14/10/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
• Utilizar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
• Conhecer a função dos jornais, como são organizados, de que temas tratam.
• Identificar elementos gráficos e visuais que compõem o jornal e sua função (diagramação, fotografia, ilustrações, tamanho e tipo de letras, gráficos e tabelas).
• Identificar e ler manchetes e títulos.
• Conhecer a primeira página de um jornal e seus elementos.
• Produzir manchetes a partir de imagens.
Domine o processo da leitura com alguma eficiência.
As estratégias a serem utilizadas são:
DESENVOLVIMENTO
1ª atividade: Lendo diferentes jornais
1) O professor leva para a sala diferentes jornais. Caso seja necessário, poderá acessar esse material na internet.
2) Com a turma organizada em duplas ou trios, o professor entrega um jornal para cada equipe solicitando que explorem livremente o material recebido.
3) Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir da questão: O que mais chamou sua atenção? Justifique.
4) O professor solicita que os grupos explorem novamente o jornal observando: o cabeçalho (nome, local e data), seu tamanho, sua composição (número de cadernos, por exemplo: principal, esportes, informática, cultura, turismo, infantil, rural etc.), a composição dos diferentes cadernos (seções: editorial, entrevista, artigos de opinião, coluna política, coluna sobre economia, coluna social, horóscopo, notícias locais, nacionais, internacionais etc.), textos encontrados nas seções: diferentes gêneros (notícia, informação, artigo de opinião, entrevista, anúncio, propaganda)
5) Após a socialização, o professor propõe que os alunos identifiquem qual é o interlocutor que o jornal deseja atingir, ou seja, para quem foi escrito.
6) O professor solicita que o grupo:
a. Escolha uma notícia ou reportagem (notícia mais detalhada) que mais tenha interessado ao grupo.
b. Leia, interprete e comente a notícia selecionada.
c. Prepare uma apresentação da notícia em um jornal falado.
7) O professor realiza a apresentação do jornal falado e faz os comentários necessários, chamando a atenção da turma para a diferença entre um jornal falado e um escrito.
2ª atividade: Lendo e entendendo a primeira página do jornal
1) O professor apresenta a imagem abaixo solicitando que os alunos observem também a primeira página do jornal que está no grupo.
2) Em seguida, o professor propõe a identificação dos elementos principais da primeira página: cabeçalho; manchetes; chamadas das notícias e seus títulos; remissão (só o título e a indicação da página onde a notícia se encontra internamente no jornal).
3) Com o objetivo de reforçar as informações anteriores, o professor apresenta, com base nos textos abaixo os conceitos contidos neles:
MANCHETE: É o título principal que indica a notícia mais importante do jornal. Existe a manchete principal do jornal (na primeira página) assim como a manchete de cada caderno, seção ou página. Onde encontrar: a manchete é sempre aquela que vier graficamente com maior destaque, ou que tiver letras mais carregadas na tinta.
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:da0waNo6KIYJ:oglobo.globo.com/quemle/Programa/glossario_de_jornalismo.doc+defini%C3%A7%C3%A3o+de+manchete+de+jornal+por+redatores+de+jornal+e+quantas+existem+em+um+jornal&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Como podemos observar, a PP de um jornal é formada, basicamente de manchetes e chamadas que prendem a atenção do leitor. A PP tem a função de incentivar o leitor a comprar o jornal. Para essa finalidade, as manchetes devem ser objetivas e chamativas.
O cabeçalho de um jornal é composto por todos os dados referentes àquela edição: nome do jornal em destaque, data, horário da impressão (para jornais de grande porte e com vários horários de impressão da capa), número da edição, responsáveis por ela, ano do jornal. São esses dados, com exceção dos nomes dos responsáveis e do horário, que compõem a citação bibliográfica, apenas restando o nome do repórter e a manchete da reportagem que a escreveram.
3ª atividade: Lendo manchetes
1) O professor apresenta as imagens abaixo solicitando a leitura das mesmas.
Foto: Mirian Chaves
Boletim: Jornal interno da Universidade Federal de MG
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/manchetes-inusitadas
2) Em seguida, propõe uma discussão a partir das questões:
a) O que estas imagens representam? (Primeira página do jornal Folha da Manhã e duas primeiras páginas do Boletim da UFMG)
b) O que essas imagens nos apresentam? (notícias e fotos são as respostas mais comuns)
c) Qual a manchete de cada um desses jornais? ( BR 101: concessionária cobra pedágio, mas deixa pista ceder - E o “x”da questão?- Uma rede contra a malária)
3) O professor apresenta as imagens dos quatro jornais solicitando que os alunos identifiquem as manchetes de cada um deles e complete o quadro com essas informações:
JORNAL |
PRINCIPAL MANCHETE |
1.Estado de Minas |
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2. Correio Popular |
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3. Hoje em dia |
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4. Jornal de Opinião |
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4) Socializar as respostas dos alunos fazendo os comentários necessários.
4ª atividade: Criando manchetes
1) Com a turma ainda em grupos, o professor entrega a cada um deles uma das imagens abaixo, solicitando que criem uma manchete para ser colocada na primeira página de um jornal.
http://www.infinitopositivo.blogger.com.br/2007_08_01_archive.html
http://www.fotosdahora.com.br/imagens_fotos/5399/mosquito_dengue/
2) O professor socializa as produções dos alunos e faz os comentários necessários.
3) Com a turma ainda em grupos, o professor solicita que a equipe:
a) Escolha um fato que tenha acontecido com ele, com sua família ou com alguém conhecido.
b) Procure uma imagem, em revistas ou jornais, que tenha relação com o fato escolhido. Caso não encontrem, os alunos poderão representá-lo na forma de desenho.
c) Criar a manchete para esse fato.
4) O professor propõe a socialização das produções da turma e faz os comentários necessários.
OBS: Todas as manchetes criadas pela turma nessa aula poderão compor um mural na sala.
Flash que busca todas as primeiras páginas dos jornais do dia:
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura das primeiras páginas dos jornais apresentados, o preenchimento do quadro com as manchetes, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
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12/07/2013
Cinco estrelasmuito interessante e importante,mim ajudou muito no planejamento de minha aula.São sugestões e estratégias enrriquecedora.