01/10/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações políticas e administrações urbanas |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aspectos da cultura Inca (escultura, pintura, seres sobrenaturais, tecnologia, instrumentos de contagem etc.)
1ª Atividade – Observar e descrever obras de arte dos incas.
1º momento - Professor providencie uma seleção de imagens que retratem a escultura e pintura Inca. Ao apresentar cada imagem, solicite que os alunos observem e descrevam, tomando como referência: o aspecto que indica o material, a utilidade e o que representa cada imagem retratada na obra.
ESTATUETAS DE METAL
http://www.sunrisemusics.com/artepre/lhamas.jpg
http://pt.wikilingue.com/es/Ficheiro:C%C3%A1ntaro_Inca_Provincial.jpg
FACAS DE SACRIFÍCIO
http://2.bp.blogspot.com/_RbdKhzbPbKA/RnFLBUTlPHI/AAAAAAAAACU/d8xpD1fYS20/s320/inca1.jpg
ARTESANATO
Fontes: http://images.wikilingue.com/thumb/a/a2/Tupa-inca-tunic.png/250px-Tupa-inca-tunic.png
Refencia - busca de imagens.
http://pt.wikilingue.com/es/Cer%C3%A2mica_inca
2ª Atividade – Pesquisar sobre os totens dos incas e seu significado
1º momento - Professor discuta com seus alunos o que são os totens. – Os totens eram objetos que representavam animais ou seres sobrenaturais. Os incas faziam essas figuras com diferentes atributos e significados. Eram construídas de madeiras e representavam o urso, o falcão, o peixe, o búfalo e o texugo entre muitos outros animais. Ao final, informe que os Incas se expressavam culturalmente com tudo que vinha da natureza.
3ª Atividade - Apreciar e analisar imagens que expressem a ciência e a tecnologia dos incas.
1º momento: Professor, as aulas anteriores já vêm referenciando a tecnologia dos incas, mas esse é o momento de você se dedicar exclusivamente para tratar desse assunto. Ensine aos alunos a acessar a Internet, leve-os para sala de multimídia e lá eles fazem a busca de imagens que revelam a tecnologia dos incas. Suas construções / edificações grandiosas e o destaque da forma. Em seguida, oriente para que façam uma montagem e uma discussão.
2º momento - Apresente a imagem do quipo: instrumento de contagem e discuta com os alunos que instrumento é esse e sua utilidade, partindo das seguintes questôes: o que é o quipo? Como funcionava? E sua função?. Em seguida, proponha aos alunos para confeccionar um quipo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quipo
3º momento - Proponha aos seus alunos para fazer uma representação com nós, criando uma simbologias para comunicar a sua intenção ao dá o nó em uma corda. Esse é um exercício utilizado para os alunos compreenderem o modo de comunicação daquela civilização. Cada alunos deve saber o sentido da quantidade, a posição e localização dos nós em uma corda.
Por exemplo:
1 nó significa: invasão de território. 2 nós significa: falta de comida e assim sucessivamente.
Os alunos poderão está criando significados para cada nó que dá, assim, se comunica através deste instrumento, utilizado pela civilização inca.
Avaliar se os alunos conseguiram: reconhecer a escultura e a pintura de animais e de seres sobrenaturais e representação da natureza como criatividade, modo de expressão e comunicação de um povo; Apreciar imagens que revele a tecnologia dos incas, a criação do instrumento de contagem quipo, para entender a necessidade humana de criar cultura para o seu desenvolvimento. Descobrir a origem dos materiais utilizados na criação de objetos culturais para discutir sobre a riqueza da natureza e a criatividade humana para melhoria da vida
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!