04/11/2010
José Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nenhum.
Material
Para viabilizar a prática dessa aula sugere-se que o professor organize os materiais com antecedência. Os arcos podem ser construídos com mangueiras pretas de construção, prendedores de mangueiras (mipre) e fitas isolantes (quantidade de arco suficiente para todos os alunos). O processo de construção pode ser realizado com calma, dias antes da data marcada para a aula, ou junto com a turma – os próprios alunos constroem seus arcos.
Obs.: o arco deve ter entre 80 a 90 centímetros de diâmetro.
Atividade 1
Identificar a brincadeira de controlar o aparelho arco na região da cintura, realizando um movimento de rotação, muito comum no universo escolar, principalmente pelas meninas. Sugestão de vídeo para ilustra esse elemento corporal “Hooping the Cha Cha Slide”, em recursos complementares.
Propor um desafio: quem consegue ficar mais tempo com o arco em movimento rotatório na região da cintura. O professor poderá organizar a atividade dividindo a turma em dois grupos menores. Em quanto um grupo realiza o movimento o outro observa. Ou realizar o desafio com todos os alunos ao mesmo tempo.
Atividade 2
Propor uma corrida: os alunos deverão manter o arco girando, em movimento rotatório, em um dos braços e ao mesmo tempo correr o mais rápido possível.
Regras da brincadeira:
Quadra ou Pátio
Legenda:
Terminada a brincadeira o professor deverá colocar para os alunos que na GRD o arco pode realizar rotações livremente pelo corpo da atleta. Ele deve exemplificar para esclarecimento do aluno. Sugere-se assistir ao vídeo “Javadli Zeinab AZE - Arco - Maribor 2009” – em recursos complementar. Se o professor optar pelo vídeo, evidenciar o elemento corporal rotação para os alunos.
Atividade 3
Lançando o arco no cone: os alunos deverão lançar o arco para que ele caia sobre o cone.
A brincadeira identifica os elementos corporais lançar e recuperar o arco. Ao final da atividade o professor deve reunir os alunos e identificar outras formas de arremessar e recuperar o aparelho.
Atividade 04
Organizar os alunos em duplas para vivenciarem os elementos corporais relacionados com o fundamento lançar vivenciado anteriormente: Lançar e recuperar o arco utilizando duas e depois uma das mãos (repetir lançando com uma das mãos e recuperando com a outra);
Atividade 05
Lançar de costas e recuperar de frente; lançar e recuperar com os pés; chutar o arco e recuperar com as mãos (o professor deverá identificar a possibilidade de chutar o arco como elemento corporal lançar)
Atividades 06
Lançar ao ritmo da música ( o professor deverá escolher uma música, colocá-la para tocar, definir em que momento dela os alunos irão realizar o arremesso e dar o comando fazendo com que toda a turma realiza o elemento corporal ao mesmo tempo).
A idéia é realizar várias vezes cada movimento citado. Fica a critério do professor incluir outros movimentos que não foram relacionados nessa atividade. Mesmo que a execução dos elementos seja individual, o trabalho em dupla promove a interação e a cooperação entre os alunos. Seria interessante, após a vivência, assistir o vídeo “Anna Gurbanova AZE - Arco - Budapeste 2009” em recurso complementar.
Atividade 07
Identificar o elemento corporal passar por dentro do arco para os alunos e propor a brincadeira a seguir:
Atividade 8
Novamente, após a vivencia, organizar a turma em duplas (seria interessante evitar, neste momento, a repetição de duplas da atividade 2) para realizar o mesmo exercício – um colega rola o arco e o outro tenta passar por dentro. Após um tempo os colegas trocam de função.
Atividade 9
Seguindo com a atividade, propor a execução do seguinte elemento corporal: um colega arremessa o arco para cima e o outro tentará entra por baixo, passando por dentro e sem tocá-lo, atingindo assim o chão. Após um tempo os colegas trocam de função.
Atividade 10
Terminando essa atividade, trocando novamente as duplas, propor que: um colega segurará o aparelho arco um pouco acima do chão ou outro tentará saltar e passar por dentro dele. Sugere-se que ao final da atividade o professor mostre aos alunos o vídeo “Olimpiadas 2008 - BRASIL - Arco e Maças” – em recursos complementares.
Atividade 11
Identificar os elementos rolamento pelo corpo e oito (de preferência exemplificar com execução dos elementos corporais) para a finalização da aula e conclusão da próxima atividade.
Criação de uma coreografia com o aparelho arco:
Concluída a coreografia, propor que cada grupo apresente-a para toda a turma. Os próprios alunos terão a função de arbitragem, averiguando se todos os elementos corporais pedidos foram incluídos nas coreografias.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!