Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O arco na ginástica rítmica desportiva.

 

04/11/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o aparelho arco da ginástica rítmica desportiva;
  • Vivenciar os elementos corporais obrigatórios do arco na GRD;
  • Utilizar o aparelho arco como possibilidade lúdica e de interação social dentro dos trabalhos de ginástica;
  • Vivenciar as habilidades corporais para manusear o arco na prática da ginástica rítmica desportiva.
Duração das atividades
150 minutos ou três aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Material

  • Cone;
  • Arco;
  • Aparelho de som;
  • CDs de músicas variadas (se possível pedir aos alunos, em aula anterior, para que tragam CDs de suas preferências);
  • Aparelho de DVD, caso o professor queira ilustrar a aula com os vídeos sugeridos em recurso complementar.

Para viabilizar a prática dessa aula sugere-se que o professor organize os materiais com antecedência. Os arcos podem ser construídos com mangueiras pretas de construção, prendedores de mangueiras (mipre) e fitas isolantes (quantidade de arco suficiente para todos os alunos). O processo de construção pode ser realizado com calma, dias antes da data marcada para a aula, ou junto com a turma – os próprios alunos constroem seus arcos.

Obs.: o arco deve ter entre 80 a 90 centímetros de diâmetro.  

Atividade 1

Identificar a brincadeira de controlar o aparelho arco na região da cintura, realizando um movimento de rotação, muito comum no universo escolar, principalmente pelas meninas. Sugestão de vídeo para ilustra esse elemento corporal “Hooping the Cha Cha Slide”, em recursos complementares.

Propor um desafio: quem consegue ficar mais tempo com o arco em movimento rotatório na região da cintura. O professor poderá organizar a atividade dividindo a turma em dois grupos menores. Em quanto um grupo realiza o movimento o outro observa. Ou realizar o desafio com todos os alunos ao mesmo tempo.

Atividade 2

Propor uma corrida: os alunos deverão manter o arco girando, em movimento rotatório, em um dos braços e ao mesmo tempo correr o mais rápido possível.

Regras da brincadeira:

  • Dividir a turma em quatro grupos;
  • Colocas os grupos em fila indiana;
  • Disponibilizar um arco para cada grupo;
  • Destinar um ponto da quadra (ou pátio) para retorna;
  • O aluno deverá correr até o ponto e retornar, passando o arco para o próximo da fila e assim sucessivamente, ate que todos os participantes concluam o percurso;
  • Vence a brincadeira o grupo que realizar a tarefa, primeiro, sem erros;
  • O aluno que deixar o arco cair ou realizar o movimento de rotação, voltará para o ponto de partida (a fila).

Quadra ou Pátio

Legenda:

  • A, B, C e D são os grupos.
  • São os pontos de retorno.

Terminada a brincadeira o professor deverá colocar para os alunos que na GRD o arco pode realizar rotações livremente pelo corpo da atleta. Ele deve exemplificar para esclarecimento do aluno. Sugere-se assistir ao vídeo “Javadli Zeinab AZE - Arco - Maribor 2009” – em recursos complementar. Se o professor optar pelo vídeo, evidenciar o elemento corporal rotação para os alunos.       

Atividade 3

Lançando o arco no cone: os alunos deverão lançar o arco para que ele caia sobre o cone.

  1. Manter os mesmo grupos anteriores.
  2. Reunir todos os arcos separados para aula (aproximadamente 30 arcos).
  3. Um grupo por vez ira realizar a atividade.
  4. Será dado ao grupo o tempo de 2 minutos para que ele consiga acertar o maior número de arcos possíveis.
  5. Os alunos deverão se organizar em fila indiana e só poderão arremessar um de cada vez. Não serão contabilizados os arcos que forem arremessados simultaneamente.
  6. A distância da fila ao cone pode ser negociada com a turma.
  7. Vence a equipe que conseguir o maior número de acerto.

A brincadeira identifica os elementos corporais lançar e recuperar o arco. Ao final da atividade o professor deve reunir os alunos e identificar outras formas de arremessar e recuperar o aparelho. 

Atividade 04

Organizar os alunos em duplas para vivenciarem os elementos corporais relacionados com o fundamento lançar vivenciado anteriormente: Lançar e recuperar o arco utilizando duas e depois uma das mãos (repetir lançando com uma das mãos e recuperando com a outra);

Atividade 05

Lançar de costas e recuperar de frente; lançar e recuperar com os pés; chutar o arco e recuperar com as mãos (o professor deverá identificar a possibilidade de chutar o arco como elemento corporal lançar)

Atividades 06

Lançar ao ritmo da música ( o professor deverá escolher uma música, colocá-la para tocar, definir em que momento dela os alunos irão realizar o arremesso e dar o comando fazendo com que toda a turma realiza o elemento corporal ao mesmo tempo).  

A idéia é realizar várias vezes cada movimento citado. Fica a critério do professor incluir outros movimentos que não foram relacionados nessa atividade. Mesmo que a execução dos elementos seja individual, o trabalho em dupla promove a interação e a cooperação entre os alunos. Seria interessante, após a vivência, assistir o vídeo “Anna Gurbanova AZE - Arco - Budapeste 2009” em recurso complementar.

Atividade 07

Identificar o elemento corporal passar por dentro do arco para os alunos e propor a brincadeira a seguir:

  1. Forma um corredor com os alunos – um grupo de frente para o outro.
  2. O professor se colocará no início do corredor, mantendo a mesma distância entre as duas colunas de alunos.
  3. O professor rolará o arco em direção ao final do corredor e os alunos tentarão passar por dentro do aparelho.
  4. Serão escolhidos três alunos por vez, pelo professor, para realizarem o movimento proposto, mantendo assim a organização da atividade e potencializando a vivência do elemento corporal em questão.
  5. O aluno que efetuar o elemento com precisão trocará de lugar com o professor. O jogo se repete por alguns minutos.

Atividade 8

Novamente, após a vivencia, organizar a turma em duplas (seria interessante evitar, neste momento, a repetição de duplas da atividade 2) para realizar o mesmo exercício – um colega rola o arco e o outro tenta passar por dentro. Após um tempo os colegas trocam de função.

Atividade 9

Seguindo com a atividade, propor a execução do seguinte elemento corporal: um colega arremessa o arco para cima e o outro tentará entra por baixo, passando por dentro e sem tocá-lo, atingindo assim o chão. Após um tempo os colegas trocam de função.

Atividade 10

Terminando essa atividade, trocando novamente as duplas, propor que: um colega segurará o aparelho arco um pouco acima do chão ou outro tentará saltar e passar por dentro dele. Sugere-se que ao final da atividade o professor mostre aos alunos o vídeo “Olimpiadas 2008 - BRASIL - Arco e Maças” – em recursos complementares.

Atividade 11

Identificar os elementos rolamento pelo corpo e oito (de preferência exemplificar com execução dos elementos corporais) para a finalização da aula e conclusão da próxima atividade.

Criação de uma coreografia com o aparelho arco:

  1. Dividir a turma em grupos menores (sugere-se 4 ou 5 grupos).
  2. Cada grupo deverá escolher uma música, a seu gosto, para orientar o tempo e a harmonia dos elementos corporais do arco.
  3. A coreografia poderá apresentar qualquer tipo de movimento, desde que apresente os seguintes elementos corporais: 3 rotações livres pelo corpo, 2 rolamentos pelo chão e 1 pelo corpo, 2 passagens por dentro do arco, 2 lançamentos com recuperação e 1 oito.

Concluída a coreografia, propor que cada grupo apresente-a para toda a turma. Os próprios alunos terão a função de arbitragem, averiguando se todos os elementos corporais pedidos foram incluídos nas coreografias.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Observar na atividade de coreografia se os alunos inseriram os elementos corporais com o arco utilizados na aula;
  • Verificar se os alunos identificam as habilidades corporais para manusear o arco através de uma conversa em roda.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.