13/09/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
- Reconhecer e usar vocabulário em Língua Inglesa relacionado à descrição de pessoas (ex: tall – alto; shy – tímido) e à membros da família (ex: father, mother – pai, mãe) em textos simples.
- Evidenciar as estratégias para compreensão auditiva adequada em Língua Inglesa.
Vocabulário relacionado à descrição de pessoas (ex: tall – alto; shy – tímido) e a membros da família (ex: father, mother – pai, mãe).
MOTIVAÇÃO
Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início as discussões sobre o tema destas aulas, o professor deverá exibir as imagens (Figs. 1, 2, 3, 4, 5, 6) propostas no recurso postado abaixo, que se referem à personagens do filme “Little Miss Sunshine (Pequena Miss Sunshine)” em forma de slides ou impressas em tamanho grande.
RECURSO
Imagens dos Personagens do Filme
Figura 1 – Olive
Disponível em: http://www.celebritywonder.com/wp/Abigail_Breslin_in_Little_Miss_Sunshine_Wallpaper_6_800.jpg Acesso em: 06 de agosto de 2010.
Figura 2 - Dwayne
Disponível em: http://www.movies-wallpapers.net/Wallpaper-Little%20Miss%20Sunshine/Little%20Miss%20Sunshine-07.jpg.html Acesso em: 06 de agosto de 2010.
Figura 3 – Richard
Disponível em: http://www.moviewallpaper.net/wpp/Greg_Kinnear_in_Little_Miss_Sunshine_Wallpaper_3_800.jpg Acesso em: 06 de agosto de 2010.
Figura 4 - Grandpa
Disponível em: http://images.fanpop.com/images/image_uploads/Grandpa-little-miss-sunshine-44164_1280_1024.jpg Acesso em: 06 de agosto de 2010.
Figura 5 – Uncle Frank
Disponível em: http://www.moviewallpaper.net/wpp/Steve_Carell_in_Little_Miss_Sunshine_Wallpaper_4_800.jpg Acesso em: 06 de agosto de 2010.
Figura 6 – Sheryl
Disponível em: http://aprimiao.com/blog/wp-content/uploads/2007/02/Sheryl.jpg Acesso em: 19 de agosto de 2010.
A partir das imagens apresentadas, o professor deverá propor algumas questões, em Inglês ou em Português, para introduzir o tema destas aulas, que é “descrição de pessoas (membros da família)”:
Para concluir esta etapa, o professor deverá ouvir as respostas dos alunos e estimulá-los a refletir sobre as razões que o levaram a concluir que os personagens apresentados seriam ou não da mesma família, com base na seguinte questão:
Do they have something in common? Give examples. / Eles têm algo em comum? Dê exemplos.
Os alunos, que se sentirem à vontade, responderão e, neste momento, o professor deverá orientá-los e questioná-los sobre as características que atribuem a tais pessoas (por exemplo: shy-tímido ou fat-gordo) visando com que busquem coerência entre a justificativa que propõem e as hipóteses levantadas. Um aluno poderia dizer, por exemplo:
“Olive and Dwayne are sister and brother because they have brown hair – Olive e Dwayne são irmã e irmão porque eles têm cabelo castanho.”
ATIVIDADE 1
Como continuidade às atividades da Motivação, o professor apresentará o vídeo “Little Miss Sunshine – Teaser”, (Fig. 7), com a duração de 2:28 minutos, para que, após assisti-lo, os alunos respondam à seguinte questão:
“Are they all part of a family? / Eles são todos parte de uma família? R: Yes, they are. / Sim, são.”
Tal resposta pode ser deduzida pelas reações e atitudes dos personagens nas situações de comunicação apresentadas: todos jantando juntos, viajando juntos. Também, as palavras dad (pai), uncle (tio), grandpa (vovô), são usadas nas conversações dos mesmos.
O referido vídeo é curto, com montagens de cenas do filme “Little Miss Sunshine” o qual tem intuito de despertar o interesse do público para a obra, tratando-se de um “teaser” ou “trailer” do mesmo. Sugerimos, assim, que ele seja exibido pelo menos três vezes.
OBSERVAÇÃO: o vídeo poderá ser baixado para ser exibido em aparelho de DVD para todos os alunos ao mesmo tempo!
RECURSO
Vídeo “Little Miss Sunshine – Teaser”
http://www.youtube.com/watch?v=oabGaaCLZ5g
Figura 7 – Imagem do Vídeo “Little Miss Sunshine – Teaser”
O professor deverá estimular a participação de todos os alunos para que respondam a pergunta proposta (Are they all part of a family? / Eles são todos parte de uma família?), apresentando suas opiniões para a turma. Neste momento, o professor deverá confirmar se estão adequadas ou não, exibindo e discutindo os trechos do vídeo que os alunos mencionarem.
Finalizando esta etapa, o professor deverá propor que cada aluno diga, preferencialmente em Inglês, uma característica relacionada aos personagens, listando-as na lousa na forma de tabela, como a do exemplo abaixo:
Father |
Mother |
Olive |
Grandpa |
Dwayne |
Uncle Frank |
tall short hair |
|
blonde |
|
shy |
|
ATIVIDADE 2
Nesta etapa, dando continuidade às atividades de compreensão auditiva do vídeo proposto na atividade anterior, o professor proporá que os alunos respondam, em duplas, às questões apresentadas no recurso postado abaixo (Fig. 8). Tais questões enfatizam a compreensão geral dos assuntos tratados nas conversações dos personagens. São propostas cinco questões de múltipla escolha, devendo o aluno selecionar a resposta que considerar mais adequada.
RECURSO
Exercício de Compreensão Auditiva
http://www.learnenglishfeelgood.com/eslvideo/esl_trailer1.html
Figura 8 – Imagem do Recurso
Tal atividade será realizada online e, ao terminá-la, o aluno deverá clicar em “Check Answers” (Fig. 9) ao final das questões para confirmar suas respostas.
Sugerimos que o professor reserve 30 minutos para a realização de tal atividade e que supervisione e oriente os alunos durante a sua realização.
Figura 9 – Check Answers
Ao final desta etapa, o professor deverá solicitar que duas duplas se juntem formando grupos de quatro alunos, para que assistam o vídeo novamente e debatam sobre o que responderam. O professor deverá orientar os grupos quanto às respostas que seriam adequadas, se ainda existirem dúvidas, propondo que assistam os trechos do vídeo que consideraram mais difíceis sob sua supervisão e orientação.
ATIVIDADE 3
Dando sequência às atividades destas aulas, cada um dos grupos (de quatro alunos formados na atividade anterior) deverá escolher um dos personagens do filme “Little Miss Sunshine” para descrever, mencionando características comportamentais e físicas. Não há problema se mais de uma dupla escolher o mesmo personagem. Eles são:
a. Olive Hoover (daughter)
b. Richard Hoover (father)
c. Dwayne (son)
d. Grandpa Edwin Hoover
e. Sheryl Hoover (mother)
f. Frank Ginsberg (uncle)
Por exemplo, uma descrição poderia ser feita da seguinte forma:
“Olive is a short girl. She has long blond hair and green eyes. She is a dreamer.- Olive é uma garota de estatura baixa. Ela tem cabelo comprido loiro e olhos verdes. Ela é uma sonhadora."
Para referência na realização de tal atividade os alunos poderão acessar os seguintes sites (Fig. 10):
RECURSO
Sites Sugeridos Como Referência
http://www.anglictina-online.cz/download/Hit12.pdf
http://www.inspirationalfilms.com//wttw/pdf/lesson9-handouts.pdf
http://www.englishclub.com/vocabulary/illustrated-clothes.htm
http://www.lingolex.com/personalidad.htm
http://www.teachervision.fen.com/writing/resource/2669.html?wtlAC=GS_2005-08-29,email-h (Fig. 10)
Figura 10 – Imagem do Site Teachervision
Neste momento, o professor deverá passar pelos grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Sugerimos que esta atividade tenha a duração média de 30 minutos e que os alunos utilizem editores de texto tais como o “BrOffice”, uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO
BrOffice
ATIVIDADE 4
Para finalizar as atividades destas aulas, os alunos apresentarão os textos que produziram oralmente, para toda a turma. Todos terão a oportunidade de comentar oralmente sobre as semelhanças e diferenças entre os personagens, elaborando, sob a supervisão do professor, uma lista de vocabulário utilizado para descrever pessoas. Exemplo: blonde (loira), intelligent (inteligente), happy (feliz) etc.
SUGESTÕES
1. Os textos produzidos pelos alunos poderão postados em um blog da turma/da escola ou publicados no jornal da escola. O objetivo da criação do blog ou do jornal é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema a partir do contraste de opiniões. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias.
Informações sobre como criar um blog (Fig. 11) podem ser acessadas em:
RECURSO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Figura 11 – Imagem do Recurso
2. Em colaboração com o professor de Biologia, promover palestra para os alunos e toda a comunidade a respeito do tema “Planejamento Familiar” ou “Relacionamento com os membros da Família”.
Dicionário português-inglês
RECURSO
Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a o desenvolvimento da habilidade de compreensão auditiva, bem como a compreensão e uso adequados do vocabulário relacionado a família e à descrição de pessoas na interpretação e produção dos textos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!