Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POESIA E RIMA

 

06/09/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Well

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o gosto pela leitura de textos;
  • Ler e ampliar o repertório de poesia com rimas;
  • Entender o que são  rimas e encontrás-la na poesia "O caramujo";
Duração das atividades
2 aulas - 30 min cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Convívio com práticas sociais de leitura.

Função social da leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Sensibilização com textos poéticos

Primeiro momento

O professor seleciona livros de poesia e coloca de forma atrativa no cantinho da leitura. Ele orienta que as crianças se dirijam ao cantinho da leitura, cada uma escolherá um livro da sua preferência. Em seguida sentar para ler e apreciar as ilustrações dos livros. Ao final comentar: O que você leu? Gostou da leitura? O que foi mais atraente? O professor deve motivar os alunos a se expressarem, ao mesmo tempo que construir regras sociais como: esperar a vez de falar, ouvir o outro colega, fazer comentários construtivos sobre a fala dos demais colegas etc.

Questionar:

- de que trata seu livro?

-é uma poesia? Por que você considera que é poesia?

- que figuras têm no seu livro?

- que figura você gostou mais?

Ao final, o professor poderá ler algumas poesias para a turma, com entusiasmo e fluência verbal.

Segundo momento

A partir dos textos escolhidos anteriormente, o professor e os alunos agrupam os textos com rimas e  os que não têm  rimas.  Durante o exercício de agrupamento por semelhança, o professor ensina o que é uma rima e brinca com  rimas,  lê demonstrando o que é um texto que  não possui rimas. Dessa forma, escolhe dois textos, um contendo rimas e outro não. Faz a esrita dos textos no quadro ou cartaz e lê para a turma. Em seguida, solicita que os alunos façam a diferença entre os texto, qual texto tem rimas? onde estão as rimas? Ao final fazer um cartaz e preencher com o grupo, marcando os texto com rimas e os que não têm rimas.

TEXTOS POÉTICOS

COM RIMAS

NÃO TÊM RIMAS

O CARAMUJO

   X

O GATO

   X

GRILO DANADO

   X

A FOCA FUGITIVA

O MACACO E A SEREIA

  X

Atividade 2- Identificando as rimas

Primeiro momento

Dentre os livros expostos no cantinho da leitura, o professor ou professora deve escolher um livro. A sugestão é o texto de Marina Colasanti- O caramujo. O poema  pode ser ampliado em cópia do livro e exposto em canto visível da sala.

O CARAMUJO- AUTORA: MARINA COLASANTI

O CARAMUJO

NÃO É CARA SUJO

É BICHO LIMPINHO

SEM SUBTERFÚGIO.

NA CASA QUE LEVA

SEM PORTA OU JANELA

NÃO EXISTE TRANCA

NEM MESMO TRAMELA.

SÓ TEM UM PROBLEMA,

QUE ELE NÃO NEGA:

SE A VISITA CHEGA

NÃO IMPORTA A HORA

SÓ FICA DO LADO DE FORA.

Segundo momento

O professor realiza a leitura do texto, enfatizando as palavras que rimam, a sonoridade das mesmas. Em seguida,  solicita que os alunos indiquem no texto quais as palavras que rimam. Usa um marcador de texto ou pincel atômico para circular as palavras no cartaz. Chama alguns alunos e pede que localizem as rimas e as circulem. Depois solicita que criem outras rimas, como: o que rima com:

 caramujo?

Janela?

Tranca?

Problema?

Hora?

Obs. Valorize as respostas dos alunos.

Atividade 3- Varal Poético

Primeiro momento

O professor propõe aos alunos a construção de um varal poético, onde possam expor poesias lidas e escritas pelos mesmos.

Obs.

Escolher um espaço na sala de aula para fazer o varal. Fazer um varal colocando 2 pregos na parede e pendurar um fio de naylon, corda ou barbante grosso. Permitir que os alunos façam sugestões, possibilitando que se sintam mais responsávéis pela organização e uso dos espaços na escola. Selecionar textos que foram lidos durante a semana. Pode ser feita uma cópia de cada texto, ou ainda colocar textos produzidos pelos alunos ( individual ou coletivo). Quando o varal tiver pronto, pendurar os textos de forma atrativa com prendedores de roupa. Os prendedores podem ser pintados com tinta guache, deixando-os coloridos.

Segundo momento

Com o varal pronto, o professor realiza uma roda de leitura, na qual cada criança escolhe um texto, lê ou comenta e depois pendura no varal. Ao final, pode sugerir que cada aluno produza um desenho sobre o texto lido, depois expor os desenhos na sala de aula.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá observar os seguintes aspectos:

  1. Interação com os textos poéticos;
  2. Capacidade de interpretar os textos partindo da sua história de vida;
  3. Percepção de palavras que rimas e criação de rimas.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.