13/09/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
MOTIVAÇÃO
Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, “Nelson Mandela’s Life – a vida de Nelson Mandela”, o professor exibirá o vídeo “Invictus - Trailer (legendado)” com a duração de 2:25 minutos (Fig. 1):
RECURSO
Vídeo “Invictus - Trailer (legendado)”
http://www.youtube.com/watch?v=211tsGoram8
Figura 1 – Imagem do Vídeo “Invictus - Trailer (legendado)”
OBSERVAÇÃO: o vídeo poderá ser baixado e salvo em DVD para ser exibido a todos alunos ao mesmo tempo!!
O vídeo proposto trata-se do trailer do filme “Invictus” lançado no Brasil em 29 de janeiro de 2010. Tal filme trata do período em que Nelson Mandela (Morgan Freeman) sai da prisão em 1990, torna-se presidente em 1994 e dos anos subseqüentes em que, se utiliza da paixão do povo pelo Rugby na tentativa de diminuir a segregação racial na África do Sul. (adaptado de: http://cinema.cineclick.uol.com.br/filmes/ficha/nomefilme/invictus/id/16334 em 08 de agosto de 2010).
Dessa forma, logo após a exibição do vídeo, o professor proporá, em aula aberta, que os alunos, que se sentirem à vontade, respondam às seguintes questões norteadoras:
O vídeo poderá ser exibido uma, duas ou até três vezes, caso o professor considere ser necessário para favorecer a compreensão dos alunos sobre o mesmo. Neste momento, é importante que o professor estimule os alunos para que expressem aquilo que sabem sobre Nelson Mandela, levantando hipóteses sobre o mesmo (corretas ou não) a serem checadas ao longo das próximas atividades.
ATIVIDADE 1
Como continuidade às atividades da Motivação, nesta etapa, o professor dividirá os alunos em trios e proporá que organizem a biografia de Nelson Mandela. Assim, cada trio receberá o texto da biografia impresso e recortado em parágrafos (Fig. 2) para que organizem no tempo médio de 10 minutos. Tal atividade objetiva levar os alunos a perceberem como é organizada uma biografia simples (de forma geral, conforme a sequência temporal dos eventos na vida de uma pessoa).
RECURSO
Biografia de Nelson Mandela
http://www.slideshare.net/jugense/nelson-mandela-4930347
Figura 2 – Imagem do Recurso
Neste momento, o professor deverá circular pelos grupos, orientando e supervisionando os trabalhos.
Para a correção da atividade, o professor executará o áudio (Recurso) do texto requisitando que os grupos observem, conforme ouvem, se a organização dada ao mesmo está correta ou não. Tal áudio tem a duração de 1:54 minutos.
RECURSO
Áudio do texto sobre Nelson Mandela
http://www.famouspeoplelessons.com/n/nelson_mandela.html
Observação: sugere-se que o professor salve o arquivo de áudio em CD. Isto pode ser feito clicando em “MP3 Listening” - no topo da página - com o botão direito do mouse e logo após selecionando a opção “Salvar destino como”. Em seguida, salve o áudio em CD. Isto permite que o áudio seja executado a todos alunos ao mesmo tempo.
Logo após ouvirem o texto, quantas vezes forem necessárias, os alunos que se sentirem à vontade dirão, em aula aberta, qual seria a sequência correta (do texto). Para tanto, poderão citar elementos presentes nos parágrafos ou lê-los em sua totalidade.
Cabe ao professor, neste momento, estimular os alunos para que mencionem quais os elementos textuais (no caso deste texto, principalmente as datas apresentadas: 1918, 1990, 1993, 1999) que servem como norteadores para a compreensão da sequência lógica do texto. Por exemplo, um aluno poderia dizer:
“Algumas datas foram mencionadas, eu ouvi 1990.”.
Ao final desta atividade, os alunos deverão ser capazes de responder a seguinte questão: “What did you learn from this text about Nelson Mandela?” – “O que você aprendeu sobre Nelson Mandela?” preferencialmente em Inglês.
Por exemplo, os alunos poderão mencionar que Mandela foi preso (was put in prison), que ele é presidente (president).
Provavelmente os alunos mencionarão palavras do texto relacionadas ao personagem em questão, tais como: prison, president, freedom (prisão, presidente, liberdade) e caberá ao professor gerenciar as discussões auxiliando-os a estabelecer possíveis conexões entre as palavras e frases.
ATIVIDADE 2
Dando continuidade ao trabalho com o texto proposto nas atividades anteriores, (biografia de Nelson Mandela) o professor solicitará que os alunos, ainda em trios, o leiam novamente, circulando os verbos que encontrarem no “passado simples”.
Como referência sobre a forma e uso dos verbos no referido tempo, sugerimos que os alunos, sob a supervisão e orientação do professor consultem os sites sugeridos abaixo:
RECURSO
Sites Sugeridos Para Consulta
http://www.brasilescola.com/ingles/simple-past.htm
http://www.colegioweb.com.br/ingles/simple-past
http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/idiomas/curso/ingles_adv/tempos_verbais_intro.html
http://www.slideshare.net/narielias/simple-past-x-past-progressive
http://denilsodelima.blogspot.com/2010/01/gramatica-tempos-verbais-em-ingles.html
http://www.infoescola.com/ingles/passado-continuo-past-continuous/
http://www.colegioweb.com.br/ingles/past-continuous (Fig. 3)
Figura 3 – Imagem do Recurso
Ao final desta etapa, o professor deverá corrigir a atividade, solicitando que os alunos, que se sentirem à vontade, digam os verbos que estão no passado simples, os quais são:
O professor deverá observar, durante a correção da atividade, que no texto proposto não aparecem verbos no passado contínuo, pois, geralmente, em uma biografia são enfatizados os momentos em que os fatos aconteceram, não a sua continuidade (no tempo). Por exemplo, no primeiro parágrafo do texto encontramos a frase: “He retired in 1999 but continues to travel the world helping people. – Ele se aposentou em 1999, mas continua a viajar pelo mundo ajudando as pessoas.” Nela o verbo TO RETIRE está no passado simples porque o objetivo é ressaltar quando esta ação aconteceu, não sendo necessário enfocar o quanto tempo ela durou.
ATIVIDADE 3
Nesta etapa, com base nas atividades anteriores, os alunos, ainda em trios, escreverão uma biografia - a partir de pesquisas na Internet -sobre uma pessoa famosa/reconhecida que escolherem. Sendo assim, sugerimos abaixo alguns sites para a realização da pesquisa:
RECURSO
Sites Para Pesquisa de Biografias
http://www.biography.com/search/
http://www.infoplease.com/people.html#axzz0w8wDxi00
http://www.thebiographychannel.co.uk/home.html (Fig. 4)
Figura 4 – Imagem Recurso
A biografia escrita pelos alunos deverá, a exemplo da biografia de Nelson Mandela, conter as seguintes informações sobre a (o) personagem escolhida(o):
(tópicos adaptados de: http://homeworktips.about.com/od/biography/a/bio.htm Acesso em 16 de agosto de 2010.)
Neste momento, o professor deverá passar pelos grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Sugerimos que esta atividade tenha a duração média de 30 minutos e que os alunos utilizem editores de texto tais como o “BrOffice”, uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO BrOffice
ATIVIDADE 4
Nesta etapa, os textos produzidos pelos alunos serão transformados em vídeos, para desenvolvimento da oralidade (Fig. 5). Para tanto, os grupos deverão criar cenas que ilustrem acontecimentos importantes na vida da personagem principal das biografias que elaboraram, produzi-las e gravá-las, criando um uma espécie de filme ou documentário.
Sendo assim, o professor deverá orientar quanto a pronúncia, ritmo e entonação das falas, e trabalhar em conjunto com o professor de Artes para orientações relacionadas a produção de cenário e figurino, bem como sobre o uso da voz (entonação) e do corpo (postura).
Figura 5 – Alunos Gravando Vídeo
Acesso em: 17 de agosto de 2010.
Sob a supervisão do professor, os alunos deverão gravar seus vídeos para serem apresentados para a turma. Para tanto poderão ser usados equipamentos como câmeras filmadoras, câmeras fotográficas ou celulares. Dando seqüência, os vídeos serão editados. Sugerimos o uso da ferramenta Windows Movie Maker ou similares. Orientações sobre como usar o Windows Movie Maker podem ser acessadas em:
RECURSO
Tutorial Widows Movie Maker
http://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker
ATIVIDADE 5
Para finalizar as atividades destas aulas, cada grupo receberá um número. Os vídeos das biografias produzidas serão apresentados seguindo a ordem numérica dos grupos.
Observação: Sugerimos que se utilize equipamento “Data Show” para que todos os alunos possam visualizar adequadamente as apresentações.
Ao final de cada exibição o grupo terá a oportunidade de ouvir comentários sobre o vídeo produzido e o professor fará as intervenções que julgar necessárias, visando orientar e organizar os trabalhos.
SUGESTÕES
1. Em colaboração com o professor de História, elaborar e apresentar biografias de personagens importantes ao longo da História do Brasil, tais como: Dom Pedro I, Marechal Deodoro da Fonseca, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros.
2. Os textos produzidos pelos alunos poderão ser transformados em apresentações. Isto é, o texto será apresentado oralmente pelos oa alunos, em classe. Para tanto sugerimos que sob a supervisão do professor os alunos preparem as apresentações utilizando de um dos recursos abaixo:
RECURSO
Elaboração de Apresentações
O professor solicitará que a turma apresente as biografias produzidas oralmente e cada grupo terá então a oportunidade de ouvir comentários sobre sua apresentação, no que diz respeito à descrição feita e a criatividade na construção desta. O professor fará as intervenções que julgar necessárias, visando orientar e organizar os trabalhos. Sugerimos que se utilize equipamento “Data Show” para que todos os alunos possam visualizar adequadamente as apresentações.
Ao final deste momento, os grupos terão a oportunidade de revisar suas apresentações, reescrevendo e reorganizando o que julgarem necessário de acordo com os comentários e correções sugeridas pela turma e pelo professor.
Dicionário português-inglês
RECURSO
Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em duplas e, bem como a compreensão e uso adequados dos verbos no tempo “Passado Simples” na leitura e elaboração dos textos propostos.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/01/2014
Cinco estrelasṔarabéns ! Suas aulas são muitas criativas
15/10/2013
Cinco estrelasÓtimo plano de aula! Uma maneira criativa e interativa de trabalhar pontos gramaticais tão necessários! Parabéns!
05/10/2010
Cinco estrelasGOSTEI MUITO DESSE TRABALHO E ACHO QUE DEVE TER DADO UM ÓTIMO RESULTADO, ESTIMULANDO OS ALUNOS A APRENDER MAIS.