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MITOLOGIA E RELIGIÃO DOS INCAS.

 

03/10/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer leituras de obras que destacam os mitos e as lendas do povo Inca, para buscar na literatura os agentes das ações sociais, aqueles que exerceram poder político e ideológicas sobre a comunidade e os lideres da coletividade;
  • Discutir o poder da religião inca no controle dos camponeses e na manutenção do imperador no poder político e econômico.
Duração das atividades
2 AULAS DE 40 MINUTOS CADA.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Mitos e lendas do povo Inca.

Religião

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:  Leitura e reflexão sobre mitos e lendas dos Incas.  

 Essa atividade visa proporcionar a leitura  sobre mitos e lendas dos incas. Em cada leitura ajude os seus alunos a descobrir os agentes sociais, o  poder político e ideológico sobre a comunidade, ou seja, retome a pirâmide da aula três e discuta a divisão social dos incas, a política e religião.

Fonte: KÜSS, Daniele; TORTON, Jean Os incas: mitos e lendas. São Paulo: editora Ática, 1997.

1º momento - Leitura 1 -. KÜSS, Daniele; TORTON, Jean A criação de Cuzco. In: Os incas: mitos e lendas. São Paulo: editora Ática, 1997.   

2º momento - Leitura 2 –: KÜSS, Daniele; TORTON, Jean. Os primeiros incas. In: Os incas: mitos e lendas. São Paulo: editora Ática, 1997.  

3º momento - Leitura 3 - KÜSS, Daniele; TORTON, Jean Os três ovos. In: Os incas: mitos e lendas. São Paulo: editora Ática, 1997.  

4º momento - Leitura 4 - KÜSS, Daniele; TORTON, Jean. Os gigantes de pedra. In: Os incas: mitos e lendas. São Paulo: editora Ática, 1997.   

Em cada momento, você divide a turma em pequenos grupos para fazer uma leitura e desenvolver o prazer de ler.  

5º momento - Quando todas as leituras forem realizadas, os grupos devem expressar a sensação e impressão sobre cada lenda. A partir dessa última tarefa, entre com a reflexão para atender o objetivo 1. Formule questões abertas que leve as várias respostas, mas de modo que aborde as questões ideológicas e políticas que sustentaram o império inca.  

2ª Atividade – Buscar o significado de mitos, lendas e mitologia.   

1º momento - professor pergunte aos alunos se eles sabem o que é mitologia, mito e lenda. Em seguida, os pequenos grupos poderão consultar o dicionário e descobrir ou confirmar o significado dessas palavras.   

2º momento - Professor coordene os alunos em pequenos grupos e sala de multimídia ensine-os a procurar informações na internet sobre a mitologia (mitos e lendas) e religião inca. (Também pode pesquisar nas enciclopédias, livros da biblioteca pública ou da escola, etc.)   

3º momento - De posse desse material, o professor organiza os alunos para contar algumas das lendas para outros alunos do contexto da própria escola e ao final de cada leitura, solicitar que os ouvintes registrem suas impressões acerca da lenda lida, desenhar e em seguida expor e discutir com o grupo que contou a historia.

3ª Atividade – Discussão coletiva.

Professor  apresente as informações a respeito dos agentes das ações sociais, as pessoas que exerceram poder político e ideológico sobre a comunidade, resgatando um pouco da pirâmide social da aula três. Discuta com os alunos sobre os lideres da coletividade Inca, destacando como usavam a religião para exercer poder e controle sobre os camponeses e na manutenção do imperador, já que ele era a autoridade suprema e filho do deus sol. Por isso ele mandava em todos, politicamente e economicamente. Explore em que eles acreditavam, ou seja,  em vários deuses e que a própria terra era uma grande deusa. Existia o Deus sol, o Deus lua etc.  

4ª Atividade -  Planejamento, construção.

Professor proponha uma atividade de construção para ser realizada pelos alunos, assim, eles devem se dividir em equipe para construir  o cenário que represente uma “Pachamana” - Mãe Terra.   Planeje com eles a  representação e os elementos para compor o cenário. Traga papéis de cores variadas e deixem que escolham a cor da sua mãe terra.   Deixem que  trabalhem e percebam a forma para representar vulcões, árvores, montanhas ou o globo. Nesse momento, escolhe-se um lugar da escola onde elas possam estar coletando objetos da natureza, como: gravetos, folhas, flores, pedras etc. para colar na sua mãe terra, dando a idéia de uma figura humana com olhos, boca, nariz e cabelos. Os “pachamanas” dos diferentes grupos devem ser expostos e os alunos explicam a sua construção, discutindo a importância da natureza, quantas coisas elas nos oferece e o  que podemos aproveitar. Ao final a turma explica a sua construção para outros alunos da escola.  

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

- Fazer leituras de obras que destacaram os mitos e as lendas do povo Inca, buscando nos textos os agentes das ações sociais

- Discutir e se apropriaram sobre o poder da religião inca nesta sociaedade.

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