13/09/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
MOTIVAÇÃO
Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início as discussões sobre o tema destas aulas, o site de relacionamento social Twitter, o professor exibirá a imagem proposta no recurso (Fig. 1) na forma de slide ou impressa em tamanho grande:
RECURSO
Social Networks – Redes Sociais
Figura 1 – Redes Sociais
Disponível em: http://jornale.com.br/mirian/wp-content/uploads/2010/01/redes_sociais1.jpg Acesso em: 19 de agosto de 2010.
A partir da imagem apresentada, o professor deverá propor, em aula aberta, algumas questões para iniciar o debate sobre o tema. Tais questões poderão ser feitas em Inglês ou em Português. Sugerimos as seguintes:
O professor deverá ouvir as respostas dos alunos e estimulá-los a refletir sobre as características que estes sites têm em comum, requisitando explicações, justificativas e exemplos.
Para concluir esta etapa, o professor deverá dizer aos alunos que tais sites são caracterizados como “social networking sites - sites de relacionamento social”. Estes sites correspondem a uma estrutura social formada por indivíduos ou organizações que estão conectados por um ou mais tipos de interdependência, tais como amizade, parentesco, interesses comuns, trocas financeiras, relacionamentos amorosos, crenças, conhecimentos sobre um assunto ou fama (adaptado de: “Social Network” em http://en.wikipedia.org/wiki/Social_network Acesso em: 10 de agosto de 2010.)
ATIVIDADE 1
Como continuidade às atividades da Motivação, o professor proporá que os alunos, em duplas, analisem uma rede social específica: o Twitter. Portanto, deverão realizar pesquisas na Internet (Fig. 2) e escrever um parágrafo em Inglês sobre o tema. Para tanto, sugerimos as seguintes questões para nortearem esta pesquisa:
RECURSO
Sites Para Pesquisa
http://en.wikipedia.org/wiki/Twitter
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=399273
http://webtrends.about.com/od/socialnetworking/a/what-is-twitter.htm
http://traffikd.com/resources/101-twitter-resources/ (Fig. 2)
http://www.youtube.com/watch?v=9hoCZm1IinU
http://twitter.com/about (Fig. 3)
Figura 2 – Imagem do Recurso
Figura 3 – Imagem do Recurso
Por exemplo, os alunos poderão produzir o seguinte texto:
“Twitter is an information network. People use it to say what they are doing and what is happening. It is possible to share photos using the Twitpic tool. Many famous people use it to communicate with the world.” |
Neste momento, o professor deverá passar pelos grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Sugerimos que esta atividade tenha a duração média de 30 minutos e que os alunos utilizem editores de texto tais como o “BrOffice”, uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO
BrOffice
http://www.broffice.org/ (Fig. 4)
Figura 4 – Imagem do Recurso
Para finalizar esta etapa, o professor numerará os grupos. Logo após fará um sorteio dos números, sendo que o grupo que possuir o número sorteado lerá o texto que escreveu e a turma comentará sobre o contúdo do texto bem como sobre sua organização.
Tal processo será repetido mais duas ou três vezes, e ao final o professor poderá escrever um parágrafo sobre o Twitter na lousa, conforme as sugestões da turma. Neste momento, o professor deverá incentivar a reflexão dos alunos quanto ao uso adequado da gramática e vocabulário da Língua Inglesa, para a expressão das idéias com clareza.
ATIVIDADE 2
Como continuidade da atividade anterior, as duplas debaterão as seguintes questões, preferencialmente em Inglês:
Sugerimos que para a realização da atividade, o professor apresente modelos de sentenças em Inglês que poderão ser usadas pelos alunos nas respostas às perguntas acima, conforme modelo abaixo:
Por exemplo, uma conversação poderia ficar desta forma:
Student 1 – What other social neworking sites do you use? Student 2 – I use Orkut. Student 1 – What do you use Orkut for? Student 2 – I use it to contact my friends. Student 1 – Do you use Twitter? Student 2 – Yes, I do. Student 1: What do you use Twitter for? Student 2 – I use Twitter to express my opinion. |
Durante a realização da atividade o professor deverá circular entre as duplas, orientando e supervisionando os trabalhos.
ATIVIDADE 3
Dando sequência a estas aulas, o professor chamará a atenção dos alunos para o uso da palavra “TO” nas frases propostas no debate na atividade anterior. Para tanto, deverá escrever um modelo de diálogo na lousa, com base nas conversações realizadas na atividade anterior. Tal diálogo será lido e analisado com os alunos, enfatizando o uso do “TO” para expressar finalidade, como em:
“I use Twitter to express my opinion. – Eu uso o Twitter para expressar minha opinião.”. |
Em continuidade, o professor perguntará aos alunos: “Quais outras expressões podem ser usadas como significado de “para” em inglês, quando queremos expressar objetivo, um propósito, ou fim? Os alunos responderão de forma livre e em aula aberta, e o professor proporá que pesquisem, ainda em duplas, sobre o tema “marcadores discursivos que expressam finalidade” (Fig. 5).
RECURSO
Sites Sugeridos Para Pesquisa
http://www.sk.com.br/conn/conn10.html (Fig. 5)
http://inglesnafaixa.blogspot.com/2008/10/conectivos.html
http://descomplicandoingles.blogspot.com/2009/03/identificando-conectivos.html
Figura 5 – Imagem do Recurso
Sugerimos que tal atividade tenha a duração média de 10 minutos. Ao final desta etapa, o professor deverá solicitar que as duplas, que se sentirem à vontade, apresentem marcadores discursivos (conectivos) que expressam finalidade citando um exemplo de uso, como em:
“A expressão IN ORDER TO significa COM O OBJETIVO DE em Português. É usada, geralmente, para indicar finalidade, como em por exemplo: I use Orkut in order to contact friends – Eu uso o Orkut com o objetivo de contatar amigos.” |
ATIVIDADE 4
Para consolidar a aprendizagem dos marcadores discursivos que expressam finalidade, as duplas deverão retomar os textos que produziram na Atividade 1 e transformá-lo em um novo texto, buscando usar não apenas o termo TO, mas outros que também expressam finalidade. Por exemplo, o texto:
“Twitter is an information network. People use it to say what they are doing and what is happening. It is possible to share photos using the Twitpic tool. Many famous people use it.” |
Poderia ficar assim:
“Twitter is an information network. People use it in order to say what they are doing and what is happening. It is possible to share photos using the Twitpic tool. Many famous people use it in an effort to communicate with the world.” |
As duplas escreverão os textos em folhas de papel para flip-chart (também conhecidas como sulfitão) de forma que possam ser visualizados por todos os alunos. Durante a realização da atividade o professor deverá circular entre as duplas, supervisionando e orientando os trabalhos.
Os textos produzidos serão colados nas paredes da sala de aula e os alunos serão convidados a circular pela sala. Ao circularem, deverão escolher dois ou três destes cartazes, fazendo correções que julgarem necessário.
Na sequência, o professor discutirá com os alunos os textos e as correções propostas, visando o uso adequado dos conectivos que expressam finalidade para a organização do texto. O professor deverá o tempo todo avaliar e questionar, a compreensão quanto ao uso e a forma de tais palavras, intervindo nos momentos em que se fizer necessário.
Ao final desta etapa, as duplas que se sentirem à vontade apresentarão oralmente os textos produzidos.
ATIVIDADE 5
Nesta etapa os alunos, ainda divididos em duplas, produzirão apresentações orais, visando desenvolver a pronúncia e a fluência em Língua Inglesa. Tais apresentações versarão sobre o tema “Twitter and social networking sites – Twiter e sites de relacionamento social” e poderão conter não apenas textos escritos, mas também imagens, áudio e vídeo. Para tanto, sugerimos que, sob a supervisão do professor, os alunos preparem as apresentações utilizando um dos recursos abaixo:
RECURSO
Elaboração de Apresentações
http://prezi.com/ (Fig. 6)
Figura 6 – Imagem do Recurso
As apresentações deverão tratar do tema proposto e incluir pelo menos dois marcadores discursivos diferentes que indiquem finalidade.
ATIVIDADE 6
Para finalizar as atividades destas aulas, o professor solicitará que as duplas exibam e expliquem as apresentações criadas oralmente. Cada grupo terá a oportunidade de ouvir comentários sobre sua apresentação, e no que diz respeito ao texto produzido a criatividade na construção deste.
O professor fará as intervenções que julgar necessárias, visando orientar e organizar os trabalhos. Sugerimos que se utilize equipamento “Data Show” para que todos os alunos possam visualizar adequadamente as apresentações.
Ao final deste momento, os grupos terão a oportunidade de revisar suas apresentações, reescrevendo e reorganizando o que julgarem necessário de acordo com os comentários e correções sugeridas pela turma e pelo professor.
SUGESTÃO
1. As apresentações produzidas pelos alunos poderão ser postadas em um blog da turma. O objetivo da criação do blog é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema a partir do contraste de opiniões e favorecer a familiarização com as Novas Tecnologias.
Informações sobre como criar um blog (Fig. 7) podem ser acessadas em:
RECURSO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Figura 7 – Imagem do Recurso
2. Em colaboração com o professor de Matemática, poderá ser proposta a elaboração de um levantamento estatístico dos alunos da escola que acessam redes sociais. Os dados das entrevistas serão transformados em estatísticas e apresentados na forma de gráfico, no mural da escola.
Dicionário português-inglês
RECURSO
Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em duplas bem como a compreensão e uso adequados dos marcadores discursivos que expressam finalidade tanto na leitura quanto na produção de textos.
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