07/10/2010
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Avaliar a importância do leite como alimento.
Identificar os componentes do leite
Aplicar processos de separação de misturas
Identificar subprodutos do leite obtidos a partir de técnicas fundamentadas na separação de misturas.
Substâncias puras e misturas
Separação de misturas
Para a primeira aula, o professor deverá trazer de casa - ou pedir que os alunos tragam - rótulos de embalagens de diferentes marcas e tipos de leite.
A primeira aula deverá acontecer no laboratório de informática onde os alunos possam acessar a internet em pequenos grupos ou individualmente. É importante resguardar um espaço da aula e organizá-lo para que os grupos possam discutir as questões propostas. O professor deverá preparar um roteiro para essa aula, informando os endereços a serem acessados (para o vídeo e o texto) e as questões para discussão, de modo a possibilitar aos alunos autonomia e organização no decorrer do processo.
Sugerimos na aula 2 uma atividade experimental onde os alunos poderão vivenciar processos de separação dos componentes do leite. Essa aula deverá acontecer no laboratório de Ciências/química, ou espaço similar, onde haja possibilidade de se aquecer o leite.
A aula 3, a ser relizada em sala de aula,deve ser dedicada ao fechamento das informações e situações com as quais os alunos tiveram contato nas aulas anteriores.
Como já houve um estudo anterior sobre substâncias puras e misturas, sugerimos que o professor faça a abordagem do tema dessas aulas por meio da exposição dessas imagens, ou outras semelhantes, utilizando o data show.
Fontes das imagens: http://blogdofavre.ig.com.br/wp-content/uploads/2008/07/leite.jpg Acessado em 19/08/2010.
http://alimentacaosaudavel.net/wp-content/uploads/2010/04/leite.gif Acessado em 28/09/2010.
Por meio de um diálogo com seus alunos, durante a exposição das imagens, o professor deverá abordar alguns aspectos referentes ao leite, tais como:
De onde vem o leite?
Como ele chega até as nossas casas?
Tendo como referência os estudos já realizados sobre substâncias puras e misturas como vocês classificariam o leite: substância pura ou mistura?
Considerando-o como uma mistura, de qual tipo seria?
Quais seriam seus componentes?
Com essas interrogações, o professor deverá permitir que os alunos formulem hipóteses que deverão ser registradas no quadro e nos cadernos, pelos alunos, para comparação com os resultados obtidos a partir da atividade experimental na aula 2.
Leite: origem, composição química e utilização pelo homem
Sugerimos que a motivação para o aprofundamento teórico desse assunto aconteça por meio de um vídeo de 4:41 min. disponível em: http://videolog.uol.com.br/video.php?id=450572 (acessado em 19/08/2010).
Os alunos poderão assistir ao vídeo acessando diretamente a internet, em pequenos grupos ou individualmente, se houver disponibilidade de um computador por aluno. Se a escola não contar com laboratório de informática, o professor deverá salvar o vídeo, ou acessá-lo diretamente da internet, e projetá-lo usando o data show.
Questões para discussão do vídeo.
Por que é necessário que o leite seja pasteurizado?
Cite 3 alimentos derivados do leite.
Quais são os nutrientes que compõem o leite?
Após assistirem ao vídeo cada grupo de alunos deverá discutir as questões propostas e registrar as considerações do grupo. Em seguida, o professor deverá encaminhar a socialização dessas discussões para toda a turma e esclarecer as dúvidas.
Texto de fundamentação teórica: Composição química do leite
A fim de fundamentar teoricamente essa discussão inicial e a atividade experimental que ocorrerá na aula 2, sugerimos a leitura e discussão de um texto que aborde a "composição química do leite", como o disponível em: http://www.cquali.gov.br/data/Pages/MJ8F0048E8ITEMIDFBD8A1EB007A4CADBEF09F29C15C6431PTBRNN.htm (acesssado em 19/08/2010).
O texto poderá ser lido pelos alunos diretamente no computador. Se o professor considerar necessário - ou não tiver disponibilidade de computadores para todos os alunos - deverá imprimir uma cópia do texto para cada grupo de 4 alunos. Esse texto será a referência para a realização das atividades propostas a seguir: a análise dos rótulos de embalagem de leite e identificação dos componentes do leite e suas propriedades.
Atividades em grupos de 4 alunos
1- Identificando os componentes do leite: análise de rótulos de embalagens.
Tendo como referência as informações do texto a respeito da composição do leite e dos valores de referência apresentados, cada grupo de 4 alunos deverá analisar os rótulos das embalagens de leite trazidas pelo professor.
a) Registrar, na forma de tabela, para cada tipo de leite (A, B, C e integral):
Tipo:____
Data de validade
Componentes: Umidade; Cinzas (sais minerais); Lipídios; Proteína; Carboidratos ; Kcal.
b) Comparar os valores dos rótulos com os da tabela apresentada como referência no texto observando e registrando as convergências e divergências. Registrar no caderno.
c) Analisar se o leite consumido em casa pode ser considerado normal, tendo como referência os valores mínimos de seus componentes de acordo com a legislação vigente do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA):
Teor de gordura mínimo de 3% (três por cento);
Lactose - mínimo de 4,3 (quatro e três décimos por cento);
Extrato seco total (Soma dos percentuais de gordura, proteínas, lactose e sais minerais) mínimo de 11,5% (onze e cinco décimos por cento).
Extrato seco desengordurado (Extrato Seco Total menos o teor de gordura) mínimo de 8,5% (oito e cinco décimos por cento).
Proteínas – mínimo de 2,9 g/100ml
2- Componentes do leite e suas propriedades
Registre do texto as propriedades das substâncias que compõem o leite e sua contribuição na composição das características do leite bovino.
Proteínas
Gordura
Lactose
Possibilidade de interdisciplinaridade: Nesse momento da proposta, há a possibilidade de abordar o tema em questão na perspectiva da interdisciplinaridade. O professor de Matemática, poderá orientar os alunos na construção das tabelas e na verificação da proporcionalidade. Por meio dessas atividades será possível a integração dos conteúdos das duas disciplinas, considerando-se que os alunos poderão executar operações matemáticas (soma, divisão, multiplicação e subtração). Com isso, os alunos poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento na aula de Matemática.
Propomos uma atividade experimental para verificar a composição química do leite. Portanto, essa segunda aula deverá acontecer no laboratório de Ciências/Química onde deverão estar disponíveis todos os materiais para cada grupo de 4 alunos.
Material: Leite; vinagre; 1 tira de papel de cobalto (bem seco); um conta gotas; 1 tripé; 1 tela de amianto; 1 lamparina a álcool ( ou bico de Bunsen); 1 bastão de vidro; 2 pedaços de pano; 2 béqueres de 250 ml ( ou menores).
Professor, se em sua escola não tiver o equipamento para aquecer o leite (1 tripé; 1 tela de amianto; 1 lamparina a álcool - ou bico de Bunsen) no laboratório, aqueça-o no fogão (pode ser o da cantina) ou no microondas.
O papel de cobalto é um indicador que geralmente faz parte do kit básico de laboratório e pode ser encontrado em estabelecimentos que comercializam materiais do gênero. Se não houver disponibilidade desse indicador em sua escola, faça os procedimentos seguintes que evidenciam outros componentes do leite. Fazer a identificação da água no leite é interessante, mas se isso não for possível, outros componentes serão identificados nos procedimentos indicados ao longo dessa aula e isso é suficiente para caracterizar o leite como uma mistura homogênea.
Para saber se o leite é formado por uma única substancia ou por uma mistura de substâncias, vamos fazer vários testes.
Procedimentos:
(A) O primeiro teste será para verificar se a água é um dos componentes do leite.
Para isso, usaremos uma tira do papel de cobalto, que tem cor azul quando bem seco. Corte em dois pedaços a tira de papel de cobalto. Pingue uma gota de água em um dos pedaços. Pingue uma gota de leite no outro pedaço.
O que você observou? O leite contém água?
O leite é uma substância pura ou uma mistura? Explique sua resposta.
(B) Aqueça o leite até que esteja morno. Acrescente cerca de 50 gotas de vinagre ao leite morno. Agitando com o bastão durante mais ou menos 1 min. O que observou? O material branco e consistente que se formou é uma substância denominada caseína. Antes da adição do vinagre, as partículas de caseína estavam bem separadas umas das outras. O vinagre fez com que se juntassem formando os coágulos, que são grandes aglomerados dessas partículas.
(C) Para separar a caseína, coe, através de um pano, recebendo o líquido em outro béquer.
A caseína é um dos principais componentes do queijo. É também utilizada na fabricação de plásticos e vernizes por ter uma propriedade que você poderá observar. Para isso, espalhe-a bem no pano e guarde-a por alguns dias em lugar ventilado. Durante esse tempo verifique as transformações que ocorrem no aspecto e na consistência do material. Depois de separar a caseína para suas observações, observe novamente o líquido coado.
Que cor tem esse líquido?
Esse líquido deve ser ainda uma mistura ou é água? Por quê?
(D) Aqueça novamente o líquido coado e deixe-o ferver por 1-2 min.
O que você observa? A substância branca que se separou é a albumina, outro componente do leite. Um alimento que também contém albumina é o ovo; essa substância está presente na clara.
(E) Para separar a albumina, coe o líquido em outro pedaço de pano. O líquido obtido ainda é uma mistura: além de água contém açúcar de nome lactose, sais minerais e vitaminas. Deixando evaporar a água, essas substâncias ficarão retidas no fundo do béquer.
Outro componente do leite é a gordura, mas esta é quase toda retirada antes do leite ser distribuído aos consumidores. A gordura do leite, quando batida, transforma-se em manteiga.
Discussão:
Escreva os nomes de todos os componentes do leite identificados nessa atividade.
De acordo com a composição do leite verificada como você o classificaria? Explique sua opção. (a) Substância pura (b) Mistura heterogênea (c) Mistura homogênena.
Primeiro momento: Socialização das atividades realizadas pelos grupos
O professor deverá, no início dessa aula, proporcionar um espaço de socialização das considerações dos alunos a respeito daquilo que foi vivenciado nas duas aulas anteriores. Cabe ao professor organizar o espaço físico para que todos possam se ver, ouvir e serem ouvidos.
A respeito da análise dos rótulos das embalagens de leite realizadas na aula 1, o professor deverá suscitar nos alunos a discussão a respeito das semelhanças e diferenças na composição dos leites tipo A, B e C. É também importante enfatizar qual é a composição básica do leite a fim de atender às necessidades nutricionais do ser humano.
O professor deverá ainda promover um diálogo com os alunos, no qual eles tenham possibilidade de estabelecer relações entre o que estudaram no texto da primeira aula e o que foi vivenciado por meio da experiência na segunda aula. Por meio dessa dialética, o professor poderá perceber se houve compreensão e complementaridade entre as duas formas de abordagem sobre a composição do leite.
Segundo momento: Produção de relatórios em grupo
De posse de todas as infomações disponibilizadas, das discussões e dos registros efetuados nas aulas anteriores, cada grupo de 4 alunos, deverá produzir o relatório da atividade experimental. Nesse relatório deverá constar, na introdução, a fundamentação teórica na forma de um pequeno texto no qual expressem todo o conhecimento acumulado a respeito do leite enquanto substância química; seus componentes e propriedades. Também deve constar nesse texto, as considerações dos alunos a respeito dos diferentes tipos de leite comercializados, quanto à sua composição química.
Sugestão de roteiro para o relatório
TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.
RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados.
INTRODUÇÃO: Texto abordando a teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.
RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos em laboratório ou dos calculados decorrentes dos dados. Podem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, etc., se isso melhorar a comunicação dos dados.
DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta tendo como referências as questões para a discussão apontadas no roteiro da aula.
CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.
REFERÊNCIAS: Livros, textos e sites usados para escrever o relatório, devem ser citado
AMBROGI, A.; LISBÔA, J.C.F. Misturas e substâncias; Reações Químicas. Série “Ciências para o 1º Grau”. São Paulo: CECISP: Mosaico, 1983.
http://www.enq.ufsc.br/disci/eqa5216/material_didatico/componentes_do_leite.htm Acessado em 19/08/2010.
http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/menu.htm Acessado em 19/08/2010.
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/rotulos-alimentos-como-aprender-com-eles.htm Acessado em 19/08/2010.
A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros, a pesquisa, a realização das atividades propostas, as discussões sobre as situações apresentadas e a participação individual e coletiva na socialização. Deverá ser usado como instrumento principal de avaliação quantitativa o relatório da atividade experimental construído pelo grupo, com atenção especial ao texto de fundamentação teórica.
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