Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Listas: forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar uma lista.
  • Produzir listas em forma de coluna ou separando os itens com vírgulas ou hífens.
  • Escrever diferentes tipos de listas (lista de compras, lista de nomes de pessoas, nomes de cidades, instrumentos de trabalho, animais, etc.).
  • Compreender a função do gênero textual lista.
  • Identificar contextos de uso do gênero textual lista.
Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É interessante que o aluno já esteja iniciando a compreensão da natureza do sistema de escrita alfabético, em níveis silábico e alfabético de escrita.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- leitura de imagem.     

Desenvolvimento   

1ª atividade:   

1)       A aula deverá ser iniciada com a apresentação da imagem sugerida abaixo. A partir da imagem o professor poderá indagar:

O que a moça na foto está fazendo?

O que ela está lendo?

Para que serve o texto que ela está consultando durante a compra?

Uso da lista de compras.

Fonte: http://todaperfeita.com.br/dicas-para-fazer-boas-compras-no-supermercado/ 

1)      O professor propõe que os alunos digam se fazem uma lista para realizar as compras de supermercado e se fazem, para que escrevem o que desejam comprar.

2)      Apresentar o modelo de lista de compras que se encontra no endereço:  http://www.precito.com.br/lista.htm , solicitando que os alunos leiam o texto.   

3)      Após da leitura do modelo apresentado, o professor propõe uma discussão a partir das questões:

a)      Como essa lista está organizada?

b)      Para que ela serve?

c)      O que significa a abreviatura Qt.  que se encontra em uma das colunas da lista?

d)     Onde normalmente circulam as listas de compras?

e)      Quem é o provável leitor de uma lista de compras?   

4)      Ainda utilizando o modelo de lista da atividade anterior, o professor organiza a turma em grupos e propõe que cada equipe escolha uma categoria da lista e coloque as palavras contidas nela, em ordem alfabética.   

5)      Ao socializar a tarefa anterior, o professor chama a atenção dos alunos para o objetivo de se organizar uma lista em ordem alfabética: facilitar a localização de um nome.   

2ª atividade:   

1) Ainda com a turma em grupos, o professor entrega a cada um deles um modelo de lista.        

Sugerimos as seguintes listas:

Lista telefônica http://office.microsoft.com/pt-pt/templates/lista-telefonica-organizacional-TC001018585.aspx Levar catálogo ou Lista Telefônica (páginas amarelas)  

Lista de chamada escolar

Lista de filmes http://melhoresfilmes.com.br/listas/melhores  

Lista de nomes http://www.clubedobebe.com.br/HomePage/nomesdebebes.htm  

Lista de presente de casamento http://www.noivasonline.com/presentes.htm  

Lista de aprovados em concursos.

Lista de palavras retiradas do dicionário.

OBS.: Nem todas as listas são encontradas na internet. Sugerimos que o professor pesquise exemplos em seu cotidiano.   

2) Com o material  nas mãos, o grupo deverá:   

a) ler o texto que recebeu ( ou parte dele);

b) descrever como ele está organizado;

c) identificar a linguagem utilizada, ou seja, se é uma linguagem formal ou informal;

d) identificar a função da lista;

e) identificar em que sequência ela se organiza: alfabética, numeral, cronológica ou outra.   

3) Ao socializar a atividade anterior, o professor propõe que a turma identifique o que é comum e  o que não é comum a todas as listas.   

3ª atividade:   

1)      Ainda com a turma em grupos, o professor propõe  a produção de uma lista envolvendo uma situação significativa para o cotidiano do aluno.   

2)       Depois da produção textual, os grupos entregarão a lista produzida para outras equipes, a fim de que os mesmos avaliem. A avaliação poderá conter os seguintes pontos:

O que está elencado na lista (nomes, objetos ou outros)?

A lista está organizada obedecendo algum critério de organização?

Que critérios de organização foram utilizados nesta lista?

Você utilizaria essa lista em seu dia-a-dia?   

3)      O professor socializa as produções dos alunos e faz os comentários necessários.  

Recursos Complementares

Lista

Texto em que se relacionam pessoas ou coisas, obedecendo-se uma sequência alfabética, numeral, temporal, cronológica, etc.: lista telefônica, lista de mercadorias, lista de compras, lista de chamada, etc.    

Para maiores informações consultar: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2008.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. É importante que o professor avalie a capacidade dos alunos em reconhecerem a organização das listas (alfabética, numeral, cronológica e etc). É preciso que o aluno conheça as várias possibilidades  de listas afim de que possa aplicar este novo conhecimento em suas necessidades diárias. O professor poderá solicitar que os alunos utilizem alguma dessas listas em sua vida cotidiana e depois relata para o grupo como foi a experiência.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.