Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O jornal na sala de aula: Manchetes

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

•  Utilizar  o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.

• Conhecer  a função dos jornais, como são organizados, de que temas tratam.

• Identificar elementos gráficos e visuais que compõem o jornal e sua função (diagramação, fotografia, ilustrações, tamanho e tipo de letras, gráficos e tabelas).

• Identificar e ler manchetes e títulos.

• Conhecer a primeira página de um jornal e seus elementos.

• Produzir manchetes a partir de imagens.

Duração das atividades
03 horas/ aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domine o processo da leitura com alguma eficiência.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

  • aula interativa,
  • trabalho em grupos,
  • debate;
  • texto impresso;  
  • jornais variados;
  • produção de texto.

DESENVOLVIMENTO

1ª atividade: Lendo diferentes jornais   

1)     O professor leva para a sala diferentes jornais. Caso seja necessário, poderá acessar esse material na internet.   

2)     Com a turma organizada em duplas ou trios, o professor entrega um jornal para cada equipe solicitando que  explorem  livremente o material recebido.     

3)     Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir da questão: O que mais chamou sua atenção? Justifique.   

4)     O  professor solicita que os grupos explorem novamente o jornal observando: o cabeçalho (nome, local e data), seu tamanho, sua composição (número de cadernos, por exemplo: principal, esportes, informática, cultura, turismo, infantil, rural etc.), a composição dos diferentes cadernos (seções: editorial, entrevista, artigos de opinião, coluna política, coluna sobre economia, coluna social, horóscopo, notícias locais, nacionais, internacionais etc.), textos encontrados nas seções: diferentes gêneros (notícia, informação, artigo de opinião, entrevista, anúncio, propaganda)   

5)     Após a socialização, o professor propõe que os alunos identifiquem qual é o interlocutor que o jornal deseja atingir, ou seja, para quem foi escrito.  

6)     O professor solicita que o grupo:

a.      Escolha  uma notícia ou reportagem (notícia mais detalhada) que mais tenha interessado ao grupo.

b.      Leia, interprete e comente a notícia selecionada.

c.      Prepare uma apresentação da notícia em um jornal falado.   

7)     O professor realiza a apresentação do jornal falado e faz os comentários necessários, chamando a atenção da turma para a diferença entre um jornal falado e um escrito.  

2ª atividade: Lendo e entendendo a primeira página do jornal   

1)     O professor apresenta a imagem abaixo solicitando que os alunos observem também a primeira página do jornal que está no grupo.

2)     Em seguida, o professor propõe a identificação dos elementos principais da primeira página: cabeçalho; manchetes; chamadas das notícias e seus títulos; remissão (só o título e a indicação da página onde a notícia se encontra internamente no jornal).   

3)     Com o objetivo de reforçar as informações anteriores, o professor apresenta, com base nos textos abaixo os conceitos contidos neles:   

MANCHETE: É o título principal que indica a notícia mais importante do jornal. Existe a manchete principal do jornal (na primeira página) assim como a manchete de cada caderno, seção ou página. Onde encontrar: a manchete é sempre aquela que vier graficamente com maior destaque, ou que tiver letras mais carregadas na tinta.

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:da0waNo6KIYJ:oglobo.globo.com/quemle/Programa/glossario_de_jornalismo.doc+defini%C3%A7%C3%A3o+de+manchete+de+jornal+por+redatores+de+jornal+e+quantas+existem+em+um+jornal&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br  

Como podemos observar, a PP de um jornal é formada, basicamente de manchetes e chamadas que prendem a atenção do leitor. A PP tem a função de incentivar o leitor a comprar o jornal. Para essa finalidade, as manchetes devem ser objetivas e chamativas.

O cabeçalho de um jornal é composto por todos os dados referentes àquela edição: nome do jornal em destaque, data, horário da impressão (para jornais de grande porte e com vários horários de impressão da capa), número da edição, responsáveis por ela, ano do jornal. São esses dados, com exceção dos nomes dos responsáveis e do horário, que compõem a citação bibliográfica, apenas restando o nome do repórter e a manchete da reportagem que a escreveram.

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=44265&tipo=ob&cp=000099&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%BA%20a%209%BA&n4=L%EDngua%20Portuguesa&b=s 

 3ª atividade: Lendo manchetes  

1)      O professor apresenta as imagens abaixo solicitando a leitura das mesmas.

Foto: Mirian Chaves  

Boletim: Jornal interno da Universidade Federal de MG

http://blogln.ning.com/profiles/blogs/manchetes-inusitadas 

2)      Em seguida, propõe uma discussão a partir das questões:  

a)      O que estas imagens representam? (Primeira página do jornal Folha da Manhã e duas primeiras páginas do Boletim da UFMG)   

b)      O que essas imagens nos apresentam? (notícias e fotos são as respostas mais comuns)    

c)      Qual a manchete de cada um desses jornais? ( BR 101: concessionária cobra pedágio, mas deixa pista ceder - E o “x”da questão?- Uma rede contra a malária)

   3)      O professor apresenta as imagens dos quatro jornais solicitando que os alunos identifiquem as manchetes de cada um deles e complete o quadro com essas informações:  

  

  JORNAL

PRINCIPAL MANCHETE

1.Estado de Minas

2. Correio Popular

3. Hoje em dia

4. Jornal de Opinião

1.

2.

3.

4.

4) Socializar as respostas dos alunos fazendo os comentários necessários.   

4ª atividade: Criando manchetes

1)     Com a turma ainda em grupos, o professor entrega a cada um deles uma das imagens abaixo, solicitando que criem uma manchete para ser colocada na primeira página de um jornal.

http://www.infinitopositivo.blogger.com.br/2007_08_01_archive.html 

http://www.fotosdahora.com.br/imagens_fotos/5399/mosquito_dengue/ 

http://topicos.estadao.com.br/fotos-sobre-copa-2010/jogadores-da-selecao-brasileira-comemoram-vitoria-sobre-argentina-e-classificacao-a-copa-do-mundo,df50bc55-bf36-4d2f-af0c-458cbccebcd6 

2)     O professor socializa as produções dos alunos e faz os comentários necessários.   

3)     Com a turma ainda em grupos, o professor solicita que a equipe:   

a)      Escolha um fato que tenha acontecido com ele, com sua família ou com alguém conhecido.

b)      Procure uma imagem, em revistas ou jornais, que tenha relação com o fato escolhido. Caso não encontrem, os alunos poderão representá-lo na forma de desenho.

c)      Criar a manchete para esse fato.   

4)     O professor propõe a socialização das produções da turma e faz os comentários necessários.   

OBS: Todas as manchetes criadas pela turma nessa aula poderão compor um mural na sala.

                                                                 

Recursos Complementares

Flash que busca todas as primeiras páginas dos jornais do dia:

http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/ 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura das primeiras páginas dos jornais apresentados, o preenchimento do quadro com as manchetes, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às  intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosangela Guedes, Anísio Teixeira , Bahia - disse:
    ro-gata26@hotmail.com

    12/07/2013

    Cinco estrelas

    muito interessante e importante,mim ajudou muito no planejamento de minha aula.São sugestões e estratégias enrriquecedora.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.