Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Little Miss Sunshine: Você já assistiu este filme? – Descrevendo pessoas!

 

13/09/2010

Autor y Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer e usar vocabulário em Língua Inglesa relacionado à descrição de pessoas (ex: tall – alto; shy – tímido) e à membros da família (ex: father, mother – pai, mãe) em textos simples.

- Evidenciar as estratégias para compreensão auditiva adequada em Língua Inglesa.

Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vocabulário relacionado à descrição de pessoas (ex: tall – alto; shy – tímido) e a membros da família (ex: father, mother – pai, mãe).

Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início as discussões sobre o tema destas aulas, o professor deverá exibir as imagens (Figs. 1, 2, 3, 4, 5, 6) propostas no recurso postado abaixo, que se referem à personagens do filme “Little Miss Sunshine (Pequena Miss Sunshine)” em forma de slides ou impressas em tamanho grande.

RECURSO

Imagens dos Personagens do Filme   

Figura 1 – Olive

Disponível em:  http://www.celebritywonder.com/wp/Abigail_Breslin_in_Little_Miss_Sunshine_Wallpaper_6_800.jpg Acesso em: 06 de agosto de 2010.    

Figura 2 - Dwayne

Disponível em: http://www.movies-wallpapers.net/Wallpaper-Little%20Miss%20Sunshine/Little%20Miss%20Sunshine-07.jpg.html Acesso em: 06 de agosto de 2010.   

Figura 3 – Richard

Disponível em: http://www.moviewallpaper.net/wpp/Greg_Kinnear_in_Little_Miss_Sunshine_Wallpaper_3_800.jpg Acesso em: 06 de agosto de 2010.

Figura 4 - Grandpa

Disponível em: http://images.fanpop.com/images/image_uploads/Grandpa-little-miss-sunshine-44164_1280_1024.jpg Acesso em: 06 de agosto de 2010.    

Figura 5 – Uncle Frank

Disponível em: http://www.moviewallpaper.net/wpp/Steve_Carell_in_Little_Miss_Sunshine_Wallpaper_4_800.jpg Acesso em: 06 de agosto de 2010.    

Figura 6 – Sheryl

Disponível em: http://aprimiao.com/blog/wp-content/uploads/2007/02/Sheryl.jpg Acesso em: 19 de agosto de 2010.     

A partir das imagens apresentadas, o professor deverá propor algumas questões, em Inglês ou em Português, para introduzir o tema destas aulas, que é “descrição de pessoas (membros da família)”:   

  • Who are them? / Quem são eles? – R: Olive, Dwayne, Richard, Grandpa, Uncle Frank and Sheryl. /   Olive, Dwayne, Richard, Grandpa, Uncle Frank e Sheryl.   
  • Do you think they are all members of the same family? / Você acredita que eles são todos membros de uma mesma família? – R: (A critério do aluno, pois neste momento estão levantando suas hipóteses sobre as figuras – OBSERVAÇÃO: os personagens são membros de uma mesma família, conforme poderá ser visto a seguir, ao assistirem o filme).   

Para concluir esta etapa, o professor deverá ouvir as respostas dos alunos e estimulá-los a refletir sobre as razões que o levaram a concluir que os personagens apresentados seriam ou não da mesma família, com base na seguinte questão:   

Do they have something in common? Give examples. / Eles têm algo em comum? Dê exemplos.   

Os alunos, que se sentirem à vontade, responderão e, neste momento, o professor deverá orientá-los e questioná-los sobre as características que atribuem a tais pessoas (por exemplo: shy-tímido ou fat-gordo) visando com que busquem coerência entre a justificativa que propõem e as hipóteses levantadas. Um aluno poderia dizer, por exemplo:

“Olive and Dwayne are sister and brother because they have brown hair – Olive e Dwayne são irmã e irmão porque eles têm cabelo castanho.”   

ATIVIDADE 1   

Como continuidade às atividades da Motivação, o professor apresentará o vídeo “Little Miss Sunshine – Teaser”, (Fig. 7), com a duração de 2:28 minutos, para que, após assisti-lo, os alunos respondam à seguinte questão:   

“Are they all part of a family? / Eles são todos parte de uma família? R: Yes, they are. / Sim, são.”   

Tal resposta pode ser deduzida pelas reações e atitudes dos personagens nas situações de comunicação apresentadas: todos jantando juntos, viajando juntos. Também, as palavras dad (pai), uncle (tio), grandpa (vovô), são usadas nas conversações dos mesmos.   

O referido vídeo é curto, com montagens de cenas do filme “Little Miss Sunshine” o qual tem intuito de despertar o interesse do público para a obra, tratando-se de um “teaser” ou “trailer” do mesmo. Sugerimos, assim, que ele  seja exibido pelo menos três vezes.   

OBSERVAÇÃO: o vídeo poderá ser baixado para ser exibido em aparelho de DVD para todos os alunos ao mesmo tempo!   

RECURSO

Vídeo “Little Miss Sunshine – Teaser”

http://www.youtube.com/watch?v=oabGaaCLZ5g 

Figura 7 – Imagem do Vídeo “Little Miss Sunshine – Teaser”

O professor deverá estimular a participação de todos os alunos para que respondam a pergunta proposta (Are they all part of a family? / Eles são todos parte de uma família?), apresentando suas opiniões para a turma. Neste momento, o  professor deverá confirmar se estão adequadas ou não, exibindo e discutindo os trechos do vídeo que os alunos mencionarem.   

Finalizando esta etapa, o professor deverá propor que cada aluno diga, preferencialmente em Inglês, uma característica relacionada aos personagens, listando-as na lousa na forma de tabela, como a do exemplo abaixo:   

Father

Mother

Olive

Grandpa

Dwayne

Uncle Frank

tall

short hair

blonde

shy

ATIVIDADE 2   

Nesta etapa, dando continuidade às atividades de compreensão auditiva do vídeo proposto na atividade anterior, o professor proporá que os alunos respondam, em duplas, às questões apresentadas no recurso postado abaixo (Fig. 8). Tais questões enfatizam a compreensão geral dos assuntos tratados nas conversações dos personagens. São propostas cinco questões de múltipla escolha, devendo o aluno selecionar a resposta que considerar mais adequada.   

RECURSO

Exercício de Compreensão Auditiva

http://www.learnenglishfeelgood.com/eslvideo/esl_trailer1.html   

Figura 8 – Imagem do Recurso   

Tal atividade será realizada online e, ao terminá-la, o aluno deverá clicar em “Check Answers” (Fig. 9) ao final das questões para confirmar suas respostas.

 Sugerimos que o professor reserve 30 minutos para a realização de tal atividade e que supervisione e oriente os alunos durante a sua realização.

Figura 9 – Check Answers   

Ao final desta etapa, o professor deverá solicitar que duas duplas se juntem formando grupos de quatro alunos, para que assistam o vídeo novamente e debatam sobre o que responderam. O professor deverá orientar os grupos quanto às respostas que seriam adequadas, se ainda existirem dúvidas, propondo que assistam os trechos do vídeo que consideraram mais difíceis sob sua supervisão e orientação.   

ATIVIDADE 3   

Dando sequência às atividades destas aulas, cada um dos grupos (de quatro alunos formados na atividade anterior) deverá escolher um dos personagens do filme “Little Miss Sunshine” para descrever, mencionando características comportamentais e físicas. Não há problema se mais de uma dupla escolher o mesmo personagem. Eles são:

a.  Olive Hoover (daughter)  

b.  Richard Hoover (father)   

c.  Dwayne (son)   

d.  Grandpa Edwin Hoover   

e.  Sheryl Hoover (mother)   

f.    Frank Ginsberg (uncle)   

Por exemplo, uma descrição poderia ser feita da seguinte forma:

“Olive is a short girl. She has long blond hair and green eyes. She is a dreamer.- Olive é uma garota de estatura baixa. Ela tem cabelo comprido loiro e olhos verdes. Ela é uma sonhadora." 

Para referência na realização de tal atividade os alunos poderão acessar os seguintes sites (Fig. 10):

RECURSO

Sites Sugeridos Como Referência   

http://www.anglictina-online.cz/download/Hit12.pdf

http://www.inspirationalfilms.com//wttw/pdf/lesson9-handouts.pdf    

http://www.englishclub.com/vocabulary/illustrated-clothes.htm    

http://www.lingolex.com/personalidad.htm    

http://www.teachervision.fen.com/writing/resource/2669.html?wtlAC=GS_2005-08-29,email-h (Fig. 10)

Figura 10 – Imagem do Site Teachervision   

Neste momento, o professor deverá passar pelos grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Sugerimos que esta atividade tenha a duração média de 30 minutos e que os alunos utilizem editores de texto tais como o “BrOffice”, uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO

BrOffice

http://www.broffice.org/    

ATIVIDADE 4   

Para finalizar as atividades destas aulas, os alunos apresentarão os textos que produziram oralmente, para toda a turma. Todos terão a oportunidade de comentar oralmente sobre as semelhanças e diferenças entre os personagens, elaborando, sob a supervisão do professor, uma lista de vocabulário utilizado para descrever pessoas.   Exemplo: blonde (loira), intelligent (inteligente), happy (feliz) etc.   

SUGESTÕES

1. Os textos produzidos pelos alunos poderão postados em um blog da turma/da escola ou publicados no jornal da escola. O objetivo da criação do blog ou do jornal é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema a partir do contraste de opiniões. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias.  

Informações sobre como criar um blog (Fig. 11) podem ser acessadas em:

RECURSO

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198

Figura 11 – Imagem do Recurso   

2. Em colaboração com o professor de Biologia, promover palestra para os alunos e toda a comunidade a respeito do tema “Planejamento Familiar” ou “Relacionamento com os membros da Família”.     

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

RECURSO

Dictionary. com   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false     

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a o desenvolvimento da habilidade de compreensão auditiva, bem como a compreensão e uso adequados do vocabulário relacionado a família e à descrição de pessoas na interpretação e produção dos textos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.