Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos enrolar a língua com os Trava-Língua

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá explorar a origem dos Trava-Línguas; brincar com Trava-Línguas; desenvolver a leitura e a escrita; trabalhar a linguagem oral; pronunciar com clareza e rapidez as palavras de músicas trabalhadas no dia a dia da sala de aula; estimular a memória auditiva; trabalhar atividades rítmicas que explorem a percepção sonora; desenvolver a atenção e a concentração; memorizar e reproduzir Trava-Línguas; aperfeiçoar a aprendizagem da leitura e da escrita por meio de Trava- Línguas; explorar livros de literatura infantil que destacam os trava-línguas, bem como ampliar o vocabulário.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que o professor já tenha oportunizado aos alunos, um trabalho que envolva a utilização de textos como parlendas.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula

Atividade 1:  aproximadamente 60 minutos

Professor, inicie o trabalho com as hipóteses dos alunos, essa estratégia de ensino favorece a aprendizagem, pois a criança se envolve e constrói novos conhecimentos a partir das informações que já possui. Sendo assim, inicie a aula propondo aos alunos que expressem oralmente o que já sabem sobre a temática “Trava- Línguas”.  

É importante neste momento instigar a participação de todos os alunos da turma. Feita a sondagem, leve a turma ao laboratório de Informática da escola e acessem o sítio sugerido abaixo:

Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/218592 

No sítio vocês encontrarão informações sobre o que são os Trava-Línguas. Façam a leitura do texto, que poderá ser realizada individualmente pelos alunos ou mesmo pelo professor. Após esse momento, converse com os alunos sobre o que descobriram. Depois deste momento, solicite que cada aluno escolha um Trava-Língua dos vários sugeridos no sítio. Abra o programa do Word e peça que digitem o nome completo, a turma, a data da atividade e o Trava-Língua escolhido. Neste momento o professor poderá auxiliar os alunos na digitação ou mesmo na leitura do Trava-Língua. Agora é importante que a folha seja impressa e que os alunos façam um desenho, que represente o Trava-Língua.

Faça um varal na sala de aula, expondo as atividades dos alunos. Proponha um momento de socialização das descobertas, em que cada aluno deverá ler o seu Trava-Língua. Vocês poderão escolher um nome para o varal tal como: Varal de Trava-Línguas.

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos

O trabalho com a expressão corporal é de extrema relevância para o desenvolvimento dos alunos e para a própria aprendizagem. Neste sentido, leve para a turma o CD sugerido abaixo da dupla “Patati e Patata” ou acesse o sítio sugerido logo após a letra da música abaixo, no qual temos o vídeo da música Trava-Língua.

Trava-Língua

 Patati e Patata

Ooooooooooooooooooooooooo

 Trava-línguas é uma brincadeira,

Divertida e fácil de brincar,

É só enrolar a língua fazendo

Ela dançar. hey!! (2x)

O rato roeu a roupa do rei de roma

 Em roma a roupa do rei o rato roeu.

Aranha arranha a rata, a rata arranha

A aranha, a aranha e a rata arranha a ratazana

Um prato de trigo para um tigre

Dois pratos de trigo para dois tigres

Três pratos de trigo para três tigres

Trava línguas é uma brincadeira,

Divertida e fácil de brincar,

 É só enrolar a língua fazendo Ela dançar.

Um ninho de mafagafos com

Sete mafagafinhos, quem

Desmafaguifar um ninho

De mafagafos, bom

Desmafaguifador Será

O tempo perguntou pro tempo

Quanto tempo o tempo tem

O tempo respondeu pro tempo

Tenho o tempo que o tempo tem.

O pelo no peito do pe de pedro

É preto.

Trava-línguas é uma brincadeira,

Divertida e fácil de brincar,

É só enrolar a língua fazendo

Ela dançar.

Ooooooooooooooooooooooooooo

Olha o sapo dentro do saco

O saco com o sapo dentro

O sapo batendo papo

E papo soltando vento

Por que pia pardal pardo

Porque pio e piarei

Porque sou o pardal pardo

Por que pio para o rei

Tem pena a pata do pato

 Do patati

A pata do pato do patati tem pena

Tem pena a pata do pato do patata

A pata do pato patata tem pena

Trava-línguas é uma brincadeira,

Divertida e fácil de brincar,

É só enrolar a língua fazendo

Ela dançar. hei (2x)

Ooooooooooooooooooooooooo

Fonte: http://letras.terra.com.br/patati-patata/1526683/  

É importante que os alunos dancem e cantem com a música da dupla de palhaços “Patati e Patata”. Depois professor, descubra o que os alunos compreenderam da parte da música que diz que o Trava-Língua é uma brincadeira divertida e fácil de brincar, pois basta enrolar a língua e fazer ela dançar. Para isso, solicite que falem um Trava-Língua citado na música e percebam o movimento que a língua faz. É necessário que as crianças percebam que quando pronunciamos palavras parecidas num ritmo mais acelerado, nossa língua trava, ou seja, se enrola, e assim não conseguimos pronunciar as palavras.

 Agora, disponibilize a cópia da letra da música para cada aluno. É importante ler com a turma e cantar a música, a partir da sua escrita. Professor, após a leitura total do texto leia com os alunos um Trava-Língua de cada vez e peça que os alunos grifem, utilizando cores iguais, para as palavras que são parecidas em cada Trava-Língua. Veja o exemplo abaixo:

Olha o sapo dentro do saco 

O saco com o sapo dentro

O sapo batendo papo

E papo soltando vento

Atividade 3:  aproximadamente 60 minutos

Professor, propomos que a cada dia de aula, ou momento, seja apresentado aos alunos um cartaz com um Trava-Língua possibilitando-lhes assim, a visualização da escrita e a leitura. Nesta aula, leve a turma para o Laboratório de Informática e acesse o sítio abaixo:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw  

            Assistam ao vídeo mais de uma vez para que todos possam compreender os Trava-Línguas cantados. Providencie uma filmadora e proponha um desafio para a turma. Cada aluno deverá escolher um Trava-Língua no painel construído pela turma para ser memorizado. Deixe os alunos lerem e fazerem a memorização por aproximadamente quinze minutos. Depois, inicie as apresentações dos alunos. Cada aluno deverá falar o seu Trava-língua, que será filmado e depois assistido pela turma.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre o uso de Trava-Língua sugerimos o sítio: http://www.soportugues.com.br/secoes/trava/ 

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre o que é o Trava-Língua. Também é necessário avaliar a oralidade dos alunos nos momentos de dizer um Trava-Língua.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marilene, EMEB Pref. Aldino Pinotti , São Paulo - disse:
    marilene.vieira@uol.com.br

    17/03/2015

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula vou aproveitar para trabalhar com a sala que atuo, como professora de educação especial no colaborativo, com uma criança autista.


  • Daiana, Celer , Santa Catarina - disse:
    dtrentin@gmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    Muito criativa, agora será facíl travar a língua..!!! Parabéns


  • Andrezza, Creche Municipal Urias , Rio de Janeiro - disse:
    andrezzal@hotmail.com

    22/02/2013

    Cinco estrelas

    Excelente! Muito boa a aula, vou fazer algumas adaptações e darei essa aula para minha turma. Eu estava procurando como trabalhar o trava línguas. Adorei!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.