Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alfabetização e como fica a leitura?

 

23/02/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo identificar aqueles que respondem às suas necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas para abordá-los;  

Pesquisar sobre a importância da linguagem oral;

 Elaborar fichas de leitura para indicação de livros para a comunidade escolar.

Conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas do português falado;

Duração das atividades
8 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Discuta com os alunos sobre o que é leitura para eles, seus gostos, suas preferencias, etc.

Estratégias e recursos da aula

O hábito da leitura é algo construído, muitas dos alunos têm em seus repertórios e suas vivências familliares esse comportamento, mas também uma parcela deles têm um déficit neste importante aspecto do conhecimento necessário enquanto cidadão. Esta aula procura explorar esses doid tipos de vivência, trazendo para a discussão a importância da leitura para a vida de uma pessoa.

 ATIVIDADE- POR QUE LER?

Faça uma roda de debate e lance a seguinte questão: Quem gosta de ler e por quê? Quem não gosta de ler e por quê? Estimule seus alunos a falarem sobre o assunto, verfique aqueles que são mais tímidos e os convide a participar, o objetivo é que ao final do debate, você, professor, tenha uma noção do que seus alunos pensam sobre a leitura. Ainda coletivamente, faça um cartaz com os comentários dos alunos sobre a leitura. Esse é um levantamento de conhecimentos prévios importante, é um mapeamento do que os alunos sabem e um norteador do que eles precisam saber em relação o que pensam da leitura.

 

LER É....

Essa atividade será um grande norteador de seus objetivos. Após a aula faça um registro desse primeiro momento e estabeleça alguns desafios principalmente em relação aqueles alunos que apresentem pouca relação com a leitura, esse registro servirá como elemento avaliativo para você. E ajudará a identificar o avanço de seus alunos e o progresso de suas intervenções.

 

2ª ATIVIDADE- LER É IMAGINAR, É VIAJAR POR DIFERENTES MUNDOS

 Essa segunda atividade tem por objetivo estimular os alunos a associarem a leitura a algo extremamente estimulantes. Para iniciar essa discussão, a proposta é ateavés do filme “Ponte para Terabítia”

Sinopse do filme: Aluno da quinta série, o garoto Jesse Aaron espera se tornar o corredor mais rápido de sua turma. Mas sua ambição é ameaçada quando a menina Leslie Burke, uma nova aluna da escola, consegue ultrapassar todo mundo nos treinamentos. Inclusive ele. No começo os dois mal se falam, mas aos poucos eles se tornam grandes amigos. E mais: descobrem na floresta um reino encantado, onde ambos irão reinar como rei e rainha. Baseado no romance de Katherine Paterson

Fonte: http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=12836    

 

Antes de iniciar a exibição do filme, peça que um aluno leia a sinopse do filme e peça para que eles busquem na mensagem do filme a relação com a leitura. Esse deve ser o foco da apreciação do filme. No entanto o filme apresenta muitos outros focos que podem ser trabalhados como: a não aceitação em grupo, a amizade, a vida em família, a perda de uma grande amigo, o primeiro amor, etc. Com certeza alguns desses elementos será trazidos pelos alunos, discuta com eles, mas sem perder de vista o grande foco: a relação com a leitura. Após a exibição do filme e aproveitando que este suscitou uma série de reflexões, peça para os alunos completarem o seguinte questionário:

  Após assistir o filme Ponte para Terabítia, responda:

  1) O que deixava Jessie: triste: feliz:  

 2) Como Jessie e Leslie entravam no  mundo mágico?  

 3) vimos que a imaginação é capaz de nos levar para qualquer lugar. No filme, levou Jessie e Leslie para um Mundo Encantado. Faça uma lista das coisas que fizeram parte da imaginação dos dois no filme:   

Escreva o que está acontecendo em cada parte do filme:

         

 

                             

 

         

 

     

 

 

    Se você fosse o autor do filme, qual seria o seu final?     

Esta atividade pode ser encontrada em: Fonte: http://www.slideshare.net/erikavecci1/atividades-com-o-filme-ponte-para-terabtia

Depois que todos completem seus questionários, proponha a socialização dos mesmos, em uma roda de conversa. Eles poderão apresentar sua opinião geral do filme e traga também para a discussão a forma como escrevemos em relação a forma como falamos. Quais as diferenças que eles percebem  entre a fala escrita e a  maneira formal de escrita. Sobre o foco proposto  a relação com a leitura, falem sobre o poder da imaginação e o quanto os livros podem nos levar para os lugares mais distantes, o quanto podem ampliar nosso horizontes e nos transformar em um ser humanos mais pleno.

 

 3ª ATIVIDADE- COMO É FEITO UM LIVRO ?

 No portal do professor há uma animação muito interessante que fala sobre esse processo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1332  

 

Nesta aula enfatize a importância de um livro e estabeleça relações de como a classe se relaciona com eles. Se a escola tiver biblioteca, visite-a com os alunos com um olhar de como ela está organizada, como ela é frequentada? Qual a importância dela na escola. Se a escola não tiver biblioteca, proponha a organização de um espaço de leitura no pátio para todas as turmas.  

 ATIVIDADE 4- CANTO DA LEITURA- MÃOS À OBRA

1.      Conversem com a diretora e a coordenadora pedagógica da escola e apresentem a proposta de criação do canto de leitura.

 2.      Para organizar o canto da leitura na escola, peça para os alunos observarem um local em que todos os alunos tenham acesso

. 3.      Programem coletivamente: o horário, o revezamento de quais alunos estarão no canto para o empréstimo dos livros, etc.

 4.      Faça um um caderno de registro para cadastrarem os livros e as datas de empréstimo e devolução. Nesta etapa podem visitar uma biblioteca do bairro e conversarem com a bibliotecária responsável e pedirem dicas de como organizarem o canto da leitura.

5.      Se a escola não possuir livros, façam uma campanha de doação na escola, faça folhetos explicativos do projeto e distribuam pelo bairro, envolvam os comerciantes e moradores da comunidade.

 6.      Se necessário reformem os livros.

7.      Faça um breve texto, explicando o projeto e deixe esse folheto junto ao livro.

 

ATIVIDADE 5- PARA INCENTIVAR A LER É PRECISO LER...

Faça uma planilha com os nomes dos alunos e um espaço para colocaram os títulos dos livros que irão ler no mês. Salve essa planilha e os alunos devem alimentá-la semanalmente.         

 

Aluno  

TÍtulo 1

TÍtulo 2

TÍtulo 3

 Adriano

 

 

 

 Beatriz

 

 

 

Bernardo

 

 

 

Camila

 

 

 

Carlos

 

 

 

 Esclareça que não é uma competição, mas um mapeamento do quanto a classe está progredindo em relação ao hábito da leitura.

 

ATIVIDADE 6- A DIVULGAÇÃO DO CANTO DE LEITURA

A sabedoria popular diz que “A propaganda é a alma do negócio”, portanto uma boa divulgação da atividade irá garantir o envolvimento inicial dos alunos da escola no projeto.  Proponha a elaboração de um folheto explicativo do projeto. Analisem outros folhetos diversos para poderem escolher como irão compor o folheto da classe. Para esta atividade, pode se utilizar um editor de texto, o recurso de colunas e a inserção de imagens. Extrapolem na criatividade, além do recurso escrito, podem criar por exemplo, um Rap do Cantinho da Leitura.

 

ATIVIDADE 7- FICHAS DE LEITURA

Faça fichas dos livros preferidos dos alunos, isso pode incentivar outros alunos a lerem também: Para tal pode-se utilizar um arquivo de texto:   

 

TÍTULO DO LIVRO:

 AUTOR:

EDITORA:   

SINOPSE DO LIVRO:

OPINIÕES DO LIVRO:

Coloque a  foto do aluno e sua opinião do livro   

 

ATIVIDADE 8-  BLOG DO CANTINHO DA LEITURA

 Proponha um blog para divulgar os livros e o espaço. Para fazer o blog pode-se utilizar várias ferramentas da internet, para mais informações e tutorias, utilize o link abaixo: http://fazendo-blogs.blogspot.com/2006/11/onde-fazer-um-blog-gratuito.html

Para incrementar o blog, faça contato com autores de livros e convide-os a fazerem uma postagem no blog. Divulguem o endereço para os alunos. Assim a internet pode ser uma grande ferramenta de estimulo da leitura e das ações protagonizadas pelos alunos na escola.  

 

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

Confronte o registro inicial dos alunos em comparação com a planilha de livros lidos pelo aluno. Identifique aquele que ainda precisa de mais estímulo, procure observar qual gênero mais lhe agrada. Identifique o avanço dos alunos em relação a lingua falada e a escrita. Faça uma autoavaliação mensal do projeto para cada aluno, no qual ele deve desvrever o que aprendeu neste mês com a leitura. Faça gráficos do numero de livros emprestados na escola no mês. Exponha esses dados para todos através de cartazes na escola. Proponha um clube do livro. A adesão ao mesmo pode revelar a importância que a leitura está adquirindo na classe e na escola.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Damiana Angelo, Centro Pedagógico , Minas Gerais - disse:
    damianaangelo@hotmail.com

    11/04/2011

    Quatro estrelas

    Aula muito boa e completa


  • Ana dos Santos Souza, Diretoria Regional de Ensino de Gurupi , Tocantins - disse:
    anasouzapedagoga@hotmail.com

    23/02/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito das sugestões. Com certeza, serei multiplicadora dessas idéias com o propósito de auxiliar outros professores que como eu comungam a mesma necessidade. Obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.