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Sistema Reprodutor Masculino

 

25/08/2010

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria |Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os órgãos do sistema reprodutor masculino e suas funções;

Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos de sistema reprodutor masculino;

Conhecer alguns métodos contraceptivos e sua eficácia;

Respeitar colegas que apresentam desenvolvimento físico e emocional diferentes.

Duração das atividades
4h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber que o corpo humano funciona de forma integrada e é constituído por um conjunto de sistemas.

Saber que o ser humano passa por mudanças físicas, psíquicas e sociais ao longo da vida.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Sabe-se que, hoje, a orientação sexual entrou pela porta da frente da escola, após uma trajetória de avanços e retrocessos. É possível discutir com os pares o tema e elaborar projetos que atendam à demanda das diferentes faixas etárias que compõem a comunidade escolar. Se, inicialmente, buscava-se uma formação para evitar a gravidez precoce e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, hoje, almeja-se muito mais ao colocar em discussão temáticas relacionadas – por exemplo, como o direito ao prazer e ao exercício da sexualidade com responsabilidade e o entendimento de que a sexualidade é algo inerente à vida e à saúde.

Nesta aula estudaremos O Sistema Genital Masculino, fazendo uma abordagem de diferentes aspectos que o tema exige: identificar órgãos e funções, o conhecimento de que cada indivíduo tem um ritmo de desenvolvimento próprio, usar a terminologia científica relacionada aos órgãos que compõe esse sistema e estudar os métodos contraceptivos. É intencional a inclusão desse último item nesta aula. Isso porque é preciso refletir sobre a responsabilidade do homem na concepção, desde cedo, e descaracterizar que a gravidez é responsabilidade única e exclusivamente da mulher.

Destacamos como fator importante no desenvolvimento de aulas com temas muito próximos ao aluno, que se faça uma roda de conversa para levantar o interesse deles sobre o tema.

Nesse momento também, os alunos poderão registrar suas dúvidas e curiosidades em folha de papel à parte, para leitura e planejamento das aulas pelo professor. O professor deve deixar claro que essas questões serão tratadas em parceria com a turma, sem envolvimento da família, a não ser que de comum acordo aluno e professor sintam necessidade de buscar suporte familiar. As respostas às dúvidas e curiosidades dos alunos serão discutidas e as dúvidas esclarecidas ao longo do desenvolvimento das aulas, sem que o autor da pergunta seja necessariamente identificado. Isso não significa, entretanto, que as famílias serão excluídas do processo ensino aprendizagem. Elas devem ser informadas sobre o assunto a ser desenvolvido e atuarem em parceria com a escola na formação dos alunos.

De acordo com o PCN – Educação Sexual (BRASIL, MEC, 1998) “Ao definir o trabalho com Orientação Sexual como uma de suas competências, a escola estará incluindo-o no seu projeto educativo. Isso implica uma definição clara dos princípios que deverão nortear o trabalho de Orientação Sexual e sua explicitação para toda a comunidade escolar envolvida no processo educativo dos alunos. Esses princípios determinarão desde a postura que se deve ter em relação às questões relacionadas à sexualidade e suas manifestações na escola, até a escolha de conteúdos a serem trabalhados junto com os alunos.

A coerência entre os princípios adotados e a prática cotidiana da escola deverá pautar todo o trabalho.

Para garantir essa coerência ao tratar de tema associado a tão grande multiplicidade de valores, a escola deverá estar consciente da necessidade de se abrir um espaço para reflexão como parte do processo de formação constante de todos os envolvidos no processo educativo”.  

Cabe ao professor ao planejar as aulas:

. Selecionar, com antecedência, materiais sobre o assunto: livros, enciclopédias, endereços eletrônicos, gravuras, jornais, revistas, etc.

. Organizar um espaço com o material selecionado para que os alunos consultem sempre que necessário.

.  Propor questões que façam os alunos pensarem sobre o assunto.

. Favorecer as iniciativas individuais e coletivas, acolhendo as ideias dos alunos e possibilitando que elas sejam colocadas em prática.   

Nos links a seguir você encontra informações que ajudarão no planejamento da aula:

O sistema genital - Mudanças no corpo masculino http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemagenital.php Consultado em agosto de 2010.    

Saco escrotal http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemagenital2.php Consultado em agosto de 2010.    

Métodos contraceptivos http://www.brasilescola.com/biologia/anticoncepcionais.htm Consultado em agosto de 2010.    

Vídeos:

Conversa íntima - Informações sobre métodos contraceptivos - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=KRBHp1OAcI0  5: 54min. Consultado em agosto de 2010.    

Conversa íntima - Informações sobre métodos contraceptivos - Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=5YTiXAfoBZ4  6:16min. Consultado em agosto de 2010.    

PCN - Educação Sexual http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro102.pdf Consultado em agosto de 2010.    

Estratégia:   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:   

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas ideias sobre o sistema genital masculino e métodos contraceptivos participando das atividades sugeridas para explorar o assunto da aula.

Como o professor irá ativar esse processo:  

 Levantando situações – problema em que os alunos serão estimulados a emitirem suas ideias sobre o sistema genital masculino identificando, em um esquema, os órgãos que o compõe e corrigindo coletivamente a atividade. Lerão texto informativo sobre o tema e realizarão uma pesquisa na internet sobre métodos contraceptivos. Para finalizar assistirão a vídeos sobre o tema. Através das discussões e atividades realizadas esperamos contribuir para a construção dos conhecimentos e sistematização do estudo.

Atividades 1   

Informe aos alunos que nesta aula será estudado o sistema genital masculino e métodos contraceptivos. Para começar você gostaria de saber o que eles já sabem sobre o tema e o que gostariam de conhecer.

Para isso, eles devem escrever em folha avulsa, tudo que gostariam de saber sobre o assunto. No decorrer das aulas as dúvidas e curiosidades escritas vão ser respondidas no coletivo da turma.

Analise as dúvidas e curiosidades. Agindo assim você amplia o conhecimento que tem sobre cada aluno.

Selecione as questões que farão parte do planejamento desta aula. Explique aos alunos que outros assuntos como sistema genital feminino, diferenças entre o homem e a mulher (relações de gênero), gravidez na adolescência, dentre outros serão tratados em outro momento.  

Atividade 2  

Para iniciar a discussão explique aos alunos que muitos adultos e adolescentes usam muitos termos populares relacionados à sexualidade. Isso acontece porque às vezes as pessoas não conhecem os termos científicos, não se sentem bem os usando, dentre outros motivos.

Para refletir sobre o uso de termos relacionados  à sexualidade eles vão participar de uma atividade de acordo com orientação a seguir.  

Distribua pelo chão da sala seis folhas de papel e coloque uma caneta em cima de cada uma. Antes, escreva em cada folha um dos termos a seguir:

Homem

 Pênis

Ato sexual

Testículos

 Masturbação

Saco escrotal

Peça que escrevam nas folhas os termos equivalentes que conheçam. Dê liberdade para escreverem a palavra que desejarem.

Marque 15 minutos para a realização da atividade. Passado o tempo marcado reúna o grupo para discussão. Peça a um aluno, que se mostrar disponível, para ler os nomes escritos em voz alta. Se ninguém se oferecer, faça você mesmo a leitura em voz alta.  

Sugestão de diálogo:

.Como o grupo se sentiu ao participar da atividade?

.Vocês se sentiram envergonhados ao ver, escrever ou ouvir esses termos? Por quê?

.Em geral, quando usamos a linguagem popular para os termos sexuais?

.Quando usamos os termos científicos? Por quê?

.De onde provem essas palavras da linguagem popular? Em sua opinião, por que usamos tais palavras?

Para concluir explique que a partir desse momento só serão usados termos científicos relacionados à sexualidade.   

Atividade adaptada de material produzido pela BEMFAM (Bem Estar Familiar no Brasil): http://www.bemfam.org.br/info_material.php Consultado em agosto de 2010. 

Distribua para cada aluno uma cópia do sistema genital masculino sem os nomes dos órgãos que o compõe. Organize a turma em grupos e oriente cada aluno a escrever o nome de cada órgão representado. É importante que a atividade seja realizada em grupo para que os alunos falem sobre o assunto, entre si. Isto contribui para que eles fiquem menos inibidos nas atividades que serão realizadas em turma.   

No link a seguir você encontra imagem do sistema genital masculino sem identificação dos nomes dos componentes representados.

http://profs.ccems.pt/Palma/Ciencias/6%C2%BAano/Sistema%20Reprodutor/Masculino/Jmatch/masculino.jpg   Consultado em agosto de 2010. 

Verifique se os alunos conseguiram identificar os órgãos representados e proponha a correção coletiva da atividade realizada. Para isso, providencie um cartaz com o sistema genital masculino ou uma lâmina de retroprojetor.  

No link a seguir você encontra imagem do sistema genital masculino com identificação dos nomes dos componentes representados, em vista lateral e de frente.   

http://3.bp.blogspot.com/_5nI68tta0Sc/SudwrT5wfCI/AAAAAAAACpk/Np3aZoAd9mQ/s320/sistema-reprodutor-masculino.jpg   

acessado em 23/08/2010

  

Enquanto explora um dos recursos acima indicados estimule a turma a falar os nomes dos órgãos e escrever os nomes científicos dos componentes representados.

Aproveite a situação, mais descontraída, de estar corrigindo com a turma uma atividade para reforçar com os alunos o uso da terminologia científica e a localização dos órgãos que compõe o sistema genital masculino

Distribua para a turma o texto sobre o sistema genital masculino para leitura da turma.  

Sistema genital masculino 

Os principais órgãos do sistema genital masculino são: saco escrotal, testículos, epidídimos, ductos deferentes, vesículas seminais, próstata, uretra, pênis.   

O saco escrotal está localizado abaixo do pênis e é uma bolsa de pele que envolve e protege os testículos, os epidídimos e a extremidade distal dos canais deferentes.   

Os testículos produzem os espermatozoides, células reprodutoras masculinas e o hormônio sexual masculino, a testosterona, responsável pelas mudanças características da puberdade, como aparecimento e crescimento de pelos.

Os epidídimos estão localizados acima de cada um dos testículos. Depois de os espermatozoides serem reproduzidos pelos testículos, são levados até o epidídimo onde são armazenados até o momento da ejaculação.   

Os ductos deferentes são canais de cerca de 40 cm de comprimento que conduzem os espermatozoides para fora dos testículos até a uretra.   

As vesículas seminais são duas glândulas que produzem um líquido viscoso cuja função é nutrir e dar mobilidade aos espermatozoides.

A próstata é uma glândula que produz um líquido que protege e ajuda na condução dos espermatozoides no interior do corpo da mulher.   

A uretra é um canal comum aos sistemas reprodutor e urinário do homem. Ela percorre o interior do pênis, conduzindo a urina ou o líquido que contém os espermatozóides para o exterior do corpo.   

O pênis é o órgão copulador masculino por meio do qual os espermatozoides são colocados no corpo da mulher.   

Escreva no quadro de giz as atividades a seguir. Peça que escrevam no caderno e resolvam a atividade em dupla.

1. Complete os espaços em branco escrevendo o nome do órgão, função ou o que é e/ou localização:   

Órgão/s: testículos           

O que é e/ou localização: duas glândulas envolvidas pelo escroto ou saco escrotal      

Função: produzem células reprodutoras masculinas e o hormônio sexual masculino, a testosterona, responsável pelas mudanças características da puberdade, como aparecimento e crescimento de pelos.                     

Órgão/s: vesículas seminais

O que é e/ou localização: são duas glândulas que produzem um líquido viscoso

Função: nutrir e dar mobilidade aos espermatozoides   

Órgão/s: uretra 

O que é e/ou localização: é um canal comum aos sistemas reprodutor e urinário do homem. Ela percorre o interior do pênis

Função: conduzir a urina ou o líquido que contém os espermatozóides para o exterior do corpo.   

Órgão/s: saco escrotal

O que é e/ou localização: está localizado abaixo do pênis e é uma bolsa de pele

Função: envolver e proteger os testículos, os epidídimos e a extremidade distal dos canais deferentes.   

Órgão/s: epidídimos

O que é e/ou localização: estão localizados acima de cada um dos testículos.

Função: depois de os espermatozoides serem reproduzidos pelos testículos, são levados até o epidídimo onde são armazenados até o momento da ejaculação   

Órgão/s: A próstata

O que é e/ou localização: é uma glândula que produz um líquido 

Função: o líquido produzido por este órgão ajuda a proteger e conduzir os espermatozoides no interior do corpo da mulher.   

Órgão/s: pênis 

O que é e/ou localização: é o órgão copulador masculino 

Função: colocar espermatozoides dentro do corpo da mulher   

Órgão/s: Os ductos deferentes 

O que é e/ou localização: são canais de cerca de 40 cm de comprimento

Função: conduzir os espermatozoides para fora dos testículos até a uretra. 

2. Numa relação sexual os espermatozoides produzidos pelo sistema genital masculino são ejaculados no útero, no interior do corpo da mulher. Se a mulher estiver no período fértil e não estiver usando nenhum método contraceptivo ela pode engravidar.

Numere os órgãos do sistema genital masculino observando o caminho que os espermatozoides percorrem até serem lançados pelo pênis para o exterior do corpo do homem. Eu já comecei:

1.TESTÍCULOS

3.DUCTOS DEFERENTES

5. PRÓSTATA

2. EPIDÍDIMOS 6.

6. URETRA

4. VESÍCULAS SEMINAIS   

Corrija coletivamente a atividade com a turma. Conduza a discussão estimulando a turma a investigar sobre os métodos contraceptivos.  

Atividade 5   

A atividade a seguir propõe uma investigação sobre métodos contraceptivos. Como dito anteriormente, este assunto foi proposto nesta aula para oportunizar a discussão sobre a responsabilidade de uma gravidez. Tanto o homem quanto a mulher são responsáveis pela concepção de uma nova vida.  

Seria interessante que, inicialmente, fosse feito com a turma um levantamento dos métodos contraceptivos que os alunos já ouviram falar. Depois,peça-lhes que escolham um método para investigar sobre ele. Combine com a turma um dia para apresentação dos trabalhos.

Realize a atividade orientando os alunos a pesquisarem na internet. Se necessário, ensine-os a usar esse recurso. Decida junto com a turma o que é mais viável: realizar a pesquisa em casa ou na escola; em grupos ou individualmente.

Uma boa alternativa é usar o espaço de multimídia ou digital da escola. Se os alunos ainda não têm hábito de usar esse recurso, explique-lhes que no computador há uma ferramenta conhecida como buscador. Essa ferramenta ajudará a encontrar informações sobre o assunto que se deseja investigar. Um buscador muito usado é o Google.

Se eles já sabem usar o computador, já devem conhecer essa ferramenta. Para que o Google encontre o assunto desejado, eles devem usar palavras-chave, ou seja, aquelas que indicam o assunto a ser investigado. Neste caso, sugerimos como palavras-chave: métodos contraceptivos, seguido do nome do método a ser investigado: Anticoncepcional hormonal oral; Anticoncepcional hormonal injetável; Coito interrompido; Diafragma (Anel flexível, coberto por uma membrana de borracha fina); Dispositivo intrauterino (DIU); Espermicidas; Implante hormonal; Laqueadura tubária; Método do muco cervical; Método rítmico (Tabelinha); Pílula pós-coito ou Pílula do dia seguinte; Camisinha feminina; Camisinha masculina; Vasectomia.

Esse é um bom momento para usar a internet como fonte de pesquisa. Isso pode ser feito com diversas profundidades, conforme a turma que “se tem em mãos” (ninguém conhece isso melhor que você, professor (a)). Uma possibilidade é oferecer sites que tenham sugestões sobre métodos contraceptivos, para isso faça a consulta previamente de sites que possam ser consultados pelos alunos. Sempre que se indica sites, é preciso conferir antes se eles continuam na rede. Por isso, caso se interesse por exibir os sites aqui sugeridos, verifique se ainda estão na rede.

Textos

http://www.brasilescola.com/biologia/anticoncepcionais.htm Consultado em agosto de 2010-08-08   

 http://www.infoescola.com/sexualidade/metodos-anticoncepcionais/   Consultado em agosto de 2010-08-08   

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_direitos_sexuais_2006.pdf Consultado em agosto de 2010-08-08 

A partir das informações colhidas nos textos e vídeos consultados produza com a turma uma cartilha com informações sobre métodos contraceptivos.

A cartilha poderá conter informações como:

. Nome do método

. Em que consiste

. Como é usado

. Eficácia

Esta cartilha pode ser distribuída entre outros adolescentes e adultos da escola.

A seguir algumas informações que podem ser usadas na produção da cartilha. As informações encontram-se nessa ordem: nome com que o método é conhecido; em que consiste; como é usado; porcentagem aproximada de eficácia.  

. Anticoncepcional hormonal oral Dose hormonal que interfere no ciclo ovariano, impedindo a ovulação. Pílula que deve ser tomada todos os dias em horários regulares. 95%  

. Anticoncepcional hormonal injetável Dose hormonal que interfere no ciclo ovariano, impedindo a ovulação. Injeção que pode ser tomada em intervalos diferentes: dois em dois meses, etc. 99%   

. Coito interrompido É a prática de retirar o pênis de dentro da vagina antes da ejaculação. Os espermatozoides não são liberados dentro do corpo da mulher. Difícil de avaliar. Acredita-se que a eficácia seja menor que 75%   

. Diafragma Anel flexível, coberto por uma membrana de borracha fina. A mulher deve colocar na vagina,para cobrir o colo do útero no máximo seis horas antes da relação sexual. 75% – 95%   

. Dispositivo intrauterino (DIU) É um dispositivo colocado pelo médico dentro do útero. Atua impedindo a fecundação. Caso a fecundação ocorra, impede a implantação do novo ser no útero. 98% – 99%   

. Espermicidas Pequena esponja embebida em espermicida que possui uma depressão para segurá-la no lugar sobre o colo uterino. Deve ser inserida pouco antes da relação sexual. 70% – 90%   

. Implante hormonal Microbastão de hormônio sintético. É implantado no antebraço (com anestesia local) e inibe a ovulação. Dura cerca de três anos. 99%   

. Laqueadura tubária É o método de esterilização feminina. Corte e/ou ligamento cirúrgico das tubas uterinas (trompas uterinas), que fazem o caminho dos ovários até o útero. 99%   

. Método do muco cervical É um método de identificação do período fértil pelas modificações cíclicas do muco vaginal. A mulher observa a ausência ou a presença do fluxo mucoso diariamente e evita ter relação quando o muco está mais espesso. 75% – 85%   

. Método rítmico (Tabelinha) Estimação da propensão da fertilidade, baseada na duração dos ciclos menstruais passados. Abstinência sexual durante o período, de acordo com os cálculos, considerado fértil. Difícil de avaliar. Baixa eficácia   

. Pílula pós-coito (Pílula do dia seguinte) É o uso alternativo de contracepção hormonal oral. Deve ser tomado no período máximo de 72 horas após o coito. 75%  

. Camisinha feminina Consiste num tubo com uma extremidade fechada e a outra aberta, acoplado a dois aneis flexíveis. Retém o esperma no ato sexual, impedindo o contato deste com a vagina. 79%   

. Camisinha masculina Consiste num envoltório de látex que recobre o pênis. Retém o esperma no ato sexual, impedindo o contato deste com a vagina. 86%   

. Vasectomia Pequena cirurgia por meio da qual é feita a ligadura dos canais deferentes. Ausência de espermatozoides no esperma, que ainda é produzido e ejaculado. 99%   

    

 

Recursos Complementares

Projete os vídeos para os alunos. Essa é uma ótima oportunidade para enriquecer o assunto abordado na aula.

. Conversa íntima - Informações sobre métodos contraceptivos - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=KRBHp1OAcI0  5: 54min. Consultado em agosto de 2010.    

. Conversa íntima - Informações sobre métodos contraceptivos - Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=5YTiXAfoBZ4  6:16min. Consultado em agosto de 2010. 

Avaliação

A avaliação deve constituir-se, por um lado, da observação sistemática durante as aulas sobre as perguntas feitas pelos alunos, as respostas dadas, os registros de debates, de entrevistas, de pesquisas, de filmes e de experimentos, atitudes e interesses manifestados; por outro lado, deve-se avaliar o seu desempenho nas atividades específicas de avaliação, como comunicações de pesquisas, participação em debates, relatórios de leituras, de experimentos de situações problemas e desafios propostos.          

Na aula de hoje sugerimos como  mais um momento de avaliação propor que criem uma história em quadrinhos em que  dialoguem com um colega menino ou menina, comentando o que foi aprendido ao desenvolver as atividades propostas sobre os temas trabalhados: sistema genital masculino e contraceptivos

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • Raimunda Cristina do Nascimento, Instituto Psicopedagógico de Bonfim - IPPB , Bahia - disse:
    rcn_25@hotmail.com

    19/08/2014

    Cinco estrelas

    Esta aula foi muito produtiva para a Escola que faz parte o Instituto Psicopedagógico de Bonfim - IPPB valeu apenas e os alunos gostaram muito. Parabéns


  • Bianca, Humberto de Campos , São Paulo - disse:
    bia.patd@hotmail.com

    20/11/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom!!! Adorei! Parabéns à quem fez essa aula virtual!! Muito bom!!!


  • Fatima Correia, Escola Anfrisia Santiago , Bahia - disse:
    m.fatimas@ig.com.br

    12/09/2010

    Quatro estrelas

    gostei e vou utilizar na minha classe, com algumas ressalvas, pois o conteudo é muito bom mas muito denso para os alunos do quarto ano.


Sem classificação.
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