Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os diferentes tipos de letra

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a grafia das letras nos tipos usuais (letra cursiva e de forma, maiúscula e minúscula).        
  •  Estabelecer a relação entre os sons da fala e as letras.          
  • Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.          
  • Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.
Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Para esta aula, não se fazem necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

 - aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- jogo de memória;  

 - diferentes gêneros textuais;   

- notícias de jornal;     

Desenvolvimento     

1ª atividade:   

1)      O professor inicia a aula apresentando para os alunos diversos gêneros textuais que explorem diferentes tipos de letras e solicita que observem tudo o que está escrito nos materiais que receberam.   OBS:  Sugere-se o uso de cartazes, rótulos e propagandas, nos quais as letras são utilizadas estrategicamente para chamarem atenção.

Exemplo de Cartaz (Campanha Publicitária do Ministério da Saúde).

Fonte: http://www.poracaso.com/wordpress/wp-content/uploads/2008/03/belezabrasileira-ad.jpg 

Exemplo de Cartaz Publicitário.

Fonte: http://www.portaldapropaganda.com/imagens_portal/p1/comunicacao/2007/12/0002/imagens_editor_ext/Propaganda_karan.jpg 

Exemplo de rótulos.

Fonte: http://congraf.com.br/home/pages.php?recid=16

1)      O professor propõe que os alunos falem o que  conseguiram perceber ao analisar os materiais que receberam.   

2)       O professor seleciona, a partir dos textos disponibilizados, algumas palavras que foram escritas com os diferentes tipos de letra.   

3)      Em seguida, fala essas palavras para os alunos  e solicita que as localizem nos textos e as reescrevam em seus cadernos.     

2ª atividade:  

 1)      O professor apresenta para os alunos uma história em quadrinhos e um bilhete, solicitando que observem o que está escrito em cada um deles.

Exemplo de História em Quadrinho.

Fonte: http://miriamsalles.info/wp/wp-content/uploads/mafaldamaquina.jpg 

Exemplo de bilhete.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_XJv1dolRfuA/SbnJklQrHlI/AAAAAAAAACU/6E66qUhUIus/s400/VirgilioRenanBilhete.JPG 

1)      Em seguida propõe uma discussão a partir da questão: Por que foram utilizadas letras diferentes em cada um dos textos?   

2)      O professor ouve a opinião dos alunos e comenta que:  

a)      nas  histórias em quadrinhos  as letras de imprensa maiúscula é uma convenção;

b)      no  gênero textual bilhete  a letra cursiva é o tipo mais usual, já que a escrita desse texto exige agilidade.   

3ª atividade:   

1)      O professor seleciona algumas notícias de jornais e delas escolhe algumas palavras.   

2)      Em seguida, organiza a turma em duplas e entrega a cada uma delas uma notícia.   

3)      O professor entrega, para cada equipe,  as palavras que foram retiradas da notícia que a dupla recebeu,  escritas nas letras de imprensa maiúsculas e cursivas. Solicita que os alunos leiam as palavras recebidas.   

4)      Após a leitura das fichas o professor propõe que a dupla localize, na notícia recebida, aquelas palavras.   

5)      O professor socializa atividade comentando que a  letra de imprensa minúscula é a mais recorrente em jornais, revistas e livros.     

4ª atividade:   

1)      O professor confeccionará um jogo de memória, criando pares de palavras iguais em diferentes tipos de letras, como no exemplo a seguir:  

MARTELO

martelo

1)      Com o jogo pronto, o professor combinará com a turma as regras e o dia em que poderão utilizar esse material.     

5ª atividade:   

1)      O professor divide a turma em grupos e estabelece para cada equipe um espaço da escola que deverá ser “visitado” por eles.  

2)      O professor propõe que cada grupo vá ao espaço determinado e procure ver, ler e copiar com a letra que foi escrita palavras que eles conhecem e sabem o que significa.   

3)      De volta à sala, o professor socializa as palavras trazidas pelo grupo e propõe uma discussão a partir das questões: Onde essa palavra estava escrita e por que foi escrita com esse tipo de letra?   

OBS: Ao ouvir as respostas dos alunos, o professor faz os comentários necessários.

Recursos Complementares

Para consulta do Professor:

Jogos Aprender pra valer

http://www.cenpec.org.br/memoria/print.php?&mod=projetos.view.7&id=100 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O professor deve avaliar se os alunos estão não só reconhecendo os diferentes tipos de letras, mas principalmente se os mesmos conseguem realizar a leitura nas diferentes formas. O uso da letra de imprensa maiúscula no início do processo de alfabetização é mais indicado, uma vez que o aluno consegue visualizar melhor a quantidade de letras dentro da palavra, no entanto, concomitantemente a isto o professor deve apresentar os diferentes tipos de letras a turma, garantindo que os alunos, posteriormente, possa fazer leitura em diferentes tipos de letras.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.