17/09/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Professor, não é necessário trabalhar conhecimentos prévios, mas é importante resgatar o que os alunos conhecem sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), para que você possa saber de onde partir, assim você otimiza o seu tempo e o dos alunos, além de possibilitar que a discussão se amplie ou retome alguns conceitos importantes tais como: ética, respeito, solidariedade e cidadania.
Professor, a aula está estruturada em 4 atividades, mas poderá ser ampliada, para isto elencamos algumas sugestões para você optar, se considerar importante pode utilizá-las:
Alguns recursos que serão utilizados nas atividades propostas:
Livro “Estatuto da Criança e do Adolescente” que as escolas receberam, mas ele é facilmente encontrado nas livrarias. Visualize-o a seguir:
Fonte: http://www.casadajuventude.org.br/images/stories/logo_18anos.jpg
1ª Atividade – uma aula de aproximadamente 60 minutos.
DISCUTINDO NA RODINHA:
Fonte da imagem: http://folhapontal.files.wordpress.com/2010/05/eca20anos.jpg
- Professor, organize os alunos na rodinha e comente sobre o ECA, apresente-lhes o livro do Estatuto da Criança e do Adolescente. O Governo Federal fez doações de vários exemplares para as escolas públicas. Verifique se a sua escola recebeu este material.
- Conceitue o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e discuta na rodinha o que ele representa.
Discuta com os alunos e explique que ECA é uma sigla, que significa (ESTUTUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE), leve-os a descobrir que a sigla ECA contém a primeira letra de cada palavra citada, para fixar esse novo saber utilize uma brincadeira divertida e muito conhecida:
BRINCANDO DE BARQUINHO
Professor, com os alunos ainda organizados na rodinha, aproveite a explicação da sigla e trabalhe a habilidade de reconhecer letras nos nomes. Com essa atividade trabalhe a relação fonema e grafema, bem como a acuidade auditiva.
Brincando de barquinho: utilizando a primeira letra do nome dos alunos:
Faça um barquinho de papel e organize a sala em círculo, combine as regras:
Comece a dinâmica contando a história de um barquinho que vai viajar para alto mar, a fim de levar suprimentos para vítimas de uma catástrofe (crie uma situação de necessidade ou aproveite um fato recente para contextualizar a brincadeira).
Sugestão:
Professor, veja a sugestão de uma dobradura/origami de barquinho:
Fonte: http://blog.sisperdesign.com/2009/06/12/barquinho-de-papel/
2ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a discussão sobre o ECA e explique que é uma lei federal (defina lei como combinados e regras de convivência para grandes grupos de pessoas) que são necessários serem cumpridos. Quem não respeita é punido. Dê exemplos.
Leia:
- Art. 1º, 2º que estabelece que criança é pessoa até 12 anos, entre 12 e 18 anos é adolescente.
- Art. 4º e 5º - Comente sobre cap. I Do direito à vida e a saúde, pois as expressões utilizadas na lei são incompreensíveis para o universo infantil.
Discuta com a sala e proponha criar o ECA da sala: regras, direitos e deveres para estabelecer a boa convivência. Para as turmas já alfabetizadas registre na lousa e peça para registrarem no caderno. Para as turmas que ainda não escrevem de forma autônoma, entregue digitado e peça para as crianças representarem com desenhos, ou então monte o painel do ECA com o título: “NÓS TEMOS DIREITOS E DEVERES”
- Exponha as regras criadas pela turma, para isso amplie utilizando uma fonte maior, ou faça um cartaz em uma cartolina e deixe colado no mural ou na parede da sala.
3ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.
Professor, veja algumas sugestões que você poderá utilizar para trabalhar o tema com seus alunos:
Atividade 1:
TENTATIVA DE ESCRITA.
Proponha um ditado de palavras, que tenham relação com o ECA. Veja a sugestão a seguir, nela você trabalha a escrita e a reescrita das palavras:
ESCRITA DAS PALAVRAS |
REESCRITA DAS PALAVRAS |
1- RESPEITO |
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2- DEVERES |
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3- DIREITOS |
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4- ESTATUTO |
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5- LEIS |
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6- REGRAS |
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Socializando as respostas:
Professor, socialize as respostas dos alunos para que eles possam confrontar suas hipóteses relativas a escrita das palavras, esta atividade possibilita que eles avancem em sua percepção.
Atividade 2:
RECORTE DE PALAVRAS: Oriente os alunos para recortarem nos jornais, palavras relacionadas ao tema e colarem no caderno. Contextualize a atividade, para isso solicite que escrevam frases a partir das palavras que recortaram. Se possível, solicite que ilustrem as frases que construíram.
Atividade 3:
CONFECCIONANDO FAIXAS EDUCATIVAS
- Organize os alunos em grupos ou duplas e oriente-os para elaborarem frases que estimulem o respeito aos direitos da criança e faça faixas de papel para expor na escola. (Antes de transformar as frases em faixa faça junto com os alunos a revisão ortográfica).
- Leve revistas, jornais ou livros usados para que os alunos possam recortar e ilustrar os trabalhos com imagens relativas a situações de respeito e desrespeito ao ECA.
- Questione-os sobre o que diz a imagem, qual a relação que ela tem com a frase elaborada.
- Outra possibilidade é propor que alguns grupos recortem imagens de jornais ou revistas e montem cartazes ou faixas a partir do ECA, com os dizeres “Isto pode ”, “Isto NÃO pode”.
Atividade 4:
LEITURA DE IMAGEM - Busque imagens que provoquem os alunos e os levem a refletir sobre o que o ECA prevê, ou leve os alunos para o Laboratório de Informática e acesse o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=iWiJCATnq94
- Proponha a interpretação oral ou escrita - de acordo com o tempo que dispõe e as necessidades da sala.
- A leitura de imagem é uma excelente estratégia para trabalharmos habilidades de leitura, pois exige compreensão, análise, síntese e extrapolação.
- Veja algumas imagens selecionadas para você, porém, poderá utilizar outras que instiguem os alunos a refletirem:
Fonte-imagem 1: http://farm1.static.flickr.com/14/17891719_972b984fd7.jpg
Fonte-imagem 2: http://temmaenacasa.zip.net/images/133MaltrCrian.JPG
EXPLORANDO AS IMAGENS
Assinale com um X as respostas que correspondem as imagens apresentadas.
1) Nas imagens observamos:
( ) alegria ( ) tristeza ( ) entusiasmo
2) Sobre as imagens não é correto afirmar:
( ) Representam crianças trabalhando. ( ) Mostram desrespeito aos direitos da criança.
( ) As crianças correm riscos de se ferirem. ( ) Mostram que as crianças precisam aprender a trabalhar.
3) Elabore uma frase dando sua opinião sobre as imagens
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=JFidxFGJ6GI
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm
Professor, verifique se seus alunos compreenderam que todos seres humanos, inclusive as crianças e os adolescentes têm direitos e também deveres dentro de nossa sociedade, para isso acompanhe atentamente as discussões e observe a elaboração das regras da sala, esta é uma excelente forma para você verificar se eles realmente compreenderam . Observe o desempenho dos alunos nas atividades de leitura e de escrita, para isso avalie o ditado e a atividade de elaboração de frases (faixas e cartazes). Observe a interação e a participação dos alunos nas discussões e dinâmica.
Cinco estrelas 3 classificações
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25/08/2011
Cinco estrelasAdorei, Parabéns , as sugestões são ótimas para trabalharmos com as crianças e adolescentes.
22/02/2011
Cinco estrelasEXCELENTE PROJETO !!
19/09/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula, pois a mesma trabalha os direitos e deveres da criança e do adolescente, o que nos faz repensar nosso papel enquanto educador.