Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OS ANIMAIS QUE VIVEM EM CATIVEIROS E SEUS CUIDADORES

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Realizar visitas a zoológicos e outros espaços que abrigam animais para conhecer o trabalho dos cuidadores de animais.

2) Diferenciar os principais hábitos e necessidades dos animais de cativeiros e dos que vivem em liberdade.

3) Identificar situações em que os animais estão sendo maltratados e elaborar estratégias de oposição a tais práticas.

4) Conhecer a percepção de cuidadores de animais sobre os benefícios desse trabalho para a sua vida.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

1º Momento: Explorar o conteúdo da aula, perguntando aos/as alunos/as inicialmente o que eles/as pensam dos animais que vivem em cativeiros. Perguntar se eles/as já foram em algum Zoológico ou outro espaço que abriga animais. Estimular o/a aluno/a a refletir sobre as diferenças vividas pelos animais de cativeiro em relação àqueles que são criados livres.

2º Momento: Dividir a turma em cinco sub-grupos para que construam um painel fazendo um paralelo entre:

ANIMAIS QUE VIVEM EM CATIVEIRO X ANIMAIS QUE VIVEM EM LIBERDADE

3º Momento: Disponibilizar aos/as alunos/as duas reportagens sobre zoológicos para que leiam e reflitam.

1) Animais recebem aquecimento no zoológico na madrugada mais fria do ano, diponível em:

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/8/animais_recebem_aquecimento_no_zoologico_na_madrugada_mais_fria_do_ano_103655.html 

2) Girafa pode ter morrido por envenenamento em zoológico de Goiânia, disponível em:

http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/girafa-pode-ter-morrido-por-envenenamento-em-zoologico-de-goiania-20100818.html

4º Momento:   Exploração dos textos - Sugestão de questões: O que cada texto retrata? Na sua percepção, por que existem zoológicos? Para que servem os zoológicos? Vocês acreditam que os animais são felizes nos zoológicos?

Atividade 2:

1º Momento: Professor/a apresente as seguintes imagens aos/as alunos/as:

http://felinos.files.wordpress.com/2006/12/leopardo-kenya-africa.jpg 

http://lilian.rockenbach.zip.net/images/circo1.jpg 

2º Momento: Explorar as imagens com os/as alunos/as: Que sentimentos despertam em vocês cada imagem? Na sua percepção, como devem estar se sentindo o leopardo e o elefante das imagens? Em que lugar esses animais possivelmente estão?

3º Momento: Dividir o grupo em trios e disponibilizar o seguinte texto aos/as alunos/as para que leiam:

Animais em Circo

Pode parecer divertido assistir a um macaco fazendo piruetas ou a um elefante dançando num circo. Mas saiba que, para que eles se apresentem dessa forma, são submetidos a todo tipo de violência e sofrimento. Leia algumas histórias contadas por funcionários de circos. Vivem permanentemente presos a correntes ou em pequenas jaulas que impedem seus movimentos. Na Natureza, estes animais caminham grandes distâncias por dia, e se exercitam para se manter física e mentalmente saudáveis. São mal-alimentados, podendo ficar até vários dias sem receber comida. Muitas vezes, sua alimentação é cortada como punição. Alguns são alimentados com restos de comida já em estado de putrefação ou até com cães e gatos vivos, capturados nas ruas. A higiene e assistência veterinária que recebem, quando recebem, costumam ser precárias. Suas jaulas não são limpas e eles passam a maior parte da vida pisando, comendo e dormindo sobre suas fezes e urinas, desenvolvendo infecções e doenças. São continuamente transportados de um lugar para outro, com pouco descanso e intenso estresse, sempre confinados em suas pequenas jaulas. Passam a vida toda em isolamento, longe de seus bandos e de seus ambientes naturais. Os elefantes, como exemplo, são animais extremamente inteligentes, sociáveis e sensíveis. Eles reconhecem um parente mesmo depois de anos de separação, ficam de luto pela perda de um companheiro e são muito dóceis, suportando todo tipo de agressão sem revidar. Para realizar os números de dança, saltos e piruetas, são submetidos a um treinamento cruel: apanham com bastões de ferro, chutes e socos, são chicoteados, levam choques elétricos, são postos a pisar sobre chapas quentes, machucados com objetos pontiagudos. Os grandes felinos têm sua testa queimada pelo menos uma vez na vida, para não esquecerem o que é a dor. Suas presas e garras são arrancadas, muitas vezes sem qualquer anestesia, para que não mordam ou arranhem seus domadores enquanto apanham durante seu treinamento. Às vezes até suas línguas são cortadas. Desta forma, ficam com o corpo coberto de cicatrizes e feridas, que geralmente infeccionam devido à falta de cuidados veterinários e à falta de higiene, que os levam a uma morte lenta e dolorida. São obrigados a realizar rotinas incômodas, muitas vezes dolorosas e totalmente contra sua natureza. Mesmo com todas essas agressões, ainda têm um forte espírito que os mantém vivos. Devido a todo o estresse e maus-tratos, a maioria acaba se tornando neurótica, desenvolvendo comportamentos repetitivos ou estereotipados. O balançar da cabeça do elefante é um exemplo de comportamento neurótico.Muito já se ouviu falar sobre animais de circo que agrediram seus tratadores ou o público, às vezes resultando em morte. Na maioria das vezes, isto se deve ao sofrimento de anos reprimindo seus instintos de autodefesa. Essa frustração pode encontrar uma saída mediante um ataque a quem estiver a seu alcance.Mesmo tendo nascido em cativeiro, como tentam justificar alguns donos de circo, os animais ainda mantêm seu espírito. Ser nascido em cativeiro não os impede de desenvolver seus instintos e inteligência naturais. De qualquer forma, eles recebem os mesmos maus-tratos daqueles que são capturados na Natureza.Nós seremos co-responsáveis pelos maus-tratos que os animais de circo recebem enquanto continuarmos de braços cruzados. Vamos nos unir, sem usar de agressão ou violência, do contrário estaremos agindo da mesma forma que eles.

Texto disponível em:

http://www.tribunaanimal.com/animais_circo.htm 

3º Momento: Explorar o conteúdo do texto: Vocês sabiam que os animais são maltratados nos circos? Vocês concordam com a postura dos "cuidadores" de animais que os castigam? O que vocês acham que deva ser feito com os animais? Vocês concordam que os animais devem ser respeitados e preservados? Na sua percepção, quais medidas deveriam ser tomadas com as pessoas que maltratam os animais?

4º Momento: Solicite aos/as alunos/as que elaborem uma campanha contra os maus-tratos e negligência com os animais. Os/as alunos/as deverão construir faixas, panfletos, cartazes e outros materiais educativos para divulgar e mobilizar a comunidade escolar para a importância do respeito e cuidado com os animais.

Atividade 3:

1º Momento: Professor/a, faça contato com os responsáveis pelo zoológico de sua cidade ou em localidades próximas para agendar uma visita ao local a fim de que os/as alunos/as conversem com os cuidadores de animais e conheçam o trabalho realizado por eles.

2º Momento: Após essa etapa, oriente os/as alunos/as a elaborar algumas questões com o objetivo de conhecer o trabalho dos cuidadores de animais, bem como as repercussões do mesmo para sua vida pessoal. Como sugestão, você poderá utilizar o roteiro de questões abaixo para ampliar o questionário construído com sua turma.

Professor/a, caso não haja zoológico em sua cidade, sugere-se que você faça contato com profissionais que trabalham em "Pet Shop" ou clínicas veterinárias para a realização da entrevista.

QUESTIONÁRIO PARA CUIDADORES DE ANIMAIS

Dados pessoais:

Nome:

Idade:

Escolarização:

Profissão:

Questões:

1) QUAL É A SUA FUNÇÃO?   

2) HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ TRABALHA NESSA FUNÇÃO?

3) VOCÊ GOSTA DO QUE FAZ?

4) VOCÊ ACREDITA QUE ANIMAIS TÊM SENTIMENTOS? FALE SOBRE ISSO.

5) CONTE UM EPISÓDIO CURIOSO QUE VOCÊ TENHA VIVIDO COM OS ANIMAIS DE QUE CUIDA.

6) NA SUA OPINIÃO, A CONVIVÊNCIA COM ANIMAIS CONTRIBUI PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL DOS SERES HUMANOS? DE QUE FORMA?  

Foto de Arquivo pessoal da autora

3º Momento: De volta à escola , após a realização da entrevista com um cuidador de animais, retome com a turma as  informações obtidas e ressalte, no decorrer das discussões, os seguintes aspectos:

1) Os animais que vivem em cativeiros poderão sofrer uma série de alterações em seu comportamento.

2) Animais silvestres não devem ser criados como animais de estimação porque eles requerem cuidados específicos e apresentam características comportamentais incompatíveis com a domesticação.

3) Cuidadores de animais quando adotam posturas éticas, justas e solidárias realizam suas funções com respeito e dignidade junto aos animais de sua responsabilidade.

4) Os animais percebem quando seus cuidadores são afetivos e dedicados.

5) Uma boa convivência entre os animais e seus cuidadores contribui para a saúde física e mental de ambos.

Recursos Complementares

Artigo eletrônico: Solidariedade de professora salva animais maltratados, disponível em:

http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2009/04/27/45206-solidariedade-de-professora-salva-animais-maltratados.html 

Artigo eletrônico: Veterinários do zoo investigam se animais de circo foram maltratados, disponível em:

http://jornal.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=3618299 

Artigo eletrônico: Psicopatologia dos Animais em Cativeiro, disponível em:

http://www.alternativamedicina.com/medicina-tropical/psicopatologia-animais-cativerio 

Avaliação

Professor/a procure observar se os/as alunos/as se sensibilizaram com a situação dos animais que são maltratados e negligenciados. Pergunte aos/as alunos/as se foi possível conhecer a percepção de cuidadores de animais sobre os benefícios desse trabalho para a sua vida. Para uma sensibilização final, se for possível, coloque a música "Voar" de autoria de Thelma Chan, solicite aos/as alunos/as que reflitam sobre o conteúdo da mesma e produzam um texto sobre a importância de se respeitar a liberdade dos animais. A música pode ser encontrada no livro "Coralito", Editora Irmãos Vitale.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.