03/10/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Mitos e lendas do povo Inca.
Religião
1ª Atividade: Leitura e reflexão sobre mitos e lendas dos Incas.
Essa atividade visa proporcionar a leitura sobre mitos e lendas dos incas. Em cada leitura ajude os seus alunos a descobrir os agentes sociais, o poder político e ideológico sobre a comunidade, ou seja, retome a pirâmide da aula três e discuta a divisão social dos incas, a política e religião.
Fonte: KÜSS, Daniele; TORTON, Jean Os incas: mitos e lendas. São Paulo: editora Ática, 1997.
1º momento - Leitura 1 -. KÜSS, Daniele; TORTON, Jean A criação de Cuzco. In: Os incas: mitos e lendas. São Paulo: editora Ática, 1997.
2º momento - Leitura 2 –: KÜSS, Daniele; TORTON, Jean. Os primeiros incas. In: Os incas: mitos e lendas. São Paulo: editora Ática, 1997.
3º momento - Leitura 3 - KÜSS, Daniele; TORTON, Jean Os três ovos. In: Os incas: mitos e lendas. São Paulo: editora Ática, 1997.
4º momento - Leitura 4 - KÜSS, Daniele; TORTON, Jean. Os gigantes de pedra. In: Os incas: mitos e lendas. São Paulo: editora Ática, 1997.
Em cada momento, você divide a turma em pequenos grupos para fazer uma leitura e desenvolver o prazer de ler.
5º momento - Quando todas as leituras forem realizadas, os grupos devem expressar a sensação e impressão sobre cada lenda. A partir dessa última tarefa, entre com a reflexão para atender o objetivo 1. Formule questões abertas que leve as várias respostas, mas de modo que aborde as questões ideológicas e políticas que sustentaram o império inca.
2ª Atividade – Buscar o significado de mitos, lendas e mitologia.
1º momento - professor pergunte aos alunos se eles sabem o que é mitologia, mito e lenda. Em seguida, os pequenos grupos poderão consultar o dicionário e descobrir ou confirmar o significado dessas palavras.
2º momento - Professor coordene os alunos em pequenos grupos e sala de multimídia ensine-os a procurar informações na internet sobre a mitologia (mitos e lendas) e religião inca. (Também pode pesquisar nas enciclopédias, livros da biblioteca pública ou da escola, etc.)
3º momento - De posse desse material, o professor organiza os alunos para contar algumas das lendas para outros alunos do contexto da própria escola e ao final de cada leitura, solicitar que os ouvintes registrem suas impressões acerca da lenda lida, desenhar e em seguida expor e discutir com o grupo que contou a historia.
3ª Atividade – Discussão coletiva.
Professor apresente as informações a respeito dos agentes das ações sociais, as pessoas que exerceram poder político e ideológico sobre a comunidade, resgatando um pouco da pirâmide social da aula três. Discuta com os alunos sobre os lideres da coletividade Inca, destacando como usavam a religião para exercer poder e controle sobre os camponeses e na manutenção do imperador, já que ele era a autoridade suprema e filho do deus sol. Por isso ele mandava em todos, politicamente e economicamente. Explore em que eles acreditavam, ou seja, em vários deuses e que a própria terra era uma grande deusa. Existia o Deus sol, o Deus lua etc.
4ª Atividade - Planejamento, construção.
Professor proponha uma atividade de construção para ser realizada pelos alunos, assim, eles devem se dividir em equipe para construir o cenário que represente uma “Pachamana” - Mãe Terra. Planeje com eles a representação e os elementos para compor o cenário. Traga papéis de cores variadas e deixem que escolham a cor da sua mãe terra. Deixem que trabalhem e percebam a forma para representar vulcões, árvores, montanhas ou o globo. Nesse momento, escolhe-se um lugar da escola onde elas possam estar coletando objetos da natureza, como: gravetos, folhas, flores, pedras etc. para colar na sua mãe terra, dando a idéia de uma figura humana com olhos, boca, nariz e cabelos. Os “pachamanas” dos diferentes grupos devem ser expostos e os alunos explicam a sua construção, discutindo a importância da natureza, quantas coisas elas nos oferece e o que podemos aproveitar. Ao final a turma explica a sua construção para outros alunos da escola.
http://blogs.abril.com.br/mundopequeno/2009/02/lendas-historias-um-mergulho-na-civilizacao-inca.html
Avaliar se as crianças conseguiram:
- Fazer leituras de obras que destacaram os mitos e as lendas do povo Inca, buscando nos textos os agentes das ações sociais
- Discutir e se apropriaram sobre o poder da religião inca nesta sociaedade.
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