18/10/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- leitura de imagem.
Desenvolvimento
1ª atividade:
1) A aula deverá ser iniciada com a apresentação da imagem sugerida abaixo. A partir da imagem o professor poderá indagar:
O que a moça na foto está fazendo?
O que ela está lendo?
Para que serve o texto que ela está consultando durante a compra?
Uso da lista de compras.
Fonte: http://todaperfeita.com.br/dicas-para-fazer-boas-compras-no-supermercado/
1) O professor propõe que os alunos digam se fazem uma lista para realizar as compras de supermercado e se fazem, para que escrevem o que desejam comprar.
2) Apresentar o modelo de lista de compras que se encontra no endereço: http://www.precito.com.br/lista.htm , solicitando que os alunos leiam o texto.
3) Após da leitura do modelo apresentado, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) Como essa lista está organizada?
b) Para que ela serve?
c) O que significa a abreviatura Qt. que se encontra em uma das colunas da lista?
d) Onde normalmente circulam as listas de compras?
e) Quem é o provável leitor de uma lista de compras?
4) Ainda utilizando o modelo de lista da atividade anterior, o professor organiza a turma em grupos e propõe que cada equipe escolha uma categoria da lista e coloque as palavras contidas nela, em ordem alfabética.
5) Ao socializar a tarefa anterior, o professor chama a atenção dos alunos para o objetivo de se organizar uma lista em ordem alfabética: facilitar a localização de um nome.
2ª atividade:
1) Ainda com a turma em grupos, o professor entrega a cada um deles um modelo de lista.
Sugerimos as seguintes listas:
Lista telefônica http://office.microsoft.com/pt-pt/templates/lista-telefonica-organizacional-TC001018585.aspx Levar catálogo ou Lista Telefônica (páginas amarelas)
Lista de chamada escolar
Lista de filmes http://melhoresfilmes.com.br/listas/melhores
Lista de nomes http://www.clubedobebe.com.br/HomePage/nomesdebebes.htm
Lista de presente de casamento http://www.noivasonline.com/presentes.htm
Lista de aprovados em concursos.
Lista de palavras retiradas do dicionário.
OBS.: Nem todas as listas são encontradas na internet. Sugerimos que o professor pesquise exemplos em seu cotidiano.
2) Com o material nas mãos, o grupo deverá:
a) ler o texto que recebeu ( ou parte dele);
b) descrever como ele está organizado;
c) identificar a linguagem utilizada, ou seja, se é uma linguagem formal ou informal;
d) identificar a função da lista;
e) identificar em que sequência ela se organiza: alfabética, numeral, cronológica ou outra.
3) Ao socializar a atividade anterior, o professor propõe que a turma identifique o que é comum e o que não é comum a todas as listas.
3ª atividade:
1) Ainda com a turma em grupos, o professor propõe a produção de uma lista envolvendo uma situação significativa para o cotidiano do aluno.
2) Depois da produção textual, os grupos entregarão a lista produzida para outras equipes, a fim de que os mesmos avaliem. A avaliação poderá conter os seguintes pontos:
O que está elencado na lista (nomes, objetos ou outros)?
A lista está organizada obedecendo algum critério de organização?
Que critérios de organização foram utilizados nesta lista?
Você utilizaria essa lista em seu dia-a-dia?
3) O professor socializa as produções dos alunos e faz os comentários necessários.
Lista
Texto em que se relacionam pessoas ou coisas, obedecendo-se uma sequência alfabética, numeral, temporal, cronológica, etc.: lista telefônica, lista de mercadorias, lista de compras, lista de chamada, etc.
Para maiores informações consultar: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2008.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. É importante que o professor avalie a capacidade dos alunos em reconhecerem a organização das listas (alfabética, numeral, cronológica e etc). É preciso que o aluno conheça as várias possibilidades de listas afim de que possa aplicar este novo conhecimento em suas necessidades diárias. O professor poderá solicitar que os alunos utilizem alguma dessas listas em sua vida cotidiana e depois relata para o grupo como foi a experiência.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!