06/09/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Well
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Convívio com práticas sociais de leitura.
Função social da leitura e escrita.
Atividade 1- Sensibilização com textos poéticos
Primeiro momento
O professor seleciona livros de poesia e coloca de forma atrativa no cantinho da leitura. Ele orienta que as crianças se dirijam ao cantinho da leitura, cada uma escolherá um livro da sua preferência. Em seguida sentar para ler e apreciar as ilustrações dos livros. Ao final comentar: O que você leu? Gostou da leitura? O que foi mais atraente? O professor deve motivar os alunos a se expressarem, ao mesmo tempo que construir regras sociais como: esperar a vez de falar, ouvir o outro colega, fazer comentários construtivos sobre a fala dos demais colegas etc.
Questionar:
- de que trata seu livro?
-é uma poesia? Por que você considera que é poesia?
- que figuras têm no seu livro?
- que figura você gostou mais?
Ao final, o professor poderá ler algumas poesias para a turma, com entusiasmo e fluência verbal.
Segundo momento
A partir dos textos escolhidos anteriormente, o professor e os alunos agrupam os textos com rimas e os que não têm rimas. Durante o exercício de agrupamento por semelhança, o professor ensina o que é uma rima e brinca com rimas, lê demonstrando o que é um texto que não possui rimas. Dessa forma, escolhe dois textos, um contendo rimas e outro não. Faz a esrita dos textos no quadro ou cartaz e lê para a turma. Em seguida, solicita que os alunos façam a diferença entre os texto, qual texto tem rimas? onde estão as rimas? Ao final fazer um cartaz e preencher com o grupo, marcando os texto com rimas e os que não têm rimas.
TEXTOS POÉTICOS |
COM RIMAS |
NÃO TÊM RIMAS |
O CARAMUJO |
X |
|
O GATO |
X |
|
GRILO DANADO |
|
X |
A FOCA FUGITIVA |
|
|
O MACACO E A SEREIA |
|
X |
Atividade 2- Identificando as rimas
Primeiro momento
Dentre os livros expostos no cantinho da leitura, o professor ou professora deve escolher um livro. A sugestão é o texto de Marina Colasanti- O caramujo. O poema pode ser ampliado em cópia do livro e exposto em canto visível da sala.
O CARAMUJO- AUTORA: MARINA COLASANTI
O CARAMUJO
NÃO É CARA SUJO
É BICHO LIMPINHO
SEM SUBTERFÚGIO.
NA CASA QUE LEVA
SEM PORTA OU JANELA
NÃO EXISTE TRANCA
NEM MESMO TRAMELA.
SÓ TEM UM PROBLEMA,
QUE ELE NÃO NEGA:
SE A VISITA CHEGA
NÃO IMPORTA A HORA
SÓ FICA DO LADO DE FORA.
Segundo momento
O professor realiza a leitura do texto, enfatizando as palavras que rimam, a sonoridade das mesmas. Em seguida, solicita que os alunos indiquem no texto quais as palavras que rimam. Usa um marcador de texto ou pincel atômico para circular as palavras no cartaz. Chama alguns alunos e pede que localizem as rimas e as circulem. Depois solicita que criem outras rimas, como: o que rima com:
caramujo?
Janela?
Tranca?
Problema?
Hora?
Obs. Valorize as respostas dos alunos.
Atividade 3- Varal Poético
Primeiro momento
O professor propõe aos alunos a construção de um varal poético, onde possam expor poesias lidas e escritas pelos mesmos.
Obs.
Escolher um espaço na sala de aula para fazer o varal. Fazer um varal colocando 2 pregos na parede e pendurar um fio de naylon, corda ou barbante grosso. Permitir que os alunos façam sugestões, possibilitando que se sintam mais responsávéis pela organização e uso dos espaços na escola. Selecionar textos que foram lidos durante a semana. Pode ser feita uma cópia de cada texto, ou ainda colocar textos produzidos pelos alunos ( individual ou coletivo). Quando o varal tiver pronto, pendurar os textos de forma atrativa com prendedores de roupa. Os prendedores podem ser pintados com tinta guache, deixando-os coloridos.
Segundo momento
Com o varal pronto, o professor realiza uma roda de leitura, na qual cada criança escolhe um texto, lê ou comenta e depois pendura no varal. Ao final, pode sugerir que cada aluno produza um desenho sobre o texto lido, depois expor os desenhos na sala de aula.
O professor deverá observar os seguintes aspectos:
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/10/2012
Cinco estrelaslindoooooooooooooo
19/05/2011
Cinco estrelasachei muiti legal
08/09/2010
Cinco estrelasExcelente projeto. A Criança aprende com prazer a sentir o prazer pela leitura.
08/09/2010
Cinco estrelasExcelente projeto. A Criança aprende com prazer a sentir o prazer pela leitura.