19/10/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
Desenvolvimento
1ª atividade:
1) Para iniciar o trabalho, o professor poderá apresentar em cartaz o trava -língua a seguir. Ao realizar a leitura, é interessante que o professor sinalize a mesma com o uso de uma régua, para que os alunos reconheçam o alinhamento da leitura no sistema de escrita alfabético.
Trava língua.
Fonte: http://www.ritapolis.com/?p=1137
2) Após a leitura, o professor organiza a turma em grupos e distribui entre estes diversos trava-línguas. Os trava-línguas distribuídos deverão estar todos aglutinados para que os alunos realizem a segmentação. Como o texto trava-língua constitui um dos gêneros da tradição oral, sua composição está muito calcada na oralidade, o que pode representar um maior desafio durante a segmentação.
OBS: O professor deverá distribuir os trava-línguas da seguinte forma:
Maria-Moleémolenga,senãoémolenga,
NãoéMaria-Mole.Écoisamalemolente,
Nemmala,nemmola,nemMaria,nemmole.
Osabiánãosabia.
Queosábiosabia.
Queosabiánãosabiaassobiar.
Odoceperguntouprodoce
Qualéodocemaisdoce
Queodocedebatata-doce.
Odocerespondeuprodoce
Queodocemaisdoceque
Odocedebatata-doce
Éodocededocedebatata-doce.
Fonte: http://www.alzirazulmira.com/trava.htm
3) O professor poderá pedir aos alunos que, além de segmentarem as frases em palavras, que os mesmos contem quantas palavras há em cada frase (verso) ou quantas palavras há em todo o trava-língua.
2ª atividade:
O professor apresenta as manchetes/ títulos de notícias abaixo, propondo que os alunos realizem a marcação entre os espaços das palavras, reconhecendo onde inicia e onde termina uma palavra.
Manchete 1.
Fonte: http://blogln.ning.com/profiles/blogs/manchetes-inusitadas
Manchete 2.
Fonte: http://www.panoramablogmario.blogger.com.br/2008_05_01_archive.html
Manchete 3
Fonte: www.bergamota.net
1) Com o objetivo de sistematizar o conteúdo trabalhado, o professor propõe uma pesquisa de manchetes em jornais e revistas na sala de aula, solicitando que essas sejam recortadas. Desta forma o professor vai observar se os alunos conseguiram recortar as manchetes sem “partir” ou “engolir” as palavras.
2) O professor socializa a atividade e faz os comentários necessários.
3ª atividade:
1) Finalmente, sugere-se que o alfabetizador realize uma atividade mais complexa na qual além de identificar os espaços entre as palavras, os alunos deverão demarcar a pontuação final das frases. Para isso sugerimos o uso do gênero notícia que deverá ser apresentada com algumas aglutinações e ausência de pontuação final. Veja o exemplo:
Palmeiras venceAtlético-PRe acaba com jejum de Felipão: 2 a 0
Mesmo jogando com umamais durante todo o segundo tempo, Furacão não consegue seimpor Técnico do Verdão é expulso na etapa final
Acabou o jejum. Sete jogos após a estreia do técnico Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras finalmente consegue uma vitória Azarado Atlético-PR, que, mesmo com um jogador a mais durante quase todo o segundo tempo, perdeu por 2 a 0, neste sábado, no Pacaembu OPalmeiras subiu para a nona colocação, com 19 pontos. Já o Furacão está em 15º, com 14, apenas um ponto a mais que o Atlético-MG, o primeiro da zona de rebaixamento
Na próxima rodada, oPalmeiras enfrenta oGuarani, domingo, às 16h, fora de casa OAtlético-PR recebe o Flamengo, no mesmo horário
Fonte: http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2010/2010-08-14/palmeiras-atletico-pr.html
2) Em seguida, o professor solicita que os alunos reescrevam o texto realizando as segmentações e pontuações necessárias.
3) O professor socializa os trabalhos e faz os comentários necessários.
Consulta para o professor.
Jogos aprender pra valer
http://www.cenpec.org.br/memoria/print.php?&mod=projetos.view.7&id=100
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Um das atividades mais complexas para os alunos de alfabetização é identificar o início e fim das palavras. É comum que durante as atividades de escrita ou até mesmo de recorte de palavras em revistas e jornais, notarmos os alunos segmentando o que não é necessário e aglutinando o que não precisa ser aglutinado. Nesta atividade, o professor avaliará o reconhecimento (por parte dos alunos) da unidade palavra dentro dos textos, contado-as e separando-as quando necessário.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/02/2013
Cinco estrelasO que é 'Agulmamento Do Professor'???