Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Direitos e deveres como recurso no processo de leitura e escrita

 

17/09/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer seus direitos e deveres
  • Ouvir a leitura de aspectos relevantes do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente);
  • Criar as regras de convivência da sala;
  • Criar desenhos que representem situações de respeito ao  ECA;
  • Fazer a tentativa da escrita de palavras significativas relativas ao ECA;
  • Criar frases sobre o tema.
Duração das atividades
aproximadamente 240 min – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, não é necessário trabalhar conhecimentos prévios, mas é importante resgatar o que os alunos conhecem sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), para que você  possa saber de onde partir, assim você otimiza o seu tempo e o dos alunos, além de possibilitar que  a discussão se amplie ou  retome alguns conceitos importantes tais como: ética, respeito, solidariedade e cidadania.

Estratégias e recursos da aula

Professor, a aula está estruturada em 4 atividades, mas poderá ser ampliada, para isto elencamos algumas sugestões para você optar, se considerar importante pode utilizá-las:

  • Roda de conversa, apresentação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • Motivando: brincando de barquinho;
  • Criando o ECA na sala de aula;
  • Ditado de palavras a partir do tema trabalhado, tentativa de escrita; Elaboração de frases;
  • Recorte de frases ou imagens de jornais relativas ao tema; Interpretação de imagens;

Alguns recursos que serão utilizados nas atividades propostas:

  1. Barquinho de papel;
  2. Caderno; Jornais ou revistas usadas;
  3. Papel para painel;
  4. Cola, tesoura e outros materiais de papelaria;

Livro “Estatuto da Criança e do Adolescente” que as escolas receberam, mas ele é facilmente encontrado nas livrarias. Visualize-o a seguir:

Fonte: http://www.casadajuventude.org.br/images/stories/logo_18anos.jpg 

1ª Atividade – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

DISCUTINDO NA RODINHA:

Fonte da imagem: http://folhapontal.files.wordpress.com/2010/05/eca20anos.jpg 

- Professor, organize os alunos na rodinha e comente sobre o ECA, apresente-lhes o livro do Estatuto da Criança e do Adolescente. O Governo Federal fez doações de vários exemplares para as escolas públicas. Verifique se a sua escola recebeu este material.

- Conceitue o ECA  (Estatuto da Criança e do Adolescente) e discuta na rodinha o que ele  representa.

Discuta com os alunos e explique que ECA é uma sigla, que significa (ESTUTUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE), leve-os a descobrir que a sigla ECA contém a primeira letra de cada palavra citada, para fixar esse novo saber utilize uma brincadeira divertida e muito conhecida:

BRINCANDO DE BARQUINHO

Professor, com os alunos ainda organizados na rodinha, aproveite a explicação da sigla e trabalhe a habilidade de reconhecer letras nos nomes. Com essa atividade trabalhe a relação fonema e grafema, bem como a acuidade auditiva.

Brincando de barquinho: utilizando a primeira letra do nome dos alunos:

Faça um barquinho de papel e organize a sala em círculo, combine as regras:          

  • Não pode levantar, nem responder para o colega.         
  • Não pode criticar o colega que está com dificuldade para descobrir o que pode levar no barquinho.         
  • Quem descobrir o que pode levar no barquinho não deve contar para o colega. Só ao final da brincadeira será revelado.        
  • Se o professor perceber que os alunos estão com dificuldade poderá dar pistas.

Comece a dinâmica contando a história de um barquinho que vai viajar para alto mar, a fim de levar suprimentos para vítimas de uma catástrofe (crie uma situação de necessidade ou aproveite um fato recente para contextualizar a brincadeira).

Sugestão:

  • O barquinho só pode levar coisas que comecem com o primeiro nome do colega que vai receber o barquinho a sua direita.  Ex. Vou entregar para o André, então digo: o barquinho vai carregado de amoras. Se é o Paulo, ele vai carregado de panelas...
  • Cada pessoa que está com o barquinho diz: "Lá vai o barquinho carregado de: ...Deverá falar o que o barquinho vai levar e passar o barquinho para quem está a sua direita.
  • Se o que a criança falar não começar com a primeira letra do nome do colega a sua direita, o professor deverá dizer que isso o barquinho não pode levar.
  • Repita a brincadeira até todos descobrirem a regra. Nas séries iniciais dê pistas, lembre-se do ECA, porque tem esta sigla. Repita o nome das crianças com ênfase na primeira letra. Assim: "Ah! O Paulo vai receber o barquinho carregado de panelas, que bom!"
  • Deixe o barquinho circular até a maioria dos alunos descobrirem e ao final deixe que comentem como descobriram o que poderiam levar e qual foi o critério.
  • Proponha modificar o critério para eles descobrirem (2º letra do nome, última letra...).

Professor, veja a sugestão de uma dobradura/origami de barquinho:

Fonte: http://blog.sisperdesign.com/2009/06/12/barquinho-de-papel/ 

2ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a discussão sobre o ECA e explique que é uma lei federal (defina lei como combinados  e regras de convivência para grandes grupos de pessoas) que são necessários serem cumpridos. Quem não respeita é punido. Dê exemplos.

Leia:

- Art. 1º, 2º que estabelece que criança é pessoa até 12 anos, entre 12 e 18 anos é adolescente.

- Art. 4º e 5º - Comente sobre cap. I Do direito à vida e a saúde, pois as expressões utilizadas na lei são incompreensíveis para o universo infantil.

Discuta com a sala e proponha criar o ECA da sala: regras, direitos e deveres para estabelecer a boa convivência. Para as turmas já alfabetizadas registre na lousa e peça para registrarem no caderno. Para as turmas que ainda não escrevem de forma autônoma, entregue digitado e peça para as crianças representarem com desenhos, ou então monte o painel do ECA com o título: “NÓS TEMOS DIREITOS E DEVERES”

- Exponha as regras criadas pela turma, para isso amplie utilizando uma fonte maior, ou faça um cartaz em uma cartolina e deixe colado no mural ou na parede da sala.   

3ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.

Professor, veja algumas sugestões que você poderá utilizar para trabalhar o tema com seus alunos:

Atividade 1:

TENTATIVA DE ESCRITA.

Proponha um ditado de palavras, que tenham relação com o ECA. Veja a sugestão a seguir, nela você trabalha a escrita e a reescrita das palavras:

ESCRITA DAS PALAVRAS

REESCRITA DAS PALAVRAS

1- RESPEITO

2- DEVERES

3- DIREITOS

4- ESTATUTO

5- LEIS

6- REGRAS

Socializando as respostas:

Professor, socialize as respostas dos alunos para que eles possam confrontar suas hipóteses relativas a  escrita das palavras, esta atividade possibilita que eles avancem em sua percepção.   

Atividade 2:

RECORTE DE PALAVRAS: Oriente os alunos para recortarem nos jornais, palavras relacionadas ao tema e colarem no caderno. Contextualize a atividade, para isso solicite que escrevam frases a partir das palavras que recortaram. Se possível, solicite que ilustrem as frases que construíram.

Atividade 3:

CONFECCIONANDO FAIXAS EDUCATIVAS

- Organize os alunos em grupos ou duplas e oriente-os para elaborarem frases que estimulem o respeito aos direitos da criança e faça faixas de papel para expor na escola. (Antes de transformar as frases em faixa faça junto com os alunos a revisão ortográfica).

- Leve revistas, jornais ou livros usados para que  os alunos possam recortar e ilustrar os trabalhos com  imagens relativas a situações de respeito e desrespeito ao ECA.

- Questione-os sobre o que diz a imagem, qual a relação que ela tem com a frase elaborada.

- Outra possibilidade é propor que alguns grupos recortem imagens de jornais ou revistas e montem cartazes ou faixas a partir do ECA, com os dizeres “Isto pode ”, “Isto NÃO pode”.

Atividade 4: 

LEITURA DE IMAGEM - Busque imagens que provoquem os alunos e os levem a refletir sobre o que o ECA prevê, ou leve os alunos para o Laboratório de Informática e acesse o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=iWiJCATnq94  

- Proponha a interpretação oral ou escrita - de acordo com o tempo que dispõe e as necessidades da sala.

- A leitura de imagem é uma excelente estratégia para trabalharmos habilidades de leitura, pois exige compreensão, análise, síntese e extrapolação.   

- Veja algumas imagens selecionadas para você, porém, poderá utilizar outras que instiguem os alunos a refletirem:       

Fonte-imagem 1: http://farm1.static.flickr.com/14/17891719_972b984fd7.jpg          

Fonte-imagem 2: http://temmaenacasa.zip.net/images/133MaltrCrian.JPG    

EXPLORANDO AS IMAGENS

Assinale com um X as respostas que correspondem as imagens apresentadas.

1) Nas  imagens  observamos:

(   ) alegria          (   ) tristeza          (   ) entusiasmo   

2) Sobre as imagens não é correto afirmar:

(   ) Representam crianças trabalhando.                    (   ) Mostram desrespeito aos direitos da criança.         

 (   ) As crianças correm riscos de se ferirem.          (   ) Mostram que as crianças precisam aprender a trabalhar.

3) Elabore uma frase dando sua opinião sobre as imagens

Recursos Complementares
Avaliação

Professor,  verifique se seus alunos compreenderam que todos seres humanos, inclusive as crianças e os adolescentes têm direitos e também deveres dentro de nossa sociedade, para isso acompanhe atentamente as discussões e observe a elaboração das regras da sala, esta é uma excelente forma para você verificar se eles realmente compreenderam . Observe o desempenho dos alunos nas atividades de leitura e de escrita, para isso avalie o ditado e a atividade de elaboração de frases (faixas e cartazes). Observe a interação e a participação dos alunos nas discussões  e dinâmica.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • CARINA SOUSA, escola rotary , Pará - disse:
    crsstm@gmail.com

    25/08/2011

    Cinco estrelas

    Adorei, Parabéns , as sugestões são ótimas para trabalharmos com as crianças e adolescentes.


  • VILMA, EMEIF PROF IRMA S MACEDO , São Paulo - disse:
    vilmardt@yahoo.com.br

    22/02/2011

    Cinco estrelas

    EXCELENTE PROJETO !!


  • Izailta Bueno da Silva, Arthur Mezanini , Mato Grosso - disse:
    izailta80@hotmail.com

    19/09/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, pois a mesma trabalha os direitos e deveres da criança e do adolescente, o que nos faz repensar nosso papel enquanto educador.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.