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As irregularidades ortográficas

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber que um mesmo som pode ser grafado de diferentes maneiras.
  • Escrever corretamente palavras usuais com s com som de z; x com som de z; x com som de z; je, ji ou ge, gi; ce, ci ou se, si; ç ou ss; h inicial.          
  • Perceber que uma mesma letra pode representar sons diferentes, dependendo da  sua posição na palavra.
  • Identificar, nas palavras, os encontros consonantais cuja 2ª letra é R ou L (BR, CR, DR, FR, GR, PR, TR; e BL, CL etc.).
  • Escrever corretamente palavras com encontros consonantais.
Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Compreender a natureza do sistema de escrita alfabético.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em duplas;   

- texto impresso;   

- Jogos.     

Desenvolvimento   

1ª atividade:   

1)      O professor apresenta a imagem abaixo solicitando a leitura da mesma e uma discussão a partir das questões:

a)      Nesta placa ou cartaz, há erros de português? Quais?

b)      Qual seria a forma correta de escrever essas palavras?

c)      Por que você acha que a pessoa que escreveu errou a palavra SEJA?

Fonte: http://digomasnaofalo.blogspot.com/ 

1)      O professor apresenta a imagem abaixo solicitando a leitura da mesma e uma discussão a partir das questões:   

a)      Nesta placa ou cartaz, há erros de português? Quais?

b)      Qual seria a forma correta de escrever essas palavras?

c)      Por que você acha que a pessoa que escreveu errou a palavra ESPAÇO?

Fonte: www.coisassbizarras.blogspot.com  

1)      O professor apresenta a imagem abaixo solicitando a leitura da mesma e uma discussão a partir das questões:   

a)      Nesta placa ou cartaz, há erros de português? Quais?

b)      Qual seria a forma correta de escrever essas palavras?

c)      Por que você acha que a pessoa que escreveu errou a palavra BORRACHEIRO?

Fonte: http://sistematiqueiros.wordpress.com/tag/humor/    

1)      Após as indagações, o professor propõe uma  consulta ao dicionário para que descubram a escrita correta dessas palavras. Nesta ocasião, o alfabetizador deverá discutir com os alunos a necessidade do uso do dicionário nesses casos, uma vez que não há regras para o uso do X e CH ou do S, SS, Ç.   

OBS.: O professor poderá pesquisar outras irregularidades ortográficas como H inicial, o som do J e do G, entre outras.   

2ª atividade:   

1)      Após a primeira atividade, o professor organiza a turma em duplas para um trabalho com jogos ortográficos objetivando a memorização dos casos de palavras que possuem irregularidades ortográficas, já que não há regras a serem memorizadas. Para isso, os alunos  irão jogar o Jogo da Velha Ortográfico, que consiste em completar algumas         palavras com uma determinada dificuldade ortográfica, sem o uso do dicionário.  

 a)      Cada aluno recebe uma folha de papel com as palavras que deverão ser completadas.

Veja o exemplo a seguir:

Me___icano

 ___upeta

____erife

Ma___adinha

a)      Após cada aluno completar sua folha, as duplas terão que iniciar o Jogo da Velha Ortográfico. Este jogo possui as mesmas regras do tradicional jogo da velha, isto é, o vencedor ganha nas posições: vertical, horizontal e diagonal. Diferentemente da cruz e da bolinha, cada jogador escolherá uma dificuldade, neste caso, o X e o CH. Sendo assim, eles terão que usar as palavras que completaram na atividade anterior. O jogador 1 usará as palavras que ele completou com a letra X e o jogador 2 utilizará as palavras que ele completou usando o CH. Veja abaixo o exemplo:

mexicano

xerife

chupeta

- As duplas poderão jogar, pelo menos, quatro rodadas até que se tenha um vencedor.

IMPORTANTE: O dicionário só será consultado ao final de todas as rodadas. Caso o vencedor, tenha errado na escrita da palavra, ele perderá seus pontos na rodada que errou.   

3ª atividade:   

1)      Após o trabalho com o Jogo da Velha Ortográfico e depois da consulta ao dicionário das palavras escritas de forma ”errada”, o professor poderá solicitar que as duplas escrevam em um cartaz dividido em duas colunas. Em uma delas, serão escritas as palavras grafadas com CH e na outra as grafadas com X.  

2)      O professor entrega uma revista ou jornal para cada dupla solicitando que recortem,  pelo menos, três palavras com X e três com CH.   

3)      Em seguida à seleção das palavras o professor solicita que a dupla crie frases utilizando as palavras recortadas. Oriente-os para que utilizem o maior número possível de palavras em uma mesma frase.   

OBS: -  As palavras deverão ser coladas  na frase e não copiadas.          

-  Outras palavras poderão ser escritas na frase para dar sentido à mesma.   

4)      O professor propõe a socialização das produções dos alunos para que possa fazer as intervenções necessárias.   

5)      Após os comentários anteriores, o professor propõe que a dupla copie as frases criadas fazendo as devidas correções, inclusive as de pontuação.

Recursos Complementares

Leitura para o Professor:

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática Editora. 2007.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenção do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A avaliação do professor, deve ocorrer, sobretudo,  após esta aula. Ele deverá estar atento após as escritas dos alunos quando novamente se depararem com as palavras que trabalharam no Jogo da Velha Ortográfico. Sempre que possível o alfabetizador poderá utilizar os cartazes produzidos pelos alunos para relembrarem a forma correta das palavras.

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