14/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Com as atividades propostas o aluno poderá desenvolver o raciocínio lógico matemático; proporcionar trabalho colaborativo; vivenciar momentos de reflexão e tomada de decisões; conhecer o Jogo de Damas e o modo de jogar; identificar quantidade de peças do jogo bem como compreender os nomes atribuídos a cada jogada.
Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno: situações-problema, diálogo e troca de ideias no dia a dia da escola.
Introdução:
O Jogo de Damas é um jogo de tabuleiro muito conhecido e jogado no Brasil, em especial. Quando utilizado no meio educacional, possibilita a construção de conceitos matemáticos, abordados de uma maneira lúdica.
Estratégia e recursos da aula
Atividade 1: aproximadamente 60 minutos
Num primeiro momento é importante que os alunos falem sobre o que já sabem sobre o Jogo de Damas. Utilizando uma folha para cada aluno, o professor poderá escrever as hipóteses que o aluno tem sobre o referido jogo. Esse momento poderá ser feito em uma roda de conversa. Depois, cada aluno deverá pegar a sua folha com o professor e fazer um desenho representando o Jogo de Damas. Exponha as atividades dos alunos em um mural na sala de aula.
Cada aluno poderá demonstrar os conhecimentos singulares sobre como jogar. Por isso, organize os alunos em duplas e disponibilize um Jogo de Damas para cada uma. Deixe que explorem o material, fazendo observações da quantidade de peças e do tabuleiro. Nesse momento o professor fará observações e anotações da forma que cada dupla ou aluno fez para jogar.
Agora, leve a turma ao Laboratório de Informática da escola a fim de que acessem o sítio abaixo:
Fonte: http://www.ludomania.com.br/Tradicionais/damas.html
Fonte: http://www.ludomania.com.br/Tradicionais/damas.html
Neste momento, os alunos terão oportunidade de fazer uma pesquisa sobre o Jogo de Damas e confrontar as suas hipóteses. Para isso, auxilie os alunos na leitura do texto digital. Após a leitura, possibilite um momento de diálogo em que os alunos possam relatar o que perceberam de diferente com relação aos conhecimentos prévios. De volta à sala de aula, os alunos deverão jogar novamente, utilizando as informações obtidas na pesquisa online.
Atividade 2: aproximadamente 60 minutos
Como uma modalidade de jogar diferenciada, os alunos poderão vivenciar o Jogo de Damas através do sítio abaixo:
Fonte: http://recreionline.abril.com.br/jogos/damas/popup_index.html
No sítio sugerido, o Jogo de Damas apresenta algumas variações nas jogadas de captura diferenciadas do Jogo de Damas no tabuleiro. Sendo assim, não há captura de duas peças quando o movimento exige que a peça caminhe para frente, capturando uma peça de cada vez.
Após jogarem, os alunos poderão expressar oralmente a opinião individual de vivenciar este momento. É importante que eles possam relatar quais foram as impressões de jogar online e jogar utilizando o tabuleiro não virtual. Aproveite para conversar com a turma sobre as estratégias utilizadas para capturar as peças do adversário.
Agora, assistam ao vídeo abaixo e descubram mais sobre estratégias e mesmo o como jogar Damas.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=jm8NE11GveY
Após assistir ao vídeo e retornar para a sala de aula, a turma poderá ser organizada em roda. O professor solicitará a participação de dois alunos para jogar, no centro da roda, o Jogo de Damas. Os jogadores farão suas jogadas e os outros alunos deverão observar as jogadas dos colegas. Este momento poderá ser filmado pelo professor e depois assistido pela turma. Finalizado o jogo, o professor deverá propiciar um momento de discussão, em que os alunos poderão dizer o que perceberam com as observações.
Atividade 3: aproximadamente 60 minutos
Para este momento deverá ser entregue para cada aluno uma folha contendo a imagem do tabuleiro do Jogo de Damas impresso. Veja o exemplo abaixo:
Fonte: http://www.cepex.com.br/imagens/aprenda1.jpg
Solicite que os alunos escolham duas cores que representarão as peças do Jogo de Damas. Relembre com a turma a quantidade de peças que compõem o jogo. Sendo um total de vinte e quatro peças divididas em dois grupos de doze peças cada. Os alunos deverão desenhar no tabuleiro a disposição inicial do Jogo de Damas, utilizando lápis de cor. Veja a ilustração a seguir:
Fonte: Acervo da Autora
Agora, explore com a turma os nomes das jogadas e das peças em função dos movimentos. Para isso, entregue outra folha com o tabuleiro impresso e possibilite que os alunos demonstrem a peça transformada em Dama e um momento de captura. É preciso que os alunos compreendam que a formação da Dama ocorre quando uma de suas peças atinge uma das quatro últimas casas do adversário. Para essa formação, os alunos poderão sobrepor uma peça de mesma cor sobre outra.
Fonte: http://www.cepex.com.br/imagens/aprenda1.jpg
Fonte: Acervo da Autora
Para finalizar a aula o professor poderá confrontar os conhecimentos obtidos pelos alunos a partir de todas as atividades vivenciadas com as hipóteses iniciais da turma. Para isso, construa um novo mural, no qual os alunos deverão escrever as regras do Jogo de Dama e fazer um desenho do tabuleiro ilustrando o jogo. Depois, as atividades serão organizadas no mural, juntamente com as atividades realizadas no início desta aula.
Para outras informações o professor poderá acessar o sítio: http://fpdamas.home.sapo.pt/regrasinter.htm
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre como jogar o Jogo de Damas virtual ou não, bem como o entendimento do grupo sobre os movimentos e a quantidade de peças do referido jogo.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/09/2012
Cinco estrelasBoa Tarde. Sou estudante de Pedagogia e as aulas tem me ajudado muito. Gostaria muito que fosse enviada algumas dessas aulas para meu email. Obrigada.
23/03/2012
Cinco estrelasOla,sou Julia tenho 10 anos e amei as aulas e queria receber algumas informações por semana no meu Email... Grata. Qualquer informação: chgs_aline@hotmail.com (mãe)