Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ARTE E CIÊNCIA DOS INCAS.

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações políticas e administrações urbanas
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a escultura e a pintura de animais e de seres sobrenaturais e representação da natureza como criatividade, modo de expressão e comunicação de um povo;
  • Apreciar imagens que revele a tecnologia dos incas, a criação do instrumento de contagem quipo, para entender a necessidade humana de criar cultura para o seu desenvolvimento.
  • Descobrir a origem dos materiais utilizados na criação de objetos culturais para discutir sobre a riqueza da natureza e a criatividade humana para melhoria da vida cotidiana
Duração das atividades
2 AULAS DE 40 MINUTOS CADA.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aspectos da cultura Inca (escultura, pintura, seres sobrenaturais, tecnologia, instrumentos de contagem etc.)

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade – Observar e descrever obras de arte dos incas.

1º momento - Professor providencie uma seleção de imagens que retratem a escultura e pintura Inca. Ao apresentar cada imagem, solicite que  os alunos observem e descrevam, tomando como referência: o aspecto que indica o material, a utilidade e o que representa cada imagem retratada na obra.   

ESTATUETAS DE METAL

http://www.sunrisemusics.com/artepre/lhamas.jpg 

http://pt.wikilingue.com/es/Ficheiro:C%C3%A1ntaro_Inca_Provincial.jpg 

                FACAS DE SACRIFÍCIO

http://2.bp.blogspot.com/_RbdKhzbPbKA/RnFLBUTlPHI/AAAAAAAAACU/d8xpD1fYS20/s320/inca1.jpg 

ARTESANATO   

Fontes: http://images.wikilingue.com/thumb/a/a2/Tupa-inca-tunic.png/250px-Tupa-inca-tunic.png 

Refencia -  busca de imagens.

http://pt.wikilingue.com/es/Cer%C3%A2mica_inca 

2ª Atividade – Pesquisar  sobre os totens dos incas e seu significado    

1º momento - Professor discuta com seus alunos o que são os totens. – Os totens eram objetos que representavam animais ou seres sobrenaturais. Os incas faziam essas figuras com diferentes atributos e significados. Eram construídas de madeiras e representavam o urso, o falcão, o peixe, o búfalo e o texugo entre muitos outros animais. Ao final, informe que os Incas se expressavam culturalmente com tudo que vinha da natureza.       

3ª Atividade -   Apreciar e analisar imagens que expressem a ciência e a tecnologia dos incas.   

1º momento:   Professor, as aulas anteriores já vêm referenciando a tecnologia dos incas, mas esse é o momento de você se dedicar exclusivamente para tratar desse assunto. Ensine aos alunos a acessar a Internet, leve-os para sala de multimídia e lá eles fazem a busca de imagens que revelam a tecnologia dos incas. Suas construções / edificações grandiosas e o destaque da forma.  Em seguida, oriente para que façam uma montagem e uma discussão.

2º momento -  Apresente a imagem do quipo: instrumento de contagem e discuta com os alunos que instrumento é esse e sua utilidade, partindo das seguintes questôes:  o que é  o quipo? Como funcionava? E sua função?. Em seguida, proponha aos alunos para confeccionar um quipo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quipo 

3º momento - Proponha aos seus alunos para fazer uma representação com nós, criando uma simbologias para comunicar a sua intenção ao dá  o nó em uma corda. Esse é um exercício utilizado para os alunos compreenderem o modo de comunicação daquela civilização. Cada alunos deve saber o sentido da quantidade, a posição e localização dos nós em uma corda.

Por exemplo:

1 nó significa: invasão de território. 2 nós significa: falta de comida e assim sucessivamente.

Os alunos poderão está criando significados para cada nó que dá, assim, se comunica através deste instrumento, utilizado pela civilização inca.  

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se  os alunos conseguiram: reconhecer a escultura e a pintura de animais e de seres sobrenaturais e representação da natureza como criatividade, modo de expressão e comunicação de um povo; Apreciar imagens que revele a tecnologia dos incas, a criação do instrumento de contagem quipo, para entender a necessidade humana de criar cultura para o seu desenvolvimento. Descobrir a origem dos materiais utilizados na criação de objetos culturais para discutir sobre a riqueza da natureza e a criatividade humana para melhoria da vida

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.