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Importância Econômica e Ecológica das Tartarugas

 

25/08/2010

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

*  Conhecer aspectos econômicos envolvidos no consumo de tartarugas;

*  conhecer a importância ecológica de espécies de tartarugas;

*  estabelecer relações entre o consumo e a importância ecológica das tartarugas;

*  entender por que o consumo de tartarugas é expressivo em algumas regiões do Brasil;

*  desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer o grupo dos Répteis, especialmente o grupo dos Testudines, bem como as características principais deste grupo.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Na sua forma mais simples, a educação ambiental tem por objetivo mostrar aos alunos, e sobretudo às crianças, a importância do ambiente em que vivemos, que deve ser preservado como um tesouro que temos a responsabilidade de guardar, e que não devemos destruir nem desperdiçar. Cuidar do meio ambiente pode ser entendido como mais um dos princípios morais e éticos que também são objeto de preocupação dos educadores - as crianças devem aprender a ser responsáveis, cumprir suas obrigações, respeitar os mais velhos, tratar bem a seus semelhantes, não se comportar de modo agressivo.             

Como dar formação ética e moral na escola, em relação ao meio ambiente como em relação a outros valores? A pior forma é fazer da formação moral objeto de um discurso retórico desvinculado da vida dos estudantes, assim como da própria realidade dos professores. Este tipo de retórica, no melhor dos casos, não consegue interessar e motivar os estudantes, e, em situações mais extremas, acaba por indispô-los contra as ideias apresentadas nas aulas, que são vistas como abstratas, desligadas da realidade da experiência diária das pessoas, quando não, diretamente, hipócritas. Uma família e uma escola que adotem, no dia a dia, práticas de cuidado com o meio ambiente, transmitirão naturalmente esta prática a seus filhos e alunos, mesmo que ela não seja objeto de aulas e preleções formais.

A ética ambiental pode adquirir aspectos muito distintos. Esses vão desde a defesa intransigente de todas as formas e manifestação da natureza - cada árvore, cada inseto, cada pedaço de solo - até a busca de formas de intervenção. Intervenções, muitas vezes, drásticas no ambiente natural, para torná-lo mais adequado ao uso humano e a sua preservação através do tempo.

Adaptado de: http://www.schwartzman.org.br/simon/ambiente.htm (consultado em 09/08/10, às 16h59min).    

Ao longo dos tempos, autores das mais diferentes nacionalidades e especialidades vêm abordando o problema da tartaruga amazônica sobre dois aspectos: ora quanto a sua abundância, avaliada em milhões de exemplares, só no rio Tapajós, ora alertando para a possibilidade de seu total desaparecimento ou de vir a se transformar em peça de museu.

A literatura sobre esse magnífico exemplar da fauna cascuda, é muita rica e cada vez mais se amplia seu conhecimento. Recentemente, foi divulgado que sua proteção teria sido iniciada na Amazônia por guarnição do Exército Brasileiro. Ai pelos anos 50/60, a tartaruga era oferecida abertamente aos compradores em mercados de Manaus, de onde era encaminhada para Belém. Na culinária a carne era bastante apreciada em grandes variedades de pratos.

Pesava ainda sobre a Podocnemis um quase completo desconhecimento de sua biologia. Acreditava-se que o tempo médio para a sua primeira postura girava em torno de 200 a 300 anos, desestimulando os que por acaso se mostrassem interessados, quer na sua proteção, quer na sua criação para fins comerciais, o que incluía a retirada da gordura para usos diversos, inclusive iluminação.

Nos anos 60, o Ministério da Agricultura, através da Delegacia Estadual do Pará, deu início ao Serviço de Proteção à Tartaruga. Técnicos passaram a atuar nas praias de desova anual do quelônio, as quais vinham sendo submetidas, durante a época da subida, desova e descida das tartaruguinhas, a saques sistemáticos, o que levaria aquela área ao despovoamento. A luta pela preservação da tartaruga fluvial da Amazônia continua com a ampliação dos criatórios em cativeiro, existindo, só no Pará 80 deles.   

Adaptado de: http://www.istoeamazonia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=788&Itemid=2 (consultado em 09/08/10, às 17h10min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de exibição de vídeos sobre a importância das tartarugas, atividade lúdica de construção de cartilha informativa, bem como leitura de texto e interpretação, e divulgação de seus conhecimentos através de desenvolvimento de projeto na escola.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo através de orientação de discussões entre os alunos, apresentação de vídeos sobre a importância das tartarugas, incentivo à leitura de textos e interpretação, orientação para a confecção de cartilha informativa, bem como divulgação dos conceitos através de projetos.   

Ferramentas tecnológicas:             

Professor, num primeiro momento da aula, apresente para a turma alguns vídeos sobre a importância das tartarugas. Peça que os alunos assistam com atenção, e anotem no caderno as suas impressões e conceitos mais importantes. Informe-os que estas informações serão úteis para um momento posterior da aula.   

Pele Verde - Episódio 3 - A volta dos quelônios - http://www.youtube.com/watch?v=GGnURGhpAkQ (consultado em 09/08/10, às 18h48min).    

Quelônios do Alto Juruá: Eu Protejo! - http://www.youtube.com/watch?v=NJnAp4xex5Q (consultado em 09/08/10, às 18h49min).    

Clubinho da Tartaruga - Perigos no caminho das tartarugas - http://www.youtube.com/watch?v=2SX-0DpUeyg (consultado em 09/08/10, às 18h50min).    

As Tartarugas e o Micro Lixo - http://www.youtube.com/watch?v=VZ144VRboEE&feature=related (consultado em 09/08/10, às 18h51min).    

Texto para os alunos:             

Professor, após os alunos assistirem os vídeos, entregue para eles alguns textos, que servirão também como base para a próxima etapa da aula. Peça que os alunos leiam com atenção, se possível, separe-os em duplas para esta leitura. Oriente-os a grifar as partes mais importantes dos textos, explicando que isto será importante para a próxima atividade. Abaixo seguem algumas sugestões de textos.   

Ameaça de Extinção

As espécies ameaçadas de extinção, animais ou vegetais, são aquelas em risco de desaparecer, em um futuro próximo. Incontáveis espécies já se extinguiram nos últimos milhões de anos, devido a causas naturais, como mudanças climáticas, e incapacidade de adaptação a novas condições de sobrevivência.

Mas hoje o homem interfere decisivamente no processo natural de extinção de espécies, através de ações como, por exemplo, destruição dos habitats, exploração dos recursos naturais e introdução de espécies exóticas (vindas de outros locais). Essas e outras atitudes provocam declínio das espécies em taxas jamais observadas na história da humanidade.

As cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil continuam ameaçadas de extinção, segundo critérios da lista brasileira e mundial de espécies ameaçadas. Das cinco, quatro desovam no litoral - e, por estarem mais expostas, são as mais ameaçadas: cabeçuda (Caretta caretta), de pente (Eretmochelys imbricata), oliva (Lepidochelys olivacea) e de couro (Dermochelys coriacea).

A tartaruga verde (Chelonia mydas) está menos exposta, pois desova principalmente nas ilhas oceânicas (Atol das Rocas, Fernando de Noronha e Trindade), onde a ação predatória do homem é mais controlada, o que contribui para a estabilidade da sua população.

De cada mil filhotes que nascem, somente um ou dois conseguem atingir a maturidade. São inúmeros os obstáculos que enfrentam para sobreviver, mesmo quando se tornam juvenis e adultos. Mas, além dos predadores naturais, as ações do homem estão entre as principais ameaças às populações de tartarugas marinhas, destacando-se as seguintes: aquecimento global, destruição do habitat para desova, devido à ocupação desordenada do litoral; poluição dos oceanos; e, principalmente, a pesca incidental, ao longo de todo litoral, com redes de espera, e em alto mar, com anzóis e redes de deriva.

Disponível em: http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=100 (consultado em 09/08/10, às 19h23min).    

Porque é preciso proteger   

Depois de mais de 100 milhões de anos de sobrevivência e evolução, as tartarugas marinhas continuam desempenhando importante papel ecológico nos ambientes onde ocorrem - das áreas costeiras a grandes profundidades oceânicas (as chamadas regiões abissais). São fonte de alimento para predadores marinhos e terrestres, inclusive o homem, e importantes consumidores de organismos marinhos, servindo como substrato para outras espécies.

Como animais migratórios, as tartarugas se deslocam desde os trópicos até as regiões subpolares, transferindo energia entre ambientes marinhos e terrestres. São consideradas verdadeiros engenheiros do ecossistema, devido a sua influência e ação sobre os recifes de coral, bancos de grama marinha e substratos arenosos do fundo oceânico.   

Disponível em: http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=112 (consultado em 09/08/10, às 19h24min).                

Abaixo seguem outras opções de texto para serem usadas nesta aula. Se possível, entregue todos os textos para os alunos, para que tenham mais informações.   

http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=165 (consultado em 09/08/10, às 19h25min).    

http://bionarede.blogspot.com/2009/10/tartarugas-da-amazonia-estao-ameacadas.html (consultado em 09/08/10, às 19h26min).    

http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTO0-4370-341025-1,00.html (consultado em 09/08/10, às 19h27min).    

Momento multimídia: atividade na sala de informática             

Professor, agora leve os alunos para a sala de informática e peça que, em duplas, acessem o site abaixo. Esta página contém informações muito importantes sobre a conservação das tartarugas marinhas, jogos interativos, vídeos e reportagens sobre o assunto. Oriente-os como acessar, escrevendo no quadro um roteiro de como fazer as consultas. Este momento lúdico da aula ajudará os alunos a aprenderem mais, de forma divertida.   

http://www.souamigodomar.com.br/ (consultado em 09/08/10, às 20h39min).      

Atividade Criativa: Construindo uma Cartilha             

Professor, após a apresentação dos vídeos, leitura dos textos e atividade lúdica na sala de informática, organize na turma um debate, em que os alunos deverão falar sobre o que assistiram e leram. Incentive-os a falar, colocando algumas questões a serem discutidas: Como conservar os Testudines sem prejudicar as populações que dependem do consumo dos produtos gerados por esses animais? Qual a importância das tartarugas para o ecossistema? Como são usadas as tartarugas na Amazônia? Por que devemos preservar as tartarugas marinhas?             

Deixe os alunos se manifestarem.

Comente com a turma que por serem onívoras, as tartarugas se alimentam de uma grande variedade de seres vivos. Um bom exemplo são as tartarugas marinhas, que consomem algas, e dessa forma ajudam a controlar o crescimento destes vegetais.              

Explique para os alunos que agora eles deverão fazer uma cartilha, que será um jeito de ensinar de forma divertida às outras pessoas como é importante preservar as tartarugas. Peça que os alunos pesquisem modelos de cartilhas na internet, ou leve para a sala de aula, para que eles leiam e aprendam o formato deste texto.             

Professor, no link http://www.prac.ufpb.br/anais/meae/Anais_II_Encontro_Tematico/trabalhos/Cartilha.doc (consultado em 09/08/10, às 19h47min) é possível encontrar um trabalho sobre a produção de cartilha nas escolas.   

Abaixo seguem algumas figuras de tartarugas que estão ameaçadas. Mostre para os alunos, comente sobre os problemas enfrentados por estes animais.

Pessoa coletando ovos de tartaruga para consumo próprio

Retirado de: http://blogs.jovempan.uol.com.br/meioambiente/wp-content/uploads/2010/01/image0022222.jpg (consultado em 09/08/10, às 19h55min).    

Apreensão pelo Ibama de tartarugas viradas por contrabandistas. Este procedimento é executado para que os animais sufoquem e sejam capturados com mais facilidade

Retirado de: http://www.anda.jor.br/wp-content/uploads/2009/08/icmbio-divulgacao.jpg (consultado em 09/08/10, às 19h56min).    

Tartaruga marinha presa em redes de pesca. Isto faz com que morram sufocadas por não conseguirem subir à superfície para respirar

Retirado de: http://www.atarde.com.br/arquivos/2008/06/33307.jpg (consultado em 09/08/10, às 19h57min).    

Tartaruga marinha ingerindo plástico presente no mar (lixo)

Retirado de: http://www.eupodiatamatando.com/wp-content/uploads/2007/08/tartaruga_comendo_plastico.jpg (consultado em 09/08/10, às 19h58min).    

Tartaruga com um anel plástico circundando seu tórax, o que prejudicou o crescimento do casco

Retirado de: http://1.bp.blogspot.com/_vhhrpl_v2GQ/SWWvYf4o1nI/AAAAAAAAAoU/RWOPBxQZbNY/s400/TartarugaAsfixiada.jpg (consultado em 09/08/10, às 19h59min). 

Recursos Complementares

            Professor, abaixo seguem alguns links de recursos que poderão ser usados em sua aula, caso seja necessário, ou apenas como complemento às informações da aula.  

http://conservando.wordpress.com/2009/08/06/conservacao-dos-testudines/ (consultado em 09/08/10, às 21h01min).    

http://www.amazonia.org.br/guia/detalhes.cfm?id=41104&tipo=10&cat_id=96&subcat_id=1 (consultado em 09/08/10, às 21h02min).    

http://notapajos.globo.com/lernoticias.asp?id=29829&tt=Ca%C3%A7adores%20amea%C3%A7am%20reprodu%C3%A7%C3%A3o%20de%20quel%C3%B4nios (consultado em 09/08/10, às 21h03min).    

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/fauna/artigos/tartaruga-de-pente.html (consultado em 09/08/10, às 21h04min).    

http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=411:tartarugas-da-amazonia-estao-ameacadas-&catid=34:edicao-75&Itemid=22 (consultado em 09/08/10, às 21h05min).    

http://www4.icmbio.gov.br/ran/index.php?id_menu=128 (consultado em 09/08/10, às 21h07min).    

http://www.alcoa.com/brazil/pt/environment/pdfs/jornal%20juruti%20n19.pdf (consultado em 09/08/10, às 21h08min).     

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Proponha para a turma o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental voltado para a sensibilização das pessoas quanto à preservação das tartarugas. Oriente os alunos como montar um projeto, estabelecendo os objetivos, as estratégias usadas, o público-alvo. Sugerimos que este projeto seja desenvolvido na escola, englobando todos os alunos, ou na comunidade local (bairro, região). Isto poderá ser feito pela turma inteira num único grupo, ou dividida em dois ou três grupos, à sua escolha.

Explique para os alunos que os objetivos devem refletir onde eles querem chegar com este projeto, que deverá incluir a conscientização das pessoas quanto ao uso sustentável dos Testudines, bem como seu manejo no ambiente para que as populações não sejam extintas. Além disso, é importante que as pessoas saibam que não devem adquirir tartarugas como pet, pois são animais silvestres, muitas vezes chegando até nós por meio de contrabandistas.

Oriente os alunos quanto ao uso das cartilhas que eles mesmos criaram como forma de informar seu público-alvo. Sugira a eles que organizem oficinas de montagem de modelos de tartarugas, em que poderão explicar para o público as principais características do grupo.

Desta forma, você poderá avaliar o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos de acordo com o desenvolvimento deste projeto, além de envolver seus alunos com a preservação ambiental.

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