Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ORGANIZAÇÃO DO IMPÉRIO INCA.

 

09/10/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apropriar-se de aspectos históricos desse povo para melhor entender a organização humana (vida social e coletiva);
  • Estabelecer relações entre a organização política, social e econômica para entender as relações estabelecidas em sociedade.
Duração das atividades
2 AULAS DE 40 MINUTOS CADA
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Organização social e coletiva dos Incas.

Organização política, social e econômica.

Estratégias e recursos da aula

1º Atividade – Definir  império

1º momento – Professor inicie  a aula questionando aos alunos, o que é um império? Em seguida pode entregar materiais de leitura a turma, organizada em pequenos grupos e esses fazem  uma definição de império para discutir na turma e  fazer uma elaboração conjunta. O próximo passo é criar argumentos para justificar porque os incas formavam um império.

 Os Incas

http://www.klepsidra.net/tawantinsuyu.html 

 acesso 14 de agosto 2010

 2º momento –   Professor discuta com os alunos onde  é que iniciou o Império Inca e como se expandiu, destacando os pontos de vista dos historiadores. Você pode ler junto com a turma em leitura coletiva, os textos da história dos incas nos links abaixo. Verificando os antecedentes e a expansão do império inca.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Incas 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Incas#Antecedentes  

Atividade 2  - Analisar imagens e textos.

1º momento - O professor e os  alunos fazem uma lista das atribuições das diferentes classes sociais que existiram no império Inca. Em seguida, mostra para os alunos a imagem abaixo e faz uma discussão sobre essa civilização, abordando o nível de organização que deixaram o registro histórico para as futuras civilizações.    

http://vistasnapaisagem.weblog.com.pt/arquivo/39MAchuPichu.jpg  

 2º momento - O professor e os  alunos pesquisam a organização social dos Incas e fazem uma discussão das supostas  relações estabelecidas nessa sociedade. Em uma cartolina, os alunos vão listando à função das classes sociais dos incas e suas atribuições, a relação do imperador com  os sacerdotes, os administradores e os camponeses, com base no material pesquisado organizam a pirâmide dos incas. A pirâmide, que demonstra essa organização social segundo Figueiredo fica como no modelo abaixo.

                                                                                                        Fonte

Texto - Tawantinsuyu: O Império Inca Danilo José Figueiredo (USP) acesso 2010.

http://www.klepsidra.net/tawantinsuyu.html  

3ª Atividade – Montar um painel com a  cultura e economia inca.  

1º momento -    Professor ajude seus alunos a montar um painel com gravuras de vestimentas utilizadas pelos incas e identificar ao lado o tipo de roupa e adornos utilizados, podendo está relacionando com a cultura do povo atual das regiões que viveram os incas. Em seguida, elas fazem a diferença entre vestimentas nas classes sociais.  Link de pesquisa.  

http://www.laguia2000.com/peru/vestimenta-inca   

2º momento -  Professor ensine aos alunos a fazer uma pesquisa sobre a economia dos incas, descobrindo as relações estabelecidas no modo de produção dessa civilização. Eles procuram o modo de manutenção do império, quem exercia o poder de controle das finanças do império,  como o trabalho era organizado, dissertar sobre as atividades dos incas com a moeda, a agricultura e a caça.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Inca#Organiza.C3.A7.C3.A3o_econ.C3.B4mica_do_Imp.C3.A9rio_Inca   

Recursos Complementares

Leitura para os professores aprofundar o conhecimento sobre os incar e planejar as aulas.

 http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u23.jhtm    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_pr%C3%A9-colombiana 

Avaliação

Avalia se as crianças conseguiram:

- Apropriar-se de aspectos históricos, da organização humana (a vida social e coletiva) do povo Inca;

- Apropriaram-se da organização política, social e econômica entendendo assim as relações estabelecidas nesta sociedade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.