Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Animais em extinção: como protegê-los?

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Resgatar os conhecimentos prévios sobre animais em extinção;
  • Realizar pesquisas sobre animais em extinção;
  • Sistematizar as informações coletadas na pesquisa em um relatório;
  • Compartilhar conhecimentos e opiniões;
  • Respeitar e valorizar os animais da nossa fauna;
  • Expressar de forma clara e coerente;
  • Ampliar vocabulário.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – seis (6) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita. Tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

              CONVERSANDO COM O PROFESSOR

Professor, acreditamos que a valorização dos animais da nossa fauna e a problemática da extinção de diversas espécies precisam ser expostas, discutidas e analisadas com os alunos. Nas análises realizadas vemos possibilidades da busca de soluções desde os primeiros anos escolares, pois cremos que, dessa forma, teremos cidadãos ativos e conscientes em um futuro próximo. Assim, estabeleça diálogos com a turma, faça questionamentos que possam refletir juntamente com seus familiares sobre a valorização do meio ambiente, especificamente a nossa temática: Animais em Extinção.

Com a temática proposta você poderá trabalhar diferentes conteúdos curriculares, por exemplo:

História: conhecer animais de outras épocas, relacionando passado e futuro.

Matemática: fazer gráficos com nomes de animais em extinção. Poderá trabalhar ainda números pares e ímpares, sucessor e antecessor e escrever por extenso.

Língua Portuguesa: produzir textos, fazer relatórios de pesquisas e elaborar cartazes.

Geografia: pesquisar as regiões que são o habitat natural dos animais utilizando mapa.  

 LEITURA E DISCUSSÃO DE CENA

 Professor, apresente as cenas abaixo para sua turma. Em seguida estabeleça um diálogo para interpretá-las.

http://www.animaisos.org/campanha.php?id=13  (acesso 08/08/2010) 

http://www.morroazuleventos.com.br/MyImages/capa%20savio%20.jpg    (acesso 08/08/2010) 

Comece indagando:

a-O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?

b-Qual é o assunto dessas imagens?

c-O que significa a palavra extinção? (Se necessário peça que consultem o dicionário para descobrirem significado da palavra extinção).

d-O que causa extinção de animais? (Observe se os alunos são capazes de levantar a hipótese de que as causas da extinção incluem a exploração inadequada dos recursos naturais, poluição, destruição do habitat do animal, tráfico de animais silvestres e introdução de novos predadores. Tudo isso tem causado a extinção de centenas de espécies da fauna brasileira e mundial).

e-Vocês conhecem ou já ouviram falar de algum animal que está em extinção? Onde vivem?

f-De que forma podemos ajudar a conter a extinção de espécies?

g-O que podemos fazer para evitar a caça e o comércio de animais?  

Professor, após o diálogo proponha aos alunos que façam uma pesquisa sobre animais em extinção. Solicite que escrevam pelo menos o nome de quatro animais brasileiros ameaçados de extinção fazendo uma descrição de suas características. Se quiser, podem anotar também alguma curiosidade a respeito dos animais.

Professor, você poderá fazer uma ficha para os alunos preencherem a partir de suas pesquisas. Caso faça opção pelo uso da ficha, os alunos deverão copiar e preencher uma para cada animal que pesquisar. Sugerimos o seguinte modelo de ficha:

ANIMAIS EM EXTINÇÃO (se possível inserir figura do animal)

NOME:

TAMANHO:

COBERTURA DO CORPO:

AMBIENTE EM QUE VIVE: ALIMENTAÇÃO:

COMO NASCEM OS FILHOTES:

POR QUE ESTÁ AMEAÇADO DE EXTINÇÃO:

Ainda como pesquisa peça aos alunos que perguntem aos seus familiares ou amigos  os nomes de animais que antes existiam na região onde vivem e que hoje já não são mais encontrados.

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

APRESENTAÇÃO DA PESQUISA

 

Professor, com o objetivo de trocar informações organize a turma para apresentação da pesquisa proposta anteriormente.

Inicie registrando na lousa os nomes dos animais que cada aluno pesquisou.

Em seguida divida a turma em pequenos grupos, procure agrupar os alunos que pesquisaram o mesmo animal. Neste caso peça que comparem os dados coletados e complementem a pesquisa acrescentando dados que possam enriquecer o trabalho. Neste momento, deverão fazer a leitura das fichas dos animais que pesquisaram.

Durante a leitura das fichas solicite que cada aluno escolha um animal para apresentar aos demais colegas.

Quando terminar o tempo que você estabeleceu para o trabalho nos pequenos grupos reorganize as carteiras para que os alunos possam visualizar uns aos outros durante a apresentação.

Cada aluno na sua vez deverá ler e/ou explicar com suas palavras o que descobriu sobre o animal que apresentará. Antes de iniciar as apresentações informe aos alunos que perguntas, esclarecimentos ou informações a acrescentar, poderão ser feitas após a exposição do colega.

Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem sua resposta.  Veja algumas imagens de animais que estão em extinção. (Sítios acessados em 08/08/2010)

  Mico Leão Dourado

http://360graus.terra.com.br/ecologia/images/w_h/w_h_006_micoleao.jpg 

  Arara Azul http://www.abelha.com.br/animais/a/ 

 Lobo Guará http://www.abelha.com.br/animais/l/   

Panda Gigante http://www.abelha.com.br/animais/p/ 

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.           

                   

Imagens: Fonte:CD Clipart & Cia - Número 05

Acompanhe a turma até o Laboratório de Informática, a fim de realizar algumas atividades que envolvam a temática.

Professor, agrupe os alunos em duplas e indique os sítios que deverão acessar. Será utilizado um sítio de cada vez. Logo após você deverá realizar um diálogo com a turma ressaltando elementos relevantes. Assim, é importante que você tenha conhecimento das informações contidas em cada sítio.  Sugerimos os sítios acessados em 08/08/2010:

http://www.bicodocorvo.com.br/animais/animais-da-amazonia

http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2006-1/1-5/figuras/mapa_snimais_extincao.jpg

http://www.universoneo.com.br/edinclusiva/projeto-animais      

http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/animalextin.htm   

http://www.abelha.com.br/animais/  (acesso 08/08/2010)

Para finalizar este momento convide os alunos para fazer alguns jogos cujos personagens são animais em extinção. Utilize o sítio http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/jogo_da_memoria/default.htm   (acesso 08/08/2010)

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

      UTILIZANDO RECURSOS MULTIMÍDIA 

Professor, para esse momento, se possível utilize o Data Show. Caso não possua esse equipamento as imagens poderão ser salvas no pendrive e utilizar em TV ou DVD,  ou ainda apresentá-las aos alunos no Laboratório de Informática, utilizando o computador. Não tendo possibilidade de utilizar nenhum dos instrumentos citados anteriormente providencie algumas imagens que possam retratar esse assunto para que seus alunos possam conhecer alguns projetos que ajudam na preservação de animais em extinção.

Anteriormente à aula, converse com a turma perguntando se alguém conhece ou já viu falar da existência de projetos que ajudam na preservação de animais em extinção. Peça que pesquisem dados sobre esses projetos. Instrua que façam pesquisa na internet, livros, revistas, jornais ou enciclopédias.

No dia agendado para entrega da pesquisa faça um debate com a turma ressaltando os elementos apresentados por eles. Você poderá pedir que um aluno comece relatando o que descobriu durante sua pesquisa e os demais colegas e você vão complementando as informações.

Alguns dados sobre o Projeto Tamar dedicado à preservação de espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção poderão ser coletados no sítio:   http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=63   

Imagens do Projeto Tamar estão disponibilizadas em http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&rlz=1T4ADSA_pt-BRBR373BR375&q=projeto+tamar&um=1&ie=UTF-8&source= univ&ei=TQNgTPL6Ac-nuAes5YnNBw&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CDoQsAQwAw 

Outros Projetos e Associação de Proteção de Animais em Extinção poderão ser encontrados nos sítios:

O Projeto Golfinho Rotador www.golfinhorotador.org.br/ 

Projeto Peixe-Boi   www.projetopeixe-boi.com.br   

Associação Mico Leão Dourado http://www.micoleao.org.br/ptg/home.php 

Professor, mostre aos alunos, em um mapa do Brasil, onde se localiza cada Estado referido nos sítios utilizados.     

 

   

Imagens: Fonte:CD Clipart & Cia - Número 05 e 06

Professor, ao retornar para sala de aula você poderá propor o seguinte registro:  

Pensando nos vídeos assistidos:

 a- Escreva três nomes de animais que fazem parte da fauna brasileira e que estão correndo risco de serem extintos.

 b- Escreva três nomes de animais que não fazem parte da fauna brasileira e que estão correndo risco de serem extintos.

 c- Explique com suas palavras, o que é extinção.

d-Cite os principais fatores que contribuem para a extinção dos animais.

e-Elabore um recado/mensagem pedindo para que as pessoas protejam os animais.

5ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

 

Imagens: Fonte: CD Clipart & Cia - Número 05

Professor, ainda utilizando recursos multimídia proponha aos alunos uma atividade artística. Escolha um autor que trabalha a temática, apresente alguns dados de sua bibliografia e também algumas de suas obras. Nossa  sugestão é fazer um trabalho com obras de Cândido Portinari,  veja o exemplo abaixo.

Cândido Portinari foi um pintor brasileiro que viveu de 1903 a 1962. Ele registrou, em muitas de suas telas, a cultura, a tradição e a história da nossa gente. Portinari registrou também em suas obras de arte a fauna brasileira.

Veja abaixo algumas de suas telas na qual ele retrata a nossa fauna.

 

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://faapbpm.files.wordpress.com/2010/03/crespi2.jpg&imgrefurl=http://faapbpm.wordpress.com/2010/03/07/&usg=__cMcmK9-b2yXmgaaBTeE-DPW74W4=&h=441&w=351&sz=101&hl=pt-BR&start=14&sig2=KO7oC_PjaRp7xypeujuOUA&zoom=1&tbnid=fwmHmMbpdl5JJM:&tbnh=126&tbnw=100&ei=cspxTL-oBcKclgeJzZXtDQ&prev=/images%3Fq%3DFLORESTA%2BPORTINARI%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1003%26bih%3D567%26tbs%3Disch:10%2C581&um=1&itbs=1&biw=1003&bih=567&iact=rc&dur=578&oei=ZspxTLueD4G88gbGtN38Cg&esq=2&page=2&ndsp=15&ved=1t:429,r:10,s:14&tx=44&ty=98  (acesso em 09/08/2010)  

 http://www.chorodas3.com.br/uploaded_images/portinari-743889.jpg  (acesso em 09/08/2010)   

Agora, é sua vez!

Utilize a sua criatividade e faça, no espaço abaixo, um desenho que lembre animais da fauna do Brasil. Depois, pinte-o.

Professor, você poderá adquirir outras informações sobre Cândido Portinari no sítio: http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=107864    (acesso 08/08/2010)

No sítio http://www.portinari.org.br/candinho/index.htm você terá atividades diversificadas de Portinari: jogos, galeria, pinturas e histórias. (acesso 08/08/2010)

6ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

 Professor, organize a sala de aula ou outro ambiente que você tiver disponibilidade para utilizar Data Show e apresente os vídeos “Ajude os animais em extinção” e “Animais em extinção”   disponibilizados respectivamente nos sítios

 http://www.youtube.com/watch?v=Wt0al7YC8hI&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=Gl5rSrXp7Uw&feature=related  (acesso em 08/08/2010). 

Professor estes vídeos sensibilizarão ainda mais seus alunos quanto à preservação dos animais.

Após a apresentação pergunte aos alunos o que acharam. Peça que justifiquem suas respostas.            

OUTRAS POSSIILIDADES 

Professor, você poderá enriquecer sua aula com as seguintes atividades.

Após, convide os alunos para fazerem cartazes informando o que descobriram e também alertando as pessoas sobre a preservação dos animais.

Divida a turma em duplas, ou grupos de até quatro alunos.

 Leve para sala de aula revistas para recortes, cartolinas, colas, tesouras, canetas hidrocor, tintas para pintura em papel, dentre outros materiais que você julgar necessário para confecção de cartazes.

Após a confecção dos cartazes permita que cada grupo socialize seu trabalho. Em seguida peça que escolham diferentes espaços no interior da escola para que possam colar os cartazes dos grupos. Não se esqueça de pedir que escrevam os nomes dos autores e seu respectivo ano de estudo.

VARIAÇÕES 

Professor, para confeccionar os cartazes você poderá pedir que os alunos tragam as figuras de animais de suas casas.

Você poderá também convidar outras turmas da escola para que seus alunos apresentem seus trabalhos e suas descobertas sobre “Animais em extinção”.

Também poderá propor diversas atividades, por exemplo:

1-Resolver cruzadinha e caça palavras com nomes de animais que estão em extinção.

2-Elaborar frase sobre a temática.

3-Produzir texto coletivo ou individual sobre a temática.

4- Procurar em revistas e jornais palavras que iniciam com as mesmas letras dos nomes dos animais que você solicitar.

5-Resolver situações problemas.

Recursos Complementares

Para obter outras informações sobre animais em extinção você poderá utilizar os sítios: http://www.brasilescola.com/animais/extincao-animais.htm

http://www.pelosanimais.org.pt/faq   

http://www.mundosites.net/biologia/animaisextincao.htm    

Sítios acessados em 09/08/2010

Avaliação

Professor, a avaliação deve acontecer durante todo o processo. Verifique se os alunos entenderam como executar cada atividade proposta. Se foram capazes de realizar a pesquisa proposta cumprindo as instruções dadas. Se conseguiram sistematizar as informações coletadas na pesquisa e compartilharam as informações expondo claramente suas ideias. Observe ainda se foram capazes de ampliar seu vocabulário. Esses dados poderão ser observados no decorrer das diferentes situações vivenciadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mayra, Mãe , São Paulo - disse:
    mayra_coutinho@hotmail.com

    03/09/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pela proposta de aula!


  • Silvana, Anglo Campinas/Coc , São Paulo - disse:
    silvanajjl@hotmail.com

    27/02/2012

    Cinco estrelas

    Muito enriquecedor...Adorei as ideias e serão muito bem utilizadas...Desta forma a aprendizagem se tornará significativa e prazerosa... Muito obrigada


  • Elizangela Batista da Rocha, EE MARIA DA GLORIA MUZZI FERREIRA , Mato Grosso do Sul - disse:
    eli-batista-roch@hotmail.com

    08/10/2010

    Cinco estrelas

    Gostei bastante de sua aula. Vou utilizar algumas de suas ideias quando eu for trabalhar essa temática.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.