13/11/2010
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Comparar as antigas regras do voleibol com as regras atuais e entender os reais interesses da modificação das regras em função da TV;
Entender a popularização do voleibol como segundo esporte mais praticado no Brasil;
Entender como o voleibol foi, então, adequado à previsibilidade de tempo de partida, condição para tornar-se espetáculo televisivo.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Voleibol: A relação entre a televisão e o voleibol no estabelecimento de suas regras
http://nipobrasileiro.wordpress.com/2009/08/
A televisão é uma destas formas de transmissão que atinge grande parte dos lares brasileiros, divulgando uma série de informações ideologicamente determinadas por seus programadores e patrocinadores.
A mídia televisiva diversifica suas programações, objetivando adquirir sempre maior público. Para isso, cada emissora de televisão procura transformar as transmissões esportivas em atrações que beiram ao espetáculo. Um exemplo disso é a transmissão das Olimpíadas e da Copa do Mundo.
Essa forma moderna de transmissão tem feito o telespectador ter a impressão de estar acompanhando o espetáculo no local onde está sendo realizado, dada a gama de possibilidades de visualização dos lances, sendo que, às vezes, em melhores condições do que aqueles que estão no local.
Outra questão interessante, que você pode perceber no voleibol e atinge as perspectivas da televisão, é a previsibilidade de tempo do jogo. Perceba na programação da televisão, tudo tem tempo estipulado, devendo seguir as determinações. Neste sentido, esportes que possuam uma previsibilidade são interessantes para a televisão. Já imaginou uma partida de vôlei? Chega a durar 2:30 horas, como ficariam os quadros de programação geral da emissora?
http://nipobrasileiro.wordpress.com/2009/08/
AULA 1
ATIVIDADE I
Peça aos alunos que pesquisem como seus pais e tragam uma pesquisa por escrito e também na internet como eram as antigas regras do voleibol. Os alunos podem pesquisar neste site:
http://www.efdeportes.com/efd76/volei.htm
O professor realizará um jogo com os alunos somente com as regras antigas do voleibol, utilizando por exemplo a contagem dos pontos com vantagem, bloqueio de saque, saque queimado, restrição da zona de saque e a não utilização dos pés para defender a bola.
http://www.melhordovolei.com.br/tunelblenda.asp
ATIVIDADE II
O professor realizará uma partida volei com os alunos fazendo a comparação das regras antigas com as atuais do voleibol. Primeiramente o professor poderá comparar a mudança na pontuação do jogo de voleibol e a melhora na dinâmica para quem joga e para quem está assistindo. Analisar a melhora e o desenvolvimento do saque com o aumento da zona de saque e com o saque sendo válido quando bater na fita da rede e cair na quadra adversária.
AULA 2
ATIVIDADE
Exponha as informações em um mural da escola ou elabore um painel com as regras antigas, regras novas e as regras que os alunos criaram para o jogo de voleibol da turma.
Peça aos alunos que listem o que acharam de bom nas regras antigas do voleibol e o que não gostam nas regras atuais. Depois, peça aos alunos que montem um jogo de voleibol com as regras que os mesmos acharam legais para a prática do voleibol.
AULA 3
Voleibol à moda antiga
A principal característica do voleibol praticado antes das principais modificações de suas regras era sua dinamicidade. As partidas eram muito demoradas, o que ocasionava, ao esporte, certa dificuldade de expansão, já que sua popularidade dependia também de sua espetacularização através de um maior dinamismo.
As regras deste esporte modificaram-se com o passar dos anos, refletindo inclusive às necessidades de seus participantes, bem como do conjunto da sociedade. Este conjunto de regras sofreu transformações que possibilitaram ao jogo uma maior dinamicidade e previsão temporal. Isso teve, na mídia, uma grande aliada.
Lembrando as modificações que ocorreram em função do tempo para atender a televisão.
- Sets de 15 pontos;
- os pontos somente eram marcados quando a "vantagem" (o saque) era de domínio do time que pontuou;
- o empate de 14 à 14 levava "ir a dois", ou seja, somente vencia o set o time que abrisse os dois pontos sobre o outro.
ATIVIDADE I
O professor realizará com os alunos várias partidas de voleibol e esta partida será jogada em um total de cinco sets. O professor explicará que os sets alternaram a pontuação de quinze pontos sem vantagens seguindo a regra antiga e também com vinte e cinco pontos seguindo a regra nova e utilização do líbero.
AULA 4
ATIVIDADE I
Assistir a gravação de uma partida de voleibol, ou cenas do jogo, disputado com as regras antigas. (Ex.: Semi Final masculina nas Olimpíadas de 1992). Em seguida, propor um debate comparando as diferentes regras e discutir o porquê das mudanças;
http://www.youtube.com/watch?v=nH85PjjB8es&p=85ECB9A17248C76B&playnext=1&index=5
http://www.youtube.com/watch?v=jCQZ0fSDuwI&feature=related
Organizar uma proposta de voleibol à moda antiga?
Os alunos poderão seguir as primeiras regras do voleibol, com as quais uma partida terminava em apenas 15 pontos, além do uso da “vantagem”. Como a proposta é que o jogo seja o mais popular possível, a rede poderá ser ajustada a uma altura menor, bem como a quadra poderá ser em tamanho a escolha dos alunos. As regras poderão ser flexíveis.
Como exemplo, poderia ser permitido o toque na rede, desde que não atrapalhasse a jogada do time oponente.
ATIVIDADE II
O professor dividirá a turma em seis times e montará um torneio com os times da turma divididos em Grupo A (3times) e Grupo B (3times) os times jogam entre si dentro so seu grupo e o vencedor de cada grupo faz a final.
Tentar arrumar a premiação com a direção da escola para todos os participantes. Caso os times tenham jogadores reservas é necessário que estes também participem das partidas. Montar um torneio de voleibol na própria turma com partidas de voleibol utilizando as regras antigas e principalmente a pontuação de 15 pontos.
AULA 5
Um Novo Voleibol
O professor explicará para os alunos as principais mudanças no voleibol à partir da década de 80.
A década de 80 foi primordial nessa passagem do voleibol ao mundo dos negócios. É o período de grandes contratos publicitários e da grande cobertura da mídia, assim como, de grandes premiações nos torneios internacionais.
Foi uma época de adequação ao formato televisivo. No conjunto das adequações, o tempo de partida deveria ser diminuído, para compor, de forma previsível, a programação da televisão.
Assim foi introduzido um novo sistema de pontuação, no qual a vantagem é eliminada e passa a prevalecer a pontuação direta, ou seja, no sistema único de “tie-break”. Subiu para 25 o número de pontos necessários para a vitória de um “set”.
ATIVIDADE
O professor dividirá a turma em quatro times e montará um quadrangular entre os times da turma. O sistema de disputa será todos os times jogando contra todos e o vencedor de mais partidas será o vencedor.
Caso os times tenham jogadores reservas é necessário que estes também participem das partidas. Montar o quadrangular de voleibol utilizando as regras oficiais, utilizando a pontuação de 25 pontos e líbero.
Observar no jogo e no debate se os alunos compreenderam as diferenças entre o voleibol com regras antigas e com as regras atuais, assim como os motivos e interesses. que levaram a suas modificações;
Verificar nas falas se os alunos entenderam como o voleibol foi, então, adequado à previsibilidade de tempo de partida, condição para tornar-se espetáculo televisivo.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/11/2012
Cinco estrelasmuitooooo bom
08/04/2012
Cinco estrelasadorei me ajudou muito a termina meu trabalho de educação fisica obrigada
09/12/2011
Cinco estrelasSensacional!