30/08/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Função social da leitura e escrita;
Interação com textos literários;
Percepção de características de alguns animais ( habitat, modo de vida, sons que emitem etc).
Primeiro momento- atividade de sensibilização com os textos poéticos
O professor seleciona dois poemas que tratem do tema animal. Comentário inicial: alguém conhece um peru? como é o peru? onde ele vive? que som ele faz? e um grilo? quem já viu um grilo? onde ele vive? que som ele faz? Ouvir as diferentes respostas dos alunos e valorizá-las, respeitando o contexto de vida de cada um.
Depois fazer a leitura de dois poemas ( ver as sugestões abaixo).
O peru- autor José Francisco Borges
O peru fazia roda
No terreiro da morada
E o gatinho seu amigo
Era muito camarada
Montava-se no peru
E o peru dava risada.
Grilo danado- autor: Lourival Bandeira
Arre lá grilo danado
Comigo você se enrasca,
Deixe de tanta zoada
Que se não você se lasca,
Quem tem carne e osso cansa
Quanto mais quem só tem casca!
Obs- "se lascar"- expressão popular do nordeste que significa: ter dificuldades, entrar em apuros, se dar mal!
Após a leitura, sugerir que façam uma brincadeira envolvendo a linguagem corporal.
Proposta: todos em pé, o professor inicia uma pequena história inventada:
" Era um vez um menino que vivia numa granja ( ou sítio) ...
Um dia ele foi ao galinheiro e encontrou um peru.
O que o peru falou? ( deixar que o grupo apresente respostas, dialogando...)
Como o peru anda e qual seu som? ( estimular que se expressem com o próprio corpo)
Depois os dois se encontraram com um grilo...
O que o grilo estava fazendo?
O que o peru disse para o grilo?
Como o grilo andava? ( repetir a proposta)
E como terminou esta história? ( solicitar que criem um final).
Segundo momento- contextualizar o tema.
O professor inicia um comentário: alguém tem um bichinho ou aninal de estimação? que animal é? qual o nome dele? o que ele come? ele brinca? como?
Previamnte o professor produz um cartaz com letras bem legíveis e escreve o texto O gato. Lê várias vezes para a turma, apontando o texto no cartaz, verso por verso.
O GATO- MARINA COLASANTI
NO ALTO DO MURO
PULANDO NO ESCURO
MIANDO NO MATO
ENTRANDO EM APURO
É O GATO, SEGURO.
DE ARTIGO PASSADO
E JEITO FUTURO
MOVIMENTO PURO
AR SOFISTICADO
É O GATO, DE FATO.
SÓ PODE SER GATO
UM BICHO EXATO
ACROBATA NATO
QUE SÓ CAI DE QUATRO!
Terceiro momento- Interpretação do texto
O professor lê novamente o texto O gato ( Marina Colasanti). Inicia uma conversa: têm algumas palavras que vocês não conhecem? quais? À medida que os alunos se pronunciam, o professor se dirige ao cartaz e circula as palavras citadas ( com pincel atômico). Depois questiona, apontando para as palavras circuladas: quem conhece esta palavra? que quer dizer? Estimula que os alunos se expressem e mencionem quais as palavras que não conhecem o significado. Ao destacar algumas palavras, o professor também está possibilitando uma leitura mais seletiva do texto. Algumas palavras que podem ser investigadas (sinônimo): passado, seguro, sofisticado, exato, acrobata, nato. Também as expressões: "de fato! cair de quatro!"
Quarto momento- Ilustração do poema.
O professor mostra as ilustrações do livro. Aprecia com os grupo as imagens contidas no livro. Em seguida, pedi que cada um ilustre o poema O gato. Estimula que desenhem pensando nas características físicas do gato ( 4 patas, cabeça, rabo, corpo coberto por pelos etc). Recursos: usar uma folha branca, com giz de cera colorido. Ao final, pedir que cada criança mostre ao restante do grupo seu desenho.
Sugestão de livro:
Pinheiro, H.(org.) 2004. Pássaros & bichos: na voz de poetas populares. Campina Grande: Bagagem.
Analisar o desenvolvimento da linguagem oral de cada criança, verificando se através dos textos poéticos conseguirá:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/05/2012
Cinco estrelasTrabalha com o universo infantil, e de forma lúdica, com certeza desenvolverei a sequência durante as atividades de linguagem oral.