19/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Com as atividades propostas o aluno poderá explorar a origem dos Trava-Línguas; brincar com Trava-Línguas; desenvolver a leitura e a escrita; trabalhar a linguagem oral; pronunciar com clareza e rapidez as palavras de músicas trabalhadas no dia a dia da sala de aula; estimular a memória auditiva; trabalhar atividades rítmicas que explorem a percepção sonora; desenvolver a atenção e a concentração; memorizar e reproduzir Trava-Línguas; aperfeiçoar a aprendizagem da leitura e da escrita por meio de Trava- Línguas; explorar livros de literatura infantil que destacam os trava-línguas, bem como ampliar o vocabulário.
Para a realização desta aula, é necessário que o professor já tenha oportunizado aos alunos, um trabalho que envolva a utilização de textos como parlendas.
Estratégia e recursos da aula
Atividade 1: aproximadamente 60 minutos
Professor, inicie o trabalho com as hipóteses dos alunos, essa estratégia de ensino favorece a aprendizagem, pois a criança se envolve e constrói novos conhecimentos a partir das informações que já possui. Sendo assim, inicie a aula propondo aos alunos que expressem oralmente o que já sabem sobre a temática “Trava- Línguas”.
É importante neste momento instigar a participação de todos os alunos da turma. Feita a sondagem, leve a turma ao laboratório de Informática da escola e acessem o sítio sugerido abaixo:
Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/218592
No sítio vocês encontrarão informações sobre o que são os Trava-Línguas. Façam a leitura do texto, que poderá ser realizada individualmente pelos alunos ou mesmo pelo professor. Após esse momento, converse com os alunos sobre o que descobriram. Depois deste momento, solicite que cada aluno escolha um Trava-Língua dos vários sugeridos no sítio. Abra o programa do Word e peça que digitem o nome completo, a turma, a data da atividade e o Trava-Língua escolhido. Neste momento o professor poderá auxiliar os alunos na digitação ou mesmo na leitura do Trava-Língua. Agora é importante que a folha seja impressa e que os alunos façam um desenho, que represente o Trava-Língua.
Faça um varal na sala de aula, expondo as atividades dos alunos. Proponha um momento de socialização das descobertas, em que cada aluno deverá ler o seu Trava-Língua. Vocês poderão escolher um nome para o varal tal como: Varal de Trava-Línguas.
Atividade 2: aproximadamente 60 minutos
O trabalho com a expressão corporal é de extrema relevância para o desenvolvimento dos alunos e para a própria aprendizagem. Neste sentido, leve para a turma o CD sugerido abaixo da dupla “Patati e Patata” ou acesse o sítio sugerido logo após a letra da música abaixo, no qual temos o vídeo da música Trava-Língua.
Trava-Língua
Patati e Patata
Ooooooooooooooooooooooooo
Trava-línguas é uma brincadeira,
Divertida e fácil de brincar,
É só enrolar a língua fazendo
Ela dançar. hey!! (2x)
O rato roeu a roupa do rei de roma
Em roma a roupa do rei o rato roeu.
Aranha arranha a rata, a rata arranha
A aranha, a aranha e a rata arranha a ratazana
Um prato de trigo para um tigre
Dois pratos de trigo para dois tigres
Três pratos de trigo para três tigres
Trava línguas é uma brincadeira,
Divertida e fácil de brincar,
É só enrolar a língua fazendo Ela dançar.
Um ninho de mafagafos com
Sete mafagafinhos, quem
Desmafaguifar um ninho
De mafagafos, bom
Desmafaguifador Será
O tempo perguntou pro tempo
Quanto tempo o tempo tem
O tempo respondeu pro tempo
Tenho o tempo que o tempo tem.
O pelo no peito do pe de pedro
É preto.
Trava-línguas é uma brincadeira,
Divertida e fácil de brincar,
É só enrolar a língua fazendo
Ela dançar.
Ooooooooooooooooooooooooooo
Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro
O sapo batendo papo
E papo soltando vento
Por que pia pardal pardo
Porque pio e piarei
Porque sou o pardal pardo
Por que pio para o rei
Tem pena a pata do pato
Do patati
A pata do pato do patati tem pena
Tem pena a pata do pato do patata
A pata do pato patata tem pena
Trava-línguas é uma brincadeira,
Divertida e fácil de brincar,
É só enrolar a língua fazendo
Ela dançar. hei (2x)
Ooooooooooooooooooooooooo
Fonte: http://letras.terra.com.br/patati-patata/1526683/
É importante que os alunos dancem e cantem com a música da dupla de palhaços “Patati e Patata”. Depois professor, descubra o que os alunos compreenderam da parte da música que diz que o Trava-Língua é uma brincadeira divertida e fácil de brincar, pois basta enrolar a língua e fazer ela dançar. Para isso, solicite que falem um Trava-Língua citado na música e percebam o movimento que a língua faz. É necessário que as crianças percebam que quando pronunciamos palavras parecidas num ritmo mais acelerado, nossa língua trava, ou seja, se enrola, e assim não conseguimos pronunciar as palavras.
Agora, disponibilize a cópia da letra da música para cada aluno. É importante ler com a turma e cantar a música, a partir da sua escrita. Professor, após a leitura total do texto leia com os alunos um Trava-Língua de cada vez e peça que os alunos grifem, utilizando cores iguais, para as palavras que são parecidas em cada Trava-Língua. Veja o exemplo abaixo:
Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro
O sapo batendo papo
E papo soltando vento
Atividade 3: aproximadamente 60 minutos
Professor, propomos que a cada dia de aula, ou momento, seja apresentado aos alunos um cartaz com um Trava-Língua possibilitando-lhes assim, a visualização da escrita e a leitura. Nesta aula, leve a turma para o Laboratório de Informática e acesse o sítio abaixo:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw
Assistam ao vídeo mais de uma vez para que todos possam compreender os Trava-Línguas cantados. Providencie uma filmadora e proponha um desafio para a turma. Cada aluno deverá escolher um Trava-Língua no painel construído pela turma para ser memorizado. Deixe os alunos lerem e fazerem a memorização por aproximadamente quinze minutos. Depois, inicie as apresentações dos alunos. Cada aluno deverá falar o seu Trava-língua, que será filmado e depois assistido pela turma.
Para outras informações sobre o uso de Trava-Língua sugerimos o sítio: http://www.soportugues.com.br/secoes/trava/
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre o que é o Trava-Língua. Também é necessário avaliar a oralidade dos alunos nos momentos de dizer um Trava-Língua.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/03/2015
Cinco estrelasMuito boa a aula vou aproveitar para trabalhar com a sala que atuo, como professora de educação especial no colaborativo, com uma criança autista.
25/07/2013
Cinco estrelasMuito criativa, agora será facíl travar a língua..!!! Parabéns
22/02/2013
Cinco estrelasExcelente! Muito boa a aula, vou fazer algumas adaptações e darei essa aula para minha turma. Eu estava procurando como trabalhar o trava línguas. Adorei!