23/02/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Entender o conhecimento matemático historicamente construído;
Discutir a importância da linguagem matemática enquanto forma de comunicar ideias e dados a respeito da realidade. ·
Criar e jogar sobre a importância da matemática na vida.
Discuta com os alunos sobre a visão que eles têm da matemática.
A matemática tira o sono de muitos alunos, muitos passaram pelos bancos da escola e apesar de prosseguirem na vida escolar, não descobriram ou se encantaram com o que ela tem a oferecer. Essa distância se dá por vários fatores, mas com certeza um deles está conectado a ausência da relação entre a vida e a matemática, lidar com números pode ser muito abstrato, quando não conseguimos associá-los a nossa vida cotidiana.
Essa aula é um roteiro protagonizado pelos alunos para que estes identifiquem como a matemática está presente em suas vidas.
Para estimular a discussão sobre a Matemática, há uma simulação de um jogo de cartas chamada: Faça 10
Os alunos podem explorar o jogo e depois comparar os resultados. Após essa atividade inicial proponha a construção de um infográfico de uma casa levando em consideração conceitos matemáticos.
Para os alunos conhecerem um infográfico, inicialmente trabalhe este conceito com os alunos, para ajudar nesta construção conceitual, faça uma pesquisa em http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia há uma explicação bem didática do que vem a ser um infográfico.
Depois visite este site que tem excelentes infográficos e servirão de inspiração para os alunos para a realização da próxima atividade. http://planetasustentavel.abril.com.br/infograficos/
1ª Atividade
Divida os alunos em equipes que representarão cômodos de uma casa:
1. Quarto
2. Cozinha
3. Garagem
4. Sala
5. Banheiro
O desafio constituirá em fazer uma grande listagem de como a matemática está presente no cotidiano e como elas podem ser relacionadas a estes espaços.
A listagem preparada pelos alunos deve ser extensa, pois assim ficará mais fácil classificar quais serão as representações no infográfico. Para essa classificação será necessário discutir com cada grupo as associações trazidas pelos alunos. É importante estimular a argumentação dos alunos e entender o ponto de vista deles. Resolvida o que os alunos representarão, eles devem partir para a segunda atividade.
2ª Atividade
Compor a imagem do infográfico, isto pode ser feito:
1- Pedir para cada aluno do grupo fazer um desenho no papel do cômodo que estão representando, fazer uma eleição e escolher o que mais representa a ideia proposta e scannear para fazer a animação.
2- Ou fazer o desenho no computador: Podem ser usados os seguintes programas: o Paint ou o TuxPaint
Depois que o desenho estiver feito será preciso colocar a animação para tal, pode- se utilizar o PowerPoint para tal.
Após as intervenções em cada grupo, socialize as produções e salve em um arquivo único.
Discuta as descobertas dos alunos, e proponha novos desafios sempre colocando a matemática e a vida no centro da questão, por exemplo que tal usar um filme para fazer essa análise o importante é levar os alunos a encontrar a beleza da matemática.
Nome | Tipo |
---|---|
Faça 10 | Animação/simulação |
Para subsidiar o professor , em relação a discussão com matemática, o Portal do professor disponibiliza os seguintes programas:
A ordem nos caos: interdisciplinaridade: parte 1 [Sala de professor]
Episódio do programa Sala de professor, da TV Escola. Apresenta o trabalho interdisciplinar realizado por professores das disciplinas de Artes, Matemática e Antropologia a partir dos documentários exibidos na TV Escola, que abordam desde a arte rupestre até o período contemporâneo. Demonstra como os conceitos de ordem, caos e desenvolvimento de padrões podem unir as três disciplinas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18303
A ordem nos caos: interdisciplinaridade: parte 2 [Sala de professor]
Episódio do programa Sala de professor, da TV Escola. Aponta alternativas para os professores das disciplinas de Artes, Matemática e Antropologia sobre como pode ser construído o trabalho interdisciplinar. Procura incentivá-los a passearem com os alunos, para que estes possam perceber a presença de padrões no ambiente, tais como: padrões urbanos, padrões sociais, padrões arquitetônicos, etc. Acrescenta ainda que, apesar do espaço observável oferecer objetos aparentemente desorganizados ou caóticos, os mesmos possuem algum tipo de organização http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18305
A ordem nos caos: interdisciplinaridade: parte 3 [Sala de professor]
Episódio do programa Sala de professor, da TV Escola. Trata da possível participação do professor de Educação Física nas atividades interdisciplinares referente aos temas caos, ordem e padrão. Aponta a produção de objetos visuais como um produto possível do trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Artes, Matemática e Antropologia
Faça uma listagem coletiva das descobertas dos alunos e socialize com todos.é fundamental compartilhar esse conhecimento.
Avalie quanto:
- A criatividade -
A originalidade -
Ao trabalho em equipe -
A pesquisa realizada pelo grupo -
A produção final se ela atendeu aos objetivos propostos, ou seja ser um infográfico.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/04/2011
Cinco estrelasaula ótima,pois leva o aluno a perceber a importãncia da matemática em nossas vidas e a relação da mesma no nosso dia a dia,além de estimulá-losa trabalhar outros conceitos como:infográfico,desenho à mão ou no Point,scanner e animação do desenho no Power Point, ou seja, relaciona a Matemática com a Educação Digital.