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Leite: substância pura ou mistura?

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Avaliar a importância do leite como alimento.

Identificar os componentes do leite

Aplicar processos de separação de misturas

Identificar subprodutos do leite obtidos a partir de técnicas fundamentadas na separação de misturas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Substâncias puras e misturas

Separação de misturas

Estratégias e recursos da aula

Para a primeira aula, o professor deverá trazer de casa - ou pedir que os alunos tragam - rótulos de embalagens de diferentes marcas e tipos de leite.

A primeira aula deverá acontecer no laboratório de informática onde os alunos possam acessar a internet em pequenos grupos ou individualmente. É importante resguardar um espaço da aula e organizá-lo para que os grupos possam discutir as questões propostas. O professor deverá preparar um roteiro para essa aula, informando os endereços a serem acessados (para o vídeo e o texto) e as questões para discussão, de modo a possibilitar aos alunos autonomia e organização no decorrer do processo.

Sugerimos na aula 2 uma atividade experimental onde os alunos poderão vivenciar processos de separação dos componentes do leite. Essa aula deverá acontecer no laboratório de Ciências/química, ou espaço similar, onde haja possibilidade de se aquecer o leite.

A aula 3, a ser relizada em sala de aula,deve ser dedicada ao fechamento das informações e situações com as quais os alunos tiveram contato nas aulas anteriores.

Aula 1

Como já houve um estudo anterior sobre substâncias puras e misturas, sugerimos que o professor faça a abordagem do tema dessas aulas por meio da exposição dessas imagens, ou outras semelhantes, utilizando o data show.

Fontes das imagens: http://blogdofavre.ig.com.br/wp-content/uploads/2008/07/leite.jpg Acessado em 19/08/2010.

http://alimentacaosaudavel.net/wp-content/uploads/2010/04/leite.gif Acessado em 28/09/2010.

Por meio de um diálogo com seus alunos, durante a exposição das imagens, o professor deverá abordar alguns aspectos referentes  ao leite, tais como:

De onde vem o leite?

Como ele chega até as nossas casas?

Tendo como referência os estudos já realizados sobre substâncias puras e misturas como vocês classificariam o leite: substância pura ou mistura?

Considerando-o como uma mistura, de qual tipo seria?

Quais seriam seus componentes?

Com essas interrogações, o professor deverá permitir que os alunos formulem hipóteses que deverão ser registradas no quadro e nos cadernos, pelos alunos, para comparação com os resultados obtidos a partir da atividade experimental na aula 2.

Leite: origem, composição química e utilização pelo homem 

Sugerimos que a motivação para o aprofundamento teórico desse assunto aconteça por meio de um vídeo de 4:41 min. disponível em: http://videolog.uol.com.br/video.php?id=450572 (acessado em 19/08/2010).  

Os alunos poderão assistir ao vídeo acessando diretamente a internet, em pequenos grupos ou individualmente, se houver disponibilidade de um computador por aluno. Se a escola não contar com laboratório de informática, o professor deverá salvar o vídeo, ou acessá-lo diretamente da internet, e projetá-lo usando o data show.

Questões para discussão do vídeo.

Por que é necessário que o leite seja pasteurizado?

Cite 3 alimentos derivados do leite.

Quais são os nutrientes que compõem o leite?

Após assistirem ao vídeo cada grupo de alunos deverá discutir as questões propostas e registrar as considerações do grupo. Em seguida, o professor deverá encaminhar a socialização dessas discussões para toda a turma e esclarecer as dúvidas.

Texto de fundamentação teórica: Composição química do leite

A fim de fundamentar teoricamente essa discussão inicial e a atividade experimental que ocorrerá na aula 2, sugerimos a leitura e discussão de um texto que aborde a "composição química do leite", como o disponível em: http://www.cquali.gov.br/data/Pages/MJ8F0048E8ITEMIDFBD8A1EB007A4CADBEF09F29C15C6431PTBRNN.htm (acesssado em 19/08/2010).

O texto poderá ser lido pelos alunos diretamente no computador. Se o professor considerar necessário - ou não tiver disponibilidade de computadores para todos os alunos - deverá imprimir uma cópia  do texto para cada grupo de 4 alunos. Esse texto será a referência  para a realização das atividades propostas a seguir: a análise dos rótulos de embalagem de leite e identificação dos componentes do leite e suas propriedades.

Atividades em grupos de 4 alunos

1- Identificando os componentes do leite: análise de rótulos de embalagens.

Tendo como referência as informações do texto a respeito da composição do leite e dos valores de referência apresentados, cada grupo de 4 alunos deverá analisar os rótulos das embalagens de leite trazidas pelo professor.

a) Registrar, na forma de tabela, para cada tipo de leite (A, B, C e integral):

Tipo:____

Data de validade

Componentes: Umidade; Cinzas (sais minerais); Lipídios;  Proteína; Carboidratos ; Kcal.

b) Comparar os valores dos rótulos com os da tabela apresentada como referência no texto observando e registrando as convergências e divergências. Registrar no caderno.

c) Analisar se o leite consumido em casa pode ser considerado normal, tendo como referência os valores mínimos de seus componentes de acordo com a legislação vigente do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA):

Teor de gordura mínimo de 3% (três por cento);

Lactose - mínimo de 4,3 (quatro e três décimos por cento);

Extrato seco total (Soma dos percentuais de gordura, proteínas, lactose e sais minerais) mínimo de 11,5% (onze e cinco décimos por cento).

Extrato seco desengordurado (Extrato Seco Total menos o teor de gordura) mínimo de 8,5% (oito e cinco décimos por cento).

Proteínas – mínimo de 2,9 g/100ml

2- Componentes do leite e suas propriedades

Registre do texto as propriedades das substâncias que compõem  o leite e sua contribuição na composição das características do leite bovino. 

Proteínas

Gordura

Lactose

Possibilidade de interdisciplinaridade:  Nesse momento da proposta, há a possibilidade de abordar o tema em questão na perspectiva da interdisciplinaridade.  O professor de Matemática, poderá orientar os alunos na construção das tabelas e na verificação da proporcionalidade. Por meio dessas atividades será possível a integração dos conteúdos das duas disciplinas, considerando-se que os alunos poderão executar operações matemáticas (soma, divisão, multiplicação e subtração). Com isso, os alunos poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento na aula de Matemática.

Aula 2 - Verificando os componentes do leite

Propomos uma atividade experimental para verificar a composição química do leite. Portanto, essa segunda aula deverá acontecer no laboratório de Ciências/Química onde deverão estar disponíveis todos os materiais para cada grupo de 4 alunos.

Material:  Leite; vinagre; 1 tira de papel de cobalto (bem seco); um conta gotas; 1 tripé; 1 tela de amianto; 1 lamparina a álcool ( ou bico de Bunsen); 1 bastão de vidro; 2 pedaços de pano; 2 béqueres de 250 ml ( ou menores).

Professor, se em sua escola não tiver o equipamento para aquecer o leite (1 tripé; 1 tela de amianto; 1 lamparina a álcool - ou bico de Bunsen) no laboratório, aqueça-o no fogão (pode ser o da cantina) ou no microondas.

O papel de cobalto é um indicador que  geralmente faz parte do kit básico de laboratório e pode ser encontrado em estabelecimentos que comercializam materiais do gênero. Se não houver disponibilidade desse indicador em sua escola, faça os procedimentos seguintes que evidenciam outros componentes do leite. Fazer a identificação da água no leite é interessante, mas se isso não for possível, outros componentes serão identificados nos procedimentos indicados ao longo dessa aula e isso é suficiente para caracterizar o leite como uma mistura homogênea.  

Para saber se o leite é formado por uma única substancia ou por uma mistura de substâncias, vamos fazer vários testes.

Procedimentos

(A) O primeiro teste será para verificar se a água é um dos componentes do leite.

Para isso, usaremos uma tira do papel de cobalto, que tem cor azul quando bem seco. Corte em dois pedaços a tira de papel de cobalto. Pingue uma gota de água em um dos pedaços. Pingue uma gota de leite no outro pedaço.

O que você observou? O leite contém água?

O leite é uma substância pura ou uma mistura? Explique sua resposta.

(B) Aqueça o leite até que esteja morno. Acrescente cerca de 50 gotas de vinagre ao leite morno. Agitando com o bastão durante mais ou menos 1 min. O que observou? O material branco e consistente que se formou é uma substância denominada caseína. Antes da adição do vinagre, as partículas de caseína estavam bem separadas umas das outras. O vinagre fez com que se juntassem formando os coágulos, que são grandes aglomerados dessas partículas.    

(C) Para separar a caseína, coe, através de um pano, recebendo o líquido em outro béquer.   

A caseína é um dos principais componentes do queijo. É também utilizada na fabricação de plásticos e vernizes por ter uma propriedade que você poderá observar. Para isso, espalhe-a bem no pano e guarde-a por alguns dias em lugar ventilado. Durante esse tempo verifique as transformações que ocorrem no aspecto e na consistência do material.    Depois de separar a caseína para suas observações, observe novamente o líquido coado.

Que cor tem esse líquido?

Esse líquido deve ser ainda uma mistura ou é água? Por quê?

(D) Aqueça novamente o líquido coado e deixe-o ferver por 1-2 min.

O que você observa? A substância branca que se separou é a albumina, outro componente do leite. Um alimento que também contém albumina é o ovo; essa substância está presente na clara.    

(E) Para separar a albumina, coe o líquido em outro pedaço de pano. O líquido obtido ainda é uma mistura: além de água contém açúcar de nome lactose, sais minerais e vitaminas. Deixando evaporar a água, essas substâncias ficarão retidas no fundo do béquer.

Outro componente do leite é a gordura, mas esta é quase toda retirada antes do leite ser distribuído aos consumidores. A gordura do leite, quando batida, transforma-se em manteiga.   

Discussão:

Escreva os nomes de todos os componentes do leite identificados nessa atividade.

De acordo com a composição do leite verificada como você o classificaria? Explique sua opção. (a) Substância pura (b) Mistura heterogênea (c) Mistura  homogênena.

Aula 3. 

Primeiro momento: Socialização das atividades realizadas pelos grupos

O professor deverá, no início dessa aula, proporcionar um espaço de socialização das considerações dos alunos a respeito daquilo que foi vivenciado nas duas aulas anteriores. Cabe ao professor organizar o espaço físico para que todos possam se ver, ouvir e serem ouvidos.

A respeito da análise dos rótulos das embalagens de leite realizadas na aula 1, o professor deverá suscitar nos alunos a discussão a respeito das semelhanças e diferenças na composição dos leites tipo A, B e C. É também importante enfatizar qual é a composição básica do leite a fim de atender às necessidades nutricionais do ser humano.

O professor deverá ainda promover um diálogo com os alunos, no qual eles tenham possibilidade de estabelecer relações entre o que estudaram no texto da primeira aula e  o que foi vivenciado por meio da experiência na segunda aula. Por meio dessa dialética, o professor poderá perceber se houve compreensão e complementaridade entre as duas formas de abordagem sobre a composição do leite.

Segundo momento: Produção de relatórios em grupo

De posse de todas as infomações disponibilizadas, das discussões e dos registros efetuados nas aulas anteriores, cada grupo de 4 alunos, deverá produzir o relatório da atividade experimental. Nesse relatório deverá constar, na introdução,  a fundamentação teórica na forma de um pequeno texto no qual expressem todo o conhecimento acumulado a respeito do leite enquanto substância química; seus componentes e propriedades. Também deve constar nesse texto, as considerações dos alunos a respeito dos diferentes tipos de leite comercializados, quanto à sua composição química. 

Sugestão de roteiro para o relatório

TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.    

RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados.

INTRODUÇÃO: Texto abordando a teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.      

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.    

RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos em laboratório ou dos calculados decorrentes dos dados. Podem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, etc., se isso melhorar a comunicação dos dados.      

DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta tendo como referências as questões para a discussão apontadas no roteiro da aula.

CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.     

REFERÊNCIAS: Livros, textos e sites usados para escrever o relatório, devem ser citado

 

Recursos Complementares

 AMBROGI, A.; LISBÔA, J.C.F. Misturas e substâncias; Reações Químicas. Série “Ciências para o 1º Grau”. São Paulo: CECISP: Mosaico, 1983.

http://www.enq.ufsc.br/disci/eqa5216/material_didatico/componentes_do_leite.htm  Acessado em 19/08/2010.

http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/menu.htm Acessado em 19/08/2010.

http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/rotulos-alimentos-como-aprender-com-eles.htm Acessado em 19/08/2010.

Avaliação

 A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros, a pesquisa, a realização das atividades propostas, as discussões sobre as situações apresentadas e a participação individual e coletiva na socialização. Deverá ser usado como instrumento principal de avaliação quantitativa o relatório da atividade experimental construído pelo grupo, com atenção especial ao texto de fundamentação teórica.

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