Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POEMAS COM ANIMAIS

 

30/08/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Brincar com as palavras compartilhando com os colegas, em uma sequência sonora;
  • Brincar com as características de animais, conservando rima, sonoridade e ritmo;
  • Ler e interpretar a poesia "O gato" de Marina Colasanti.
Duração das atividades
3 a 4 aulas- 20 a 30 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Função social da leitura e escrita;

Interação com textos literários;

Percepção de características de alguns animais ( habitat, modo de vida, sons que emitem etc).

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento- atividade de sensibilização com os textos poéticos

O professor seleciona dois poemas que tratem do tema animal. Comentário inicial: alguém conhece um peru? como é o peru? onde ele vive? que som ele faz? e um grilo? quem já viu um grilo? onde ele vive? que som ele faz? Ouvir as diferentes respostas dos alunos e valorizá-las, respeitando o contexto de vida de cada um.

Depois fazer a leitura de dois poemas ( ver as sugestões abaixo).

                                                                                                 O peru- autor José Francisco Borges

O peru fazia roda

No terreiro da morada

E o gatinho seu amigo

Era muito camarada

Montava-se no peru

E o peru dava risada.

Grilo danado- autor: Lourival Bandeira

Arre lá grilo danado

Comigo você se enrasca,

Deixe de tanta zoada

Que se não você se lasca,

Quem tem carne e osso cansa

Quanto mais quem só tem casca!

Obs- "se lascar"- expressão popular do nordeste que significa: ter dificuldades, entrar em apuros, se dar mal!

   Após a leitura, sugerir que façam uma brincadeira envolvendo a linguagem corporal.

    Proposta: todos em pé, o professor inicia uma pequena história inventada:

   " Era um vez um menino que vivia numa granja ( ou sítio) ...

    Um dia ele foi ao galinheiro e encontrou um peru.

    O que o peru falou? ( deixar que o grupo apresente respostas, dialogando...)

    Como o peru anda e qual seu som? ( estimular que se expressem com o próprio corpo)

    Depois os dois se encontraram com um grilo...

    O que o grilo estava fazendo?

    O que o peru disse para o grilo?

    Como o grilo andava? ( repetir a proposta)

    E como terminou esta história? ( solicitar que criem um final).

Segundo momento- contextualizar o tema.

 O professor inicia um comentário: alguém tem um bichinho ou aninal de estimação? que animal é? qual o nome dele? o que ele come? ele brinca? como?

 Previamnte o professor produz um cartaz com letras bem legíveis e escreve o texto O gato. Lê várias vezes para a turma,  apontando o texto no cartaz, verso por verso.

O GATO- MARINA COLASANTI

NO ALTO DO MURO

PULANDO NO ESCURO

MIANDO NO MATO

ENTRANDO EM APURO

É O GATO, SEGURO.

DE ARTIGO PASSADO

E JEITO FUTURO

MOVIMENTO PURO

AR SOFISTICADO

É O GATO, DE FATO.

SÓ PODE SER GATO

UM BICHO EXATO

ACROBATA NATO

QUE SÓ CAI DE QUATRO!

Terceiro momento- Interpretação do texto

O professor lê novamente o texto O gato ( Marina Colasanti). Inicia uma conversa: têm algumas palavras que vocês não conhecem? quais? À medida que os alunos se pronunciam, o professor se dirige ao cartaz e circula as palavras citadas ( com pincel atômico). Depois questiona, apontando para as palavras circuladas: quem conhece esta palavra? que quer dizer? Estimula que os alunos se expressem e mencionem quais as palavras que não conhecem o significado. Ao destacar algumas palavras, o professor também está possibilitando uma leitura mais seletiva do texto. Algumas palavras que podem ser investigadas (sinônimo): passado, seguro, sofisticado, exato, acrobata, nato. Também as expressões: "de fato! cair de quatro!"

Quarto momento- Ilustração do poema.

O professor mostra as ilustrações do livro. Aprecia com os grupo as imagens contidas no livro. Em seguida, pedi que cada um ilustre o poema O gato. Estimula que desenhem pensando nas características físicas do gato ( 4 patas, cabeça, rabo, corpo coberto por pelos etc). Recursos:  usar uma folha branca, com giz de cera colorido. Ao final, pedir que cada criança mostre ao restante do grupo seu desenho.

Recursos Complementares

Sugestão de livro:

Pinheiro, H.(org.) 2004. Pássaros & bichos: na voz de poetas populares. Campina Grande: Bagagem.

Avaliação

          

            Analisar o desenvolvimento da linguagem oral de cada criança, verificando se através dos textos poéticos conseguirá:

  1. Expressar-se de forma fluente e ampliar o vocabulário;
  2. Interagir com o texto poético, demostrando prazer e satisfação;
  3. Representar suas idéias e emoções através da linguagem corporal ( gestos, movimentos) e da produção gráfica.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Paula Batista Rosa, EMEI Jardim Novo Parelheiros , São Paulo - disse:
    a.paula.batista@uol.com.br

    23/05/2012

    Cinco estrelas

    Trabalha com o universo infantil, e de forma lúdica, com certeza desenvolverei a sequência durante as atividades de linguagem oral.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.