Site Mr.Kind
Ao final desta etapa, o professor deverá solicitar que as duplas, que se sentirem à vontade, apresentem os marcadores discursivos encontrados no texto em questão, explicando sobre seu uso, como por exemplo:
“A palavra BUT geralmente significa MAS em Português. Ela é usada, na maioria dos casos, para indicar contraste, como, por exemplo na frase: Maria practiced a lot but she did not win the competition. (Maria praticou muito, mas ela não ganhou a competição).”
ATIVIDADE 4
Nesta etapa, para que consolidem a aprendizagem sobre o uso dos marcadores discursivos, os alunos, ainda em duplas, realizarão atividades interativas que envolvem o uso de tais palavras em Inglês, sob a supervisão e orientação do professor. Sugerimos as seguintes atividades (Fig. 6).
RECURSO
Atividades Interativas sobre Marcadores Discursivos
- Linking words - Multiple-choice exercise
http://home.wanadoo.nl/ijmvermeer/Vocabulary/VocLinkingWords.htm
Na atividade Linking words - Multiple-choice exercise o aluno deve escolher entre as opções oferecidas qual é o marcador discursivo que melhor completa a sentença.
- Basic Coordinating Conjunctions - Complete the sentences by choosing the best coordinating conjunction for each space
http://web2.uvcs.uvic.ca/elc/studyzone/330/grammar/coconj1.htm
Na atividade Basic Coordinating Conjunctions - Complete the sentences by choosing the best coordinating conjunction for each space o aluno deverá escrever a conjunção adequada para completar as frases propostas, escolhendo entre as opções: and, but, or, so (e, mas, ou, então)
- Basic Subordinating Conjunctions 2 - Combine the sentences using the subordinating conjunction at the end of the sentence
http://web2.uvcs.uvic.ca/elc/studyzone/330/grammar/subcon2.htm (Fig. 6)
Na atividade Basic Subordinating Conjunctions 2 - Combine the sentences using the subordinating conjunction at the end of the sentenceo aluno deverá combinar as frases propostas usando o marcador discursivo proposto ao final das mesmas.
Figura 6 – Imagem da Atividade “Basic Subordinating Conjunctions”
Durante a realização das atividades, os alunos poderão consultar dicionários Inglês-Português para esclarecimento de dúvidas quanto ao significado das palavras apresentadas nas frases das atividades e sugerimos que o professor circule, supervisionando e orientando os trabalhos.
Ao final desta etapa, o professor deverá ressaltar aos alunos, em aula aberta, a importância do reconhecimento e uso dos marcadores discursivos para a compreensão e produção escrita (leitura e produção de textos) em Inglês, pois, em geral, estes são termos utilizados para ligar orações e idéias, indicando como elas se relacionam. É usando os marcadores discursivos que os autores mostram com maior clareza a organização de suas idéias.
ATIVIDADE 5
Neste momento os alunos, ainda em duplas, deverão produzir textos em Inglês com o tema “Optimism – otimismo” que contenham, pelo menos, três marcadores discursivos, mesmo que sejam textos curtos (de, em média, 100 palavras). Sendo assim, o professor deverá orientar os alunos a pensarem em situações como as apresentadas no vídeo assistido na fase da motivação, que poderá ser exibido novamente. Exemplo de texto:
I am optimistic. For example, I did not have money to buy a present to my father. It was his birthday, but I did not get sad. I worked a lot, so I got extra money because of my effort.
É importante que o professor circule entre os grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Sugerimos que esta atividade tenha a duração média de 30 minutos e que os alunos utilizem editores de texto tais como o “BrOffice”, uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO
BrOffice
ATIVIDADE 6
Para finalizar as atividades destas aulas, os textos produzidos pelos alunos serão postados em um blog da turma/da escola ou publicados no jornal da escola. O objetivo da criação do blog ou do jornal é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema a partir do contraste de opiniões. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias. Informações sobre como criar um blog (Fig. 7) podem ser acessadas em:
RECURSO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Figura 7 – Imagem do Recurso
Ao final deste momento, todos os alunos terão a oportunidade de ler e comentar, em aula aberta, os textos criados pelos colegas, podendo tirar suas conclusões finais a respeito do tema “Otimismo” bem como sanar suas dúvidas quanto ao uso dos marcadores discursivos.
RECURSO
Dicionários
http://home.wanadoo.nl/ijmvermeer/Vocabulary/VocLinkingWords2.htm
http://web2.uvcs.uvic.ca/elc/studyzone/330/grammar/subcon1.htm
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em duplas e, bem como a compreensão e uso adequados dos marcadores discursivos tanto na leitura quanto na produção de textos.
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