11/01/2011
Maria Cistina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Habilidades básicas de leitura e escrita
Primeira Etapa
Professor: escreva no quadro a palavra HUMOR e peça que os alunos digam o que entendem por essa palavra.
Indague sobre os textos humorísticos que eles conhecem e vá fazendo uma lista no quadro com os gêneros que eles ditarem (ex: piadas, tirinhas, charges, programas de televisão)
Pergunte se eles sabem qual o objetivo dos textos humorísticos. É provável que eles digam algo como : "divertir", "fazer graça".
Com a ajuda de um data show ou de um retroprojetor, apresente então os textos abaixo para eles.
Disponìvel em : http://opanca.blogspot.com/search/label/Sal%C3%B5es%20de%20Humor
Professor: faça as perguntas abaixo oralmente aos alunos :
Apresente agora as tirinhas abaixo.
Fonte: http://www.humortadela.com.br/piada/piadas/view.php?cnl=tiras&num=01508
Fonte: http://www.humortadela.com.br/piada/piadas/view.php?cnl=tiras&num=01514
Fonte: http://www.humortadela.com.br/piada/piadas/view.php?cnl=tiras&num=03564
Professor: peça que os alunos observem tanto a linguagem verbal quanto a não verbal das tirinhas e digam a que se deve o humor de cada uma delas. Peça que apontem a relevância da linguagem não verbal na compreensão das tirinhas. Destaque a importância da junção das linguagens verbal e não verbal nesse tipo de texto humorístico.
Providencie uma cópia dos textos abaixo para os alunos:
Texto I:
No guichê da Rodoviária de São Paulo, o português presta atenção na forma como o brasileiro que está na sua frente pede uma passagem ao vendedor:
- Aparecida, ida.
Finalmente, chega a vez de o português pedir a sua passagem.Resoluto, certo de que aprendeu como deve proceder, ele se dirige ao vendedor:
- Ubatuba, uba.
Texto II:
Uma loira chega em uma certa loja e chama o vendedor:
- Vendedor, eu quero comprar aquela televisão ali!!!
O vendedor respode:
-Minha senhora, não vendemos pra loiras.
A loira foi em casa, pintou o cabelo de preto, voltou à loja e chamou o mesmo vendedor:
-Vendedor, eu quero comprar aquela televisão ali!!!
O vendedor responde:
-Minha senhora, já disse, não vendemos pra loiras.
A loira volta em casa e pinta o cabelo de ruivo. Volta à mesma loja e chama o mesmo vendedor:
-Vendedor, eu quero comprar aquela televisão ali.
O vendedor responde:
-Minha senhora, já disse, não vendemos pra loiras.
Aí ela pensa, pensa (isso é raro) e logo fala:
- Eu fui em casa e pintei meu cabelo de preto, depois voltei e pintei meu cabelo de ruivo, como sabe que sou loira?
O Vendedor responde:
- Por que aquilo não é uma televisão. É um microondas!!
Texto III:
Na escola, a professora manda um aluno dizer um verbo qualquer e ele responde:
- Bicicreta.
A professora, então, corrige:
- Não é “bicicreta”, é “bicicleta”. E “bicicleta” não é verbo.
Ela tenta com outro aluno:
-Diga um verbo!
Ele arrisca:
- Prástico.
A professora, outra vez, faz a correção:
- Não é “prástico”, é “plástico”. E “plástico” não é verbo.
A professora faz a sua última tentativa e escolhe um terceiro aluno:
- Fale um verbo qualquer!
- Hospedar.
A professora comemora:
- Muito bem! Agora forme uma frase com esse verbo.
– Os pedar da bicicreta é de prástico.
Professor: Solicite que alguns alunos leiam em voz alta os textos. Após a leitura, peça que façam as atividades propostas abaixo:
ATIVIDADES:
1.É fácil perceber que os textos lidos são piadas. Liste pelo menos três características que podemos observar nesse gênero textual.
2. Que fato provoca o humor no texto I?
3. A que se deve o humor do texto II?
4. O que provoca o humor no texto III?
Professor: após corrijir as atividades propostas, chame a atenção dos alunos para o fato de que as três piadas apresentadas exploram algum tipo de preconceito. Ajude-os a perceber que:
Ressalte que são frequentes as piadas que constroem o humor explorando os diversos preconceitos existentes em nossa sociedade e pergunte se eles conhecem outras piadas que se valem desse artificio.
Segunda etapa:
Professor: Apresente as pegadinhas abaixo para os alunos
Pegadinha 1:
Você sabe como é que muda pede café?
- Tira o pé de café de um lugar e planta em outro.
Pegadinha 2:
Quem é que sempre precisa de uma mãozinha pra trabalhar?
- A manicure
Pegadinha 3:
Por que o namoro da goiabada com o queijo não deu certo?
- Porque o queijo era fresco
Professor: você pode apresentar primeiramente só as perguntas e deixar que os alunos tentem respondê-las. Após a leitura, peça que expliquem por escrito a que se deve o humor das pegadinhas. Ajude-os a perceber que o humor das três pegadinhas está nas diferentes formas de se ler/entender os enunciados delas ( em 1: pede café / pé de café - mãozinha (parte do corpo humano) / mãozinha (ajuda) - queijo do tipo fresco / queijo afeminado )
Proponha as atividades abaixo:
Leia atentamente os textos e explique a que se deve o humor contido neles.
Texto I
Texto II
Texto III
Texto IV
Texto V
Após a cirurgia;
- Doutor, entendo que você médicos se vistam de branco, mas porque essa luz tão forte?
- Meu filho, eu sou São Pedro.
Professor: corrija as atividades acima em sala de aula com os alunos. Deixe que eles deem as respostas deles e depois construa, conjuntamente, as respostas mais adequadas.
Avaliação:
Professor: informe aos alunos que além dos gêneros humorísticos estudados, existem outros, como a charge, que exploram o humor através de uma crítica a algum acontecimento ou situação da atualidade.
Apresente então a charge abaixo:
Esclareça que para entender o humor da charge acima é preciso que o leitor tenha conhecimento da situação da violência do Rio de Janeiro.
Como avaliação, proponha que os alunos expliquem, por escrito, o humor contido nas charges apresentadas abaixo, apontado a situação à qual elas se referem. Solicite que entreguem os exercícios para que você corrija.
Charge 1
Charge 2
Charge 3
Sugerimos acessa os links:
Professor: como avaliação, além da observação do envolvimento dos alunos no desenvolvimento das aulas, propomos a realização da última atividade do campo "Estratégias e Recursos".
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/09/2011
Cinco estrelasmuito boa aula. parabens