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Sistema reprodutor feminino

 

25/08/2010

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os órgãos do sistema reprodutor feminino e suas funções;

Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos do sistema reprodutor feminino;

Relacionar ovulação, período fértil, menstruação e gravidez;

Interpretar gráficos sobre os índices de gravidez na adolescência;

Analisar as conseqüências da gravidez na adolescência e conhecer formas de evitá-la;

Respeitar colegas que apresentam desenvolvimento físico e emocional diferentes.

Duração das atividades
4h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber que o corpo humano funciona de forma integrada e é constituído por um conjunto de sistemas.

Saber que o ser humano passa por mudanças físicas, psíquicas e sociais ao longo da vida.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Sabe-se que, hoje, a orientação sexual entrou pela porta da frente da escola, após uma trajetória de avanços e retrocessos. É possível discutir com os pares o tema e elaborar projetos que atendam à demanda das diferentes faixas etárias que compõem a comunidade escolar. Se, inicialmente, buscava-se uma formação para evitar a gravidez precoce e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, hoje, almeja-se muito mais ao colocar em discussão temáticas relacionadas – por exemplo, como o direito ao prazer e ao exercício da sexualidade com responsabilidade e o entendimento de que a sexualidade é algo inerente à vida e à saúde.

De acordo com o PCN – Educação Sexual (BRASIL, MEC, 1998) “Ao definir o trabalho com Orientação Sexual como uma de suas competências, a escola estará incluindo-o no seu projeto educativo. Isso implica uma definição clara dos princípios que deverão nortear o trabalho de Orientação Sexual e sua explicitação para toda a comunidade escolar envolvida no processo educativo dos alunos. Esses princípios determinarão desde a postura que se deve ter em relação às questões relacionadas à sexualidade e suas manifestações na escola, até a escolha de conteúdos a serem trabalhados junto com os alunos.

A coerência entre os princípios adotados e a prática cotidiana da escola deverá pautar todo o trabalho.

Para garantir essa coerência ao tratar de tema associado à tão grande multiplicidade de valores, a escola deverá estar consciente da necessidade de se abrir um espaço para reflexão como parte do processo de formação constante de todos os envolvidos no processo educativo”.

Nesta aula estudaremos O Sistema Genital Feminino, fazendo uma abordagem de diferentes aspectos que o tema exige: identificar órgãos e funções, entender o que seja ovulação, período fértil, menstruação e gravidez. Pretendemos apresentar gráficos sobre os índices de gravidez na adolescência, analisar com os alunos as conseqüências de uma gravidez nessa fase e como se deve  evitá-la.  

Destacamos como fator importante no desenvolvimento de aulas com temas muito próximos ao aluno que se faça uma roda de conversa para levantar o interesse deles sobre o tema.

Nesse momento também, os alunos poderão registrar suas dúvidas e curiosidades em folha de papel à parte, para leitura e planejamento das aulas pelo professor. O professor deve deixar claro que essas questões serão tratadas em parceria com o interessado, sem envolvimento da família, a não ser que de comum acordo aluno e professor sintam necessidade de buscar suporte familiar. As respostas às dúvidas e curiosidades dos alunos serão discutidas e as dúvidas esclarecidas ao longo do desenvolvimento das aulas, sem que o autor da pergunta seja identificado.

Entretanto é preciso ficar claro que a comunidade escolar, incluindo os pais e responsáveis, deve ser informada sobre os temas abordados e serem parceiros na formação do aluno.

Para melhor se informar sobre o assunto leia o texto do link a seguir: http://www.infoescola.com/biologia/aparelho-reprodutor-feminino/ Consultado em agosto 2010  

Estratégia:  

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:   

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas ideias sobre o sistema genital feminino, gravidez e conseqüência da gravidez na adolescência, participando das atividades sugeridas para explorar o assunto da aula.   

Como o professor irá ativar esse processo:  

 Levantando situações – problema em que os alunos serão estimulados a emitir suas ideias sobre o sistema genital feminino identificando, em um esquema desse sistema, os órgãos que o compõe e corrigindo coletivamente a atividade realizada. Lerão texto informativo sobre o tema e interpretarão gráficos contendo os índices de gravidez na adolescência. Através das discussões e atividades desenvolvidas esperamos contribuir para a construção dos conhecimentos e sistematização do estudo.

Atividade 1  

Inicie a aula lendo para os alunos o seguinte texto:  

Tiago, Flávia, Juliana e Mateus são amigos desde pequenos. Hoje, eles já têm 13 anos.

Flávia e Juliana foram as primeiras a apresentar algumas mudanças no corpo, resultado da puberdade. No entanto, Juliana desenvolveu-se mais rapidamente. Ela desenvolveu os seios, alargou os quadris e teve sua primeira menstruação aos 12 anos.

Os meninos se desenvolveram posteriormente, com mudança no tom de voz e o crescimento de pelos faciais.

Assim, as mudanças da puberdade chegaram para todos, mas cada um a seu tempo e de forma diferenciada.

As autoras

Sugestões de questões para reflexão sobre o assunto:   

. Quais as diferenças entre o desenvolvimento de Tiago, Flávia, Juliana e Mateus?

. E aqui na turma,você e os seus colegas estão se desenvolvendo no mesmo ritmo?

. O que você diria a uma pessoa que possui um ritmo de desenvolvimento mais lento?

. Quais as diferenças entre o corpo de meninos e de meninas?  

Escute as ideias dos alunos, informando-lhes que o tema de estudo dessa aula é o sistema genital feminino. Para começar esse estudo, você deseja saber o que eles já sabem sobre o tema e o que gostariam de saber.

Peça-lhes que escrevam, em folha avulsa, tudo que gostariam de saber sobre o assunto. No decorrer da aula as dúvidas e curiosidades escritas vão ser respondidas no coletivo da turma.

Analise as dúvidas e curiosidades dos alunos. Agindo assim você amplia o conhecimento que tem de cada um.

Selecione as questões que farão parte do planejamento desta aula. Explique que outros assuntos sobre o tema sexualidade como: sistema genital masculino, características da puberdade, métodos contraceptivos, dentre outros, serão tratados em outros momentos.  

Atividade 2   

Distribua para cada aluno uma cópia do sistema genital feminino sem os nomes dos órgãos que o compõe.

 Organize a turma em grupos e oriente cada um a escrever o nome de cada órgão da forma como o conhece. É importante que a atividade seja realizada em grupo para que os alunos comecem a falar sobre o assunto, entre si. Isto contribui para que eles fiquem menos inibidos nas atividades que serão realizadas em turma.

   

http://profs.ccems.pt/Palma/Ciencias/6%C2%BAano/Sistema%20Reprodutor/Feminino/JMatch/feminino.jpg Acessado em 23/08/2010 

Após o término do trabalho proponha a correção coletiva da atividade realizada. Para isso, providencie um cartaz com o sistema genital feminino ou uma lâmina de retroprojetor.   

Professor, a nova nomenclatura da Trompa de Falópio é Tuba Uterina.

http://3.bp.blogspot.com/_5nI68tta0Sc/Sudyly_a1HI/AAAAAAAACqM/6wx3t_tm0nw/s320/sistema-reprodutor-feminino-9.jpg Acessado em 23/08/2010 

Enquanto explora um dos recursos acima indicados, estimule a turma a falar o nome dos órgãos representados e, escrever os nomes com a terminologia científica, caso outras palavras tenham sido usadas para nomear os órgãos.

Aproveite a situação, mais descontraída, de estar corrigindo com a turma uma atividade e chame a atenção dos alunos para o uso da terminologia científica e a localização dos órgãos que compõem o sistema genital feminino.

Atividade 3  

 Distribua para a turma o texto sobre o sistema genital feminino. Peça que façam a leitura, individualmente, e resolvam a atividade em duplas.   

Sistema genital feminino   

Os principais órgãos do sistema reprodutor feminino são: os ovários, as tubas uterinas, útero, vagina e vulva.

Os ovários são duas glândulas que estão localizadas uma de cada lado, na pelve da mulher. Produzem, armazenam e liberam os óvulos (células reprodutoras femininas). São responsáveis, também, pela produção dos hormônios sexuais femininos (estrogênio - hormônio responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários femininos e prepara o útero para a gravidez; e progesterona - hormônio que modifica o corpo para manter a gravidez).

As tubas uterinas são dois tubos finos e flexíveis ligados aos lados do útero por onde se comunicam com a cavidade uterina. Possuem, aproximadamente, 12 cm de comprimento. São estruturas que transportam os óvulos do ovário ao útero. A fecundação ocorre no interior de uma delas.

O útero é onde o embrião se aloja. É um órgão muscular oco, de aproximadamente 7,5 cm de comprimento, com as paredes internas ricas em vasos sanguíneos. O útero se contrai para expulsar o bebê, durante o parto.

A vagina é um tubo muscular com, aproximadamente, 8 cm de comprimento. O comprimento e o diâmetro da vagina podem alterar-se durante a relação sexual ou durante o parto. O hímen é uma membrana localizada logo na entrada da vagina presente nas mulheres que ainda não tiveram relações sexuais.

A vulva é a parte externa do sistema genital feminino composta pelos grandes lábios, que envolvem duas pregas menores e mais delicadas, os pequenos lábios, que protegem a abertura vaginal. Um pouco a frente da abertura da vagina, abre-se a uretra.

O clitóris é um órgão de grande sensibilidade, com 1 a 2 cm de comprimento, correspondente a glande do pênis. Localiza-se na região anterior a vulva e é constituído de tecido esponjoso, que se intumesce durante a excitação sexual.

Texto elaborado pelas autoras

Veja se os alunos compreenderam as informações do texto resolvendo, em duplas, a atividade a seguir:  

 Desembaralhe as letras e escreva o nome do órgão encontrado e sua função.   

VINAGA 

ERÚTO 

TAUB UERINTA 

ORVÁIO 

AVLUV   

Corrija a atividade coletivamente e peça aos alunos que identifiquem no desenho do sistema genital feminino cada órgão e expliquem sua função.

Atividade 4  

A seguir explique a relação entre ovulação, período fértil, menstruação e gravidez. Para isso, use o esquema do sistema genital feminino.   

Imagem extraída de http://www.webciencia.com/11_31reprodut.htm consultado em agosto 2010.    

O processo de formação dos óvulos, inicia-se ainda antes do nascimento, em torno do terceiro mês de vida uterina. As células precursoras dos óvulos multiplicam durante a fase fetal feminina. Em seguida, param de se dividir e crescem, transformando-se em ovócitos primários. Ao nascer, a mulher tem cerca de 400 mil ovócitos primários.

Após a primeira menstruação os óvulos armazenados no útero são liberados a cada mês. É a ovulação. Um óvulo amadurece e é expelido pelo ovário. Começa assim o período fértil em que a mulher tem maiores chances de engravidar.

Algumas horas após a ovulação, o óvulo é capturado pela tuba uterina.  Os espermatozoides, celulas reprodutoras masculinas, depositados pelo pênis, no fundo da vagina durante o ato sexual, nadam para o interior do útero, de onde atingem as tubas uterinas. Durante a viagem à tuba, muitos espermatozoides morrem.

Mesmo assim, milhares de espermatozoides atingem o óvulo. O primeiro espermatozoide a tocar na membrana do óvulo, nele penetra, fenômeno denominado fecundação ou fertilização. Se tudo correr bem a mulher fica grávida. Caso contrário, o óvulo é conduzido ao útero e passados 24/48 horas após a ovulação, o óvulo degenera e é reabsorvido pelo organismo – termina o período fértil.   

O útero começa a descamar, geralmente, 14 dias depois da ovulação. É o primeiro dia da menstruação. Inicia-se um novo ciclo menstrual. O ciclo menstrual se sucede, geralmente, a cada 28 dias.  

Texto adaptado de http://www.webciencia.com/11_31reprodut.htm  Consultado em agosto 2010.   

Atividade 5

Explique a turma que nessa atividade será realizado um estudo de caso. A história é uma ficção, mas representa uma situação que acontece a todo o momento no nosso país.

Distribua um texto para cada aluno e estimule a turma a pensar sobre o assunto.   

Gravidez na adolescência   

Luana tem 15 anos e estuda na primeira série do ensino médio de um colégio estadual. Foi lá que ela conheceu Frederico. Apaixonaram-se e começaram a namorar.  

Os dois resolveram que queriam ter sua primeira relação sexual, e Luana começou a tomar a pílula anticoncepcional. Durante esse período, ela ficou muito enjoada por causa da pílula e resolveu parar de tomá-la. Algumas vezes eles usavam camisinha, mas se esqueciam de usá-la muitas vezes.

Alguns meses depois, Luana percebeu que estava grávida. Como iria fazer? A mãe e o pai dela não entenderiam essa gravidez, pois nem conheciam o namorado dela. Frederico sugeriu que ela fizesse um aborto. Ele disse que era só tomar um remédio, pois a namorada de um amigo havia tomado.

Luana ficou com medo de passar mal e ser hospitalizada, e, aí, seria mais difícil ainda encarar os pais. Tomou coragem e contou-lhes que estava grávida.

Os pais de Luana se assustaram, mas tentaram, cada um de seu jeito, apoiar a filha. A irmã mais velha de Luana parou de falar com ela.

Depois que Luana contou aos pais, terminou o namoro. Quando o filho de Luana nasceu, a irmã de Luana voltou a conversar com ela e até a ajuda a cuidar do neném.

Texto elaborado pelas autoras

1. Reflita e, depois, registre suas conclusões no caderno.

a) O que você faria se ficasse grávida? Ou, o que faria se engravidasse sua namorada?

b) Você acredita que está preparado (a) para ter um filho?

c) Como você acredita que seus pais e sua família reagiriam à notícia?

d) Como você imagina que ficaria o seu namoro depois de uma gravidez não planejada?  

2. Discuta suas ideias com a turma.    

Atividade 6   

1. Proponha uma análise de gráficos sobre incidência de gravidez na adolescência. Veja a sugestão abaixo:   

Gráfico dos possíveis motivos de gravidez na adolescência, e sua ocorrência nos níveis escolares (Publicado em 5 de outubro de 2009). Dados – Gravidez adolescentes Brasil  

http://2.bp.blogspot.com/_qA9fmHdUxoY/SpQKex8oHDI/AAAAAAAAACM/0a_uGRUqYzY/s1600/grafico%2Bpq%2Btem%2Bengravidado Consultado em agosto de 2010.    

Sugestões de perguntas: 

.Quais os motivos que levam a adolescente a ficar grávida?

.Qual o motivo menos indicado? E o mais indicado?

.A que você atribui a diferença de opinião entre os alunos da escola pública e particular?

2. Agora faça uma pesquisa semelhante com as adolescentes da sua escola. Para realizar a pesquisa é importante definir a faixa etária em que ela será realizada. Para isso sugerimos alunas entre 10 e 16 anos.

Cada aluno da turma entrega um formulário como o sugerido abaixo para três adolescentes. Se a escola que você leciona for pública e ficar difícil realizar a pesquisa na rede particular, peça aos alunos para aplicar o formulário somente na sua escola. A mesma orientação serve para a rede particular. Caso contrário, é importante que o formulário seja distribuído para a mesma quantidade de alunas de um tipo de escola e outro e, que a faixa etária também seja a mesma.   

Sugestão de formulário

Escolha 2 itens citados no formulário que, em sua opinião, melhor representam os motivos que levam a adolescente engravidar e marque X.  

. São irresponsáveis

. Não acham que vai acontecer com elas

. Não usam métodos contraceptivos

. Não planejam a transa

. Querem prender o namorado

. Querem ter filho

. Não tem informações sobre métodos contraceptivos

. Não tem acesso a métodos contraceptivos

3. Com os formulários em mãos oriente a turma a fazer o levantamento dos dados. 

 Analise o gráfico a seguir.

Sugestão de dialógo:

. Quais os estados brasileiros com números mais elevados de gravidez na adolescência?

. Em que regiões se localizam esses estados?

. Como você explica o número mais elevado de gravidez de adolescentes na Região Nordeste?

. Em que região e estado você reside? O seu estado está entre aqueles com altos números de gravidez na adolescência?

. O que pode ser feito para reduzir esses números?

Professor, geralmente podemos atribuir a incidência de grávidez na adolescência a falta de informação, prostituição infantil (turismo sexual), situação sócio- econômica da população, entre outras.

Fonte: http://projetos.criancaesperanca.globo.com/files/2028/2009/06/grafico_saude4.gif   Consultado em agosto de 2010.   

 

Recursos Complementares

Acesse os links e obtenha outras informações sobre o assunto desta aula:

. http://www.brasilescola.com/biologia/gravidez-adolescencia.htm Consultado em agosto de 2010.   

. http://www.infoescola.com/sexualidade/gravidez-na-adolescencia/  Consultado em agosto de 2010. 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante o trabalho desenvolvido, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula, o seu envolvimento e participação nas diferentes atividades realizadas. A proposta das atividades sugeridas para o desenvolvimento do tema “sistema genital feminino”, por si só já lhe ofereceu muitos dados para que possa avaliar o aprendizado dos alunos tanto em relação aos conhecimentos conceituais como os comportamentais e atidutinais trabalhados.

Como avaliação final proponha a seguinte atividade: Crie uma história em quadrinhos em que você dialogue com um colega menino ou menina, comentando o que você aprendeu ao desenvolver as atividades propostas sobre os temas trabalhados: Sistema genital feminino e gravidez na adolescência.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniões

  • Geisa da Silva Santos, E M E F DOM CLEMENTE GEIGER , Pará - disse:
    geisass3@hotmail.com

    11/06/2012

    Cinco estrelas

    exelente aula.


  • tainara, escola irmão getulio-curso normal , Rio Grande do Sul - disse:
    tainaragb@gmail.com

    26/11/2011

    Quatro estrelas

    Fiquei em duvida agora esta aula é pra alunos das series iniciais (5°ano) ou para series finais (8° ano)?


  • Evelyne Carlota Santos, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo , São Paulo - disse:
    evelynecarlota@gmail.com

    31/08/2011

    Cinco estrelas

    Muito adequado para alunos do 8º ano e é perfeitamente possível partir dessa aula apara desenvolver um trabalho mais amplo para os demais alunos da escola, visto que sexualidade é um tema sempre bem vindo e que se faz cada vez mais necessário no ambiente escolar. Parabéns!


  • GEORGIA MARIA FERREIRA CAMPOS, ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIAO GUILHERME DE OLIVEIRA , Minas Gerais - disse:
    mariaferreiracampos@gmail.com

    25/07/2011

    Cinco estrelas

    excelente


Sem classificação.
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